Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

veronicarolinaa 10/03/2024

Amei?!
Vi muita gente falando que não gostou do livro, então não estava esperando grande coisa e acho que foi exatamente isso que fez com que eu gostasse tanto. Devorei esse livro e em nenhum momento achei chato e arrastado, acho até que depois de Orgulho e Preconceito esse é o meu preferido da autora até então.
Fanny me parece ser a personagem mais diferente que Austen criou (pelo menos dos livros que eu li até o momento), ela é tímida, frágil e insegura, uma personagem bastante real e a que eu mais me identifiquei kkk
Só não favoritei por achar o final muito corrido e a mudança de sentimentos do Edmund não ser tão desenvolvida como eu gostaria que fosse.

@srta.bookstan 26/02/2024

Isso não é uma resenha
Demorei tanto tempo para começar, apesar de ter duas edições na minha estante. ?
Mansfield Park foi a única obra, entre as que já li, que não conseguiu me cativar (fiquei indignada kkkkkkk mas acontece).
Essa obra com certeza é a menos favorita, e a primeira da autora que classifico com menos de 4 estrelas.

Com uma narrativa lenta e sem grandes reviravolta, conhecemos Mansfield Park, um lugar que vive diversos personagens em que vamos conhecer suas histórias, principalmente Fanny.

Estamos acostumados com mocinhas vigorosas e cheias de vitalidade, mas como é citado na sinopse acima, Fanny é frágil, tímida, insegura e mais uma lista enorme com tudo o que não se espera numa protagonista. Acompanhamos todo seu desenvolvimento desde a infância até sua fase adulta.
O enredo gira em torno de tudo o que acontece em Mansfield Park e todos os diversos personagens que passam por lá, o romance é implícito, a gente vai ganhando migalhas incertas ao decorrer da trama.
E apenas no final, que acontece tudo rápido demais, que acompanhamos o romance entre Fanny e seu pretendente (que mesmo que implícito a gente percebe ela atrás do dito cujo o livro todo, e algumas vezes chega ser irritante).
Como disse não tem grandes reviravoltas, conhecemos a vida, família e amigos de Fanny.

Entendo os tabus, as mensagens e reflexões que Austen traz, sua ironia e o jeito como traz luz para alguns problemas da época. Entendo que é a obra mais madura da autora. Mas prefiro um bom romance em que ela consegue abordar todos esses temas e ainda sim nos apresentar uma mocinha mais aventureira, audaciosa, que consegue superar suas limitações etc.
"Fanny sempre pensa, fala e age exatamente como deve . Ela nunca erra. Ela triunfa sem fazer nada. Só sofre e espera."
E com essa perfeita crítica, tirada da edição da Penguin Companhia, encerro meu desabafo.

(kkkkkk brincadeiras a parte, *minha resenha)

Marcia.Santos 13/02/2024

Mais um
Jane Austen me faz ler todos os livros dela? E cada vez que leio uma de suas obras me emociono. Essa obra proporciona uma leitura densa e que terei que ler novamente, pois não consegui me conectar com toda a trama.

Lori Bulhak 08/02/2024

"Ninguém queria magoá-la, mas tampouco se dava o trabalho de tentar confortá-la"

" 'Vamos ter dificuldades sra. Norris', Sir Thomas observou, 'com relação à diferença adequada que devemos estabelecer entre as meninas, à medida que forem crescendo; como preservar em minha filhas a consciência do que são, sem levá-las com isso a desprezar a prima; e como, sem humilhar a menina, fazê-la lembrar que não é uma srta. Bertram. Quero que elas sejam boas amigas e de modo algum hei de permitir que minhas filhas tratem a prima com arrogância; mas elas não podem ser iguais. Sua condição, sua fortuna, seus direitos, suas expectativas sempre serão diferentes.' "

Soso:)) 30/01/2024

Slow burn
Comparado com outras obras da Jane, Mansfield Park é muito inferior. O foco principal da trama em teoria seria no desenvolvimento de Fanny com Edmund, em que o amor dela por ele fica explícito já na sinopse, mas na prática isso fica de lado. Toda a narrativa fica concentrada na percepção de Fanny sobre a sua residência, e não há nenhum desenvolvimento profundo no casal principal. A forma que o livro terminou foi muito superficial. Tirando essa questão, é um livro bom, mas não te prende na história.

Nicoly. S 14/01/2024

Finalmente terminei!
Finalmente consegui terminar.
Eu realmente não consegui gostar desse livro. Na minha opinião é o pior da Jane.
A história foi totalmente arrastada sem necessidade. O Edmund passa 95% do livro atrás de outra e só quando td desmorona ele finalmente repara na Fanny. Pelo menos no finalzinho teve uma fofoquinha e que boa leitora não gosta de fofoca, não é?

mfru 10/01/2024

Graças a Deus acabei essa leitura desgastante. O resumo é esse: uma galera que vive em função da opinião alheia. Pelas caridade! Preciso pesquisar o que levou a Jane escrever essa narrativa tão chata.

Daniel1503 14/12/2023

Clássico com os grandes elementos de Austen
Mansfield Park, de Jane Austen, é um romance publicado em 1814. É o quarto romance da autora e é considerado um dos seus trabalhos mais maduros.

