A Chama e a Flor

Resenhas - A Chama e a Flor

Tícia 15/06/2012

Personagens: Brandon e Heather

Por onde começo?

Já sei. Pelo título: o mais adequado seria O cavalo e a mula já que de “chama” e de “flor” os mocinhos não têm nada. Ele é no máximo uma faísca e ela, uma trepadeira seca.

Explico tamanha agressão.
A história é lamentavelmente insossa, embora até tivesse algum potencial se fosse levada por outros caminhos. Eu simplesmente não consegui entrar na narrativa e muito menos me ligar aos personagens. Aliás, os mocinhos são a principal causa do meu desagrado.
Se eles tivessem uma versão de si mesmos nos dias de hoje, Brandon seria um metrossexual e Heather, uma Amélia cuja frase favorita seria “Me desculpe por existir”.

A história:
Depois de anos de humilhação e sofrimento com sua tia, a mocinha é confundida com uma prostituta e, por isso, se vê arrastada para o navio do capitão Brandon. Lá, o cara estupra a menina e, mesmo percebendo que ela era virgem e inocente, o mocinho(?) decide por prendê-la no navio, como um brinquedinho pessoal para ser usado na hora que quisesse.
Criminoso, no mínimo.

Heather foge, mas por ficar grávida do sujeito, casa-se com ele meses depois. E Brandon assume sua culpa simplesmente porque foi forçado a isso, mas, acredite: não acha que errou e sua atitude diante da atrocidade cometida é arrogante e displicente.
Assim, eles passam algumas semanas no navio voltando para os EUA, fazendo joguinhos cansativos que me forçaram a fazer cara de paisagem e passar as páginas.

Daí, quando chegam à terra ianque, começam uma vida de mais joguinhos do tipo “eu te mostro se você mostrar primeiro” que me cansaram imensamente.
Mais cara de paisagem e contagem de páginas pra ver se faltava muito pra acabar.

O pior de tudo é que a mocinha (certamente a própria Vênus encarnada) estimula as paixões mais incandescentes, desperta o macho irrefreável e obsessivo de cada sujeito na história. Todos querem tanto aquela deusa que tem de ser de uma forma impetuosa, violenta, porque ela é irresistivelmente linda, lindíssima, lindérrima.

Que saco!

E o mocinho é um camarada que, poxa... é o cara dos caras, a última bolacha do pacote, o copo d’água do deserto, o Apolo dos apolos.
Que saco!(2)
Mas até que ele foi melhorando um cadim no decorrer da história, mas nada que arrebatasse meu coração. É, fui cafona.

E outro ponto negativo foi o fato de Heather ser muito mosca morta na hora que deveria ter atitude e chiliquenta na hora que deveria ter maturidade.

Eu tinha mais um monte de coisa pra esculachar, mas sabe de uma coisa? Cansei!

Não recomendo!

; )
Flaveth 22/06/2012minha estante
Ticia, sua linda:

"Fazendo joguinhos cansativos que me forçaram a fazer cara de paisagem e passar as páginas." kkkk Essas suas 'tiradas' são demais, viu?
Mas um #TOPTOPFORADALISTA !kkkk

O q a Carlinha quis dizer com "MAS A GRANDE MONTANHA PARIU UM RATO"? ã

KKKK

BJ LINDA

Ana 06/05/2018minha estante
Esse comentário agressivo só deu mais vontade é de ler a história.

Silvana Barbosa 13/05/2013

"Um crime terrível recompensado" ou "A hora do pesadelo"
Em primeiro lugar , quero esclarecer que li este livro sem saber de seu conteúdo , iludida por ter lido uma historinha curtinha e fofa (O beijo)sobre um mocinho adorável chamado Jeff , que tinha um belo e bem casado irmão chamado Brandon , que vivia um casamento aparentemente feliz . Segundo a sinopse deste romance , o tal Brandon tinha sua própria história . Lógico , fui atrás da trama , que é esta da resenha : A chama e a flor .
Graças a este livro aqui aprendi a dar muito valor a resenhas . Porque se soubesse o que me esperava , jamais teria lido este "romance".
Então , para alguma leitora desavisada , vou postar aqui um resumo da coisa .
Contém SPOILER SPOILER SPOILER :

