O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

ATHOS 01/04/2024

O Iluminado: Uma Jornada Assombrosa pelas Profundezas da Loucura

Ao adentrar o universo de "O Iluminado", de Stephen King, somos transportados para o Hotel Overlook, um local banhado por uma aura de horror e isolamento. Entre seus corredores gélidos e quartos vazios, residem os segredos obscuros que corroem a sanidade de Jack Torrance, o zelador que se muda para o hotel com sua esposa Wendy e seu filho Danny.

A narrativa de King é tecida com maestria, capturando a deterioração gradual da mente de Jack. O autor nos guia por uma espiral de paranoia, alucinações e violência crescente, onde a linha entre a realidade e o sobrenatural se torna cada vez mais tênue.

**A atmosfera claustrofóbica e a descrição vívida dos cenários** contribuem para a sensação de terror que permeia a história. O hotel se transforma em um personagem por si só, com seus corredores labirínticos, o bar fantasma e o sinistro Salão Dourado, palco de eventos macabros que assombram o passado e o presente do local.

**Os personagens são multidimensionais e cativantes.** Jack, em sua luta contra o alcoolismo e os fantasmas de seu passado, desperta a compaixão do leitor, mesmo enquanto suas ações se tornam cada vez mais perturbadoras. Wendy, por sua vez, demonstra força e resiliência excepcionais ao enfrentar as atrocidades que se desenrolam ao seu redor. Danny, com seu "brilho" e inocência, representa a esperança em meio ao caos, servindo como um farol de luz em meio à escuridão.

**"O Iluminado" transcende o gênero do terror**, explorando temas como a fragilidade da mente humana, o alcoolismo, a violência doméstica e o poder da família. King nos convida a refletir sobre os monstros que habitam dentro de nós e sobre as forças que podem nos levar à beira da loucura.

**A leitura é envolvente e viciante**, impossível de largar até a última página. King nos deixa com um sentimento de inquietação e suspense que persiste muito tempo após o término da leitura.

**Em suma, "O Iluminado" é uma obra-prima do terror,** um clássico que continua a aterrorizar e fascinar leitores de todas as idades. É um livro que te prende do início ao fim, te faz sentir medo e angústia, mas que também te faz pensar e refletir sobre a natureza humana. Se você está procurando uma leitura que te deixe com o coração na mão e te faça pensar por muito tempo, "O Iluminado" é o livro perfeito para você.

**Pontos fortes:**

**Pontos fracos:**

* Algumas descrições podem ser perturbadoras para leitores mais sensíveis
* Ritmo lento em alguns momentos

**Recomendação:**

"O Iluminado" é altamente recomendado para fãs de terror, suspense e thrillers psicológicos. É um livro que te deixará com o coração na mão e te fará pensar por muito tempo.
## O Iluminado: Uma Jornada Assombrosa pelas Profundezas da Loucura

**Pontos fracos:**

* Algumas descrições podem ser perturbadoras para leitores mais sensíveis
* Ritmo lento em alguns momentos

Lilian Andrade 31/03/2024

Primeiro do King que leio e gostei bastante da escrita. Só achei que poderia ser mais rápido o início, delongou demais pra começar o suspense.

Nathalia1007 31/03/2024

Maravilhoso!
É o livro que traz o desenvolvimento de personagem mais perfeito do King. A maneira como ele usa os pensamentos intrusivos dos personagens pra mostrar o estado mental deles decaindo, o conflito interno do protagonista (que em nenhum momento do livro eu pude desenvolver empatia por ele).
Eu amei essa leitura!

carolbargg 30/03/2024

Leitura perfeita!!!
Soa até errado dar 5 estrelas pra qualquer outro livro dps de ler esse. Os personagens sao todos muito bem construidos, tem uma baita presença de alcoolismo e tbm violência domestica tanto com a mulher quanto com os filhos, e com isso tbm vem a presença do machismo, da misoginia (os pensamentos do Jack pela Wendy e pela mae) e da masculinidade toxica (os pensamentos do Jack com o proprio Danny). Ver o Jack ficando louco gradualmente é muito forte, da pra sentir ele perdendo a sanidade a cada capitulo, e como o hotel consegue manipular ele pelos pontos fracos dele (bebida). Mtttt bom !!!! muito!!!!!! Terror psicológico absurdo

Dani 28/03/2024

QUE OBRA PRIMA
O filme realmente não consegue transmitir nem 50% do que o livro é

confesso que demorei bastante pra terminar ele, pois tinha umas partes bem arrastadas que o Stephen detalha muito, e também pq tem uns tópicos bem sensíveis pra mim

mas no final valeu cada página lida, recomendo demais essa leitura

Luis Henrique 28/03/2024

Grande obra!
Algumas partes da história são mornas, porém com detalhes importantes para a etapa final do livro. Gostei bastante!

