Pense

Pense John Piper

Resenhas - Pense

André 15/01/2021

Pense: a vida da mente
Esse livro mostra a importância de se pensar para se chegar e assim fazer descobertas e pensar efetivamente, e não apenas reproduzir os pensamentos de terceiros, como Piper disse, "pensar os pensamentos do autor" é um recurso interno valiosíssimo para estudar e aprender sempre. Penso que, faltou uma abordagem sobre a predestinação e discuti-la, devido a dúvidas existentes e a relevância do tema. Todavia, recomendo a leitura a todos os cristãos que desejam ser estudiosos da Palavras e aprender sempre da Palavra e do Senhor Deus.
Daniela 15/01/2021minha estante
Primeiro lido do ano?

André 15/01/2021minha estante
Isso! Pq Crônicas foi ano passado.

Daniela 15/01/2021minha estante
????????????

Geolê 17/09/2012

Pense, pois você foi criado pra isso!
O livro tem seu objetivo de afirmar que pensar é necessário para amar à Deus. Livro de fácil leitura.

Nos primeiros capítulos o Piper fala de sua experiência pessoal de como foi levado ao pensar rigoroso.

Depois ele fala de alguém que o influenciou muito que é o ... Jonathan Edwards!!! (claro! rsrs)

Piper define o ler como pensar e como isso é importante hoje para os Cristãos, já que a maior revelação de Deus foi em Jesus Cristo, e hoje temos acesso pela Bíblia, que é um livro e que precisa ser lido!

Depois fala da importância do pensar na conversão, seguindo de um capítulo sobre amar a Deus com toda a mente.

Piper também faz um ataque ao relativismo e mostra como ele é fatal à fé, moralmente perigoso e como os relativistas são inconsistentes.

Depois o Piper dedica uma parte aos anti-intelectuais. Em um capítulo ele os apresenta citando alguns, nos outros dois ele apresenta uma resposta bíblica para aqueles que usam Lucas 10.21 e 1Conríntios 1.21 como base para o anti-intelectualismo.

Piper defende a busca pelo conhecimento e pelo pensar rigoroso, porém propõe, biblicamente, que isso deve ser buscado em humildade e na dependência de Deus. O objetivo do conhecimento deve ser a adoração a Deus e o serviço ao próximo.

A ultima parte ele faz uma conclusão com 5 pontos de recomendação para aqueles que não se dedicam ao pensar, e 4 pontos para os pensadores.
Eu resumiria que os não-pensadores devem valorizar os pensadores e como precisamos deles, e os pensadores devem buscar servir aos outros com seu conhecimento.

O que mais me chamou a atenção no livro é que há uma diferença entre fé e razão, teoria e prática, conhecimento e prazer, e o Piper defende que não se deve dizer "ou este ou aquele" mas sim "tanto este quanto aquele."

Também achei muito interessante quando ele responde aos anti-intelectuais dizendo que a razão, a lógica e o pensamento racional são como fios de cobre. Eles em si, sozinhos, não fazem muito efeito. O efeito vem pela eletricidade, mas passa através deles! =D Isso é perfeito ao mostrar a importância da lógica e da razão na fé, no evangelismo e na santificação, também.

Linguagem fácil, bem dividido, nem de longe é cansativo.

Recomendo para aqueles que tem dificuldade em reconhecer o estudo teológico como algo virtuoso, e o pensar rigoroso como indispensável para glorificar a Deus com toda nossa mente.
Ellen Lima 20/11/2012minha estante
Agora tô com mais vontade de ler o livro do que antes!

Elias Oliveira 22/06/2017

Crer é pensar!
Leitura concluida, missão cumprida. Desta vez, "Pense: a vida da mente e o amor de Deus", livro de John Piper.
O argumento central do livro é que o pensar é essencial ao verdadeiro conhecimento de Deus. Tomando Provérbios 2.3-5 e 2 Timóteo 2.7 como textos principais, o autor argumenta que nosso pensar deve ser totalmente engajado em fazer tudo o que for possível para despertar e expressar a plenitude de valorizar a Deus acima de todas as coisas. Neste sentido, tanto o super-intelectualismo quanto o anti-intelectualismo são biblicamente combatidos pelo autor, pois ambos tem como fonte vital o orgulho do coração humano. Para Piper é preciso romper com tais posturas entendendo que somente a graça transformadora de Deus produz uma mudança profunda na maneira como o coração percebe a realidade.
Dos treze capítulos, destaco o 7° e o 8° que tratam especificamente do relativismo, um falso ensino que destrói qualquer esforço humano em buscar conhecer a Deus. Piper faz a apologética contra tal ensino reafirmando a existência de uma Verdade com V maiúsculo à qual nós seres humanos insignificantes, temos de nos submeter.
Algumas citações:
"Pensar é um dos meios mais importantes de colocarmos o combustível do conhecimento no fogo da adoração a Deus e do serviço ao mundo." (p. 23)
"O clímax de glorificar a Deus é gozá-lo com a mente e o coração." (p. 55)
"Deus não nos deu mentes como fins em si mesmas. A mente provê as faíscas para os fogos do coração. A teologia serve à doxologia. A reflexão serve à afeição. A contemplação serve à exultação. Juntas, elas glorificam a Cristo ao máximo." (p. 260)