Era uma vez , no século passado ,uma mocinha linda , mas pobre chamada Heather . Ela sonhava com uma vida melhor , então , como mora com uma tia mala , aceita a oferta de ajuda de um parente distante e viaja com ele para longe . Este cidadão na verdade é um monstro que quer abusar dela , e Heather foge correndo , apavorada .
Aí a mocinha cai nas mãos de um monstro ainda pior do que o seu conhecido , mas como esse novo monstro é bonito , rico e tem um certo poder , tudo o que ele faz deve receber um desconto , coitado . Então , ele estupra a mocinha achando que ela é uma prostituta. O Monstro-bonitão chamado Brandon (sim , o irmão do Jeff , aquele do qual falei antes ,que é bom de verdade ) fica tão empolgado com sua performance , e mais ainda por descobrir que a Heather era virgem até que ele a atacasse , que decide estupra-la de novo .
E a estupra pela segunda vez .
Ela está presa numa cabine do navio , ninguém aparece para ajuda-la , e a mocinha fica em estado de choque . Porque será ?
Daí , Brandon percebe que ela não é uma prostituta e fica receoso que algum irmão apareça para vingar a moça que ele abusou . Ao descobrir que ela não tem um parente para salva-la ,e que é uma pobretona , vê que está tudo bem , e decide que nunca vai liberta-la , na verdade vai ficar com ela como escrava sexual até ela aprender a gostar do que ele faz , pois é claro que aprenderá a gostar , já que ele é bonitão , rico , e o prazer dele é o que importa afinal .Lógico !!!!
Brandon vai até Heather e a estupra pela terceira vez .
Pior , é que a mocinha não fica feliz !
Que ingrata , ela foge dele ! Que mal-agradecida safada ! Ele fica ressentido , pois afinal tinha tantos planos...

Depois que encontra o caminho de casa , a tia de Heather logo vê que a sobrinha bonitona-bobinha está "arruinada" e grávida , e fica uma fera , julgando que a moça é uma sem-vergonha.
O padrinho da Heather , que é um homem de poder , das leis , descobre quem foi o garanhão que engravidou a afilhada e obriga que se casem .
A Heather , não se sabe porque cargas d'agua , fica apavorada quando reencontra seu estuprador . Quem ficaria com medo no lugar dela , não é mesmo ?
Já o Brandon , pobrezinho , fica muito chateadinho de ter que casar com uma golpista pobretona , visto que queria só ficar abusando dela , talvez acorrentada num porão , que nem a gente ouve falar que acontece naquelas cidadezinhas remotas .
O nosso monstro-bonitão-mal-compreendido decide que vai tratar mal sua esposinha , pra ela aprender onde é seu lugar , e não quer nada com ela , nada de sexo. Afinal , o bom era antes , quando era uma infração , agora que "tem direitos de marido" é tão sem-graça !!!
Mas a esposa-sonsa-golpista-e-malvada é tão bonita , que ele muda de idéia (atenção , outros homens durante a história também querem estupra-la , nunca vi mulher assim tão irresistível ), Brandonzinho-bonitão diz a si mesmo que se ela não permitir o acesso dele à sua cama , ele arromba a porta do quarto e a toma à força . Tudo bem , não será a primeira vez , ela se acostuma com esse tratamento vip .
Com esse pensamento fica bem evidente mesmo a força de caráter de nosso "mocinho" . Que herói !
Ele sabe que está certo , não se arrepende de nada , não pede perdão , nem um mísero "desculpe" . Mas não tem problema , pois como disse antes , ele é bonito , rico , tem poder , e a esposa é só uma pobre , indigna de um homem tão incrível . O modo com que ele a inicia nos prazeres do amor , a forma como ele lhe tira a virgindade , é tudo tão bacana pra Heather , que ela acredita que deve empenhar-se para um casamento feliz e se torna uma esposa maravilhosa e apaixonada , agradecida por tudo que Brandon fez , contente pelos bens materiais que agregou . O que é um estupro diante disso , né ? Ou melhor , três estupros ? Valeu a pena , heim ?
Final feliz para o casal , pessoal !!! EEEBAAA !!

