O menino alquimista

O menino alquimista Juarez Nogueira

Resenhas - O menino alquimista

Daniel 16/01/2023

O caminho do conhecimento pode ser perigoso, mas cada passo é valioso e importante.
"Não adianta girar o mundo todo à procura do que quer que seja: não encontrará, se já não o traz, antes, em si mesmo."
A verdade

euthalitalves 05/03/2021

Eu realmente não quis ler esse livro, li obrigada por causa da escola e odiei ele. A escrita foi ruim, na maior parte do tempo eu fiquei perdida sem entender nada e pretendo doar ele, não quero nem mais ver ele na minha estante. Não recomendo!

Heidi Gisele Borges 23/11/2011

MARAVILHOSA HISTÓRIA!

Eu sempre ia a uma livraria em Curitiba e lá estava O menino alquimista a me chamar. Podia escutá-lo, mas não sei o que acontecia que ia embora sem levá-lo comigo. Até que um dia resolvi que queria saber por que o livro insistia em me querer tanto – isso sempre acontece, um livro está lá na estante e de repente, quando passo, ele estende seus bracinhos invisíveis e me pede colo, querendo que o leve para casa e o leia. E sempre descubro que são histórias maravilhosas e desta vez não foi diferente.

O menino alquimista conta a história do Menino, como é chamado, em busca do conhecimento, sua jornada até a cidade de Alkimia.

Mas antes de tudo, sofrerá provações, como encontrar com o Diabo, feio como o pintam – ou até mais –, e ser tentado a trocar seus sonhos por uma visão da cidade de sua procura.

O Menino passa por um tabuleiro de xadrez, jogado entre a Fé e a Ciência, onde as peças incrivelmente – ou nem tanto! – se parecem com pessoas – indecisas a quem seguir. Até que a Razão interfere na briga daquelas duas.

Uma das partes mais belas, sem dúvida, é o encontro do Menino com a Verdade, “velha senhora tranquila e serena”.

“Estarei sempre por perto, Menino, mas é você quem deve querer a minha companhia. Eu sou aquela que sei, por isso estou muitas vezes só”, disse ela.

Há muitas mensagens explícitas – e implícitas – de outras histórias, mas a principal é sobre como perseguir os sonhos sem jamais abandoná-los.

******
Mundo de Fantas - resenhas literárias