O Iluminado

O Iluminado Stephen King...



Resenhas - O Iluminado


4408 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Emily1021 24/04/2024

Primeira experiência com o stephen king e já tive um ótimo primeiro contato. a escrita de fato é beeem descritiva e muitas vezes são uns blocos de textos gigantes, mas foi um história que conseguiu me deixar curiosa com como iria se desenrolar. a ação e o desenrolar na trama principal mesmo começa nos 50% e o ápice achei que foi lá pros 70% do livro. mas como falei, foi uma ótima experiência e não achei chato de ler em momento algum
comentários(0)comente



Carol.Varga 24/04/2024

O mundo é um lugar duro
Posso dizer logo no começo que amei esse livro?

Vou confessar que não sou muito chegada no filme o iluminado, acho meio sem história e os personagens totalmente loucos, então acabei deixando esse livro de lado.

Quando percebi que a história mudava muito, comecei a ler sem parar e aconselho demais você a ler.

A história é sobre uma família, com problemas familiares, mas que se amam muito.

Jack Torrance ( pai ) sofria de um vício e o livro já inicia com ele em processo de recuperação, ele ama demais o filho ( eles são bem próximos, bem diferente do filme ) e gosta também de sua mulher e tem total respeito por ela.

Wendy ( mãe ) sofre com problemas de infância e com os problemas que o marido já deu antes, ama demais o filho e tem um pouco de ciúmes da ligação que Jack tem com o filho, ela é muito centrada ( nem um pouco surrada igual no filme ).

E Danny ( filho) de 6 anos, com uma inteligência bem acima do esperado e sendo conhecido depois como um "iluminado" devido a seus poderes.

Jack perde o emprego e se vê sem dinheiro para sustentar a família, um amigo lhe oferece um emprego que consciente basicamente em cuidar do hotel Overloook como zelador, mas que ficará isolado durante todo o período de neve. Ele aceita e leva consigo a mulher e o filho e vê uma oportunidade de terminar de escrever sua peça.

No começo achavam que tudo seria um recomeço, mas Danny já sabia de toda a verdade e temia muito.

Jack vai enlouquecendo aos poucos, e o hotel vai mostrando sua real face dia após dia. Vou confessar que muitos momentos tive medo, e como a história se desenvolve é sensacional.
comentários(0)comente



Paulo 24/04/2024

Simplesmente, King
Após ler Carrie, a Estranha, e Salem's Lot, já havia programado a minha próxima leitura de Stephen King sendo O Iluminado, mas antes de começar a lê-lo, li outros livros e acabei entrando em uma ressaca literária das brabas. Foi então que há 1 semana atrás, decidi dar uma chance para O Iluminado, mesmo sendo um livro consideravelmente longo (490 páginas na versão ebook que eu li).

Simplesmente o mestre consegue prender a leitura já na primeira página, fui devorando o livro sempre que podia (Geralmente em intervalos do trabalho, por isso os demorados 8 dias para ler a obra). Stephen King conseguiu escrever o livro com o melhor equilíbrio possível, alternando entre partes descritivas e diálogos com perfeição, tornando a leitura muito fluída.

A tensão colocada em cada parágrafo é intensa, chegando a momentos que ficava sem ar ao ler, com medo de que uma respirada, poderia ser o fim de tudo, e alguém (ou algo) iria me descobrir ali, espreitando o grande Hotel Overlook, e me tornar não mais um observador na história, mas um personagem.

Ademais, essa edição em específico, da Biblioteca King, trás ao final do livro, um epílogo e um prólogo que foram removidos da versão final lançada originalmente, mas que por sorte foi resgatada. Penso comigo, ao terminar a leitura, que se o epílogo estivesse no início do livro (como deveria ser, naturalmente) teria deixados muitas coisas do livro explicadas desde o início, mas teria tirado o sentimento de suspense e mistério que me acompanhou do começo ao fim. Mas é muito satisfatório ler no final, e entender essas "Pontas soltas".