Só umas considerações :
Não sei mesmo porque não gostei do livro .
Não sei porque não acho abuso sexual romântico.
Não consegui compreender o amor de Heather , pois nem a velha desculpa da Síndrome de Estocolmo ela tem.

Agora a pergunta é : Eu recomendo este livro ?
NÃÃÃOOO !
Já li vários livros de mocinho-vilão , e já vi redenção , pedidos de perdão , declarações de amor bem bonitas . Mas aqui passa-se dos limites ,o cara é um canalha egoísta,não rola nem mesmo um "foi mal , heim ?" . Li até o fim , esperançosa , e nada . Perda de tempo .
Cris Paiva 13/05/2013minha estante
Só uma palavra para esse livro: Ecaaaa!!!!
Obrigada, vou passar longe. Kkkkkk

Silvana Barbosa 14/05/2013minha estante
Pois é , Cris Paiva , imagine se na vida real uma mocinha sofre abusos sexuais e humilhações de um desconhecido (ainda mais um que nem se arrepende , nem nada) e depois se apaixona por ele ! Só se ela tiver um sério problema na cabeça .

Carol 04/05/2018minha estante
Meu Deus,que historia horrível!

Lady Addams 13/05/2023minha estante
Estava quase seduzida de colocar esse livro na minha estante, mas que show de horrores. Mto obrigada Silvana por poupar meu tempo e me esquivar dessa nojeira

Silvana Barbosa 15/05/2023minha estante
rs a resenha é antiga, mas mantenho minha opinião. E fico triste por ter lido isso ao invés de uma história boa e romântica de verdade.

Tícia 30/04/2021

Sugiro trocar o título para O cavalo e a mula.

A história é uma bosta, embora até tivesse algum potencial se fosse levada pro caminho da luz.
Nunca vi tanto personagem cagado.

A história:
Depois de anos de humilhação e sofrimento com sua tia, a mocinha é confundida com uma prostituta e se vê arrastada para o navio do capitão Brandon. O cara, então, estupra a menina e, mesmo constatando que ela era virgem, psicopata-man decide que vai prender a mulher lá e não se fala mais nessa merda.

Heather foge, mas fica grávida e acaba se casando com o “corte o pinto dele!!!” meses depois. Mas o bosta só assume a culpa porque foi forçado.
Um bosta.
Assim, eles passam algumas semanas no navio voltando para os EUA, fazendo joguinhos adolescentes que só serviu pra emputecer a leitora.

Daí, quando chegam ao destino, mais joguinhos do tipo “eu te mostro se você mostrar primeiro”.
Só pode ser castigo.

E como se não bastasse as atitudes infantis, o mocinho se acha o brigadeiro na dieta e a mocinha desperta paixões avassaladoras de qualquer cara que chegasse num raio de 90 quilômetros, afinal, ela era linderrissíssima.

Sim, é castigo.

Kkkkkkk cavalo e a mula
Kkkkkkk liderrississima??

Tícia 11/05/2021minha estante
Pois é, Fernanda.
Um título muito mais apropriado.
livrim de merda, viu?

Silvana Barbosa 24/11/2023minha estante
Odeioooooo esse livro.

Mari R 22/07/2010

Se o Skoob tivesse estrelinhas negativas...
Cadê o mocinho desse livro ? to procurando até agora ... O psicopata, criminoso e insuportável que casou com a mocinha, deve ter seqüestrado o mocinho e tomado o lugar dele, só pode...

Também não sei onde foi parar a “Flor”, mas a “Chama” serve para queimar esse livro horrivel !!!!
Bibi 06/09/2010minha estante
Credo... nem vou passa perto!

drica.im 24/05/2012minha estante
kkkkkkkk adorei!!! também tive vontade de queimar o dito cujo...

