Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

maria.e.sousa.7 03/10/2023

Moroso demais!
Faço essa resenha novamente para diferenciar as edições. Esta é uma edição ótima e adequada à obra da autora.

Até aqui, este foi o romance mais difícil de Austen! Extremamente amoroso, arrastado. A trama excessivamente demorada em momentos que, a meu ver, não demandavam tanto detalhamento.

Fiquei exasperada inúmeras vezes com Fanny, com a sua passividade, ingenuidade, resignação e até um certo excesso de bondade. Contudo, pensando em quem era Fanny, no tempo e nas condições em que vivia, é bastante compreensível que a autora tenha construído a personagem dessa maneira, afinal que opções tinha Fanny? Não muitas.
É um bom romance e novamente Austen se esmera em retratar o funcionamento da sociedade da época, mas foi a obra mais difícil de ler de Jane Austen.

3/5

Livroterapia MS 31/08/2023

Sentimentos profundos
Ler mais uma obra de Jane Austen foi mais uma experiência excepcional. Um livro que mostra bem claro os embates das classes. Apesar de encontrar um enredo muito arrastado, gostei.

mwahgeo 29/08/2023

Fanny mto querida
Juro que levei muito tempo pra ler esse livro, mas que amei ele de toda forma. muito lindo e genuíno a forma que a Austen descreve os sentimentos. lindo, to apaixonada de verdade. e um pouco confusa, sinceramente.

Josi 23/08/2023

Esse calhamaço estava encalhado na minha estante há um bom tempo e agora, de férias, resolvi finalmente dar uma chance e não me arrependi!

O enredo nos apresenta Fanny Price, uma moça muito tímida e com grande firmeza de caráter. Tendo chegado ainda na infância para morar com os tios abastados, a personalidade quieta e submissa da garota acaba afastando-a dos primos, com exceção de Edmund, que é o primeiro a se mostrar empático com ela e, com isso, conquista sua afeição.

Apesar de por vezes ser humilhada ou simplesmente ignorada, Fanny não se deixa abalar. Durante boa parte da história, apenas observa as ações que se desenrolam à sua volta e serve como uma voz sensata enquanto os outros se mostram imprudentes ou arrogantes.

Até mais ou menos metade do livro, Fanny se mantém à margem dos acontecimentos. Quando um jovem rico e sedutor inesperadamente começa a cortejá-la, ela se vê forçada a deixar de ser uma simples observadora para se tornar figura central da história, tendo que resistir às pressões da família para se manter fiel à sua intuição e seus sentimentos.

O enredo é cheio de intrigas, conflitos de interesses e críticas de costumes, com personagens fúteis e interesseiros, e assume em alguns momentos um tom moralizador, principalmente através da protagonista, cuja conduta tão correta às vezes chega a ser irritante.

É fácil antipatizar com quase todos os personagens, inclusive Fanny, e acredito que talvez o que faça dessa obra uma das menos prestigiadas da autora seja a falta de atitude e brilho da mocinha, muito diferente de outras protagonistas da autora.

Entendo que seja daquelas leituras que não funcionam para todo mundo, mas para mim fluiu muito bem e simplesmente devorei as quase 600 páginas. Valeu a pena cada linha!

Fernanda Coelho 02/08/2023

Fanny Price deixa a casa dos pais para morar com seus tios, a família Bertram, mas não faz parte dela, e em todo momento, todos, com exceção de Edmund, deixavam isso claro. Sofreu calada, e por muitas vezes a intitulei como sonsa, mas será que era tão sonsa assim?
Dotada de uma força moral invejável, o tempo se encarregou de fazer com que ela conquistasse o espaço merecido no coração de todos e uma reviravolta acontece em sua vida.
Flávia Menezes 02/08/2023minha estante
4 estrelas! ????

@tatysturnick 03/08/2023minha estante
Era sonsa sim. Mas o caráter era inabalável. Mas a sonseira ficou. Kkkkk

Fabio 03/08/2023minha estante
??????

Juh Lira 26/07/2023

Romance experimental de Jane
Melhor releitura disparada que fiz de MP até então e muitas coisas interessantes saltaram aos meus olhos nesse romance experimental de Jane, sendo em resumo um romance de formação à lá David Copperfield do Dickens. Porém o texto é mais introspectivo e psicológico :)

Gabriela.Andrade 23/07/2023

?Fanny é uma verdadeira heroína porque num mundo turbulento é mais difícil abster-se de agir do que liberar a energia e ceder aos impulsos.?

E é basicamente isso mesmo.

A princípio Fanny pode parecer meio tonta mas quando você analisa profundamente a estória sob todas as óticas, você entende o porque ela ter sido caracterizada como a protagonista deste romance.

Gostei e recomendo, ansiosa para o próximo

Raquel S.E. 16/07/2023

Gosto de todos livros da Jane Austen que li até o momento e esse é segundo melhor, logo após orgulho e preconceito.
A Fanny é uma personagem que apesar de ser muito quieta e tímida é justa e de opinião, que manteve sua opinião mesmo que todos tentassem persuadi-la a mudar de ideia. A história é longa, com diversos conflitos e um final justo para todos personagens.

Cris.Aguiar 16/07/2023

Amadurecimento.
Muitos acham esse livro da Austen o mais chato, não tem os toques meio divertidos de Orgulho e Razão, porém aqui eu achei Austen muito mais dona de sua escrita que os outros.
Aqui ela usa, o que seria sua personagem principal - que na verdade está no nível de outros personagens, não em destaque - é usada para contrapor os bons valores e o ideal de comportamento, além de apontar um cenário maior do que a alma humana, os costumes sociais .
Não é um livro para ler fluidamente como os dois anteriores, porém é um livro para fazermos muitos questionamentos morais, e ao mesmo tempo nos lembrarmos de empatizar com a época e com os personagens em tempo real.

Muito bom!
Recomendo a leitura

CLUBE DE LEITURA: SLV Julho 2023

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

Wilson 07/05/2023

Jane Austen é para os fortes
Apesar da minha primeira experiência parcialmente frustrada de Mansfield Park, pretendo ler novamente numa edição com notas, da penguin. A personagem é uma moça quieta e tímida, sem nenhum impacto na história, porém tem uma moral cristã e conservadora. Edmund é um jovem religioso, que se ordena clérigo, que eu acho o melhor personagem do romance.

O livro é bem parado, não tem grandes acontecimentos, o que torna a leitura muitas vezes tediosas.

Confesso que esperava bem mais, pois esse é um livro da maturidade da Jane. Mas a autora gera grandes questionamentos sobre a educação na Inglaterra do século XVIII.

O final do livro gera grande indignação na maioria das leitoras de Jane, que são em sua maioria adolescente, parafraseando o Rasta,raparigas espirituais, e feministeens místicas, veganas, wokes, com pai ausente e que acreditam em horóscopo.

Por fim, Jane Austen é para os fortes, ela tem uma moral conservadora e cristã, e sua leitura não é para meninas que acabaram de sair da fralda.

Isabela Beatriz 18/04/2023

Um pouco decepcionada...
Com certeza a história que menos gostei até agora da Jane Austen.
A história é sem graça, apenas em alguns momentos, bem específicos ela é interessante, mas atribuo ela ser assim pelos personagens, nenhum me cativou.
Vi que muitos não gostam da Fanny, que a acharam sem graça e a pior protagonista da Jane Austen, mas discordo, acredito que ela é a melhor da história.
Não foi um livro de todo mal, em alguns momentos gostei da leitura, mas gostei mais por ter acabado, ele é desnecessariamente extenso.
PriBull 12/07/2023minha estante
Nem terminei ainda mas concordo rs desnecessariamente extenso. Estou em 56% da leitura e agora que comecei a gostar da história, por alguns acontecimentos específicos com a Fanny.

Marcos606 27/03/2023

Em seu tom e discussão sobre religião e dever religioso, é o mais sério dos romances de Austen. A heroína, Fanny Price, é uma prima modesta e indiferente cuidada pela família Bertram em sua casa de campo. A força moral de Fanny acaba conquistando sua total aceitação pela família.