Definitivamente, O Iluminado se configura no meu Top 5 livros.
comentários(0)comente



Yasmin 24/04/2024

Fantástico
Embora Danny seja muito novo, o garoto possui maturidade e inteligência de alguém mais velho, mais até que a mãe dele. Stephen King tem essa particularidade de deixar o livro bem mastigado para que o leitor se sinta na cena. Por diversas vezes, durante a leitura, eu me senti dentro do hotel overloook, dentro do quarto 217, dentro do porão. Esse é o diferencial que King traz em suas obras, se tornando uma leitura demorada pelos diversos detalhes da história, mas que no fim tudo se torna bem mais proveitoso, pois a gente consegue viver o livro.
comentários(0)comente



Fernanda2919 23/04/2024

Se a Wendy fosse escolhida pelo hotel tava todo mundo morto
QUE SABOR DE LIVRO! Preciso deixar registrado aqui que o filme não faz jus a nada que o king escreveu. A partir do momento que não vemos o amor entre os três sendo trabalhado no filme, já nem sei porquê o filme é tão aclamado. Wendy é tão bem escrita, é mãe leoa igual ela fala. Danny, por várias vezes, se coloca no meio das brigas para ajudar seus pais e o Jack era sim até que uma pessoa boa, mas se perdeu. Que trama amarradinha! Só sei elogiar!
comentários(0)comente



Jonatha 22/04/2024

Mais uma obra fascinante do King
Esse é o meu segundo contato que tenho com uma obra do King, e toda vez fico fascinado pela forma como o autor pode transmitir diversos sentimentos e emoções no leitor em uma história que nos prende a cada capítulo. Seja medo, alegria, Tensão, Ansiedade, aflição... Isso tudo enquanto a gente acompanha a ruína dos Torrances (Que já estavam no caminho) dentro do Grande Overlook. Mais um ótimo livro de um ótimo autor.
comentários(0)comente



Nathalia.Franca 22/04/2024

O iluminado
O Iluminado, do Stephen King, foi publicado em 1977. A edição que li é a 2ª edição, de 2012, 31ª reimpressão. Editora Suma, 464 páginas.

Eu sempre quis assistir ao filme, mas antes, claro, queria ler o livro. Tanto o livro como o filme sempre foram muito comentados, mas meu interesse também era pelo significado da palavra Iluminado. A luz é sempre associada ao conhecimento. Quem tem luz, enxerga, portanto conhece. O Alucinado tem muita luz, portanto vê mais que os outros; o iluminado também, por isso popularmente chamados de ?loucos?. Como sou apaixonada pela história da origem das palavras, daí meu interesse pelo livro.

O livro é genialmente narrado por um narrador onisciente, que literalmente nos mostra os pensamentos dos personagens. Para mim, esse é o ponto alto da narrativa.

Jack é um ex-alcoólatra. Era professor de inglês e escritor, mas devido ao alcoolismo, não tinha mais emprego. Foi chamado para ser zelador do Hotel Overlook e aceitou o emprego, como tentativa de salvar seu casamento e ter também algum sustento, e poder voltar a escrever peças. O detalhe é: o hotel fica isolado durante todo o inverno, e Jack ficaria sozinho com sua família lá.

Wendy é a esposa de Jack. Uma mulher forte que ama seu marido, mas principalmente, seu filho: Danny. Wendy protege seu filho de todos, até do próprio pai.

Danny é o filho do casal. Danny é O Iluminado. Uma criança de 5 anos que consegue ler pensamentos e tem um ?amigo imaginário? chamado Tony.

O Hotel Overlook é cheio de histórias curiosas, mas também macabras. A família se instala no hotel e lá fica isolada durante o inverno. Aos poucos o hotel vai ganhando vida, e o que eram apenas visões acabam ganhando forma e possuindo a família mental e fisicamente.

