O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Vivian401 04/04/2024

Um clássico do terror, muito bem estruturado e te causa diversas emoções ao decorrer da leitura. Fácil de ler e te prende do início ao fim.

emasilveiras 03/04/2024

Meu segundo livro do king
Fofo, gostei muito do livro!! o começo da leitura foi, de fato, muito lento devido à característica prolixa do stephen king como autor. contudo, esse começo em que as coisas demoram para acontecer funciona muito bem para preparar o terreno para o momento da ação. os últimos 30~35% do livro me prenderam tão bem que até me fizeram esquecer que fiquei meses enrolando para ler as primeiras partes da história. é tudo muito bem encaixado e amarradinho, as personagens são coerentes e, mesmo quando sentia a leitura lenta, era gostoso de ler porque o modo de escrita do autor é interessante até quando se trata de cenas em que, essencialmente, não têm nada acontecendo. no final, a obra se completa e faz tudo valer a pena.

já havia lido carrie a estranha antes e as sensações ? tanto a frustração e ansiedade do começo para que toda a preparação de terreno tenha uma explosão de conteúdo quanto o interesse genuíno em ler sem parar quando essa explosão finalmente ocorre ? foram muito semelhantes, apesar de agora perceber que o iluminado é bem mais interessante que o romance de estreia do autor. definitivamente se tornou um dos meus favoritos e já estou ansiosa para conhecer mais do universo de obras do stephen king!!!

Dé7 02/04/2024

Esse foi o primeiro livro do gênero que eu li e fiquei positivamente surpresa.
Achei a escrita muito boa (ainda mais pra uma narrativa em terceira pessoa), o livro é denso mas todas as informações são pertinentes.
Com certeza lerei mais obras desse autor

Ana 02/04/2024

Aterrorizante
Este é mais um livro padrão de Stephen King, bem escrito e envolvente. No entanto, é também o mais horripilante que já li na vida. Embora eu esteja buscando algo mais leve para ler agora, sinto a necessidade de terminar esta história e acabei de começar 'Doutor Sono', que se mostra tão aterrorizante quanto.

Isabella pippa 01/04/2024

REDRUM!
Dei 4 estrelas por culpa minha que criei muitas expectativas sobre esse livro e infelizmente não foi tão incrível como eu esperava.. mas não deixa de ser um livro MUITO bom!

Acho que o ponto alto do King no geral, mas especialmente nesse livro, é a forma única com que ele consegue construir os personagens e o cenário.. ele gasta 1/3 do livro pra isso basicamente e quando chega no meio da história você está completamente imerso na realidade do livro e se sentindo ali dentro por inteiro.

O livro não me deu medo, não me assusto fácil também.. mas senti aflição em diversos momentos! E me apeguei muito ao Danny, Wendy e ao Dick.. e nunca consegui gostar do Jack! Ele sempre deu traços tóxicos mesmo no começo da trama, e mesmo sóbrio! Isso fica muito claro nos pensamentos dos personagens que o king nos mostra! Acho incrível essa característica da narrativa dele.

O final não me surpreendeu, já que a história é tão bem amarrada que desde o começo da pra se imaginar o desfecho..

?Alguns lugares são como pessoas. Alguns são iluminados e outros não. Acho que se pode dizer que o Hotel Overlook tem alguma coisa como se fosse iluminado..?

ATHOS 01/04/2024

O Iluminado: Uma Jornada Assombrosa pelas Profundezas da Loucura

Ao adentrar o universo de "O Iluminado", de Stephen King, somos transportados para o Hotel Overlook, um local banhado por uma aura de horror e isolamento. Entre seus corredores gélidos e quartos vazios, residem os segredos obscuros que corroem a sanidade de Jack Torrance, o zelador que se muda para o hotel com sua esposa Wendy e seu filho Danny.

A narrativa de King é tecida com maestria, capturando a deterioração gradual da mente de Jack. O autor nos guia por uma espiral de paranoia, alucinações e violência crescente, onde a linha entre a realidade e o sobrenatural se torna cada vez mais tênue.

**A atmosfera claustrofóbica e a descrição vívida dos cenários** contribuem para a sensação de terror que permeia a história. O hotel se transforma em um personagem por si só, com seus corredores labirínticos, o bar fantasma e o sinistro Salão Dourado, palco de eventos macabros que assombram o passado e o presente do local.

**Os personagens são multidimensionais e cativantes.** Jack, em sua luta contra o alcoolismo e os fantasmas de seu passado, desperta a compaixão do leitor, mesmo enquanto suas ações se tornam cada vez mais perturbadoras. Wendy, por sua vez, demonstra força e resiliência excepcionais ao enfrentar as atrocidades que se desenrolam ao seu redor. Danny, com seu "brilho" e inocência, representa a esperança em meio ao caos, servindo como um farol de luz em meio à escuridão.

