Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Antonia Sousa 23/02/2016

Mansfield Park
A história de Fanny Price começa quando ela ainda era uma jovem senhorita de oito anos. Sua mãe tinha duas irmãs, uma que fez um casamento viável com um clérigo Sra Norris e outra que fez o melhor casamento possível com Sir Thomas Bertran, Lady Bertran. Das três irmãs a mãe de Fanny foi a que fez o casamento menos favorável, e a quantidade de filhos que começou a chegar ao longo dos anos foi desesperadora. Suas irmãs se compadeceram de sua situação, encontrando resolver ou amenizar levaram a pequena Fanny para morar na mansão dos Bertran, Mansfield Park. Fanny não sabia o que a esperava na mansão. Encontrou suas duas tias totalmente a versas a sua existência, um tio autoritário e sisudo, e quatro primos, Tom Bertran, Edmund Bertran e Maria e Julia Bertran. As mocinhas tinham quase a mesma idade de Fanny, enquanto seus primos já eram adolescentes. Fanny teve uma infância e adolescência difícil e solitária se não fosse pelo auxílio de seu querido primo Edmund. Cada um na mansão tinha uma personalidade, enquanto a Sra Norris fazia questão de cuidar de Mansfield como se fosse a senhora da casa, Lady Bertran vivia para não viver, apenas ficava sentada em sua poltrona, recebendo as regalias e cuidados de sua pequena Fanny. Sir Thomas era um homem de negócios que por muitas vezes se ausentava da mansão por longa data para tratar de assuntos de trabalho. Sua fonte de renda e motivo do seu status eram seus negócios com negros escravos nas Antígua. Já Tom Bertran o varão dos quatro filhos de Sir Thomas e Lady Bertran era um bom vivant, enquanto seu irmão mais novo Edmund via seu futuro em um púlpito pois queria também ser pastor. As irmãs Maria e Julia eram frívolas e mimadas, lindas e esperavam apenas fazer um bom casamento como de costume.
Tudo parecia em paz e confortável. Fanny cresce em estatura e beleza. Seu temperamento é dócil e tudo que faz não é sem a consulta prévia de seu querido primo Edmund. A sua maneira de pensar e agir gira em torno dessa forte amizade, e das coisas que ele a diz. Até que certo dia depois da Sra Norris ficar viúva e o condado ter que receber um novo clérigo para a paróquia, Mansfield Park sofrerá uma reviravolta. A chegada dos novos moradores foi uma enorme novidade, e já não bastasse isso para as noites em Mansfield serem mais animadas, eis que surgem dois personagens impactantes e conflitantes. Henry e Mary Crawford. Irmãos recém chegados de Londres, ambos solteiros. Ela linda e inteligente, ele como a própria autora descreve, não muito bonito mas devidamente interessante para as moças solteiras. A chegada desses dois visitantes causa uma reviravolta no comportamento e nos sentimentos dos moradores de Mansfield Park. A partir daí vemos situações de ciúme, dúvida, desconforto e raiva gerados a partir da presença de Henry e Harry. O desfecho da história é sensacional e nos mostra como podemos nos enganar com os nossos pensamentos e comportamento, mas nunca com os nossos sentimentos. Que podemos sim tentar fazer a cabeça entender o coração mas nunca vise e versa. O final de Fanny Price é belíssimo e o interessante desta personagem de Jane é que ela começa como uma mocinha ingênua e influenciável, e ao longo da narrativa se mostra uma mulher forte, que admite suas fraquezas, dúvidas e sentimentos. A leitura de Mansfield Park é envolvente porque você entra nas angústias da personagem principal, nas dúvidas sobre os seus sentimentos e a vontade que dá é de entrar no livro e tentar resolver tudo as pressas. Mas ninguém melhor que a Jane para poder dar o melhor desfecho possível.

site: www.instagram.com/cirandadelivros
Gabriela.Rodrigues 06/01/2017minha estante
Que lindo! Deu vontade de ler!

Celso 15/07/2017minha estante
Melhor resenha até agora

Carolina 16/12/2015

Tradução
Preciso chamar atenção para os erros na tradução do livro, principalmente em concordância. Não chega a impedir, mas compromete a fluidez da leitura. Sugiro que os interessados leiam a versão em inglês ou procurem outra edição.

Ana Nena Lena 14/06/2013

O livro demonstra que mesmo com uma educação elevada, refinamento e distinção,se o caráter do indivíduo não for inclinado a buscar o que é de moral e bons costumes acabam por desmoronar tudo o que foi construído por boas impressões e aparências, prevalecendo de fato a natureza egoísta e vaidosa. E pessoas com essa natureza acabam por prejudicar e causar sofrimentos as pessoas que a rodeiam e para si próprio. Mas também aponta que mesmo que o temperamento fosse inclinado para o que é correto as vezes nos surpreendemos tendo sentimentos como egoísmo, inveja e cobiça. Também aponta que atitudes também são influenciadas por dos sentimentos variados que acabam comprometendo o discernimento, e assim tendo um julgamento distorcido da realidade, cada um enxergando a verdade a sua maneira.
Julia 16/05/2017minha estante
Melhor resenha!

Eveline 25/05/2013

Mansfield Park de Jane Austen
Os livros de Jane Austen, são magníficos e Mansfield Park não fica atrás.
Austen conta a história de Fanny Price, que é levada da casa dos pais aos dez anos para morar com os tios ricos na mansão Mansfield Park. É nessa casa que conhecemos Tom, Edmund, Maria e Julia, primos de Fanny. Esses recebem a melhor educação, as melhores roupas, passeios e estímulos enquanto Fanny é relegada a ficar com as "boas sobras" e passa a ser uma espécie de dama de companhia para sua querida Tia, Lady Bertram. Mas não pense que Fanny se sente humilhada em comparação com os primos, muito pelo contrário, ela é grata por tudo que os tios e primos fazem por ela, especialmente é grata por Edmund, pois ele é muito gentil com ela.
Fanny é uma garota tímida, meiga, recatada, mas com a ajuda do primo Edmund se torna uma mulher muito inteligente. Observadora como é, julga conhecer bem o caráter das pessoas, isso vai lhe ajudar muito num futuro próximo.
Mora próximo a Mansfield Park, a não tão querida tia, Mrs. Norris, uma senhora cheia de si mesma, econômica e que gosta de falar sobre suas muitas qualidades e cuidados com a família do cunhado, Sir Thomas. Ela vai atormentar só um pouco a vida de Fanny. Digo só um pouco por que ao decorrer da leitura vamos perceber que não precisa de muito para atormentar Fanny, mas também vamos conhecer como ela é dona do seu próprio destino, senhora dos seus sentimentos e um caráter acima da média.
A complexidade da personalidade de Fanny é tanta que no início do livro tive vontade de chacoalhar ela, mas depois Fanny me deixou de boca aberta por ser tão inflexível em suas decisões. Em muitos momentos, eu pensei que ela fosse de ferro por aguentar tanta coisa sem esperança de dias melhores.
O livro é muito bom e trás outros personagens muito interessantes como Miss Crawford e Henry Crawford. Aliás, Henry Crawford merece um pouco mais de atenção da minha parte por ser um personagem muito surpreendente, pois podemos encontrar muitos Mrs. Crawfords hoje. Como Jane Austen pode conhecer tão bem a alma humana em pleno século XIX só faz a minha admiração por ela aumentar.
Poderia escrever muito mais sobre este volume fantástico, mas prefiro recomendar a sua leitura.

Thaís 28/07/2012

Jane Austen, ótima como sempre
Livro muito bom pra quem quer se entreter e ser levado para um local totalmente diferente.
Um leitor atento consegue se utilizar da alta descritibilidade, tanto do caráter dos personagens quanto dos cenários, para criar uma imagem das reações e das paisagens de cada cena.
Desenvolvimento surpreendente, prende a atenção de qualquer pessoa que goste de um enredo bem escrito.
A única coisa que deixa a desejar é o quão rápido ela dá um desfecho para cada um dos participantes dessa história. Parece que depois de todas as aflições passadas por Fanny (personagem mais nobre que já encontrei), Jane Austen quis dar o seu merecido final feliz o mais rápido possível, deixando algumas lacunas.
Mas não posso reclamar muito, pois foi um dos melhores romances que já li.
Monique 05/05/2013minha estante
Concordo com sua crítica ao desfecho.