Carolina1854 27/03/2024

King habilmente tece uma trama de suspense psicológico que mergulha nas profundezas da mente humana. Sendo uma angústia acompanhar a transformação de Jack Torrance de um homem atormentado pela sua própria história para um ser possuído pelo mal e como tais atos.

Toda atmosfera claustrofóbica do hotel, combinada com as visões perturbadoras do filho de Jack, Danny, cria uma tensão palpável deixando presa a cada página virada !

Não é atoa que é uma obra prima !

Ana 27/03/2024

Que livro!
Stephen King sabe moldar uma história de terror como ninguém, o jeito que ele constrói a narrativa, construindo-a ao redor de seus personagens, todos eles bem desenvolvidos, com suas questões pessoais bem feitas, tudo isso nos faz ficar vidrado com a história.

Um livro pra ser lido com calma, cheio de detalhes e de momentos tão icônicos que ficam na cabeça por muito tempo.

uma das melhores coisas desse livro são as "descrições psicológicas". dos personagens, a maneira como a necessidade de beber do Jack é mostrada, o jeito como os pesadelos de Danny são mostrados, a infelicidade de Wendy com o Jack são grandes exemplos das características psicológicas que deixam esses personagens memoráveis.
Hotel Overlook é muito mais do que apenas um hotel. Jack e sua família acreditam que o hotel possa ser um recomeço. Mas logo a família Torrance percebe que esse hotel tem mais segredos do que eles imaginam. E esses segredos não gostam de ficar escondidos.

"Eu escolho aceitar o que eu sou. A vida é curta demais para deixar o mundo dizer a um homem o que ele deve e não deve fazer."

Emilly.Silva 26/03/2024

Não é só uma ficção
Comecei esse livro querendo saber se seria melhor que o filme, e com certeza ele é.

Os personagens são muito bem construídos, principalmente o Jack torrance, a forma que ele vai perdendo a sua sanidade, a forma que o King aborda o problema de alcoolismo ( curiosidade: o King tinha problemas com álcool e retratou sua história no livro), o Jack mostrando o lado paternal dele ( coisa que no filme não acontece), tudo perfeito e bem escrito.

jujuju 26/03/2024

Demorei para ler o livro pela forma arrastada que se passou do início para o meio. Apesar da descrição vagarosa e lenta ter me irritado durante a leitura em muitos momentos, temos a compreensão da importância de alguns fatos e cenas já quase no final.
O início lento nos entrega a personalidade e psique dos personagens, com detalhes que nos fazem compreender suas ações, reações e limitações diante o desenrolar da história. Com tudo em mãos, é perceptível a mudança e desenvolvimento dos personagens, e tudo é compensado quando o hotel deixa de ser a ambientação e passa a ser uma personificação ativa na história, aquele que dita as regras e muda o rumo das coisas.

Stephen King tem um talento brilhante em criar personagens muito bem trabalhos e Jack foi com certeza o mais profundo da trama, o que teve seu psicológico dissecado e lentamente usado como arma contra ele mesmo, tão seguro de si e teimoso que passou a se tornar vulnerável e completamente suscetível a influência do Overlook. O Hotel se apossou de seu orgulho e alcoolismo como quem toma o controle de uma máquina, e Jack já estava morto antes mesmo do final do livro. O Overlook em pessoa passou a ser quem dividia a hospedagem com sua esposa e filho. Por outro lado, Wendy se sentia incapaz e foi quem resistiu e lutou até o final. Seu desenvolvimento é incrível e ela foi forte e salvou seu filho como inúmeras vezes havia prometido. Seu amor pelo Danny era palpável e foi o que perseverou até o fim. A história fez todo o sentido, e os personagens foram como pessoas reais, com sentimentos e ações verdadeiras.

A escrita do livro me trouxe à mente um tipo de filme muito bem dirigido. Stephen King sabe bem o que está fazendo e escreve como ninguém. Pode-se notar a forma sabia como certas cenas são encaixadas e como memórias e lembranças são descritas e nos fazem sentir algo que pensei só ser possível cinematograficamente, e experimentei nas duas vezes que li as obras do Stephen King. Passado como resposta do presente, pensamentos altos e palavras que parecem sussurradas em nossos ouvidos. Cenas descritas que poderiam muito bem se tornar lembranças de algo que vimos diante de nossos olhos. Textos que não são confusos fazendo uma dinâmica que vai além da escrita e podemos simplesmente ver acontecendo.