Tícia 15/06/2012minha estante
Eu tb tô procurando o mocinho até agora.

Silvana Barbosa 17/02/2013minha estante
Muito bem , Mari . pena que não li sua resenha antes de perder tempo esse "livro-bomba". Credo !

Natiii 13/08/2010

Emoções fortes acontecem nesse livro-Contém Spoilers
A mocinha,Heather perdeu o pai e teve que morar com sua tia,uma velha insuportável,quando aparece o irmao da tia dela e oferece que ela vá para cidade com ele,a mocinha aceita mas o q ela nao imagina é q ele quer usá-la.
Quando ele tenta violá-la ela reluta e acaba esfaqueando ele,atordoada a mocinha pensa que matou ele com isso ela sai correndo por Londres.
Quando ela chega perto do cais,dois marinheiro a confundindo com uma prostituta levam ela para o capitão do navio,a mocinha pensa q eles sao homens da justiça que vão prendê-la...Enfim o capitão achando q a mocinha é uma prostituta a violenta,porém quando percebe o erro q ele cometeu resolver fazer dela sua amante(¬¬')...Heather consegue fugir dele e ir morar com a tia bruxa dela...Porém com o passar do tempo ela percebe que está grávida sendo assim é obrigada a casar com capitão,q é o mocinho.Aí é que as coisas mudam,eles passam a se conhecer melhor e enfrentam uma viagem de navio que os levará até a casa dele.Durante a viagem a mocinha vai percebendo que o marido nao é aquele crápula q ela pensou.
Detalhe desde o dia que ele a violentou,ele nunca mais tocou nela,ele resolveu conquistá-la para que ela o queresse da maneira certa..

Achei a história bem construída...Todavia não gostei das ações do Brandon do começo a metade do livro.Por isso entendo o porque de muitas pessoas odiarem esse livro.

13/11/2015

A Chama e a flor
Um dos livros mais polêmicos da autora, alguns leitores amam outros odeiam.
Confesso que adorei a história, e algumas passagens me deixaram encantada, com a doçura ali retratada..
A história relata a vida de Heather, que não teve uma vida muito fácil, órfã de pais, ela vai morar com uma tia, que abusa tanto verbalmente, quanto moralmente. Quando a visita de um parente de sua tia, Heather recebe uma proposta para mudar de cidade, vendo uma oportunidade de melhorar de vida, ela aceita. Já na cidade algumas circunstâncias acabam fazendo que Heather caia literalmente nas mãos de Brandon, que a confunde com uma prostituta, é assim começa o relacionamento deles, baseado em ódio, paixão e obsessão.
A história nos envolve de tal forma, e vemos o desenvolvimento de um amor impossível nascer, que vem pautado de cenas emocionantes que são ternas que toca o coração, e outras que nos aperta o coração com sofrimento da protagonista.
Não falarei muito da trama, para não dar spoiler.
Mas um dos pontos forte da trama e a mudança de cenário que enriquece a trama, dando desenvolvimento a história na variação de cenários, da região agrícola da Inglaterra, Londres, dentro de um navio parado no Porto ou no mar em meio tempestade, e finalmente nos EUA.
Autora escreve personagens reais com defeitos e qualidades, não vemos mocinhos perfeitos, é com certeza não concordei com várias atitudes do protagonista, mas no meu ver isso não desabilita em nada história, e sim enriquece a trama, ao acompanhar o crescimento dos personagens. Com um realismo crível, aos homens daquela época, Kathleen não poupa, nossa delicada sensibilidade, e faz cenas que incomoda muitas leitoras, mas não me sentir nenhum pouco ofendida, pelo contrário, me comprovou que A Chama e a Flor, é uma brilhante obra que não carece de realismo.
Foi o primeiro livro que li da autora, e o que me fez virar fã confessa da mesma.
Super recomendo.
14/11/2015minha estante
Adoro

Gabi 15/11/2015minha estante
KEW é diva ?

