O Iluminado

O Iluminado Stephen King...




Resenhas - O Iluminado


4403 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Jonatha 22/04/2024

Mais uma obra fascinante do King
Esse é o meu segundo contato que tenho com uma obra do King, e toda vez fico fascinado pela forma como o autor pode transmitir diversos sentimentos e emoções no leitor em uma história que nos prende a cada capítulo. Seja medo, alegria, Tensão, Ansiedade, aflição... Isso tudo enquanto a gente acompanha a ruína dos Torrances (Que já estavam no caminho) dentro do Grande Overlook. Mais um ótimo livro de um ótimo autor.
comentários(0)comente



Nathalia.Franca 22/04/2024

O iluminado
O Iluminado, do Stephen King, foi publicado em 1977. A edição que li é a 2ª edição, de 2012, 31ª reimpressão. Editora Suma, 464 páginas.

Eu sempre quis assistir ao filme, mas antes, claro, queria ler o livro. Tanto o livro como o filme sempre foram muito comentados, mas meu interesse também era pelo significado da palavra Iluminado. A luz é sempre associada ao conhecimento. Quem tem luz, enxerga, portanto conhece. O Alucinado tem muita luz, portanto vê mais que os outros; o iluminado também, por isso popularmente chamados de ?loucos?. Como sou apaixonada pela história da origem das palavras, daí meu interesse pelo livro.

O livro é genialmente narrado por um narrador onisciente, que literalmente nos mostra os pensamentos dos personagens. Para mim, esse é o ponto alto da narrativa.

Jack é um ex-alcoólatra. Era professor de inglês e escritor, mas devido ao alcoolismo, não tinha mais emprego. Foi chamado para ser zelador do Hotel Overlook e aceitou o emprego, como tentativa de salvar seu casamento e ter também algum sustento, e poder voltar a escrever peças. O detalhe é: o hotel fica isolado durante todo o inverno, e Jack ficaria sozinho com sua família lá.

Wendy é a esposa de Jack. Uma mulher forte que ama seu marido, mas principalmente, seu filho: Danny. Wendy protege seu filho de todos, até do próprio pai.

Danny é o filho do casal. Danny é O Iluminado. Uma criança de 5 anos que consegue ler pensamentos e tem um ?amigo imaginário? chamado Tony.

O Hotel Overlook é cheio de histórias curiosas, mas também macabras. A família se instala no hotel e lá fica isolada durante o inverno. Aos poucos o hotel vai ganhando vida, e o que eram apenas visões acabam ganhando forma e possuindo a família mental e fisicamente.

A narrativa é maravilhosa. Stephen King não deixa nada escapar. Tudo tem uma explicação, mesmo sendo fantasia.

Amei o fim! E olha que sou da teoria da conspiração. Não posso deixar de citar aqui o Halloran, com uma grande participação especial!

Foi a primeira vez que senti medo ao ler um livro. O livro realmente dá medo. Deixa o leitor com frio na barriga e falta de ar.

Por ser um livro com passagens obscenas, não recomendo para os mais jovens.

Para os amantes de terror, essa é uma leitura obrigatória. Já entrou para a lista dos meus favoritos.
comentários(0)comente



vinizambianco 22/04/2024

[sobre mensagens através do espelho, tacos de croqué e um hotel isolado por uma tempestade] 

Finalmente, tive a oportunidade e o privilégio de ler aquele que é tido como uma das maiores/melhores obras do pai do horror contemporâneo: O Iluminado. O livro conta a história da família Torrance: Jack (o pai) que luta contra o vício em álcool e desempregado vê a oportunidade de continuar seu manuscrito incompleto e se livrar do vício quando se candidata a ser zelador no Hotel Overlook durante o inverno quando ele fecha as portas, Wendy (a mãe) que luta contra as incertezas de sua vida, do casamento e da maternidade; e Danny (o filho) que luta contra seus poderes ?telepáticos? e agora vai ter que batalhar contra os males que rondam o Overlook. 