**"O Iluminado" transcende o gênero do terror**, explorando temas como a fragilidade da mente humana, o alcoolismo, a violência doméstica e o poder da família. King nos convida a refletir sobre os monstros que habitam dentro de nós e sobre as forças que podem nos levar à beira da loucura.

**A leitura é envolvente e viciante**, impossível de largar até a última página. King nos deixa com um sentimento de inquietação e suspense que persiste muito tempo após o término da leitura.

**Em suma, "O Iluminado" é uma obra-prima do terror,** um clássico que continua a aterrorizar e fascinar leitores de todas as idades. É um livro que te prende do início ao fim, te faz sentir medo e angústia, mas que também te faz pensar e refletir sobre a natureza humana. Se você está procurando uma leitura que te deixe com o coração na mão e te faça pensar por muito tempo, "O Iluminado" é o livro perfeito para você.

**Pontos fortes:**

**Pontos fracos:**

* Algumas descrições podem ser perturbadoras para leitores mais sensíveis
* Ritmo lento em alguns momentos

**Recomendação:**

"O Iluminado" é altamente recomendado para fãs de terror, suspense e thrillers psicológicos. É um livro que te deixará com o coração na mão e te fará pensar por muito tempo.
## O Iluminado: Uma Jornada Assombrosa pelas Profundezas da Loucura

**Pontos fracos:**

* Algumas descrições podem ser perturbadoras para leitores mais sensíveis
* Ritmo lento em alguns momentos

Lilian Andrade 31/03/2024

Primeiro do King que leio e gostei bastante da escrita. Só achei que poderia ser mais rápido o início, delongou demais pra começar o suspense.

Nathalia1007 31/03/2024

Maravilhoso!
É o livro que traz o desenvolvimento de personagem mais perfeito do King. A maneira como ele usa os pensamentos intrusivos dos personagens pra mostrar o estado mental deles decaindo, o conflito interno do protagonista (que em nenhum momento do livro eu pude desenvolver empatia por ele).
Eu amei essa leitura!

carolbargg 30/03/2024

Leitura perfeita!!!
Soa até errado dar 5 estrelas pra qualquer outro livro dps de ler esse. Os personagens sao todos muito bem construidos, tem uma baita presença de alcoolismo e tbm violência domestica tanto com a mulher quanto com os filhos, e com isso tbm vem a presença do machismo, da misoginia (os pensamentos do Jack pela Wendy e pela mae) e da masculinidade toxica (os pensamentos do Jack com o proprio Danny). Ver o Jack ficando louco gradualmente é muito forte, da pra sentir ele perdendo a sanidade a cada capitulo, e como o hotel consegue manipular ele pelos pontos fracos dele (bebida). Mtttt bom !!!! muito!!!!!! Terror psicológico absurdo

Dani 28/03/2024

QUE OBRA PRIMA
O filme realmente não consegue transmitir nem 50% do que o livro é

confesso que demorei bastante pra terminar ele, pois tinha umas partes bem arrastadas que o Stephen detalha muito, e também pq tem uns tópicos bem sensíveis pra mim

mas no final valeu cada página lida, recomendo demais essa leitura

Luis Henrique 28/03/2024

Grande obra!
Algumas partes da história são mornas, porém com detalhes importantes para a etapa final do livro. Gostei bastante!

Carolina1854 27/03/2024

King habilmente tece uma trama de suspense psicológico que mergulha nas profundezas da mente humana. Sendo uma angústia acompanhar a transformação de Jack Torrance de um homem atormentado pela sua própria história para um ser possuído pelo mal e como tais atos.

Toda atmosfera claustrofóbica do hotel, combinada com as visões perturbadoras do filho de Jack, Danny, cria uma tensão palpável deixando presa a cada página virada !

Não é atoa que é uma obra prima !

Ana 27/03/2024

Que livro!
Stephen King sabe moldar uma história de terror como ninguém, o jeito que ele constrói a narrativa, construindo-a ao redor de seus personagens, todos eles bem desenvolvidos, com suas questões pessoais bem feitas, tudo isso nos faz ficar vidrado com a história.

Um livro pra ser lido com calma, cheio de detalhes e de momentos tão icônicos que ficam na cabeça por muito tempo.

uma das melhores coisas desse livro são as "descrições psicológicas". dos personagens, a maneira como a necessidade de beber do Jack é mostrada, o jeito como os pesadelos de Danny são mostrados, a infelicidade de Wendy com o Jack são grandes exemplos das características psicológicas que deixam esses personagens memoráveis.
Hotel Overlook é muito mais do que apenas um hotel. Jack e sua família acreditam que o hotel possa ser um recomeço. Mas logo a família Torrance percebe que esse hotel tem mais segredos do que eles imaginam. E esses segredos não gostam de ficar escondidos.

"Eu escolho aceitar o que eu sou. A vida é curta demais para deixar o mundo dizer a um homem o que ele deve e não deve fazer."