O Oposto do Amor

O Oposto do Amor Julie Buxbaum

Resenhas - O Oposto do Amor

Lia 10/12/2009

O melhor
"O Oposto do Amor" é meu livro favorito, aquele que é lido em qualquer situação de "emergência". Onde eu posso encontrar e encontrar pessoas que amo, momentos que vivi ou vou viver. Emily Haxby é uma mulher fantástica e com o desenvolvimento do livro se percebe que todas nós temos um pouco - ou muito, haha - dela.
Minha opinião deve ser suspeita pelo valor sentimental que este livro tem para mim, mas acho que não é suspeito dizer que é o tipo de livro que talvez te deixe desidratada.
O relacionamento de Emily com o pai, com a mãe morta, com o avô, com a com Jess, com o Andrew - todos eles são fascinantes, envolventes. você se perde na história e não consegue entender como a Emily sabe exatamente o que você pensa (pelo menos foi o que aconteceu comigo). É preciso ler para entender o tipo de reação que Julie Buxbaum provoca no leitor.
"O Oposto do Amor" é aquele livro que sempre estará na sua cabeceira, surrado, rabiscado e desgastado pelo tempo, mas sem perder o valor e o significado.

"Talvez o resultado da perda - as migalhas de lembranças - tenha, de alguma maneira, me amedrontado mais do que a perda em si. A verdade é que eu nunca aprendi a andar de bicicleta porque, entre outras razões, é algo que nunca se esquece. Esta sou eu: alguém que ao mesmo tempo anseia por algo e teme pelo compromisso de lembrar. Há o esquecimento, a desintegração da memória, de pouquinho em pouquinho; e há a impossibilidade de esquecer, a marca em cicatriz, com todas as suas camadas. Ambos me assombram de suas maneiras próprias.
Você jamais conhecerá a pessoa que um dia eu fui, aquela que existiu antes de você, de algumas formas, antes mesmo que eu fosse eu. Mas esta é a história de quem eu me tornei, está história é sobre nós, é seu legado, tanto quanto meu."

Pode ser que eu seja tão viciada nesta obra por ter tido experiências através das experiências de Emily - e porque vivi ao mesmo tempo meu livro favorito e a minha pessoa favorita. Mas esqueça e tente. Talvez você seja só alguém num canto de uma livraria com um livro desconhecido que um dia sentirá que faz parte de você.

LissBella 08/08/2010

Nota máxima...
Indiscutivelmente é nota 5. Um livro gostoso de ler, uma narração leve, inteligente e bem humorada.

A autora narra a vida da protagonista de forma tão real, que em alguns momentos, parece relembrar partes de nossa própria história.

Quem de nós nunca chegou no momento em que acha que está tudo ótimo, segura de si e de suas decisões e, dias depois, se vê perdida, confusa e arrependida dos últimos feitos???

No "O Oposto do Amor" Julie Buxbaum mostra exatamente isso. Nem sempre quando pensamos estar firmes, estamos livres de acontecimentos que faz desmoronar sonhos e planos.

As vezes precisamos nos reconstruir, ou reformar o que ainda é possível e reconstruir o que não tem mais conserto.

Frases que adorei:

"Você tem que decidir se a briga vale a pena. É você que escolhe as batalhas de sua vida".

"O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença".

"Se parece com um pato, age como um pato, então só pode ser um pato, certo? Mas nós não éramos uma porcaria de um pato. Nós parecíamos um, agíamos como um, mas não éramos um.... éramos... um jogo com as peças instáveis... Fecho os olhos por um momento e penso o quanto de nossa vida é desperdiçado com fingimentos".

"Se vou passar pelo menos setenta e cinco por cento das minhas horas acordadas fazendo algo, quero que esse algo tenha um signficado".

Ah... e por último não posso deixar de ressaltar a docilidade da autora em descrever o que é ser 'mãe' desde a gestação...

"Aqui está o que eu sei: como quantidades imensas de carne vermelha, xingo religiosamente, canto com desafino, mas com convicção. Choro quando me convém e rio quando é inoportuno... você pesa menos que um litro de leite... não é mais uma teoria. Você é uma menina...
...Você jamais conhecerá a pessoa que um dia eu fui, aquela que existiu antes de você... Agora não haverá mais vida para mim num mundo sem você".

Lindo! Recomendadíssimo!
Isis C. 20/12/2010minha estante
Essa introdução que a autora faz para o livro, como se fosse uma dedicatória de Emily para sua filha, quase me faz chorar já na segunda página do livro! Perfeita a frase: "Você jamais conhecerá a pessoa que um dia eu fui aquela que existiu antes de você. (...) Agora não haverá mais vida para mim num mundo sem você". É a mais pura verdade.

