Aristóteles Para Todos

Aristóteles Para Todos Mortimer J. Adler

Resenhas - Aristóteles Para Todos

Marion 31/01/2024

Aristóteles for Dummies
Explica Aristóteles de maneira compreensível até a uma criança e através de exemplos. Esse autor sempre tenta levar a filosofia a todos de forma bem didática .

Leandro Brito 04/01/2023

Esperava mais
Para um livro que é introdutório, que até cogitou ser direcionado para crianças, é um livro distante de uma linguagem introdutória - por mais que eu acredite que essa parte de ser direcionado para crianças é mais uma provocação, a fim de fazer com que o leitor replica sobre suas capacidades de leitura de textos filosóficos. Ademais, é um livro que me passou a sensação de não ter muita coesão entre os capítulos, com exceção dos capítulos finais que citam vários dos capítulos anteriores.
Esperava mais reflexões e mais conteúdo, principalmente da lógica aristotélica - mas também não é um livro ruim, ele cumpre seu papel de introdução.

Marcela 20/11/2020

0 defeitos
Incrível! Livro dinâmico e interativo. A leitura flui de forma leve e tu nem percebe que o assunto é complexo.

Furtador 16/11/2020

Uma introdução robusta para um pensamento complexo
Mortimer J. Adler com certeza conseguiu apresentar as ideias principais do pensamento aristotélico. Por mais que algumas partes ainda pareçam complexas, ele facilitou, e muito, a compreensão destas por meio de analogias e palavras simples.

Aristóteles, pra quem gosta de conhecimento, é uma fonte inesgotável do pensamento crítico e filosófico que molda cada concepção, seja ela material ou mental. A fundamentação das categorias junto com o fundamento lógico da racionalização, faz dele a base de qualquer castelo voador.

Nada que eu fale vai chegar perto da suma importância que percebo nesse conhecimento bruto.

Deixo aqui apenas meu rastro potencial da infinitude que pude perceber com seus ensinamentos. De resto, apenas quem mergulhar poderá experimentar.

Aa 12/12/2018

Um bom começo para pessoas de qualquer idade
Bastante simples e didático, Adler consegue separar bem os principais temas, explicando-os de forma bem clara (a ideia inicial do livro era ter sido escrito para crianças, embora imagine que ele tinha em mente adolescentes). Em geral de fácil compreensão, em algumas partes o livro se beneficiaria se fosse mais longo; um exemplo é o capítulo sobre a Lógica.

Vale muito a pena, desde que se tenha em mente que o livro é meramente uma introdução (embora apresente todas as principais ideias de Aristóteles) e que um real entendimento da filosofia aristotélica exige aprofundamento.

Rodrigo.Dias 25/01/2017

Um bom teste de burrice.
Eu já sabia que era deficiente intelectualmente mas Adler me mostrou quão burro sou. Ter dificuldades para ler um livro escrito originalmente para crianças é para te deixar deprimido. Agradeço ao Olavo por mostrar o quanto precisamos melhorar urgentemente nosso intelecto.
Emmanuel.Figueiredo 14/06/2017minha estante
Rodrigo Botelho
Somos frutos de uma geração, simplesmente isso. Não há tempo para iniciar esta caminhada, pois o mais difícil de tudo isso é encontrar o caminho certo, e isso já temos.

Diogo218 19/08/2018minha estante
Fico feliz em saber que não fui o único a me sentir um imbecil. Ainda tenho muito o que aprender.

Sarah 23/10/2020minha estante
Te deixei um recado ;)