Marcelo no Mundo Real

Marcelo no Mundo Real Francisco X. Stork

Resenhas - Marcelo no Mundo Real

Aline Marques 06/05/2018

"A nota certa soa certo, a nota errada soa errado." [IG @ousejalivros]
Há um custo para ser como todos os outros, se encaixar, pertencer.

Marcelo é um jovem com interesses incomuns e restritos, seu comportamento atípico não é bem recebido socialmente e, por isso, seu círculo de amigos não vai muito além dos profissionais e alunos da Paterson, uma escola especial para pessoas com deficiências.

Arturo, como pai, acredita que passou da hora de Marcelo enfrentar o mundo real, afastando-se da segurança das rotinas e ambientes conhecidos, tendo que superar novos desafios e emoções.

O diagnóstico de Marcelo não é uma incapacidade, afinal. Mas ajudaria que todos o vissem exatamente como ele se sente, e compreendessem que sua "zona de conforto" está mais para uma necessidade do que para um tipo esquisito e dispensável de preferência.

Stork convida o leitor a pensar e ver o mundo como o seu protagonista, não apenas por se tratar de uma narrativa em primeira pessoa, e sim por ser baseada na empatia, no respeito e na construção de conceitos intrínsecos ao caráter de pessoas reais e imperfeitas. O melhor tipo delas.

Assim como a música que apenas Marcelo escuta, essa história é uma demonstração do valor (e força) da humanidade presente na individualidade e diversidade.
Sem mencionar, é claro, a luta para manter-se fiel a si mesmo, mesmo que isso signifique ir contra todas expectativas.

Há muito mais entre o certo e o errado do que uma simples linha. No final, tudo se trata da melhor escolha que se poderia fazer, e da certeza de que a opressão jamais deve ser um padrão.

Olive_Eliza 10/09/2023

Aquele tipo de história que te envolve emocionalmente e te toca de muitas maneiras, fazendo refletir sobre muitos aspectos da vida.

Bárbara T. 04/12/2012

Mundo Real
O livro conta a história de Marcelo, um rapaz que tem uma condição próxima do autismo, mas que nenhum médico nunca conseguiu explicar. O pai, como nunca acreditou em suas diferenças, o desafia a trabalhar no escritório de advocacia que dirige, na sala de correspondência junto com Jasmine, que trabalha lá a mais tempo e fica encarregada de ser sua supervisora.
A história é contada pela visão de Marcelo, que o tempo todo observa um mundo diferente do seu.
O livro tem como ponto chave, observar os personagens em processos comuns do mundo real e ir a fundo disso, numa reflexão rasa, porém, profunda.
Ele nos faz ver o quanto sujos somos, a parte mais feia de nós. Acostumados como ratinhos a esse sistema onde um ser vale pelo que ele tem, e não pelo que ele é.
Porém, o livro nos mostra que todos nós temos uma parte feia, é normal, é humano. E aceitar sua parte feia é importante, porque ela faz parte de você.

karina 24/05/2021

parecia que iria aprensentar mais
No inicio eu achei uma história bom, razoável, bem infanto-juvenil, depois tive medo da narração ser meio capacitista, mas acredito que no fundo a história só não foi bem construída. Os fatos deixam de se ligar depois de um tempo e a história começa a se arrastar de forma chata. Achei que ia apresentar mais, tinha bastante potencial.