Suzi 12/05/2011minha estante
Oi Liss!
Concordo plenamente com você, ótima resenha!
Estou lendo o livro...que delícia de estória!

Nii. 14/07/2010

Mais em : http://fazparte-ni.blogspot.com/
Quando eu terminei de ler a primeira palavra, ou melhor, a primeira manifestação de fala, que saiu da minha boca foi: "U... au".
" O Oposto do Amor" é sem clichê nenhum, um livro inesquecível. O livro tem uma narração super inteligente, com algumas tirinhas bem humoradas e carregado de sensibilidade. O romance de estréia da autora Julie Buxbaum torna-se marcante para quem ler. Emily é tão palpável quanto cada um de nós, acho que isso acaba aproximando o leitor e fazendo com que a estória seja ainda mais cativante. Tem drama, romance e personagens muito bem construídos. Ler "O Oposto do Amor" é conhecer a vida de alguém que "sobre-vive" e nem se dar conta disso, é conhecer alguém que pensa que está firme quando tudo ao redor está desmoronando, é conhecer alguém se conhecendo, é uma lição de vida!!!
Vale a pena ler e tê-lo para reler.

Isis C. 20/12/2010

Acho que esse é um dos livros que mais me emocionou e me fez chorar. Me fez valorizar (ainda mais) quem eu amo e quem me ama. Comecei a leitura meio desconfiada, mas logo me deixei conquistar pela cativante protagonista, Emily. É impossível não se identificar com ela.

Alguns trechos são especiais para mim. Por exemplo, quando a Dra. Lerner perguntou para Emily o que é ter uma mãe. E aí, quando a Emily responde: "Eu sinto falta de ter essa pessoa. Sabe, essa pessoa que me amaria, independentemente do que tivesse acontecido, não importa o quanto eu tivesse ferrado a minha vida." E quando você olha para seus pais, para sua família, e vê que estão todos do seu lado, que te amam, não tem como não chorar.

Quantas pessoas te amam de verdade, que ficam felizes com o seu sucesso ou que te amparam quando você está na merda? Eu posso contar nos dedos - de uma mão só - para quantas pessoas eu doaria o meu rim.

Marcia 26/03/2010

Sabe aquele livro que em determinados momentos vc vai pegá-lo na estante para reler alguma parte marcada...O Oposto do amor é assim...Maravilhoso!

A autora brinda os leitores com uma narrativa sobre amor, sobre perdas, descobertas , família e principalmente medos...

Me identifiquei muito com Emily , com a sua jornada de amadurecimento, aprendendo a lidar com as adversidades da vida.

Foi algo tão próximo, palpável...eu sempre parava para reler algo e pensar!!

Um livro emocionante, que consegue equilibrar o drama com o humor, sem ficar pesado.

Uma palavra: ESPECIAL !!!

SARITA 18/09/2011

O Oposto do Amor é o Chick Lit mais denso que já li até hoje, com uma das personagens mais maduras do gênero.

Geralmente para que uma obra tenha humor, os autores colocam a personagem meio idiota, fazendo bobalhices infantis. Em O Oposto do Amor há HUMOR e DRAMA, mas nem por isso a personagem principal é retardada.

Destaco como interessantes os sentimentos muito bem descritos da personagem; O processo de terapia e crescimento pessoal que a personagem passa; Os vieses de uma separação e de uma perda; A família, seu contexto. Destaco também como a autora conseguiu ser realista nas pequenas frases.

Recomendo bastante.

Suzi 17/05/2011

Recomendadissímo
Descobri este livro aqui no Skoob e decidi comprá-lo. Esperava que fosse bom, mas para ser sincera, não imaginava que fosse tão bom, como é!
Emily é uma jovem advogada que tem, aos olhos dos outros, condições suficientes de ser e estar muito feliz. Um emprego em uma renomada empresa, um namorado bonito e apaixonado, um apartamento próprio, ingredientes que poderiam fazer de seu mundinho, um lugar tranquilo e sem problemas. Mas as coisas não são simples assim, a vida não é simples assim. Nosso íntimo, nossos pensamentos são como labirintos em que inesperadamente, a saída, o caminho certo....desaparece!
Esta é a estória de Emily, que corajosamente decide descobrir a si mesma, decide encarar suas dúvidas, seus medos de frente. Essas escolhas não são facéis, não poderiam ser, mas ela encara as consequências de suas escolhas e batalha para encontrar o rumo certo pra sua vida.

Quem não se viu totalmente perdido e confuso em algum momento da vida? Esta é a realidade que a autora retrata magistralmente.
Amei a estória, me identifiquei muito com a Emily. Os personagens são ótimos, sua personalidade, seus comportamentos, tudo!
Enfim, super recomendo este livro. Ele é ótimo para reavaliarmos nossa vida, nosso comportamento perante nossas decisões e perante as pessoas que nos são caras.