A história gira em torno de Fanny Price, uma menina de origem humilde que é enviada para viver com seus tios ricos, os Bertrams, em Mansfield Park, uma mansão na Inglaterra rural. Fanny é uma jovem modesta e educada, mas é tratada com desprezo por seus primos e tias, que a consideram uma intruso.

O único que a trata com bondade é seu primo Edmund, por quem Fanny desenvolve uma paixão secreta. Edmund é um jovem gentil e bondoso, mas também é inseguro e facilmente influenciado por sua família. O romance acompanha o crescimento e amadurecimento de Fanny, que, apesar das adversidades, persevera em seus valores e crenças.

Mansfield Park é uma obra complexa e multifacetada que explora temas como a importância da família, a moralidade, a educação e a sociedade. Austen usa sua escrita perspicaz e humorística para examinar os comportamentos e motivações dos personagens, revelando os perigos da hipocrisia e da superficialidade.

A personagem de Fanny Price é uma das mais interessantes criadas por Austen. Ela é uma jovem complexa e contraditória, que luta para conciliar seus valores morais com as expectativas da sociedade. Fanny é uma personagem que desperta empatia e identificação, e sua jornada de crescimento e amadurecimento é uma das mais cativantes da literatura.

Austen também explora temas importantes no romance, como a importância da educação e da moralidade. Fanny Price é uma jovem educada e moralmente íntegra, e ela é contrastada com seus primos, que são mimados e frívolos. Austen sugere que a educação é essencial para o desenvolvimento de um caráter moral, e que a falta de educação pode levar a comportamentos imprudentes e irresponsáveis.

Mansfield Park é um romance imperdível para os fãs de Jane Austen. É uma obra que combina a sensibilidade e o humor da autora com uma exploração perspicaz da natureza humana.

Miriã de Miranda 09/12/2023

O LIVRO MAIS SENTIMENTAL DA JANE AUSTEN! ?
SEM PALAVRAS PRA DESCREVER ESSE LIVRO. UAU. 5 ESTRELAS E FAVORITADO! A maneira como a história é desenvolvida torna ele fantástico, pois conseguimos realmente sentir como se estivéssemos vivendo as cenas.

Arengueira.Guimara 04/12/2023

Não temos romance, mas a história é BOA.
O LIVRO É BOM, mas não espere nenhum romance como nos outros livros da Jane.

Aqui, temos uma história muito mais focada no desenvolvimento dos personagens, suas opiniões e suas ações. A obra foi um ótimo passa tempo, e nem um pouco entediante.

Vamos acompanhar a história da reprimida Fanny, uma jovem garota que vive de favor na casa de seus tios de melhores condições. Fanny não é aquela típica protagonista, ela é tímida, retraída, mais parece uma coadjuvante da própria história. Devido a sua situação, ela constantemente é lembrada que é inferior, seja por sua tirânica tia Norris, seja por ela mesma.

Esse seu constante estado de vítima por muitas vezes é irritante no decorrer da obra, já que existem SIM situações em que Fanny poderia se impor, mas ela escolhe ser submissa da vontade dos demais. Porém, de certa forma, ela não deixa de conseguir o que queria, já que, de maneira intencional ou não, seus desejos são atendidos.

Eu gostei bastante da história, de acompanhar as levianidades das primas de Fanny, que não enxergam mais do que o próprio nariz, e que, por isso, quase acabam levando a família a destruição. Senti muita raiva de sua tia Norris, que é assustadoramente realista em seus comportamentos e imprudências. Gostei muito da sua tia letárgica, que vive sentada no seu sofá, bordando e se preocupando apenas com seu cachorrinho. Amei e odiei Edmundo, um jovem que se acha um intelectual mas não consegue desvendar o que está na sua frente.

Enfim, recomendo a obra.

Vânia 17/11/2023minha estante
Adorei ver suas impressões, que bom que terminou gostando da leitura!
Eu AMEI , mas entendo que não é um livro pra todo mundo ( mesmo quem gosta da Jane).
Gosto muito da Fanny! Versão Austeniana de Cinderella ??
Sobre ela ser muito passiva ( que muitas pessoas falam ) acho injusto? dizer isso ignora o contexto da vida dela: o fato de ela ser uma moça séc. XIX pobre, agregada numa família péssima, desprezada desde a infância. Acho que ela fez o que precisava pra sobreviver naquele lugar e, no final , ascender financeiramente. E ela não é tão inocente assim, sabe quando está sendo tratada injustamente! Aquele discurso maravilhoso que ela faz sobre Sr Crawford, prova isso como vc bem pontuou
Como mulher, tb percebo que Austen mostra um lado sombrio do universo feminino, na figura da Fanny: como ela ?se alia? aos homens por ter sido sempre rejeitada por mulheres; presa nesse paternalismo.
Sobre os irmãos Crawford, eles me lembraram bastante Merteiul e Valmont de ? Relações Perigosas?. Sempre me pareceram muito ambíguos, ocultando as coisas e manipulando facilmente os Bertram ( menos a Fanny).
No final, eu perdoei o Edmund por ser tão chato, pq ele foi único que acolheu Fanny enquanto todos a rechaçaram. A união deve ter funcionado, os dois são muito parecidos! E o melhor: Fanny subiu na vida

Vitória Oliveira 17/11/2023minha estante
ai, amei muito seu comentário

Vitória Oliveira 17/11/2023minha estante
Ai amei muito seu comentário ?? Super concordo!

Vânia 17/11/2023minha estante
??????