O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

anilopws 24/03/2024

O iluminado
Amei demais essa leitura, fluiu tao bem, quando começava nao queria parar de ler
vi o filme logo depois e o livro é mt superior então pra quem gosta do filme vale demais essa leitura, e pra quem quer começar ler king tbm é uma boa pedida, terror na medida certa

Beatriz 23/03/2024

100 vezes superior ao filme
Confesso que li o livro sempre pensando no filme e é inegável que o livro é bem melhor que o filme. Primeiro que o filme distorce toda família. Mostrando o Jack apenas como um monstro, muito antes do Hotel e não aprofunda a dinâmica familiar que o Jack tinha, Segundo que mostra um Danny bem mais bobinho que o menininho que é caracterizado no livro. Um menino capaz de ler através das sensações humanas e que possui um dom inegável. Terceiro que o filme esquece quem é o maior personagem do livro, o Hotel. O Overlock é a entidade que enlouquece e faz uma familia que já está frágil se desestabilizar. O Hotel que transforma o Jack em um monstro. O Hotel busca adquirir o menino para sua lista de hóspedes fixos.
Depois da comparação inevitável com o filme, comecei a notar que o livro tinha um ponto pessoal do escritor. O Jack parece muito com ele em alguns aspectos, é um escritor tentando sobreviver com uma criança pequena e pulando de emprego em emprego, já foi professor, tem problemas com a bebida. O Danny parece muito com o Joe Hill, fisicamente quando criança. Tudo parece bem familiar à vida do King.
O livro é incrível, bem escrito, bem fundamentado, engloba o leitor em uma boa atmosfera de suspense. Eu acredito que ele poderia ser mais curto. Sem alguns acontecimentos aleatórios, que para mim só rolaram pra um personagem fazer uma participação especial.

Ei, Bora Ler Mais! 23/03/2024

?[RESENHA LITERÁRIA]?
?Considerado um livro repleto de terror que deixa muitos leitores sem dormir, eu particularmente não senti medo durante a leitura. O que mais me deixou angustiada foi lidar com o comportamento humano dos personagens ao longo da leitura.

?Na obra acompanhamos uma família que vai passar o inverno num hotel remoto localizado em meio às montanhas. O pai Jack vem enfrentando diversos problemas, principalmente os ligados à bebida. Depois que ele perde seu emprego como professor, um amigo seu consegue uma vaga para ele trabalhar como zelador neste hotel. O famoso hotel Overlook, que fica fechado durante o inverno rigoroso e somente ele junto da sua esposa e filho vão ficar neste local sinistro cuidando de tudo.

?Wendy (esposa de Jack) sente muito ciúmes da relação do marido com o filho, mesmo sabendo do temperamento explosivo e muitas vezes violento que seu marido teve no passado e que até resultou em uma fratura no braço de seu filho. Mesmo assim, o filho Danny vê o pai como um herói. Danny por sua vez, possui um poder peculiar de ler mentes e seu amigo ?imaginário? Tony lhe mostra acontecimentos do passado e do futuro. E acaba ficando muito perturbado por saber que o Overlook guarda segredos terríveis em seus corredores e instalações.

?O livro se passa na terceira pessoa e ainda temos os pensamentos de cada um dos personagens intercalando, a narrativa. Sabemos todos os seus sentimentos, segredos obscuros, medos e principalmente o quão problemático o pai do Danny é.

?O livro possui uma ambientação incrível, você consegue imaginar cada um dos cenários e condições climáticas, sons e cheiros. E os fantasmas que habitam o hotel são muito bem descritos que chegam a causar arrepios alguns deles.

?O livro traz muitas críticas às relações humanas, violência doméstica e alcoolismo. Além, dos espíritos, dons sobrenaturais e criaturas que vivem no hotel, uma avalanche de terror de todos os tipos.

?Um livro que todos deveriam ler, por ser uma das obras-primas de Stephen King.

Alessandra224 22/03/2024

Um bom terror para quem curte
Não é um livro ruim e tem aquilo que acho que falta em muitoa livros: um começo, meio e fim.
Mas acredito que eu não me de bem com esse estilo, na parte do livro em que o personagem começa a delirar, me cansa um pouco.
Como terror funciona bastante.

Dêdê leituras 21/03/2024

É um livro muito bom, quem começa não vai querer parar de ler, eu super recomendo.

Obs os últimos capítulos são insanos ???

