O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Iris 13/05/2021

Cuidado, você se hospedeu no Overlook
Livro completo, que monta bem o cenário tenebroso do hotel antes de entregar de bandeja o horror e o dessespero que Danny e Wendy vão passar. Ficar isolado, no meio da neve, sem acesso ao mundo é enlouquecendor por si só, se há um hotel sussurrando coisas tenebrosas nos ouvidos, é pior ainda.

Somos apresentados ao problemático Jack e sua família. Jack carrega com sigo o alcoolismo, problemas da infância que nunca o deixam em paz, e momentos de fúria incontrolável, é por um desses momentos que o único emprego que consegue é o de zelador do Hotel Overlook. Wendy, sua esposa, o ama, mas tenta atendê-lo, mas tem um pé atrás desde que em um momento de raiva Jack quebrou braço do filho, uma mulher bonita e viva, que mesmo enfrentando seus problemas está sempre alerta.

Danny, filho de cinco anos do casal,é um garoto peculiar, visões, sensações, e um amigo invisível para os adultos chamado Tony, estão além da compreensão de qualquer um.

É no hotel que Danny descobre o significado do que possui desde seus poderes, a iluminação, até mesmo o pesadelo estranho que tinha com o pai o perseguindo com um taco. É lá que Jack se mostra completamente influenciável e vai aos poucos perdendo sua sanidade, deixando de ser ele mesmo e passando a ser parte da coleção de fantasmas do hotel. Jack começa a agir em nome do hotel, tentando perseguir sua própria família,e o objetivo mais importante, que Danny seja uma fonte de poder para aquele lugar e para isso precisa estar morto.

A trama é completa e complexa, você entende a maior parte dos pontos, dos horres e acontecimentos, diferente do filme que faz você se apegar ao estranho para chocar e continuar com os olhos na tela.

Giu 12/05/2021

Sem palavras para a genialidade desse livro
Eu sou um pouco suspeita pra falar desse livro pois The Shining é meu filme favorito. Sou completamente obcecada por essa história.
O que mais me incomoda em terror/suspense no geral, são os elementos irrealistas demais (como fantasmas), no entanto, Stephen King consegui usar o elemento sobrenatural de forma mais "pé-no-chão", ao combinar o fato sobrenatural (o hotel) com o real (o psicológico afetado pelo isolamento), ambos combinados despertam o lado mais sombrio de Jack. A descrição da história do hotel feita de forma brilhante, assim como o passado de Jack, também contribuíram para que fique um suspense mais "realista". Eu costumo ler antes de dormir e teve alguns dias que tive dificuldade de adormecer, de tão envolvida que fiquei na história. Livro essencial para quem gosta de suspense.

Camarujo 12/05/2021

Livro exatamente bom, não fiquei com medo, como muitas pessoas me falaram que fico. Adorei o mistério e as reviravoltas. Recomendo muito.

Raquel 11/05/2021

Demorei pra fazer uma resenha porque queria ver o filme com Jack Nicholson..que decepção meu amigos! Nem se compara com essa obra aqui! Que livro bom da peste !!! Pense numa história que te pega de jeito, te leva pra um hotel no meio do nada e te sufoca a ponto de você torcer logo pra terminar o livro senão vai morrer dentro do maldito hotel! É maravilhoso hahaha. Eu fiquei presa no Overlook junto com os personagens e só consegui respirar depois de virar a última página. Excelente. E se vc assistiu o filme, não espere muita semelhança entre ele e o livro. Bom, não acho que o filme conseguiu captar a essência. Principalmente do menino Danny.

LeoTozzi 11/05/2021

Incrível
Esse livro é simplesmente perfeito, algumas partes são bem paradas mas isso não deixa o livro entediante, você fica totalmente preso nele. Perfeito.

ficou um pouco com Deus...
Olha esse é meio amargo de falar. Meu primeiro contato com o King, e não foi tao bom. O livro é muito bom, e eu recomendo ler. Mas kinha experiência não foi das melhores, ele é muito lendo, muito mas muito. Então ele desceu bem quadrado pra mim pq foi uma época que eu n tava muito concentrado nas leituras, acredito que se eu tivesse me preparado pra esse ritmo de leitura teria sido bem melhor. Mas ao todo o livor é muito interessante bem construído e a escrita do King é louvável (sinônimos.com).

Liviaa.rosa 10/05/2021

O Iluminado ? Stephen King
Sinceramente? não gostei.

Sei que dar uma opinião contrária da maioria e dar um tiro no pé com os fãs que gostam do livro. Mas estou aqui para fazer minha resenha.

A história é boa, contem detalhes muito interessantes sobre as coisas certas, e outras, ele não detalhava tanto por não ser tão relevante. Admiro o autor por ter essa concepção. Porém, entretando, mas, contudo, não me agradou.

O motivo do meu desagrado foi que achei um livro parado apesar da história ser interessante. Tive que me forçar a terminar o livro, não por agrado e prazer, e sim por ódio!! Não poderia abandonar um livro assim e a todo momento fiquei achando que a errada era eu por não gostar sendo que o livro é tão aclamado.

Um dia, quem sabe, lerei novamente esse livro. Talvez realmente seja um livro bom e eu só não li do momento certo.

?????? 3 estrelas pois realmente achei uma narrativa intrigante.

Tai.Sueð 10/05/2021

Medo e desespero
Quando comecei a ler esse livro a uns 6 anos, li só 30 páginas e abandonei, fiquei apavorada e todas as vezes que pegava na mão para ler tinha medo e não conseguia, não sei explicar o porquê ele mexe tanto comigo, mas tem a ver certamente com a narrativa do King que vai criando um ambiente angustiante e de desespero onde nós vemos um pai que ama seu filho, mas que aos poucos vai cedendo a loucura enquanto a mãe tenta desesperadamente não ver o que eata óbvio. Livro incrível ?

Fernanda.Lamb 10/05/2021

me disseram, logo que comecei o livro, que seria uma leitura imersiva. e nossa se foi. a maneira como King escreve é fenomenal e eu fui completamente prendida por ela. o livro me fez rir, soltar exclamação de RAIVA, de tristeza, de medo... só tive dificuldade de passar pela metade dele, mas o início e o fim compensaram isso. ah, e eu li sem ter visto o filme então foi incrível porque não sabia de nada
Rocha 10/05/2021minha estante
Ótimo livro! Realmente traz esses sentimentos

nalivia 10/05/2021minha estante
nossa amg a leitura do Stephen me da um sono que so pelo universo, mas eu sempre dou uma chance pra ele, sempre que posso

Fernanda.Lamb 10/05/2021minha estante
o início e o final dele me prenderam muito, mas na metade é chatinho mesmo kkkkk senti sono só uma vez, de resto foi de boa, não foi AQUELE foco mas conseguia não dormir kkkkk