A Casa dos Macacos Sara Gruen

Resenhas - A Casa dos Macacos

Biblioteca Álvaro Guerra 20/02/2024

Sam, Bonzi ,Lola ,Mbongo,Jelani e Makena não são macacos comuns .Assim como os outros de sua espécie, eles têm capacidade de raciocinar e de manter uma relação afetiva profunda ,mas, ao contrário da maioria dos bonobos , eles também conhecem a Língua Americana de Sinais .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501092861

Jéssica Duarte 24/10/2023

Vale a reflexão
O livro se arrasta bastante na escrita, tem muitos núcleos diferentes e um não se relaciona bem com o outro. Porém a gente aprende muito sobre os bonobos, pesquisas com animais e gera reflexões interessantes sobre o que a gente consome e não sabe. Pra mim valeu pelo aprendizado e reflexão mas poderia ter sido um livro mais sucinto, por exemplo a história da esposa do jornalista não tem nada a ver com o restante do enredo e se perde muito tempo nisso, entre outras coisas.

Mariana_ 25/09/2023

A Casa dos Macacos
Confesso que li esse pois gostei do que li antes, À Margem do Lago. Agora, a história dos Macacos não me cativou. Achei que teve muita maldade na história... quem sabe eu leia algum outro da autora futuramente.

Fernanda631 05/07/2023

A Casa dos Macacos
A Casa dos Macacos foi escrito por Sara Gruen, mesma autora de Água para Elefantes.
O livro A Casa dos Macacos é uma leitura leve, apesar das suas 400 páginas. A autora, Sara Gruen, tem o poder de envolver o leitor em uma série de cenários que ao longo da narrativa se unem em uma trama final envolvente e oriunda da chamada "Casa dos Macacos". É fato, no entanto, que a Casa dos Macacos é secundária em uma história que trata sobre dramas pessoais, casamento, confiança, meio-ambientes, animais e a maldade humana.
A Casa dos Macacos conta a história de 06 símios (Sam, Bonzi, Mbongo, Jelani, Lola e Makena) que vivem num laboratório de pesquisa linguística. De repente, na época do ano novo, o local sofre um atentado, a pesquisadora Isabel (que considera os animais como sua família) fica gravemente ferida e os símios são levados embora.
Quando finalmente os macacos são encontrados, eles passam a fazer parte de um show da mídia que busca entretenimento barato e onde os produtores não estão nem um pouco interessados no bem estar da espécie.
A história possui alguns personagens centrais, que são entre eles:
- O repórter (John Thigpen)
- A cientista do Laboratório de Línguas dos Grandes Símios (Isabel Duncan)
E outros personagens secundários que surgem ao longo da narrativa.
- A auxiliar técnica e amiga de Isabel (Celia)
- O cientista chefe do laboratório e namorado de Isabel (Peter)
- A stripper do hotel (Ivanka)
- O fundador da Casa dos Macacos (Ken Faulks)
O livro acompanha toda a história dos animais por meio de dois personagens principais, a Dra. Isabel e o jornalista John. Eles estão envolvidos nos acontecimentos de diferentes maneiras, mas ambos são essenciais para o desenrolar do enredo.
De modo geral, John traz a parte mais leve da trama, tendo muitos pontos cômicos nas cenas em que aparece. Não é nada que chegue ao tom de uma comédia, mas dá ao personagem um carisma todo especial.
No caso de Isabel, ela concentra os pontos mais dramáticos que incluem crueldade animal, traição e a própria tensão relativa a busca pelos símios desaparecidos. É uma perspectiva mais intimista da relação com os animais.
Os macacos da espécie Bonobos são grandes e extremamente inteligentes e sociáveis. Devido a essas características foram escolhidos por um time de cientistas, compostos inclusive por Isabel Duncan, para uma controversa experiência envolvendo ensinar linguagem de sinais aos animais. Os desejos de Isabel sempre foram corretos e sensíveis e com o tempo ela acabou se apegando tanto aos macacos que passou a considerá-los a sua família.
O drama começa em um dia comum, quando o laboratório é subitamente invadido por uma série de homens encapuzados. Em seguida, uma explosão deixou Isabel inconsciente ao mesmo tempo em que explodiu o recinto dos bonobos, e esses fugiram para a rua, foram capturados e sumiram.
O destino dos macacos era desconhecido e Isabel, após se recuperar da explosão, estava cada vez mais preocupada. Contudo, supreendentemente um determinado grupo publicou um anúncio de um novo programa de televisão, cujos macacos seriam seus protagonistas em uma espécie de reality show, chamado "A Casa dos Macacos".
Dentro da Casa os bonobos passam a ser assistidos por uma multidão de pessoas enquanto outras protestam ao lado de fora do estúdio. Eles recebem um computador para que consigam se comunicar com a produção, pedindo comidas e o que mais eles desejarem. O fundador do programa, conhecido produtor da indústria pornográfica, Ken Faulks, aparece em alguns momentos durante a narrativa para demonstrar a sua arrogância e preocupação com o número de assinantes do programa, que após certo tempo começa a declinar, uma vez que não há nada muito diferente ocorrendo na casa. Visando aumentar a audiência produção inicia uma série de atrações dentro do reality permitindo ao público a escolha de determinadas barbaridades, como fornecer armas de "chumbinho" para os macacos.
Isabel, com a ajuda de sua amiga Célia, consegue o contato de dois jovens hackers, que a ajudam a invadir e-mails e contas de várias pessoas, culminando na descoberta de que Peter, ex-namorado de Isabel e antigo cientista do laboratório, havia ajudado Faulks na construção da casa dos macacos, vendendo para ele o software de linguagem utilizado no laboratório.
Paralelamente, John, marido de Amanda, e repórter do "Philadelphia Inquirer" estava produzindo uma matéria sobre os macacos, e em sua visita, antes da explosão, foi inclusive bem visto pelos macacos e pela cientista Isabel Duncan. O "Philadelphia Inquirer" era um jornal relativamente bem conceituado e John realizava a matéria dos símios em conjunto a Cat Douglas, outra repórter do jornal e ganhadora contestável de um Prêmio Pulitzer. Porém, ela viria a traí-lo ao assumir a autoria da matéria escrita por John, forçando-o a deixar o jornal e a integrar a equipe do tabloide hollywoodiano "Weekly Times", emprego muito abaixo do esperado pelas capacidades de John. Isso no entanto, não o abalou e ele decidiu que iria, mesmo para um tabloide, realizar a melhor matéria possível sobre o sequestro e a aparição dos macacos na TV.
Amanda, esposa de John, é uma personagem secundária e autora de livros. Sua importância se faz ao inserir na história um drama pessoal, uma vez que ela, como autora de livros, não está conseguindo produzir mais nenhum novo best-seller, além de estar emocionalmente abalada pela vontade não correspondida de ter um filho com John.
A história de John e Isabel se une pois, desde o acidente Isabel vinha sendo extremamente procurado por jornalistas - inclusive por Cat, que havia ajudado a acabar com a carreira de John no Philadelphia Inquirer - no entanto, como John havia sido aprovado pelos bonobos em uma visita, ela decide dar a sua primeira entrevista para ele, inclusive contando e apresentando provas contra seu ex-namorado e expondo as irregularidades do programa.
Por um acaso do destino, John, que estava hospedado em um hotel simples para realizar as reportagens, acaba encontrando algumas hóspedes strippers que tinham como cliente Ken Faulks. Após ganhar a confiança das stripper Ivanka, John a convence de roubar o celular de Faulks e é o que ela faz.
Aliado a isso, pouco tempo depois de John ter terminado de escrever a reportagem denunciando Peter e Faulks, com depoimentos e provas de corrupção adquiridas junto a Isabel, uma equipe da produção adentrou a Casa dos Macacos para executar uma limpeza, porém, o que eles não esperavam é que um dos bonobos, Sam, iria reconhecer um dos membros da produção como aquele que invadira o laboratório e os raptado, o bonobo disse em frente as câmeras com linguagem de sinais "VISITANTE RUIM, FUMAÇA GRANDE, VISITANTE RUIM. ISABEL FERIDA. FOGO GRANDE". Isso foi mais que o suficiente para cortarem a exibição, mas não antes de Isabel visualizar e interpretar que aquilo poderia ser utilizado na justiça para provar a aquisição ilegal dos bonobos.
É o que de fato acontece, os bonobos são resgatados e Isabel abre um novo laboratório com o objetivo de cada vez mais ampliar o conhecimento sobre a habilidade dos símeos em adquirir conhecimentos de linguagem, também criam um santuário para eles em outro país. John e sua esposa parecem ter se entendido sobre a questão de terem um filho, além disso Amanda finalmente inicia a escrita de um novo livro, que sairá em quatro meses.
Alguns detalhes e informações extras que não abordei muito afinco.
John parece ter uma certa atração recíproca por Isabel, porém ambos não chegam a executar nenhum movimento, ou relacionamento amoroso, demonstrando a fidelidade de John com a sua esposa.
Célia, amiga de Isabel, namora um jovem com cabelos verdes que em determinado momento da história é preso, e Célia liga para o repórter John, pedindo ajuda para pagar a fiança, este ao ajudá-lo pensa que o jovem pode ser filho de um relacionamento do passado e realiza o teste de DNA, que é encontrado por Isabel, gerando uma tensão no casamento deles, uma vez que ela pensa que ele o traiu com a stripper do hotel, o que obviamente não foi o caso, bem como a negativa do exame de DNA.
Ivanka, a stripper, não era bem tratada por Faulks e ele a considerava velha de mais para estrelar um novo reality show dirigido por ele, então ela, como troco, decide (sem que ele perceba) não usar preservativo durante uma de suas sessões, e depois diz ao John "Eu sempre uso camisinha. Desta vez, eu guardo. Ele achar eu velha demais para ser uma das "coroas". Bem, talvez não velha demais para bebê. Há! Isso vai dar uma lição nele.".
Um ponto que vale ressaltar é que A Casa dos Macacos não é uma história eletrizante, o que se poderia pensar ao ler a sinopse ou resumo na “orelha” do livro. Não há grandes perseguições ou reviravoltas e tudo acontece de forma mais cotidiana. Contudo o que cativa o leitor é a construção da narrativa, a forma que as cenas são contadas são muito gostosas de ler.
Durante a narrativa, a autora aborda uma infinidade de questões que vão fundindo-se umas às outras. Achei super interessante a Sara tratar de problemas recorrentes na profissão de jornalistas e de escritores. Para quem gosta dessa área de comunicação é ótimo você poder vivenciar um pouco como é complexo esse universo das letras e entrar em crise junto com os personagens.
No aspecto dos animais aparece a abordagem da crueldade em nome da ciência realizada em alguns laboratórios, esse é um ponto bem forte e difícil de ler. São trabalhados também os problemas de grupos extremistas que lutam contra algo ruim de maneira tão cruel quanto o que estão acusando. Porém o que achei mais incrível foi saber mais sobre os símios, especificamente, os bonobos.
A história retrata vários aspectos reais da vida dos bonobos: o fato deles serem um sociedade matriarcal e extremamente pacífica; de existirem pesquisas de linguagem com esses animais, nas quais os bonobos se comunicam com os humanos por meio de um amplo conjunto de símbolos; e um fato curioso, o de os animais vivenciarem muito o contato sexual, principalmente para aliviar a tensão. Este último aspecto é essencial na história para retratar o interesse da mídia em usar o macacos.

Audry Santos 19/03/2023

Baseado em fatos reais
O livro demora a ficar interessante, somente na página 280 me empolguei com a história. Achei que há acontecimentos que não valorizam a história, pelo contrário, tornam-a desinteresse e chata. Mas, o final é muito bom e interessante, como os culpados pelo acidente, saber que há estudos parecidos sendo feitos e o conhecimento adquirido quanto ao comportamento dos bonobos.

Márcia 12/02/2023

O livro começa bem, prometendo uma grande história, mas o desenvolvimento é decepcionante.

A ideia de um realyt show de macacos é bizarra e inverossímil. A justificativa do amor da Isabel pelos macacos não é abordada de forma profunda o suficiente para fazer sentido. Assemelha-se mais a uma obsessão.

Mas o pior de tudo é a promessa de um romance que fica em suspense o tempo inteiro e, bem? quem leu sabe o que acontece. Ou o que não acontece.

Personagens, como a Amanda, poderiam ser inteiramente cortadas, não tendo nada a ver com o enredo central.

Bom no começo, chato no meio e frustrante no final.

Andreza Arrabal 02/09/2022

Um livro diferenciado
Além de abordar uma história bem diferente, com personagens que não são somente humanos mas também animais, me fizeram viajar enquanto lia nas formas que criei dos mesmo. Já que normalmente não se tem personagens com essa linha na maioria dos livros. Sempre fui apaixonada por primatas e encontrar um livro na qual os mesmos fazem parte e são o centro de toda a história me deu uma empolgação extra ao ler.

É um romance que carrega uma visão interessante de como os animais são utilizados para experiências em laboratórios e o desenrolar da história te faz questionar, rir e se emocionar.

Possui personagens e diálogos bem desenhados e estruturados, conseguimos nos identificar com eles e isso dá uma sensação de proximidade com a história.

Recomendo o livro, pela história diferenciada e pela experiência que essa leitura pode proporcionar!

Elisangela 27/02/2022

Livro ok
Uma crítica interessante à febre de reality shows e principalmente aos direitos e cuidados.com animais. Infelizmente em alguns momentos achei que a escrita ficou um arrastada, mas a história é interessante.