O livro é completo, muito bem trabalhado e muito bem pensado. Perfeito e perfeito!

juLuiLes 26/03/2024

Às vezes lugares humanos criam monstros desumanos.
O Iluminado é considerado uma das maiores obras do autor Stephen King, até mesmo do terror. Apesar de esse ter sido somente o meu quarto contato com o autor, não poderia concordar mais com tal afirmação.

Publicado em 1977, o livro conta a história da família Torrance. Jack é um ex-professor que tem um histórico com o alcoolismo e surtos de raiva, Wendy é uma mulher muito apegada a sua família, e, por fim, temos o Danny, um garotinho bastante "intuitivo" para a sua idade.

A família Torrance se amava muito, contudo o crescente abuso do álcool por Jack junto de seu colega Al-Shockley tornou a relação áspera e conflituosa. Wendy constantemente pensava no divórcio. Entretanto, após sofrerem um acidente em uma rodovia a dupla de alcoólatras decide parar com o goró. Consequentemente, a Wendy também vai deixando a ideia de divorciar-se de lado.

Após agredir um aluno, Jack perde o seu emprego como professor. Al, buscando ajudar o colega, arruma um emprego de zelador para o Jack no grande e famigerado Hotel Overlook, onde o agora ex-professor deveria passar uma temporada junto de sua família e cuidar do local. Esses meses isolados deveriam ser capazes de melhorar a relação entre os membros da família e de possibilitar que Jack termine a obra que está escrevendo.

Logo no início, o cozinheiro do hotel, Dick Halloran, nota a "iluminação" do garoto Danny. Sua capacidade de sentir coisas, prever o futuro, ler mentes e etc, são perigosas no Overlook, um estabelecimento assombrado e com uma história macabra. A partir daí, acompanhamos a "maldade" do hotel degenerar Jack Torrance, em uma mistura perfeita entre o sobrenatural e o humano.

Com uma trama psicológica riquíssima, o Iluminado se consagrou como o grande livro que conhecemos hoje. Gostei MUITO da leitura e seguirei acompanhando o Kingverso. O ritmo de leitura lento apenas engrandece a obra, criando personagens inesquecíveis e muito bem desenvolvidas. A família torrance é inesquecível, assim como o grande Halloran e o assombroso Overlook. Somente lendo para entender o que digo!

Jpneri 26/03/2024

Livro espetacular
Que livros meus amigos...
Me surpreendeu em todos os aspectos!
Foi meu primeiro contato com o Stephen king na literatura e já virei fã.

O jeito que a história é detalhada, contando cada detalhe e ao mesmo tempo sem ficar algo entediante foi oq mais me deixou apaixonado pelo livro

Recomendo muito este livro!
Acabei de comprar agora "Carrie a estranha" muito ansioso para ler

IsaApCamilo 26/03/2024

Redrum
O king realmente mostra para o que veio nesse livro. Ele faz por merecer a fama que tem.
Já adianto que não é um livro pra todo mundo, se você gosta de leituras rápidas, sem descrições longas não é um livro que vai te agradar.
Em até 44% do livro não acontece nada. É mais uma introdução do autor , depois dos 75% aí sim as coisas começam a acontecer num ritmo eletrizante eu não consegui mais parar de ler.
Ver como o hotel vai mexendo com o Jack aos poucos é assustador, Por várias vezes eu só queria poder pegar o Danny nos braços e dizer que iria ficar tudo bem
Esse é o quarto livro que leio do autor por ordem cronológica e foi o meu favorito até agora.
O melhor do king

IsaApCamilo 26/03/2024minha estante
Sim , agora estou muito mais animada pra pegar a Dança da Morte.

Mariana 26/03/2024minha estante
Amooo esse livro!! Muito bem escrito!! Muito boa resenha!!

victoryx 26/03/2024minha estante
A dança da morte também é muito muito bom

Mariana 26/03/2024minha estante
Comecei a lê -lo, mas parei por causa da correira, acho que vou terminar Novembro 63 dele e retomar a dança da morte

Retoma sim, e novembro 63 também é bom

Obrigada Mariana ?

IsaApCamilo 26/03/2024minha estante
Leia sim Marina você não vai se arrepender, eu ainda tenho um longo caminho até novembro de 63 rs