O Romance de Amadis

O Romance de Amadis Afonso Lopes Vieira

Resenhas - O Romance de Amadis

Leandro Emanuel 13/03/2024

O Romance do Amadis é uma narrativa muito interessante. Foi a primeira novela de cavalaria lida por mim, um ótimo início, que realmente inspira a leitura do gênero.
Por ser um livro curto, trata-se de uma leitura relativamente fácil, cujo único obstáculo é a linguagem arcaica. Você pode julgar o livro chato por conta disso, mas de forma alguma pode dizer que é mal escrito.
A história é empolgante, emocionante e realmente dramática. Incrível.

Duda 03/08/2021

esse foi o típico livro que só li para fazer prova de português e só marquei aqui no skoob para aumentar os números de pgs lidas ?

Sérgio 12/12/2020

Um clássico dos romances de cavalaria
As inúmeras alusões e referências que Miguel de Cervantes, em Dom Quixote, faz ao Amadis de Gaula não são por acaso. A história desse cavaleiro é uma das mais clássicas do estilo e, embora o livro "O Romance de Amadis" não corresponda à versão completa dos escritos, aí temos um belíssimo resumo da história e das façanhas de Amadis. Em seus breves capítulos, o leitor é agraciado com uma história doce e encantadora que o instiga a continuar devorando a obra sem intervalos. Essa obra pode servir como pontapé inicial para que o leitor adentre no universo dos livros de cavalaria. Que as memórias de Amadis de Gaula e de Oriana a Sem-Par possam ser sempre revividas por tantos outros séculos!

@cinthia.lereplanejar 30/06/2019

Um romance dr cavalaria repleto de aventuras!
Amadis, apaixonado pela princesa Oriana, a Sem-Par, decide se tornar cavaleiros para ser digno de seu amor.
"Andou Amadis em terra em terra e de glória em glória...protegendo os fracos, abatendo os soberbos, reparando agravos..."
Nunca nenhuma mulher foi tão amada como Oriana! Tão profundo!

Marcos Faria 03/06/2012

O que há de melhor nesse “O Romance de Amadis” (Martins Fontes, 2008) não é tanto o trabalho de reconstituição do original medieval de João de Lobeira, feito na medida do possível por Affonso Lopes Vieira. O romance vale mais pelo que reflete e pelo que não diz, no seu capítulo crucial. Amadis, depois de salvar a donzela Briolanja, é por ela obrigado a trair sua amada Oriana, a sem-par, segundo quis el-rei Dom Afonso que Lobeira narrasse; mas Lobeira chama a atenção para o fato de que na verdadeira história isso não aconteceu, e Amadis se manteve fiel. A traição que não houve (ou que pode ter havido, se acreditarmos mais no pragmatismo do rei do que no idealismo do trovador), e que desencadeia uma série de eventos e peripécias, é, quer Lobeira pretendesse dizer isso ou não, uma reflexão sobre as relações entre o poder, a arte e a verdade.

Publicado também no Almanaque - http://almanaque.wordpress.com/2012/06/02/meninos-eu-li-23/

Inlectus 25/05/2010

Bela leitura.
Uma linda versão literaria de um belo romance de cavalaria, que traz a ao leitor os velhos sonhos de nobreza, e os pensamentos de romance de uma forma que atrai por sua pureza. Leitura recomendavel.

Raquel T Moura 14/11/2009

Apesar de ter uma escrita um pouco rebuscada, depois que você se acostuma com o linguajar medieval, passa a se deliciar com a narração e o seu coração derrete com a história do mais puro amor, o de Amadis e sua amada, Oriana a sem-par. É simplesmente lindo e o melhor livro de romance entre homem e mulher que eu já li na vida!

Claire Scorzi 19/03/2009

Não fica com 5 estrelas porque não é o "Amadis de Gaula" original, que li por volta de 1995/ 1996. Vieira procura resgatar a linguagem medieval, o 'tom' do Amadis original, e sai, em parte, bem sucedido. A história do donzel Amadis, que enfrenta dragões e cavaleiros demoníacos, audaz e vencendo a todos - e que fica tímido diante da sua amada Oriana, a "sem-par". Uma linda saga (aqui, reduzida ao essencial). Um tipo de romance que já não se escreve mais. Infelizmente.