Os maiores pontos positivos do livro, são a escrita super orgânica, rápida e fácil do Stephen King, tudo acontece de forma natural e cresce de uma forma nada forçada, ver como a família vai aos poucos sendo tomada pelo pânico e pelos ?monstros? do Hotel é super aterrorrizante e, os capítulos são curtos e deixam sempre um misto de cliffhanger e curiosidade quando acabam, os cenários são descritos com riqueza de detalhes e os personagens são carismáticos e nos faz querer saber o que vai acontecer com eles, fora que o Hotel em si é um personagem muito rico em acontecimentos e ?personalidade?. Danny é um personagem que merece destaque por si só, é doloroso ver as coisas acontecendo com uma criança de cinco anos, mas é encorajador ver como ele encara e enfrenta as coisas 

O único ponto negativo, se posso dizer assim, é que o final me pareceu muito corrido, toda a situação de [SPOILER] Jack enlouquecendo e caçando a família me pareceu apressado, se quisesse dava pra escrever mais umas 100 páginas entre essas cenas e o epílogo [SPOILER] 

Com uma obra prima do terror moderno, Stephen King se coloca como pai do horror em apresentar tudo que uma boa história de terror precisa para se manter fresca e atemporal, monstros pautados na realidade, personagens relacionáveis e perseguições com aparelhos de esporte. Um combo triplo que vale cada mordida 
comentários(0)comente



Sereia Literária 20/04/2024

Muitas emoções em um livro só.
Danny é iluminado e, portanto, vê coisas, ouve coisas e prevê coisas. Esse seu dom vira alvo de cobiça pelo hotel Overlook. Um hotel carregado por uma coisa maligna que vive por meio dos horrores que existiram lá.

Uma história empolgante e com personagens muito bem construídos. É incrível como o S. King te conduz na história e te mostra a loucura tomando conta dos personagens aos poucos.

Eu me apaguei ao Danny como quando você é criança e descobre um novo melhor amigo. Ele é simplesmente uma criança impossível de não amar.

O final me deixou em paz depois de tanto sufoco, desespero e medo que vinham escalando ao longo dos últimos capítulos.

Recomendo esse livro de olhos fechados! REDRUM ??????????
comentários(0)comente



esteh 19/04/2024

Sinceramente, um dos melhores livros do Stephen, com toda certeza. Se você ama suspense e horror, é uma necessidade ler. O jeito que o Stephen te envolve e te faz ficar imerso, sem conseguir sequer respirar nas cenas tensas, se sentindo uma criança ao ler as partes através dos olhos do Dan, sentindo as emoções de cada personagem. Simplesmente perfeito. Se pudesse eu apagaria minha memória só pra poder ler ele de novo. Não duvido nada que daqui uns meses irei ler ele de novo.
comentários(0)comente



Isa 19/04/2024

Não sei porque, mas esperava mais. Culpo o filme por trazer cenas icônicas que só ao ler eu percebi que não existiam no livro kkkkk não deixa de ser muito bom, mas não tá nos melhores dele na minha opinião
comentários(0)comente



Lucas.Nascimento 18/04/2024

O livro do King que menos gostei? estou acostumado com a escrita detalhada, mas este livro em especial achei muito arrastado
comentários(0)comente



Katherine27 17/04/2024

O livro em si é muito enrolado e no fim o que de fato ocorre não é tão bom e pesado como eu esperava.
Até a nota para esse livro foi baixa, porque ela não me preendeu tanto.
comentários(0)comente



mah 17/04/2024

REDRUM
Gostei demais desse livro e queria muito ter dado 5 estrelas, porém houve dois pontos que me incomodaram. O primeiro foi a resolução da história, o gerente do hotel que é o sabe tudo não iria notar a questão da caldeira? ele conseguiu entrar até na mente de Dick que nem estava no hotel, tinha uma visão muito ampla de tudo que estava acontecendo, como não notaria esse detalhe que ameaçava tão gravemente o hotel? para mim ficou um pouco irreal. E parece que ele se curvou demais ao Dan, tudo bem que o garoto é forte, mas o poder do overlook deveria ser muito maior pelas descrições que tivemos durante todo o livro.
O segundo ponto foi a evolução da loucura de Jack e a forma como o hotel o corrompeu. Para mim ele só estava enlouquecendo por si só, ele já era um cara bastante problematico, e aí no final o autor quis transformá-lo em um mártir que não seria capaz de fazer nada daquilo sem a influência do hotel. Bem, não concordo com esse pressuposto. Ele seria capaz sim, óbvio q o hotel teve parte nisso, mas pela abstinência da bebida e ficar trancado com sua família o tempo todo eu acredito que ele seria capaz de fazer várias das coisas que realmente fez. Também achei meio idiota a ideia dos arbustos, não é algo que da medo em ninguém, e nem o King foi capaz de fazer isso. Como já disse nas resenhas de outros livros, as vezes os aspectos de terror que o King insere parecem muito caricatos e não me dão medo, só me irritam.
Mas chega de falar dos pontos negativos. Coisas que eu gostei no livro: o significado de REDRUM, surtei quando li essa parte, eu não estava esperando e para mim foi um grande plot twist. As cenas de tensão em que eles não sabem o que vai acontecer, o que Jack pode fazer, meu deus fiquei com um medinho viu. Como sempre vou elogiar a escrita do King, gosto como ele faz referências a outras coisas (aqui ele cita Alice no País das Maravilhas para remeter a loucura) que deixam a história mais rica. Amei a ambientação, e imaginar ficar sozinha em um hotel começa a me dar um pouco de medo.
Fiquei bem surpresa por ter tantas diferenças entre o livro e o filme. São obras distintas, mas cada uma com suas qualidades. Em geral gostei demais do livro, pegou o segundo lugar no ranking de melhores do autor, e Misery segue com o primeiro lugar (e não acho que algum livro consiga tomá-lo). Agora vou ler a continuação e espero (espero MUITO) que não me decepcione.
comentários(0)comente