Yara 19/02/2022

A casa dos macacos
Muito bacana! Aqueles romances levinhos, mas com elementos e desfechos fora do comum a se esperar na narrativa. Fiquei encantada pelos bonobos. Agora preciso ler água para elefantes.
Rafael Kerr 19/02/2022minha estante

meu livro companheiro 15/10/2021

gostei, a minha nota foi bem no chute, pois mesmo um ano depois não consigo falar a minha opinião claramente.
Tem coisas desnecessárias que se misturam no enredo.

site: https://www.instagram.com/p/CGOMWkHDKVs/?utm_source=ig_web_copy_link

Joana 27/07/2021

A casa dos primatas
Achei o livro muito interessante porque não trata um tema que se ouve todos os dias e aprendi MUITO sobre os bonobos e o seu comportamento.
Escrita muito bem elaborada, a autora expressou o seu conhecimento sobre a área de uma forma muito simples e de forma a qualquer um perceber.
Recomendo ??

Carol 30/05/2021

Legal mas chato?
?Comecei a leitura com altas expectativas (talvez esse foi o meu erro), esperava ver muito sobre os macacos, seu aprendizado com a língua humana, rotina, ambiente, tudo focado nos macacos, mas não foi bem assim.
A autora sim apresenta os macacos e suas características mas é tudo muito focado nos humanos ao redor, principalmente na pesquisadora e no jornalista que fala com Isabel uma vez no início e um pouco no final. Esperava ver o tempo todo os macacos e não a vida e sentimentos de um cara que ninguém liga.
A escritora gosta muito de ser bem descritiva, faz isso muito bem por sinal mas isso pode ser muito cansativo, principalmente quando está na metade do livro, são quase 400 páginas de pura descrição!
Se pegar esse livro, tenha em mente que não é focado dos macacos, tem uma narrativa mais lenta então tenha paciência e não espere muita coisa no final!
???

@elvira_leitora 05/03/2021

Não é divertido
Temos críticas. Temos personagem nada a ver. Temos animais com hábitos sexuais intensos. Não é maneiro de ler kkk

Thati 22/09/2020

Encontrei esse livro em uma promoção na livraria Leitura e foi uma grata surpresa. Com uma narrativa diferente das demais que estou acostumada a ler, Sara Gruen fez eu me apegar aos personagens de maneira que estive sempre curiosa para saber o que aconteceria nos próximos capítulos. Quase favoritei, não fosse o fato da história ter tomado um rumo não muito agradável com relação aos macacos, os quais também me apeguei. No geral, recomendo para quem busca uma leitura envolvente e com novas temáticas.
Julia4483 13/05/2021minha estante
Olá

Julia4483 13/05/2021minha estante
Gostaria de saber se o livro é de romance?

Thati 14/05/2021minha estante
Sim, existe um romance no livro. Mas não é o foco principal.

Julia4483 14/05/2021minha estante
Obrigada

@eusoudanivieira 27/06/2020

A Casa dos Macacos
Sabe quando você compra um livro pela capa e se surpreende positivamente?
Foi a primeira vez que tive contato com a escrita de Sara Gruen e adorei!
Neste livro, ela nos apresenta Isabel, uma cientista que tem um relacionamento de amizade com macacos bonobos - basicamente eles suprem seus problemas parentais: uma mãe alcoólatra e um pai que a gente não sabe onde foi parar.
Os bonobos são sua família, se comunicam com ela através da Língua Americana de Sinais e, devido a isso, conheceremos John Tigpen, um repórter buscando ascensão profissional, que vai até o laboratório fazer uma matéria sobre a forma de comunicação de Isabel com os bonobos.
Dias depois da visita de John, o laboratório sofre um atentado, onde Isabel é ferida gravemente e os bonobos, capturados.
Aí a história começa a ganhar corpo: diversas pessoas passam a ser suspeitas, dentre elas, a própria assistente de Isabel, Célia, que descobrimos fazer parte de um grupo de ativistas ambientais. Enquanto Isabel está lutando por sua vida, desenrola-se a história de John e seu casamento se deteriorando, descobrimos que Célia 'dormiu' com o então noivo de Isabel sem saber que eles tinham um relacionamento e somos apresentados ao porco do Ken Faulks, que compra os bonobos e os confina numa casa a 'la BBB', que acaba tendo uma super audiência pois as pessoas querem ver os macacos pedindo comida e outras coisas por computador, que usa a linguagem já conhecida por eles, além das naturais demonstrações sexuais pertinentes aos bonobos.
Quando Isabel descobre isso, vira questão de honra recuperá-los: ela tem ajuda de John e Celia enquanto as histórias paralelas deles se desenvolvem para colaborar com o desfecho do livro, que culmina para o sucesso de Isabel, além de expor a questão de cobaias animais em laboratórios.
Acho que a pior parte foi descobrir quem foi o traidor nisso tudo, mas isso eu deixo pra você descobrir!

O livro tem uma narrativa envolvente e traduz muito bem a experiência e estudo da autora sobre a vida dos bonobos para uma inserção convincente no livro.

Sara Gruen também é autora de Água para elefantes mas este eu não li.
Ainda!