Os demônios de Henry

Os demônios de Henry Patrick Cockburn...

Resenhas - Os Demônios de Henry

Simone de Cássia 22/08/2022

Relato sofrido para os envolvidos, relato surpreendente para nós, leitores. Me fez pensar que vida de extrema angústia essa família vive, sem um minuto de paz, um dia de tranquilidade. Gostei da escrita por trazer apenas a história da família mesmo, sem explicações técnicas , sem abordagem científica. Ali é o sentimento puro dos pais, do irmão e do próprio paciente, cada um carregando o fardo diário de "dançar sobre cacos de vidro".

Eduardo 19/06/2012

Explicando o inexplicável.
Um excelente livro para quem não tem parentes ou conhecidos com quadro de esquizofrenia... e melhor ainda para quem os tem em família, de modo que possam entender que eles são pessoas doentes e precisam ser tratados como tal. Que seu comportamento é próprio de quem sofre tal doença mental.
Relato sério e honesto não só a respeito do doente mas de todo o sistema hospitalar psiquiátrico - também seriamente doente - não só na Inglaterra, bem como nos Estados Unidos e em outros países "macaquinhos" espalhados pelo mundo, tais como o nosso.
Bel 21/01/2016minha estante
Um livro muito bom que relata e explica o que é esquizofrenia, é o relato de uma família em busca do tratamento/"CURA" de seu filho Henry.

skuser02844 30/04/2016

Como podemos combater nossos demônios?
Gente... que livro espetacular é esse?!
A história vai contar a dificuldade de uma família que descobre que seu filho, Henry, é esquizofrênico.
Henry é um estudante de Artes super criativo e com pensamentos bem diferentes do resto do seu grupo de amigo. Até esse ponto tudo bem. Certa vez, Henry começa a agir de forma diferente e começa a preocupar seus colegas de quarto. Veio o primeiro ataque dele. Com o pai trabalhando fora do país, a mãe de Henry, Jan, se vê sozinha no momento de surto do filho. Desconhecendo a doença, ela não sabe como cuidar do filho e procura um hospital qualquer. Aí que os demônios de Henry começam a ser descobertos.
Patrick, o pai de Henry que está cobrindo uma guerra no Afeganistão, volta para Inglaterra para descobrir mais sobre o que houve com seu filho. Sabendo que seu filho tinha sido diagnosticado com esquizofrenia, ele se vê dentro de um labirinto sem saber para onde ir; sem saber como sair dessa situação que se encontra com seu filho.
Um livro muito bem escrito. Deixa claro as dificuldades que a família de Henry e o próprio encontraram para saber como lidar com a doença. Caso novo na família, Patrick e Jan não sabiam como cuidar do filho. Não sabiam o que fazer.
Aqui somos apresentado a um sistema precário, não só lá na Inglaterra, mas no mundo inteiro. Sistema que não funciona. Falta de capacitação profissional, além da falta de hospedagem a essas pessoas. Se o doente é uma pessoa sem recurso, como esse coitado fará para ter um tratamento eficiente e ter uma pequena esperança de ser não curado, mas com uma perspectiva de vida melhor?
Uma história super válida para todos que querem saber algo sobre esquizofrenia. Uma história super válida para todos que querem uma inspiração para continuar lutando pela sua própria vida.
Um fato super interessante é que o próprio Henry, junto com o pai, que escreveram esse livro.
Amanda 01/05/2016minha estante
Tua resenha dói perfeita e já fiquei com vontade de ler o livro só por causa dela. Confesso que sou bem ignorante acerca da esquizofrenia é tinha medo até de ler sobre essa doença, mas você me convenceu :)

skuser02844 01/05/2016minha estante
Obrigado Amanda :)

Eu nunca tinha lido nada parecido e não sabia nada sobre a doença... Esse livro abriu mt minha cabeça

Amanda 01/05/2016minha estante
Eu sei algumas coisas, mas o que sei não é nada agradável... Mas quem sabe esse livro não me ajuda a entender melhor?

Aline Natália 14/12/2019minha estante
Vivi os últimos 6 anos com uma pessoa diagnosticada Esquizoafetivo. O livro é muito bem escrito e me vi em muitas passagens do mesmo. É uma leitura que deve ser apresentada a todos.

Larissa 02/03/2017

5/5
Num dia de inverno, Henry, obedecendo misteriosas vozes, entrou num rio congelante em Brighton, na Inglaterra. Do outro lado do mundo, no Afeganistão, por meio de uma precária e agoniada ligação telefônica com sua esposa Jan, o correspondente internacional Patrick Cockburn entendeu o bastante: seu filho quase morrera e ele precisava voltar pra casa. Dez dias depois, Henry recebeu o diagnóstico de esquizofrenia.

Eu achei esse livro extremamente incrível e importante. A esquizofrenia é uma doença pouco conhecida, a maioria das pessoas tem apenas a visão superficial do senso comum em relação a ela. Os demônios de Henry aborda diversos fatos esclarecedores sobre essa doença, dados muito interessantes e conta a importante trajetória que uma família enfrenta ao se deparar com um caso assim. A escrita é ótima, não é como um artigo científico de difícil compreensão, tudo flui e adquirimos esses conhecimentos com facilidade. E outro ponto que achei genial foi que o livro conta com a participação do próprio Henry, que nos dá a oportunidade de entender melhor como é o seu mundo e o que ele viveu. Recomendo para todos que se interessam por assuntos mentais. "Ao fim da leitura, sente-se uma profunda gratidão pela coragem dessa família de revelar o que sofreu e transformar esse sofrimento em algo útil e belo." Daily Mail

Erikcsen 20/01/2021

Livro fantástico!
Interessante como os familiares e o próprio indivíduo esquizofrênico lida com esse aspecto da vida. Pai, mãe, irmão e o próprio Henry descrevem as principais passagens de uma pessoa esquizofrênica em plenos surtos psicóticos e como suas vidas foram afetadas. Os relatos, de certo modo, humanizam essas pessoas tão estigmatizadas não sociedade além de descreverem como, em menos de dez anos, as instituições psiquiátricas tem conduzido os tratamentos.

rickcabrall 09/03/2021

?Um comovente clássico psicológico.? Library Journal
Memórias, relatos e fotografias dos anos 80 fizeram-me viajar e conhecer um pouco da vida de Patrick, um jornalista que estava em Cabul escrevendo sobre a queda do Taliba?, quando recebe a noti?cia de que seu filho Henry na?o estava bem e que mais tarde foi diagnosticado com esquizofrenia, o livro conta em detalhes os desafios da fami?lia ao lidar com essa doenc?a na e?poca alternando em passado (infa?ncia do Henry) e presente. Um comovente cla?ssico psicolo?gico cheio de relatos emocionantes e a longa estrada de Henry e sua família.

Marcelha.Leone 11/07/2020

Dois lados da esquizofrenia
Um interessante relato pessoal sobre a esquizofrenia mostrado por ângulos diferentes: do doente mental e da família deste.

Amanda Salomone 01/12/2020

O livro é um compilado de memórias de uma família atravessada pela esquizofrenia do filho. Não possui informações técnicas, é bem acessível e uma grande oportunidade de conhecer o universo entre o real e imaginário da psicose.

Nicole 22/07/2023

Releitura em julho2023
Sempre muito impactante
"Pode um homem que está aquecido entender um homem que está congelando?" Alexander Soljenitsyn