Gabi 15/11/2015minha estante
Esse ponto de interrogação da onde saiu não sei kkkk maldito corretor ortográfico

15/11/2015minha estante
Kkk, quando se coloca dois pontos o skoob entende como ? Rsrs.

Alessandra 22/07/2016minha estante
Você me convenceu a ler :)

Fimbrethil Call 21/03/2009

Ruim
Na minha opinião, um livro muito ruim, chato até não poder mais. Um romance muito água com açúcar, que não ata e nem desata, não recomendo pra ninguém.

Ana Paula 19/06/2015

Ame ou Odeie
Ame ou Odeie... Só mudaria a parte como os mocinhos se conheceram, mas não odiei a leitura do restante do livro.

Esse livro conta a história de uma mocinha que tem uma história triste e que por ser bonita e ingênua todo mundo quer tirar uma casquinha dela, nem grávida ela tem sossego.
O mocinho é daqueles que nos faz odiar logo de cara, mas ao decorrer do livro vai se redimindo até nos ganhar por completo. (pelo menos comigo foi assim). E o fato de ele sempre estar por perto para ajudá-la e protegê-la nos momentos de dificuldade foi o que me fez gostar dele.

Angela.Lopes 15/04/2017

Muita fama pra pouco livro!
Muito ruim.A mocinha odeiiiiiiiooo Credoooooo
Péssimo

Nana 10/12/2010

gostei

Neny 09/08/2010

P.E.S.S.I.M.O
Credo nunca vi um mocinho(TOTALMENTE NÃO MOCINHO)ja vi pessimos mas esse..se supera , li até o meio do livro..e comecei a pula, lendo so as falas, dai pulando paginas.
Não recomendo, o cara estupra ela LITERALMENTE, destrata, maltrada, humilha,...nossa sei lá, o que deu na cabeça da autora..deve ter querido cria um mocinho bad boy..mas perdeu a mão.
Silvana Barbosa 17/02/2013minha estante
Eu também detestei . Se alguém acha romântico um homem estuprar não apenas uma , mas três vezes uma mocinha , tudo bem , mas , pô... Ele não se arrepende , pelamordeDeus ! E a songa-monga ainda gosta dele , e acha tudo taaaão normal que ele nem precisa pedir desculpa pra ser perdoado . Não sei como ela não deixou os outros tarados da história estuprarem ela também , já que aparentemente não deve se achar digna de tratamento melhor .

Hester1 30/08/2011

Eu gosto muito deste livro. Já li várias vezes. E acho que vou reler.

Lane 21/01/2012

Uma boa leitura, sem ser enfadonha.

Tive receio no inicio, porque li algumas resenhas e tal...mas nada de assustador.

Na verdade, achei o livro um conto de fadas!

A mocinha, Heather, é um encanto!

Brandon, é um cretino, mas depois desenvolvi uma relação de amor e ódio com ele, e no final, ele me conquistou!

Gostei da escrita da autora e suas descrições, só achei um pouco cansativa em algumas partes, o que poderia ser mais resumido a história.

Se tiver outra oportunidade, lerei o restante da série.

Avalei com 3 estrelas.

Dri @lves 29/01/2016

Satisfatório
Bem, gostei deste livro que seria o 1° da série Birmingham; apesar de ter aguardado uma eternidade por novas cenas de amor e ter me atormentado um tanto por causa de uma boa dose de imaturidade por parte de um e orgulho por parte de outro, e quando a gente pensa q tudo vai andaaaaaaaar..... nada acontece.
Sempre aprecio mocinhas frágeis e inocentes e mocinhos com personalidade forte. Além disso, há a diferença de idade que sempre me empolga. Ainda mais se o mocinho for super galante. E ele se torna seu protetor nas horas que ela mais precisa...
Confesso que me assustei em algumas cenas que compunham o clímax da história, pois vamos ser francos: são muitas tentativas de violação para uma só criatura! Quase leva meu coração junto. Não sei como não ficou traumatizada.