A narrativa é maravilhosa. Stephen King não deixa nada escapar. Tudo tem uma explicação, mesmo sendo fantasia.

Amei o fim! E olha que sou da teoria da conspiração. Não posso deixar de citar aqui o Halloran, com uma grande participação especial!

Foi a primeira vez que senti medo ao ler um livro. O livro realmente dá medo. Deixa o leitor com frio na barriga e falta de ar.

Por ser um livro com passagens obscenas, não recomendo para os mais jovens.

Para os amantes de terror, essa é uma leitura obrigatória. Já entrou para a lista dos meus favoritos.
comentários(0)comente



vinizambianco 22/04/2024

[sobre mensagens através do espelho, tacos de croqué e um hotel isolado por uma tempestade] 

Finalmente, tive a oportunidade e o privilégio de ler aquele que é tido como uma das maiores/melhores obras do pai do horror contemporâneo: O Iluminado. O livro conta a história da família Torrance: Jack (o pai) que luta contra o vício em álcool e desempregado vê a oportunidade de continuar seu manuscrito incompleto e se livrar do vício quando se candidata a ser zelador no Hotel Overlook durante o inverno quando ele fecha as portas, Wendy (a mãe) que luta contra as incertezas de sua vida, do casamento e da maternidade; e Danny (o filho) que luta contra seus poderes ?telepáticos? e agora vai ter que batalhar contra os males que rondam o Overlook. 

Os maiores pontos positivos do livro, são a escrita super orgânica, rápida e fácil do Stephen King, tudo acontece de forma natural e cresce de uma forma nada forçada, ver como a família vai aos poucos sendo tomada pelo pânico e pelos ?monstros? do Hotel é super aterrorrizante e, os capítulos são curtos e deixam sempre um misto de cliffhanger e curiosidade quando acabam, os cenários são descritos com riqueza de detalhes e os personagens são carismáticos e nos faz querer saber o que vai acontecer com eles, fora que o Hotel em si é um personagem muito rico em acontecimentos e ?personalidade?. Danny é um personagem que merece destaque por si só, é doloroso ver as coisas acontecendo com uma criança de cinco anos, mas é encorajador ver como ele encara e enfrenta as coisas 

O único ponto negativo, se posso dizer assim, é que o final me pareceu muito corrido, toda a situação de [SPOILER] Jack enlouquecendo e caçando a família me pareceu apressado, se quisesse dava pra escrever mais umas 100 páginas entre essas cenas e o epílogo [SPOILER] 

Com uma obra prima do terror moderno, Stephen King se coloca como pai do horror em apresentar tudo que uma boa história de terror precisa para se manter fresca e atemporal, monstros pautados na realidade, personagens relacionáveis e perseguições com aparelhos de esporte. Um combo triplo que vale cada mordida 
comentários(0)comente



Sereia Literária 20/04/2024

Muitas emoções em um livro só.
Danny é iluminado e, portanto, vê coisas, ouve coisas e prevê coisas. Esse seu dom vira alvo de cobiça pelo hotel Overlook. Um hotel carregado por uma coisa maligna que vive por meio dos horrores que existiram lá.

Uma história empolgante e com personagens muito bem construídos. É incrível como o S. King te conduz na história e te mostra a loucura tomando conta dos personagens aos poucos.

Eu me apaguei ao Danny como quando você é criança e descobre um novo melhor amigo. Ele é simplesmente uma criança impossível de não amar.

O final me deixou em paz depois de tanto sufoco, desespero e medo que vinham escalando ao longo dos últimos capítulos.

