Em Casa

Em Casa Bill Bryson

Resenhas - Em Casa

Peterson Boll 27/11/2012

delicioso livro que nos leva ao desenvolvimento da vida caseira e por extensão a praticamente ao desenvolvimento de todo o mundo ocidental. O porém é que ele se concentra apenas nas Ilhas Britânicas e nos EUA e também é meio 'bagunçado', pois por diversas vezes o autor deixa o assunto do tema abordado quase que as margens.

Muito bom, e de uma ironia bem britânica. (embora o autor seja norte-americano)
Nana 10/02/2015minha estante
também achei que poderia se aprofundar mais em algumas coisas, mas imagina quantas páginas teria esse livro? Teria que ser uma enciclopédia, rs O bom é que desperta o interesse para que a gente procure saber mais. Belo trabalho e pesquisa!

Peterson Boll 16/02/2015minha estante
Exato, Nana. Creio que o objetivo do autor seja este mesmo, dar a dica, e quem quiser se aprofundar, pesquise. Minha crítica é que mesmo assuntos tratados superficialmente, as vezes foram deixados sem uma conexão dissertativa coerente.

Alexandre 26/02/2012

Como a vida era difícil em qualquer classe social.
Fora um trecho razoavelmente extenso onde o autor mergulha muito profundamente na arquitetura de estilos britânicos e norte-americanos, e que de fato interessará bem mais aos arquitetos, o livro não se prende só a descrição de cômodos, descreve a vida das pessoas com tudo de que elas dispunham de acesso ao conforto, saúde, etc. Sempre com fatos muito interessantes e assustadoramente precários quando comparados ao que dispomos hoje.

Thiago 15/01/2019

Um livro com altos e baixos
Bill Bryson é o autor de um de meus livros favoritos: Breve História de Quase Tudo, onde ele, de forma bem humorada e acessível, nos conta não só a história da ciência, mas quem foram os homens e mulheres que fizeram essa história, quase todos deliciosamente excêntricos.

Neste livro aqui, Breve História da Vida Doméstica, o autor não teve o mesmo sucesso. Diferentemente da ciência, que é universal, muitos aspectos da vida doméstica são peculiares a determinados lugares e regiões. Sendo assim, o autor se deteve muito mais na Inglaterra e EUA, fazendo com que o livro ficasse menos interessante do que poderia ser.

Alguns capítulos são estupendos, como por exemplo, os que falam sobre os alimentos e sobre os animais e pragas domésticas. No entanto, o brilho desses capítulos só demonstra como o restante do livro deveria ser.

No mais, essa obra traz dados muito interessantes, porém por ser irregular, fica com 3,5.