Leandria.Leite 21/03/2024

"Você deve continuar vivendo Danny"
Nossa, eu ainda tô processando os acontecimentos do final do livro, o livro é muito bom, extremamente bom. O único ponto que tenho pra reclamar é que o livro é super ultra mega arrastado até a página 200, depois que passa é uma maravilha mas antes é triste, eu sou uma amante de detalhes, amo de paixão detalhe em livro mas acho que o King poderia ter feito as coisas um pouco mais rápidas.
Sobre o Dick, já gostei dele logo de cara, desde que ele conversou com o Dan no carro, confesso que passei uma raiva pra saber se ele ia chegar ou não. A hora dele e do taco me deu um leve medo mas tudo bem.
O pobre do Dan sofreu, coitado, se fosse eu com quase 6 anos, eu já teria ido faz tempo. Sobre a Wendy, confesso que me deu um pouquinho de raiva dela quando ela achou que quem tinha feito aquilo com o Danny foi o Jack (único momento que eu fiquei com pena do cara), mal deu tempo de raciocinar e a querida já tava botando a culpa no cara. Achei engraçado a parte em que o Danny falou que foi "ela" e o Jack vira pra Wendy na maior cara de pau e pergunta o que ela fez, confesso que ri, também ri na parte que o Dan simplesmente começa a desafiar a mangueira a vir até ele, ele falou com tanta convicção.
A parte daquela velha mal amada e aquela banheira me dá arrepios, meu deu quando eu vi o filme e deu quando eu li o livro. Meu trauma cinematográfica quando eu era pequena era essa cena, tive muitos pesadelos quando vi ela pela primeira vez. Nossa mas que ódio daquela velha, meu deus, eu juro que quando ela veio pra cima do guri eu fiquei com uma vontade de eu mesma ir lá naquele hotel e da uma coça nela (nessa parte do livro eu já tava enlouquecendo já, ficando louca que nem o Jack).
Só tenho a dizer como último parágrafo, que o King é completamente louco, pirado, biruta, ele deve ter batido a cabeça quando era criança. A loucura dele até passou pra mim em certas partes, tava me irritando com o Jack, o Dick não aparecia nunca, mas é isso , o King é louco mas o livro é incrível.

anakrlx 21/03/2024

Bom mas não releria
Ele é ótimo, devorei ele em uma semana (pra mim é um grande feito pq sou uma negação com livro grande) fora que deixa a gente muito envolvido em todos os acontecimentos. Não releria pq não gosto muito desse tipo de gênero, mas valeu demais a experiência

Sabrina382 21/03/2024

O Iluminado
"O Iluminado", um clássico de Stephen King, mergulha o leitor em uma trama envolvente que mescla terror psicológico e suspense, mantendo-o ansioso pelo desfecho da história.

O livro é denso, alternando entre momentos fluidos e outros mais arrastados, e apresenta uma narrativa multifacetada, explorando diversos pontos de vista. A escrita simples do autor torna a leitura acessível e envolvente.

Destaco como pontos positivos a habilidade de King em mesclar realidade e ficção, bem como a explanação do conceito de "iluminado" e o desenvolvimento dos personagens, dotados de características fortes e bem delineadas.

Entretanto, como pontos negativos, destaco o final prolongado, que poderia ter sido encurtado, e alguns aspectos da trama que ficaram pouco desenvolvidos, resultando em uma experiência de terror aquém do prometido.

Apesar disso, "O Iluminado" permanece como um clássico indispensável, embora possa não figurar como a melhor obra de Stephen King em minha opinião.

Emerson@1995 21/03/2024

Simplesmente meu preferido e minha porta de entrada ao universo Stephen King. A ambientação detalhada, os personagens e seus desenvolvimentos individuais que fazem você sentir empatia e se dividir na hora de identificar o vilão; aquele ar de tragédia iminente que faz com você espere topar com um monstro em cada página, tudo nesse livro é f#da demais. Se você não gostou, leia novamente, pois certamente leu errado.

Mônica R. 20/03/2024

O Iluminado
Que livro incrível, inclusive me deu medo durante a leitura. Costumo achar os livros do Stephen King muito maçantes e arrastados, mas esse foi excelente, terror e suspense na medida.

Bia Andrade 20/03/2024

Esse livro superou qualquer expectativa que eu poderia ter. Os personagens são super bem construídos, a história me prendeu de uma forma surreal, em muitos momentos sentia como se eu realmente estivesse no Overlook, com a família Torrance. Eu acho incrível a forma como o King constrói a jornada dos personagens como só ele faz.

Lullaby 20/03/2024

é surreal como o Stephen King me fez ficar com medo de palavras. O livro é bastante grande, mas é tão bom que eu li em poucos dias, o que mais me impressionou é como o livro e o filme são super diferentes. O 4,5 é porque achei as histórias do hotel de antes do acontecimento acabaram deixando o livro um pouco cansativo. No mais, uma das melhores leituras desse ano até agora.
Victor 20/03/2024minha estante
Muito bom , até comprei Doutor Sono logo depois

giovanni 19/03/2024

Não é quente
Nao consegui nem terminar esse, é uma enrolação ate chegar em algum momento interessante, nosso stephen tem melhores!
Daniella148 19/03/2024minha estante
Concordo. Stephen já fez melhores