Recomendo esse livro de olhos fechados! REDRUM ??????????
comentários(0)comente



esteh 19/04/2024

Sinceramente, um dos melhores livros do Stephen, com toda certeza. Se você ama suspense e horror, é uma necessidade ler. O jeito que o Stephen te envolve e te faz ficar imerso, sem conseguir sequer respirar nas cenas tensas, se sentindo uma criança ao ler as partes através dos olhos do Dan, sentindo as emoções de cada personagem. Simplesmente perfeito. Se pudesse eu apagaria minha memória só pra poder ler ele de novo. Não duvido nada que daqui uns meses irei ler ele de novo.
comentários(0)comente



Isa 19/04/2024

Não sei porque, mas esperava mais. Culpo o filme por trazer cenas icônicas que só ao ler eu percebi que não existiam no livro kkkkk não deixa de ser muito bom, mas não tá nos melhores dele na minha opinião
comentários(0)comente



Lucas.Nascimento 18/04/2024

O livro do King que menos gostei? estou acostumado com a escrita detalhada, mas este livro em especial achei muito arrastado
comentários(0)comente



Katherine27 17/04/2024

O livro em si é muito enrolado e no fim o que de fato ocorre não é tão bom e pesado como eu esperava.
Até a nota para esse livro foi baixa, porque ela não me preendeu tanto.
comentários(0)comente



mah 17/04/2024

REDRUM
Gostei demais desse livro e queria muito ter dado 5 estrelas, porém houve dois pontos que me incomodaram. O primeiro foi a resolução da história, o gerente do hotel que é o sabe tudo não iria notar a questão da caldeira? ele conseguiu entrar até na mente de Dick que nem estava no hotel, tinha uma visão muito ampla de tudo que estava acontecendo, como não notaria esse detalhe que ameaçava tão gravemente o hotel? para mim ficou um pouco irreal. E parece que ele se curvou demais ao Dan, tudo bem que o garoto é forte, mas o poder do overlook deveria ser muito maior pelas descrições que tivemos durante todo o livro.
O segundo ponto foi a evolução da loucura de Jack e a forma como o hotel o corrompeu. Para mim ele só estava enlouquecendo por si só, ele já era um cara bastante problematico, e aí no final o autor quis transformá-lo em um mártir que não seria capaz de fazer nada daquilo sem a influência do hotel. Bem, não concordo com esse pressuposto. Ele seria capaz sim, óbvio q o hotel teve parte nisso, mas pela abstinência da bebida e ficar trancado com sua família o tempo todo eu acredito que ele seria capaz de fazer várias das coisas que realmente fez. Também achei meio idiota a ideia dos arbustos, não é algo que da medo em ninguém, e nem o King foi capaz de fazer isso. Como já disse nas resenhas de outros livros, as vezes os aspectos de terror que o King insere parecem muito caricatos e não me dão medo, só me irritam.
Mas chega de falar dos pontos negativos. Coisas que eu gostei no livro: o significado de REDRUM, surtei quando li essa parte, eu não estava esperando e para mim foi um grande plot twist. As cenas de tensão em que eles não sabem o que vai acontecer, o que Jack pode fazer, meu deus fiquei com um medinho viu. Como sempre vou elogiar a escrita do King, gosto como ele faz referências a outras coisas (aqui ele cita Alice no País das Maravilhas para remeter a loucura) que deixam a história mais rica. Amei a ambientação, e imaginar ficar sozinha em um hotel começa a me dar um pouco de medo.
Fiquei bem surpresa por ter tantas diferenças entre o livro e o filme. São obras distintas, mas cada uma com suas qualidades. Em geral gostei demais do livro, pegou o segundo lugar no ranking de melhores do autor, e Misery segue com o primeiro lugar (e não acho que algum livro consiga tomá-lo). Agora vou ler a continuação e espero (espero MUITO) que não me decepcione.
comentários(0)comente



ecarmelim 15/04/2024

Essa foi a primeira obra que leio do stephen king, é cativante o palavriado e o sentimento que voce sente em certas frases. sobre o livro: um ótimo livro, com palavras e frases que voce precisa se concentrar bastante pra captar o significado delas. achei divertido e com uma história um tanto diferente, mas que vale a leitura! recomendo.
comentários(0)comente



4408 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR