Frida Hayden Herrera

Resenhas - Frida

Nata36 08/04/2024

Frida
"Frida", escrito por Hayden Herrera, é uma biografia envolvente que mergulha na vida turbulenta e apaixonante da renomada artista mexicana Frida Kahlo. Publicado em 1983, o livro oferece uma visão abrangente e fascinante da vida, obra e personalidade única de uma das figuras mais icônicas do século XX.
Herrera nos leva em uma jornada pela vida de Frida Kahlo, desde sua infância conturbada até sua ascensão ao reconhecimento internacional como uma das artistas mais influentes de sua época. Ao longo do caminho, somos apresentados aos altos e baixos de sua vida, incluindo seu relacionamento tumultuado com o pintor Diego Rivera, suas lutas com a saúde física e emocional e sua busca pela identidade e expressão artística.
Uma das maiores qualidades deste livro é a maneira como Herrera combina pesquisa detalhada com uma narrativa acessível e envolvente. Ela nos presenteia com uma riqueza de detalhes sobre a vida de Frida, desde suas pinturas icônicas até seus diários pessoais, oferecendo insights valiosos sobre sua arte e sua visão de mundo.
Além disso, "Frida" oferece uma exploração profunda da cultura e da história do México, situando a vida de Frida dentro do contexto social, político e artístico de sua época. Herrera destaca a importância da identidade mexicana na obra de Frida e sua influência duradoura na arte e na cultura do país.
No entanto, alguns leitores mais jovens podem achar que o livro se torna um pouco denso em certos momentos, especialmente quando se trata de detalhes históricos ou análises artísticas. Além disso, a abordagem cronológica da narrativa pode parecer um pouco previsível para aqueles que preferem uma estrutura mais inovadora ou não linear.
Em resumo, "Frida" de Hayden Herrera é uma leitura cativante e esclarecedora que oferece uma visão íntima da vida e da arte de uma das artistas mais extraordinárias do século XX. Com sua narrativa envolvente e insights perspicazes, o livro é uma homenagem digna a uma figura verdadeiramente inspiradora e inesquecível.

littlecami 04/04/2024

Incrível
Vale muito a pena navegar pela história dessa mulher que soube transformar suas dores em arte, que lutou pelo seu povo e que nunca deixou de ser oq era por conta da opinião pública.
Ela foi revolucionária e suas obras são imortais.

Raylla 03/04/2024

A vida de Frida kahlo
Nossa que livro! Frida é uma mulher tão forte, tão autêntica e tão única, que eu acho que eu me conectei de forma com esse livro e com a história de Frida. A autora não deixou nada a desejar, foram tantas informações, principalmente pra quem tem muita curiosidade, ela consegue transparência de uma forma didática tudo sobre a vida dessa mulher extraordinária.

Joyce585 30/03/2024

Frida grande pintora mulher mexicana bissexual Kahlo
Com seus trajes tehuanos, seu inconfundível batom vermelho e suas sobrancelhas que viraram marca registrada, Frida Kahlo é simplesmente um ícone. Mas há, no entanto, vários detalhes que nos escapam, mesmo numa vida tão pública, como foi a vida de Frida ao lado de Diego Rivera. Nessa biografia, publicada originalmente nos anos de 1980, percebemos uma mulher, acima de tudo humana, que teve sua vida marcada por erros e acertos.

Na escrita/tradução, ainda é possível ver uma série de comentários, especialmente no que se trata da orientação sexual da Frida, que são um tanto preocupantes, por terem preconceitos envolvidos. Mas ao longo da leitura fui me lembrando sempre que Frida viveu majoritariamente na primeira metade do século XX e que inúmeras discussões que hoje são tão comuns, só vieram acontecer nas últimas décadas.

No fim das contas não tem como negar o fascínio que essa mulher despertou nos diversos parceiros e parceiras românticas que ela teve ao longo da vida; ou mesmo o carinho dos amigos que conheceu ao longo do caminho. A admiração que ela despertou em pessoas que mesmo sem conhecer profundamente a sua história conseguem sentir uma certa identificação. Enfim, é uma leitura rica, as vezes bem humorada e em outras permeada pela dor presente nas narrativas que a própria Frida criou com seus quadros e suas cartas.

Drika.Zimmermann 24/03/2024

Viva lá vida! ????
Mais de 600 páginas de Frida!
Foi isso que imaginei que seria, mas não foi.

Eu entendo que pra saber sobre Frida é importante saber sobre Diego e sobre o México, mas nossa eu não queria saber tanto sobre Diego e nem ter uma aula de história sobre o México. Em certos momentos parecia um livro didático da escola.

Mas sobre Frida, nossa que maravilha! Sua infância, família, o acidente, escola, muitos trechos de seus diários, cartas, fotos e os quadros!

O detalhamento de suas pinturas, seus romances, sua relação com o partido comunista.

Outro ponto que me incomodou, não sei se é pela tradução, mas sempre que era citado o partido comunista, ou militantes, a autora usava o termo "esquerdista"...

A relação de Frida com Diego deu embrulho no estômago em vários momentos, uma relação tóxica demais, uma dependência doentia, que em momentos era descrita como se Frida fosse mãe de Diego.

O sonho de Frida em ser mãe, o que Diego não queria. As traições. A bissexualidade de Frida, onde era aceito por Diego as relações com outras mulheres, mas não com homens!

A saúde de Frida. A descrição do acidente que a deixou com um grave problema na coluna, que a acompanhou até a morte. Inúmeros procedimentos cirúrgicos, abuso de álcool e remédios. Tentativas de suicídio.

Exposições, incríveis pinturas, os autoretratos!

Foi uma vida bem vivida, senti que ela perdeu muito tempo nessa relação com Diego, mas ela amou muito e foi amada, pelas cartas dava pra sentir como era afetuosa com seus amigos e amantes.

Sua militância comunista, que normalmente é apagada de sua história.

Mas no geral foi uma leitura incrível! Frita foi uma grande mulher, uma grande artista!

Felipe 16/03/2024

A vida e obra de Frida estão totalmente interligadas, haja vista que seus quadros representam sentimentos dos quais ela estava vivenciando naqueles momentos, em suma, ela pintou a sua dor.
No geral, gostei muito dessa edição, e da forma como a autora se propõe a contextualizar os elementos utilizados em determinados quadros, e a explicar, com base em movimentos artísticos e teorias da arte, como alguns deles podem ser destrinchados, porém não reduzidos à apenas uma explicação.
O que me incomodou na edição, é ter de recorrer à imagens de alguns quadros na internet, visto que, eles estavam em preto e branco, e nas descrições da autora, ela fala sobre as cores (que não existem nas fotos 🤡).

EstAfani.Sandmann 22/01/2024

Frida. A Revolução.
Terminei a Biografia definitiva da Frida
Não sem dor, eu que amo tanto a personalidade, a persona e sua capacidade de amar intensamente e viver até o fim lindamente
Amo tanto que tatuei na minha própria pele esse gostar, assim como Viva la Vida, a expressão de amor pela vida que Frida tanto usou, mas que deu nome ao último de seus quadros.
Enquanto lia a Frida o Blog livrada lançou o seu desafio, nele há uma Biografia e um livro sobre arte. E eu imediatamente pensei: e agora? Esse livro é sobre arte ou uma biografia da Frida.
Cada capítulo é o nome de um dos seus quadros. Todos eles explicados em termos de tons, cores, desejos e vontades, também.
A biografia da Frida só funciona através de sua arte? Provavelmente não. Já que ela passou muitos anos sendo ?simplesmente? esposa. Aluna. Filha.
Mas esse livro claramente foca na arte, na escolha dos temas, nos rompantes artísticos, em cada detalhe que fez da Frida ?A artista Frida?. Então, eu aceitei ele como um livro sobre a arte, e como a arte pode ser descrita através da vida de um artista.
Me emocionei, de fato chorei copiosamente várias vezes.
Não sei como ela aguentou firme. Mas aguentou.
Quem não teria desistido antes?
A Frida é magnífica. Maravilhosa. Intensa.
Meu 2024 inicia lindamente após essas 623 páginas de tanto amor, sofrimento e ternura.
E por isso, a Frida merece um post só dela.
??

Dandara 31/12/2023

Frida
Ler a biografia a é entender e passar a admirar, ainda mais, as suas pinturas. Uma mulher de uma força que nos surpreende, e que de forma incrível conseguiu transpor parte desse sofrimento para as telas, por meio de tintas e pincéis.

Sa 28/12/2023

Frida Kahlo foi uma artista a frente do seu tempo e merece todo reconhecimento possível. Essa biografia cumpre sua tarefa, explorando com sensibilidade o olhar que Frida tinha para a vida e consequentemente para suas obras. Toda construção história desde o seu nascimento até a sua morte, o seu amor inabalável por Diego e pela pintura. Termino essa leitura completamente admirada e inspirada pela sua imaginação, esperança e força.