ecarmelim 15/04/2024

Essa foi a primeira obra que leio do stephen king, é cativante o palavriado e o sentimento que voce sente em certas frases. sobre o livro: um ótimo livro, com palavras e frases que voce precisa se concentrar bastante pra captar o significado delas. achei divertido e com uma história um tanto diferente, mas que vale a leitura! recomendo.
comentários(0)comente



mimifofinho 14/04/2024

SENSACIONAL
Meu primeiro contato com The Shining foi com a adaptação de Kubrick. Depois de ler, afirmo com toda certeza que é minha obra favorita!!! The Shining consegue ser excepcional tanto no cinema quanto nas páginas.

Toda a construção do romance e a quebra de sanidade progressiva de Jack são extremamente bem construídas.

A grande diferença notável é com a construção de Jack que deixa a desejar na adaptação.
A forma como Jack é humano e extremamente sentimental, sua relação conturbada com o álcool, com o hotel e seu ego é MUITO BEM CONSTRUÍDA no livro.

Nem se fala sobre Wendy, que é tão profunda quanto Jack. Adoro como a construção dela é feita entrelinhas.

Sem falar na transição entre realidade e devaneio sendo muito sutis. OBRA DE ARTE!!!!
comentários(0)comente



Cristiane Ribeiro Cazes 14/04/2024

Um clássico maravilhoso.
Nunca tinha lido e o livro é realmente melhor que o filme.
O filme é muito bom cult mas corta muita coisa e mostra um Jack louco desde o inicio.
O livro mostra como o Jack vai enlouquecendo aos poucos, como o hotel é aquelas fotos e recordações vão afetando ele.
Imperdível tem que ler.
comentários(0)comente



Bianca1083 14/04/2024

Redrum
Eu já li alguns livros do King, mas o Iluminado com certeza faz jus à fama que tem e definitivamente se tornou um favorito.

O filme é ótimo, mas o livro é especial.

A forma como conseguimos nos conectar com os personagens do livro através dos que eles estão pensando (intencionalmente ou não) faz toda a diferença para a leitura. Você consegue sentir o medo dos personagens, mas também consegue sentir todas as emoções evocadas pelo hotel e por seus hóspedes.

10/10
comentários(0)comente



Mr. Jonas 13/04/2024

REDRUM
Segundo fontes a escrita da história se baseou na estadia do autor no Stanley Hotel em 1974. A história se concentra em um hotel ?aparentemente? mal-assombrado que atormenta a família Torrance, durante seu fechamento no inverno, local que na verdade é o emprego temporário do pai, Jack - que por problemas financeiros opta por ser zelador do Hotel Overlook.
Wendy e Danny, sua esposa e filho, vão acompanhá-lo no que deveria ser um período de férias e diversão solitária. Mas, por causa do dom ?iluminado? de Danny, algo que permite que ele veja, ouça e entenda coisas além da compreensão normal, a família descobre que o hotel tem uma história macabra e viva, pronta e determinada para afetá-los até a morte.
comentários(0)comente



Maria 13/04/2024

Eu amei o final desse livro! E por ser King, isso já é um baita elogio. Achei o "meio" desse livro muito lento e denso, e não vi tannnta necessidade disso. Mas eu gostei bastante do livro!?
Hiago48 13/04/2024minha estante
Vale a pena?


Maria 14/04/2024minha estante
com certeza! mas vai com tempo e calma, sem pressa




4403 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR