Além do Bem e do Mal

Além do Bem e do Mal Friedrich Nietzsche

Resenhas - Além do Bem e do Mal

vertisus 24/03/2024

O famoso "rouba brisa" é porque os pensamentos do nietzsche despertam reflexões mesmo nos momentos de descanso da mente. é aquele cara que vai roubar sua brisa. o mano que, vc vai tá lá, curtindo, da hora, vc vai lembrar dele e falar: P...! Esse mano roubou minha brisa.

Claudia 20/03/2024

Leia com senso de humor
O posfácio do tradutor Paulo César de Souza não poderia ser melhor colocado: ?As dificuldades se tornam em atrativos, afinal. Elas significam que o leitor lucrará se não tomar este livro como um repositório de ensinamentos, mas como uma fonte quase inesgotável de estímulos para o questionamento, aceitando-o no que tem de fecundo e de provocante, de belo e terrível.? Eu só acrescentaria um conselho: leia com humor, para aproveitar a ironia.

As anotações do tradutor inclusive são um livro a parte que ajuda a entender o gênio (em muitos sentidos) de Friedrich Nietzche. Ótima edição!

elfojonas 06/03/2024

Um homem revoltado
Minha primeira obra de Nietzsche.
A primeira impressão que tive foi que ele era um homem revoltado com o mundo, com a sociedade, com as pessoas, com a evolução, consigo mesmo.

Acredito que ele retrate muito bem a "personalidade" do europeu na época em que viveu.
O livro é um grande questionamento a tudo e a todos.

Me surpreendi com o quão preconceituoso, machista e xenofóbico o texto é. Isso me levou a pensar o quanto esse ser deve ter sofrido ao viver em um mundo que estava se revolucionando tanto.

Embora diversos trechos sejam abomináveis, outros tantos são bem interessantes. Ao ler a obra o meu entendimento é que Nietzsche nunca esteve além do bem e do mal, ele era justamente o bem e o mal, tentando de forma desesperada fugir disso, fugir de si mesmo.

Lerei outros títulos dele, mas minha primeira impressão é de um lunático solitário que possuía alguns momentos de epifania. Uma pessoa que não aceitava a sua realidade, sua sociedade e a ideia de evolução das pessoas. Creio que sua belicosidade tenha inspirado muitas pessoas de maneira negativa na época, e se duvidar até hoje.

Enfim, achei importante conhecer sua personalidade, e como seus pensamentos ocorriam.

Johan.Petrovics 27/02/2024

Uma Obra Essencial para a Compreensão do Pensamento Moderno
Nietzsche convida-nos a uma dança macabra, um bailado intelectual em que as máscaras da moral tradicional caem, revelando a podridão que se esconde sob a superfície. Com perspicácia cirúrgica, ele disseca os conceitos de "bem" e "mal", expondo-os como construções sociais artificiais, ferramentas de dominação e controle. A moral, outrora tida como um farol absoluto, torna-se um labirinto de hipocrisia, onde a fraqueza se disfarça de virtude e a ressentimento se enobrece como justiça.

"Além do Bem e do Mal" culmina com a proposta do "eterno retorno", a ideia de que cada momento da vida se repetirá eternamente. Essa ideia, longe de ser um fardo esmagador, torna-se um convite à afirmação radical da vida. Ao abraçarmos o eterno retorno, aceitamos a vida em sua totalidade, com seus momentos de alegria e sofrimento, triunfo e derrota.

A linguagem de Nietzsche em "Além do Bem e do Mal" é um banquete para os amantes da literatura. Sua prosa poética, repleta de metáforas e ironias, entrelaça-se com aforismos lapidares, condensando complexas ideias em frases de impacto memorável. A leitura exige um esforço intelectual, mas a recompensa é imensurável: a descoberta de um universo de ideias que desafiam as convenções e nos convidam a reexaminar nossa própria existência.

Mais de um século após sua publicação, permanece como uma obra de vital importância. Seus questionamentos sobre a moral, a natureza humana e o sentido da vida continuam a ecoar em nossa sociedade, convidando-nos a repensar os valores que nos definem e a buscar novos caminhos para a nossa existência.

"Além do Bem e do Mal" é uma obra-prima da filosofia, um convite à reflexão profunda e à reavaliação de nossas crenças mais arraigadas. É um livro desafiador, mas profundamente recompensador, que nos guia por uma jornada intelectual inesquecível.

FraterSinbuck 28/01/2024

O Erudito Pessimista
É notório que o filósofo debruçou-se especialmente a criticar. Religiões, crenças, filosofias e filósofos, pátrias e culturas.
Todavia, tais posicionamentos revelam, ou sejam, velam duplamente, o apelo ao livre pensar e a discordância em relação a muitos contemporâneos. O que se desvela somente aos que, assim como o escritor, buscam o livre pensar.

Nietzsche exerce papel fundamental de perturbador da ordem hipócrita e antítese das teses rasas.

Distanciando-se ao máximo do uso de falácias, expôs a profundidade do pensar que toca à alma.

E num leve deslize, ou aviso sincero, o erudito pessimista exibe de forma breve o que lhe mais receia sobre sua obra, frente aos leitores:

"O pensador profundo teme mais profundamente ser compreendido do que ser mal compreendido. Neste último caso sofrerá sua vaidade, mas no primeiro seu coração, a sua compaixão, que repetem: mas por que desejais, também vós, portar o meu peso?"

GauterX 27/01/2024

O primeiro Paulo Kogos
Nietzsche previu o nazismo.

Num geral, parece um grande shitpost, mas as conjecturas sobre a vontade de poder e suas críticas à religião, quando não passam do natural e se tornam puro ódio, são bastante válidas.

No mais, a falta de toque feminino mostra o que o ser pode se tornar.

Apoteose? 15/12/2023

Questione os mais arraigados conceitos
Questionar a própria moral além dos conceitos mais básicos da sociedade é o tema principal da obra, a leitura foi pesada, e até eu conseguir pegar certo fluxo de leitura, diria que foi um texto arrastado pela forma comentada em que o Nietzsche escreveu, no geral é um livro bom e eu consigo entender sua importância

Felipe.Souza 12/12/2023

"Além do Bem e do Mal" é uma obra filosófica seminal de Friedrich Nietzsche, onde ele desafia conceitos tradicionais de moralidade e examina as bases da ética. Nietzsche explora a dicotomia entre os conceitos de "bem" e "mal", propondo uma abordagem mais complexa e além das noções tradicionais de certo e errado. Ele critica a moralidade herdada, defendendo a ideia de que os valores morais são moldados pela perspectiva cultural e histórica. O livro é marcado por uma linguagem provocativa e aforismos, refletindo a habilidade única de Nietzsche em questionar e desafiar as ideias estabelecidas.

Roberta 29/11/2023

Infeliz
Um dos piores livros que já li. A minha opinião é de certo modo abrandada por alguns fatores: possível desconhecimento meu; o formato do livro, em anotações separadas possívelmente privadas ao invés de ser um livro planejado etc.

Na minha experiência, de 10 páginas 7 eram reclamações irrelevantes e saudosistas sobre a cultura europeia, 2 eram opiniões questionáveis nos dias de hoje e 1 era de reflexões realmente úteis.

Papo super esquisito, opiniões que acabam por se contradizer (principalmente por não ter a pretensão de teoria estruturada). Foi realmente doloroso terminar de ler esse livro. Eu não aguentava mais o tanto de elitismo, sexismo e saudosismo que eu estava lendo.
Matheus656 29/11/2023minha estante
Talvez não seja o melhor livro para começar a ler nietzsche, ainda não li nd dele para saber kkkkk mas alguns amigos meus falam isso

Roberta 09/12/2023minha estante
Pode ser que não, Matheus. Definitivamente não me deu vontade de gastar meu tempo lendo outra coisa dele para além de assim falava zaratrusta kkkk

Matheus656 09/12/2023minha estante
Uma ideia de nietzsche que me marcou dms foi a de ?amor fati? que a primeira vez q vi foi num canal do YouTube chamado ?Quadrinhos na Sarjeta? caso n tenha nd para assistir no yt recomendo kkkkkk, mas lamento pela sua experiência ter sido ruim, ja tive outras decepções com alguns autores e sei como é

karolinenasatto 11/10/2023

Acho que espereva algo bem diferente quando comecei a ler, um pouco mais de ceticismo e menos.... isso, mas ainda assim é um baita livro

Nicholas58 29/09/2023

A leitura é bem complexa, se vc n tiver um contexto, foi um puta choque que eu tive tendo a experiência de ler Nietchzsche pela primeira vez, esse livro e um baita tapa na cara

Rodrigo.Bittencourt 21/09/2023

Questionador
Como sempre, Niezstche escava as profundidades de sua mente e revira os conceitos filosóficos mais consolidados com questionamentos simples, mas inesperados.
Em Além do bem e do mal, o filósofo se vira completamente contra a - em sua concepção - arrogância humana e da filosofia comum em definir a moral. Volta sua ira contra a fraqueza, os filósofos comuns e o homem europeu de sua época. Às vezes excessivamente incisivo e muito focado, mas sempre genial, Niezstche defende sua tese da vontade de poder.

Beka 22/08/2023

O que está além do bem e do mal?
Segundo livro do Nietzsche que leio, esse é 1000 vezes mais complexo para um leitor comum como eu que nn é estudante de filosofia, há uma mistura, de ideia e opiniões, que me deixaram muito confusa, esse livro com certeza requer uma releitura, q irei fazer assim que estiver pronta para entender melhor tudo isso que é a filosofia de Nietzsche. Ficou na minha cabeça várias coisas, que me fazem pensar e repensar a cada momento, e sempre que volto a um mesmo ponto tenho conclusões diferentes em relação a mesma coisa, talvez Nietzsche queira isso: uma reflexão eterna feita por nós.

(Até que ponto aceitamos tudo que nos é imposto sem verificar a procedências de valores e argumentos, bem, mal, verdade, mentira, dúvida?! ) Isso tudo está além do bem e do mal!

Jose506 03/08/2023

Além do Bem e do Mal
Nietzsche pode ser difícil, mas mais do que isso, ele pode ser indigesto para alguns. O que você sabe sobre o bem e o mal? Parece uma questão que já foi resolvida: existe o bem e o mal, é intuitivo, é básico, é tradicional, é religioso, é bíblico. No entanto, é preciso investigar:

"Mas uma curiosidade como a minha continua sendo o mais agradável dos vícios - perdão! Quis dizer que o amor à verdade é recompensado no céu e até mesmo na terra."

Para isso, é necessário um psicólogo nato, um gênio do coração, um perscrutador de almas, um historiador, um deus. Procura-se por homens seletos, verdadeiros e novos filósofos, o espírito livre, o professor nato, os de outra fé. A democracia é uma decadência e diminuição do homem; são necessários espíritos fortes, originais, capazes de transvalorar. É preciso rever a hierarquia de poder e de importância. Como a compaixão se comporta na religião e no homem nascido para comandar? Como dialogar com as profundezas do homem eremita? É uma vaidade que os filósofos têm de não querer ser entendidos.
Nietzsche conversa com o solitário; aquele que usa máscaras para esconder sua genialidade; o que enxerga com os olhos e com as mãos; aquele que não tem o medo que alguns psicólogos têm: de ver pessoas incríveis sucumbirem. Ele convoca esses para o novo tipo de homem que ele propõe: Napoleão, Goethe, Beethoven, Stendhal, Heinrich Heine, Schopenhauer, Richard Wagner. Um novo tipo de homem capaz de superar os valores tradicionais, um "bom europeu", com uma visão ampla e crítica da história e da cultura, que não se deixa levar pelo fanatismo ou pelo ressentimento, que valoriza a diversidade e a criatividade, com vontade forte e independente, buscando a sabedoria e o conhecimento, sendo artista e filósofo.

Uma mistura de raças, uma síntese das qualidades opostas, uma transvaloração de todos os valores.

Os leitores estão dispostos a participar do experimento cultural que ele está propondo? Têm a coragem de ir além do bem e do mal?

Doug 27/07/2023

O aforismo de Nietzsche ???
Esse livro é um tanto quanto interessante porque de certa forma confirma alguns adjetivos que o filósofo do martelo carrega: Difícil entendimento e confuso. Eu acredito que para se entender mesmo que superficialmente as escrituras de Nietzsche é necessário ter um ponto de vista um tanto semelhante ao mesmo. Nietzsche aborda um pouco os termos céticos, niilista e "übermensch kakaka Além do bem e do mal se dá respeito de que originalmente, o indivíduo tem seus valores que vão além, como egoísmo e arrogância, mas devido a condenação desses aspectos, estamos sujeitos a disfarçar los. Então é isso... Nietzsche acredita que tenhamos valores que foram investidos e são considerados errados. Nietzsche também fala um pouco sobre o papel da mulher (isso de fato é misógino). O livro é interessante, uma abordagem ampla dos valores morais do filósofo.

"Desde o começo a fé cristã significa sacrifício: sacrifício da liberdade, de todo o orgulho, de toda a autoconfiança de espírito, ao mesmo tempo que é sujeição, autoescarnecimento e automutilação"