Paula 23/12/2023

Mulher incrível!
Primeira biografia que leio e fiquei admirada em me deixar levar pela narrativa, pois pensava que não iria engatar lendo somente este livro por algumas semanas. A história da Frida é permeada de encontros, amores, Diego e seu talento majestoso na arte. Senti por ela em muitos momentos, especialmente na sua luta nas doenças que teve, cirurgias e dores, resultando num sofrimento, e que não dá para acreditar que ela conseguia levar a vida tão leve e alegre apesar destes percalços. Mulher extraordinária e mega talentosa que deve sempre ser lembrada como alguém que lutou até o fim da sua vida. Sou fã ??

Migueleituras 14/11/2023

Quis desistir muitas vezes no começo, principalmente quando foram páginas e patinhas de cartas dela pro primeiro namorado, além de outros momentos que se arrastam. Também acho a forma como as imagens foram organizadas meio complicadas, porque acho que se tivessem seguido a ordem que apareciam comentarios sobre elas na biografia teria facilitado. Mas teve diversas partes legais e ser um dos Fridos deve ter sido algo extremamente interessante, imagina ter Frida como professora

Maaria_ 11/10/2023

Humanidade e força
O livro traz consigo uma riqueza de detalhes sobre a vida de Frida Kahlo, desde sua infância até sua partida da terra. Repleta de referências, acervos históricos e obras da artista mexicana. Porém, é uma leitura extremamente cansativa, senti que ela não fluiu como outras biografias que já li, também esperava que certos pontos seriam mais explorados do que outros, como, por exemplo: a paixão secreta entre Frida e o político soviético Trótsky.

Lendo essa biografia parei para pensar sobre os tempos da sociedade moderna em que vivo. Frida é uma mulher forte, guerreira e além de tudo batalhadora. Mas nos tempos atuais seu rosto é estampado na sociedade capitalista e suas obras de arte e suas opiniões políticas são deixadas de lado. Intitulada como feminista pela maioria, mas viveu seus dias em uma prisão conhecida como relacionamento abusivo (de ambas as partes).

Frida fala em certo momento: eu não posso amá-lo por aquilo que ele não é, e em outro temos a seguinte narrativa sobre Diego: ?Rivera demonstrava certa preocupação com Frida, e pedia para que Lucienne e Stephen Dimitroff a convencessem a pintar, embora fosse apenas porque ele ?queria que ela fosse independente dele?, segundo Lucienne.?
Prisão em um relacionamento em que ela acreditava ser sua liberdade, seu mundo e sua vida. Estava buscando sempre chamar sua atenção de alguma forma para ser notada pelo próprio companheiro. Lupe Marín, ex esposa de Rivera a humilhou publicamente na festa de casamento do casal e mesmo após o ocorrido Frida aceitou suas dicas sobre o que o marido gostava, buscando agradá-lo no início de suas vidas de casados. Lupe disse para Frida levar sempre uma cesta recheada de comidas e bem decorada com lenço, durante o horário de almoço para os andaimes em que ele trabalhava, e assim fez Frida por mais tempo do que podemos imaginar.

Mari 08/10/2023

Se já gostava da Frida antes, depois de ler essa biografia fiquei ainda mais fã!

É impressionante como ela conseguia transmitir os seus sentimentos em suas telas de uma maneira tão sincera e única! Cada elemento tem um significado, nada está ali apenas por estética, e o legal dessa edição é justamente a análise de várias telas (e fotografias das mesmas), onde podemos ver e entender os seus significados e o momento que foram pintadas.

A obra também conta com várias cartas que ela escreveu para amigos e amantes, fragmentos de seus diários e muitos depoimentos de pessoas próximas à ela, além de fotos do arquivo pessoal da família.

Achei a biografia bem completa e bem pesquisada, recomendo muito para quem gosta e tem vontade de saber mais sobre ela!

Obs.: as páginas finais são de muuuuuitas notas que não foram sinalizadas ao longo da leitura e só fariam sentido ser lidas junto aos capítulos. Se você tenta ler ao terminar os capítulos, elas acabam não fazendo muito sentido, pois não dá p/ lembrar exatamente ao que a maioria se refere rs

Talita_nunez 07/10/2023

Biografia ilustrada
A biografia mais completa da vida de frida, apresenta todas as referências com entrevistas e acervo histórico da vida pessoal e obra da artista.

A única dificuldade é quanto as referências de imagens que fazem com que o leitor necessariamente fique indo e voltando as páginas para acompanhar a leitura com as ilustrações.