A magia dos números

A magia dos números Yoko Ogawa

Resenhas - A magia dos números

jota 11/11/2015

Matemagia
Cheguei ao livro de Yoko Ogawa (lançado em 2003) através de sua versão cinematográfica, O Professor e Sua Amada Fórmula (2006), que vi faz algum tempo e que era muito boa mesmo. Fiquei então com vontade de ler o livro, que na edição portuguesa (permanece inédito no Brasil, creio) recebeu o título de A Magia dos Números.

Na ocasião do lançamento da edição americana, The Housekeeper and the Professor, Paul Auster escreveu sobre o livro: “Altamente original. Infinitamente encantador. E sempre tão comovente.” De fato, poucas vezes a matemática entrou numa obra de ficção quase como um personagem, a grande paixão do idoso e singular matemático dessa história. O professor amava especialmente os números primos; depois deles, o beisebol.

Além do matemático – que por conta de um acidente automobilístico tem uma memória autônoma de apenas 80 minutos diários – temos também sua cuidadora (ou empregada, que narra os acontecimentos), uma jovem de 30 anos, mãe solteira, e seu filho de 10, que o professor apelida de Raiz (de raiz quadrada). O professor mora num pavilhão da mansão de sua cunhada viúva, que foi casada com o irmão mais velho dele. A viúva pouco aparece, embora protagonize dois momentos especiais da história.

Já a matemática praticamente ocupa todas as páginas do livro. E tome fórmulas, cálculos, equações e números primos, amigos, naturais, perfeitos, abundantes, deficientes... Mesmo longas às vezes, nenhuma das conversas dos personagens sobre números é aborrecida, pelo contrário, algumas vezes pode até ser engraçada ou curiosa.

Aos poucos, entre o professor, sua funcionária e o filho dela vai se estabelecendo uma amizade terna; é como se eles formassem uma família ou como se o professor fosse um parente muito próximo. Então aquele Japão ideal ou tradicional que temos na cabeça, das flores de cerejeira, das pessoas gentis, educadas, respeitosas, está bem ali na frente dos olhos e depois percorrendo nossa mente.

E assim tudo vai fluindo calmamente até que um dia a curiosidade leva a empregada a uma biblioteca pública e ali, cercada de livros de matemática, tenta decifrar uma fórmula que o professor escrevera num pedaço de papel e que ela guarda em sua bolsa como uma relíquia – que mais tarde ficamos sabendo tratar-se da fórmula de Euler.

Com ela descobriu isso? Logo depois de ter se deparado em suas pesquisas com o último teorema de Fermat (rufem os tambores nesse ponto!). Só que isso tudo se passa algum tempo depois de a viúva ter pedido à agência de empregos que demitisse a moça, que ela acreditava ter infringido certas regras de seu contrato de trabalho. E o pobre professor como iria se virar agora com uma nova empregada, a décima?

E nós, como ficamos então no meio desse drama dramático e ao mesmo tempo matemático? A moça não sai mais de casa sem seu bloquinho de papel e um lápis bem apontado. Agora ela mesma tornou-se uma viciada em números primos. Tanto que, no novo emprego, pode se esquecer de guardar algo que deveria ser congelado ou mesmo deixar de passar escovão no chão para poder ficar fazendo cálculos...

Um dia os três estarão juntos novamente? A memória do professor vai progredir com o passar do tempo ou vai decrescer mais ainda? Continuarão todos apaixonados por beisebol ou trocarão de esporte? Raiz vai crescer e se transformar num rapaz moderno ou quadrado? Uma coisa é certa nisso tudo: os números estarão sempre com nossos personagens, da mesma forma que estão conosco diariamente.

Ninguém precisa ser apaixonado por matemática para apreciar A Magia dos Números, já que aqui o importante não é tanto a relação dos números entre si mas das pessoas entre si e também com eles. Certamente matemáticos que apreciam literatura tirarão mais prazer dessa história do que leitores comuns embora Yoko Ogawa tenha narrado tudo com leveza, de modo a torná-la interessante para todos.

Lido entre 04 e 10/11/2015.