Gabimf2 18/02/2020

Continue enxaminando...
Se tudo foi feito para a glória de Deus, nossos pensamentos também estão inclusos.
Deus não nos criou com a capacidade de raciocínio para usarmos dissolutamente, Ele quer que esforcemo-nos para preservar nossa mente limpa e fiel a Ele.
Qual a melhor forma de pensar para a glória de Deus? Preenchendo nossas vidas da Palavra Dele e atentando para Sua criação.
Pensar nem sempre é fácil, demanda esforço, mas Piper neste livro encoraja os crentes a inclinar seus pensamentos ao Senhor.
Existe muito o que aprender nessa obra. Para mim o melhor dos ensinos veio no último apêndice, "examine, examine e examine", quanto mais você examina a Palavra de Deus, mais dela você compreenderá. Não se deixe apegar aos pressupostos que já tens sobre um texto.
Recomendo veementemente a leitura.

Lorenz Goldoni 12/03/2020

Ensina a questionar para aprender mais profundamente a palavra

igor 03/05/2021

john piper é brabo!
olha... que momento certo para esta leitura! não consigo nem expressar o quanto eu precisava ler tudo que li neste livro. john piper aponta e argumenta muito bem todos os pontos que levanta sobre a necessidade de pensar sério sobre as escrituras.

@smelo_ 11/05/2021

Pensar é perigoso e indispensável. Sem uma profunda obra da Graça, o conhecimento ensoberbece. Mas, com a Graça no coração, o pensar abre a porta do conhecimento humilde.

Este livro tem como objetivo incentivar o pensar sério, fiel e humilde que leva ao verdadeiro conhecimento de Deus, nos levando a amá-lo e transbordar em amor aos outros.

"Nós pensamos, e o Senhor dá entendimento. Nós o buscamos como a prata; o Senhor o dá. Não ou-ou, e sim tanto-como. O nosso pensar não substitui a graça de Deus. O nosso pensar é um dom da graça e o caminho para mais e mais."
Pense - John Piper

Gui Souza 24/12/2021

Expositivo
Fui surpreendido por esse livro, Piper é extremamente expositivo nesse livro sobre a vida da Mente cristã.
Ele usa como base central os textos de 2 Timóteo 2:7 e Provérbios 2:3-6 e argumenta que a vida do mente ou o pensar está intimamente ligada a vida cristã e a glorificar a Deus e servir ao próximo e se satisfazer na Glória de Deus, alguns pontos legais que ele traz no livro que gostaria de destacar:

- Pensar não é contrário ao sentir, ou contrário as emoções, na verdade é o combustível para o "fogo da adoração de Deus"

- A diferença entre sabedoria de Deus e sabedoria humana

- O pensar cristão está ligado a leitura, principalmente a leitura da Bíblia

- O perigo do orgulho para a mente cristã

- Amar a Deus é valorizar ele acima de tudo como um Bem supremo

- Os problemas do anti-intelectualismo evangélico

Doug 22/05/2022

Achei de difícil compreensão o livro
Primeiro livro que eu leio do autor porém achei difícil compreensão em certos pontos do livro. Principalmente sobre relativismo. Também achei que ele usa palavras de difícil compreensão também. Tinha momento que eu fiquei boiando no capítulo.

Romulo Pessanha 13/08/2022

Pense, é um grande chamado a viver de uma forma bíblica e racional, não tirando os momentos de emoções que temos em nossa vida. Mas é um chamado a viver realmente e conscientemente uma vida com Deus em excelência.

Raul 11/01/2024

Coração e mente direcionados a glorificar a Deus
Pensar é bem mais que um ato de usar a cabeça para raciocinar corretamente. Piper nos mostra que o pensamento pode ser bom ou ruim, dependendo do conjunto de motivações e objetivos que se pretende alcançar. Apresenta que o cristão deve utilizar sua mente no processo de compreenser a palavra de Deus, de forma que sua leitura bíblica seja cuidadosa, atenta e movida de amor. Dessa forma, pensar não é somente um ato da mente, mas envolve mente, coração e espírito. Porque o pensar corretamente é antes de tudo uma graça de Deus, e depois um esforço pessoal. O resultado do pensar corretamente conduz a um uso piedoso de todo conhecimento adquirido, para tratar com amor aquilo que foi aprendido e extender generosamente o conhecimento adquirido para que outras pessoas também possam desfrutar desse conhecimento. Pensar deve ser um ato intencional e deve estar acompanhado de uma busca sincera do amor de Deus e da orientação do Espírito Santo. Sendo que toda criação é obra de Deus, então o pensar sobre tudo deve ser movido de contemplação, dedicação, amor e humildade.