Nana 03/01/2010

Uma grande estréia de Julie Buxbaum!
Eu já tinha este livro a algum tempo na fila de espera, mas sem muita expectativa. Comprei apenas pelos comentários que li sobre ele e tive uma maravilhosa surpresa .
É uma leitura deliciosa! Algumas partes engraçadas, outras tristes e emocionantes.
Um livro com poucas páginas, de leitura rápida e sem nenhuma enrolação, que aborda assuntos como: amor, perdas, medos, relacionamento familiar...interessante do início ao fim!
Torci o tempo todo por Emily, que no decorrer da estória aprendeu a lidar com seus sentimentos, sofrendo e crescendo com seus erros, como acontece com todos nós na vida real. Em muitos momentos me identifiquei com a personagem.
Valeu muito a pena a leitura! Eu adorei e entrou para os meus favoritos!!
Espero que tenhamos novos livros desta autora em breve!

Carla Buffolo Altoé 17/01/2013

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O
Depois de ler este livro descobri que é difícil, muito difícil ler e chorar ao mesmo tempo!
Me identifiquei muito com Emily em alguns apéctos e tenho certeza que muitas pessoas também se identificariam com esta personagem...
A história é muito rica de sentimentos, dúvidas que pessam pela nossas cabeças durante nossa existência e que, muitas vezes, não têm respostas...mas são sentimentos que fazem a vida valer à pena ter este gostinho de "dificuldade".
Sem contar que também tem um humor muito bem construído, chorei e ri ao mesmo tempo!!!
Recomendadíssimo!!!!!!

anabibinz 16/10/2009

O melhor livro que já li na vida! Me identifiquei muito com a personagem principal!

Day 30/05/2012

Emily é uma mulher com menos de 30 anos que mora em Nova Iorque. é advogada e trabalha em uma empresa bem reconhecida que lhe favorece boas condições de vida. Além dessa carreira bem sucedida, ela namora Andrew o qual se encaixa na categoria de "cara perfeito": engraçado, inteligente, amigo e bonito. E está prestes a pedi-la em casamento. Aparentemente Emily tem uma vida onde tem tudo o que quiser e é independente, ou seja, tudo o que uma mulher poderia querer. Mas isso só aparentemente.

O livro começa com nossa personagem principal em um momento que poderia ser chamado por muitas pessoas como: "melhor momento na vida de uma mulher". Mas esse grande momento acaba se tornando o início de uma bola de neve de problemas. Com o passar das páginas vemos que uma pessoa como Emily que está no topo do mundo pode se sentir na verdade no fundo do poço. Ela perdeu a mãe aos 14 anos, ficou distante do pai, trabalha em uma empresa onde seu chefe assedia as mulheres, e o membro mais próximo que tem de uma família é seu avô que vive em uma casa de repouso.

A posição de Emily diante dessas situações faz com que possamos rotulá-la como fraca no inicio do livro, mas com o passar das páginas ela me mostrou ser uma das personagens mais corajosas que já li. Em certos momentos realmente me irritei com suas mentiras ou forma de autodefesa, no entanto me vi torcendo para cada passo determinado que ela deu para seguir adiante e melhorar as coisas. Pois mesmo quando todas as forças pareciam engostadas Emily, com o apoio e ajuda de algumas pessoas, mostra que ainda há pelo quê lutar e sair daquela situação em que ela mesma foi um pouco responsável. Mas isso dependia extremamente da sua força de vontade.

Apesar de retratar uma realidade bem diferente da qual vivo, me identifiquei bastante com a história deste livro: com os melhores e piores momentos; com os sentimentos; e até como as pessoas com quem convivo agem. Este provavelmente é o porquê que ele se tornou um dos meus favoritos.

"O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença".

Ótimo! Super recomendo :D

Tina 08/06/2012minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Douglas P Da Silva 08/09/2010

ótimo livro recomendo.
Eu poderia escrever mais, e partilhar com vocês as mais diversas situações do livro, mas eu vou deixar de fora, pois não quero estragar as surpresas e dizer somente que O oposto do amor é uma leitura ótima que vai fazer você rir, chorar e tudo mais... Grande romance de estréia! Julie Buxbaum foi uma maravilhosa surpresa!

Bárbara 18/11/2010

x
ótimo livro!
Adorei a história, os personagens.
Dá pra rir, chorar, refletir, se chatear, querer gritar!
poakspoaks

AMEI !

Bruna 11/06/2020

Gostei do livro. No inicio parece um pouco confuso mas quando continua ele flui e é bom.