Os críticos de Mansfield Park fizeram questão de não comparar o romance ao conto de fadas da Cinderela, mencionando a possibilidade, mas evitando o que pode parecer uma comparação trivial. No entanto, como os contos de fadas e os mitos incorporam as camadas mais antigas da tradição cultural e às vezes revelam verdades psicológicas profundas, uma leitura do romance de Austen em relação à Cinderela pode revelar alguns dos temas mais importantes da obra e explicar seu poder dramático em vez de menosprezá-lo. Certamente a semelhança do romance com a estrutura básica da história da Cinderela é bastante clara. Fanny Price reside com a família Bertram, mas não faz parte dela; ao mesmo tempo em que é apresentada como prima, seu lugar ímpar em relação à família assemelha-se à relação de etapas do conto de fadas. O pai, Sir Thomas, embora não esteja morto, está ausente durante grande parte do romance em Antígua; mais importante, ele permanece desligado do bem-estar de Fanny até a última parte do romance, quando ele toma conhecimento dela e de fato arranja sua saída em um baile, preenchendo em certo sentido o papel da fada madrinha. Maria e Julia Bertram podem ser comparadas às meias-irmãs, enquanto Mrs. Norris faz o papel da madrasta perversa. Esta passagem da versão de Charles Perrault do conto de fadas (com a qual Austen provavelmente estava familiarizada) destaca muitas das semelhanças com o romance de Austen:

"[A madrasta] não suportava as boas qualidades da menina, o que, ao contrário, tornava suas filhas ainda mais odiosas. Ela a colocou para trabalhar no trabalho doméstico mais medíocre, e assim ela e seus preciosos queridos não apenas causaram seu rancor, mas economizaram dinheiro para comprar vestidos e enfeites. A própria [Cinderela] dormia no topo da casa em um sótão, sobre um colchão de palha miserável, enquanto suas irmãs tinham apartamentos próprios com pisos embutidos, camas esculpidas e douradas na última moda e espelhos nos quais elas podiam se ver. da cabeça aos pés."

Esses elementos estão todos refletidos na situação de Fanny. A Sra. Norris trata-a mais como uma criada do que como uma parente, mantém-na morando em um quarto sem aquecimento no andar de cima e governa a opinião de Sir Thomas sobre sua sobrinha, até que ele vem, como a fada madrinha, para se interessar por ela e libertá-la da tirania, garantindo que ela receba lenha para o fogão, trazendo-a para a sociedade e, finalmente, concordando com seu casamento.

Henry Crawford tem alguns aspectos do príncipe, pois corteja todas as três "irmãs", mas se apaixona por Fanny quando finalmente vê seu verdadeiro eu, assim como o príncipe se apaixona por Cinderela quando a vê no baile enquanto ela verdadeiramente deveria ser, não na condição a que suas circunstâncias a reduziram. No romance de Austen, quando Fanny se esconde em Portsmouth, o Sr. Crawford a procura e a pede em casamento - mas, ao contrário do conto de fadas, Fanny rejeita seu pretendente. Em vez disso, Fanny aceita seu verdadeiro amado, Edmund, que é um príncipe em outra forma, um filho, se não o herdeiro, de Mansfield Park. É esse reino que eles herdam, não no sentido legal, como Tom fará, mas nos sentidos moral e espiritual mais significativos.

greenbriar5 15/03/2023

Final revoltante
Minha primeira leitura da Jane Austen e me arrependo por ter escolhido aparentemente o pior livro da autora? A protagonista é uma pessoa de caráter muito duvidoso que não te cativa em momento nenhum. Sempre passiva em relação a tudo, não expressa nada e só sabe julgar o comportamento alheio. Não vou mentir, entendo muito bem os conflitos da Fanny em relação a como ela se sentia sobre a Mary, mas o jeito que ela falava, as opiniões dela sobre uma pessoa que a considerava como uma amiga??????? me deu nojo. Edmund foi outro que não soube amar uma mulher de opinião e personalidade forte como a srta.Crawford.. sinceramente ela e o irmão são muito mais interessantes do que o elenco água de chuchu inteiro dessa história. O que esse livro me passou foi que pessoas consideradas boas talvez não sejam tão boas assim e que realmente escolhas trazem consequências. Gostei muito do jeito que a autora retrata a sociedade no século XIX, pretendo ler mais obras e espero não me decepcionar como essa.