O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Thiago.Cavalcanti 11/06/2023

Recomendo
Excelente livro, história lhe prende do início ao fim dando a empolgação de ler por várias horas sem se cansar.

Nathy 31/10/2020

Este lugar desumano cria monstros humanos
Não sei dizer ao certo porque demorei tanto pra ler esse livro, mas, depois de vários começos e desistências, finalmente consegui terminá-lo. Não tem o terror que eu imaginava mas ainda assim é um livro assustador. No início do livro somos apresentados a família Torrence e a riqueza na construção dos personagens faz com que seja impossível de não se encantar e se apegar a eles, de torcer pra que terminem bem. Acaba que fica fácil de compreendermos o porquê do comportamento (ainda que não tão agradável) de cada um deles. Cada membro da família tem os seus dilemas e as suas diversas peculiaridades. Jack está a beira do colapso. Wendy é forte e quer lutar por sua família. Danny é uma criança iluminada, literalmente. Enfim toda a fama do livro o precede, não há muito o que dizer mas, é um livro incrível e muitíssimo bem construído, Stephen não decepciona.

Laryssa.Rabelo 10/05/2020

Bem vindo ao Hotel Overlook!!!
Nunca li algo do King antes e posso dizer que foi maravilhoso, o quanto ele é detalhista . Você percebe o quanto o autor é bom, quando ele descreve tanta coisa e não fica nenhuma ponta solta, tudo se encaixa no desenrolar da estória. O sentimento lendo esse livro foi de completa agonia e horror em algumas partes, parece que estava lá vivenciando tudo e sofrendo junto de Danny e Wendy. Parabéns King, zero defeitos.
Tais 11/05/2020minha estante
amoo

Nauru0 11/05/2020minha estante
Aconselha como primeira leitura dele?

Laryssa.Rabelo 11/05/2020minha estante
Sim, foi a primeira coisa que li dele e já gostei bastante, então creio que você também vai gostar, o início é meio arrastado, mas vale muito a pena.

Nauru0 11/05/2020minha estante
Fico meio sla de ler o King devido ao vídeo do Quadro Em Branco, no qual ele expõe um lado um tanto quanto sociopata e pedófilo em ?It?. Mas são pontos de vistas e ainda quero ter o meu gaushs

Laryssa.Rabelo 11/05/2020minha estante
Kk eu te entendo totalmente, essa leitura tbm tem umas coisas pesadas sabe, mas ainda continuei, creio que vale a pena

Tais 11/05/2020minha estante
Também acho que vale muito a pena

Simmm rs

Ana 28/11/2022

Eu achei muito bom, apesar do começo lento e arrastado. A história engrena mesmo é a partir dos acontecimentos no quarto 217. O terror psicológico, o suspense, a loucura do Jack que foi desenvolvida lentamente, os detalhes... tudo foi fantástico!

Giovanni Pilatti 01/04/2021

O clássico do terror
Quanto mais eu lia O Iluminado mais eu me impressionava com a capacidade do Stephen King te inserir no ambiente em que se passa a história. No quesito geral o livro é magnífico, perfeito para quem está começando a ler terror. O cenário aonde se passa é extraordinário, o livro consegue te transmitir diversas sensações, principalmente medo. Ele possui um final fantástico, recomendo a todos, é uma leitura que vale a pena!
silviorenan 01/04/2021minha estante
Eu quero ??? assisti ao filme e falei: Preciso do livro!!!

Jheinis.Duarte 01/04/2021minha estante
Queria ler mas sou muito medrosa kkkkk

silviorenan 01/04/2021minha estante
Eu tbm sou, mas o filme é bem tranquilo (tive pesadelos só uma noite)??

Alyson.JesuAno 19/08/2021

Claustrofobia e insanidade
Um espetáculo do início ao fim. ''O iluminado'' só comprova a genialidade e talento de Stephen King, um dos melhores escritores que eu já li. Um livro excelente, tenso, envolvente e inesperado, completado pela loucura de Jack que é igualmente fascinante.

Murilo sibim 28/03/2022

Como sempre King mostrando o motivo de ser o rei do terror, história muito bem construída e que dá calafrios, para quem é fã de terror é leitura obrigatória!

@maarianaraamos 26/10/2020

Terror instigante
Quando comecei o livro, achei que teria muito medo! Mas me surpreendi com a narrativa, e percebi que a história me instigava a todo instante! Tem sim suas partes de terror, mas muito menos do que eu esperava! Acho que esse livro foi perfeito para abrir as portas para os livros de terror e suspense pra mim!
Além disso fiz um projeto de leitura lá no meu canal, com comentários sobre cada parte do livro!
Nome do canal: Mari Ramos

nina 01/11/2021

muito bom, narração perfeita que te faz sentir tudo e mais um pouco assim como os personagens. precisa de estômago, levei muito tempo pra terminar por causa disso, mas não me arrependo, livro muito muito bom
BrunnoBetten 01/11/2021minha estante
Essa edição é top porque tem antes do ato e depois do ato (assim compreende a história do livro ao todo).

BrunnoBetten 01/11/2021minha estante
Quero ler, depois, o DOUTOR SONO do mesmo autor.

ATHOS 01/04/2024

O Iluminado: Uma Jornada Assombrosa pelas Profundezas da Loucura

Ao adentrar o universo de "O Iluminado", de Stephen King, somos transportados para o Hotel Overlook, um local banhado por uma aura de horror e isolamento. Entre seus corredores gélidos e quartos vazios, residem os segredos obscuros que corroem a sanidade de Jack Torrance, o zelador que se muda para o hotel com sua esposa Wendy e seu filho Danny.

A narrativa de King é tecida com maestria, capturando a deterioração gradual da mente de Jack. O autor nos guia por uma espiral de paranoia, alucinações e violência crescente, onde a linha entre a realidade e o sobrenatural se torna cada vez mais tênue.

**A atmosfera claustrofóbica e a descrição vívida dos cenários** contribuem para a sensação de terror que permeia a história. O hotel se transforma em um personagem por si só, com seus corredores labirínticos, o bar fantasma e o sinistro Salão Dourado, palco de eventos macabros que assombram o passado e o presente do local.

**Os personagens são multidimensionais e cativantes.** Jack, em sua luta contra o alcoolismo e os fantasmas de seu passado, desperta a compaixão do leitor, mesmo enquanto suas ações se tornam cada vez mais perturbadoras. Wendy, por sua vez, demonstra força e resiliência excepcionais ao enfrentar as atrocidades que se desenrolam ao seu redor. Danny, com seu "brilho" e inocência, representa a esperança em meio ao caos, servindo como um farol de luz em meio à escuridão.

**"O Iluminado" transcende o gênero do terror**, explorando temas como a fragilidade da mente humana, o alcoolismo, a violência doméstica e o poder da família. King nos convida a refletir sobre os monstros que habitam dentro de nós e sobre as forças que podem nos levar à beira da loucura.

**A leitura é envolvente e viciante**, impossível de largar até a última página. King nos deixa com um sentimento de inquietação e suspense que persiste muito tempo após o término da leitura.

**Em suma, "O Iluminado" é uma obra-prima do terror,** um clássico que continua a aterrorizar e fascinar leitores de todas as idades. É um livro que te prende do início ao fim, te faz sentir medo e angústia, mas que também te faz pensar e refletir sobre a natureza humana. Se você está procurando uma leitura que te deixe com o coração na mão e te faça pensar por muito tempo, "O Iluminado" é o livro perfeito para você.

**Pontos fortes:**

**Pontos fracos:**

* Algumas descrições podem ser perturbadoras para leitores mais sensíveis
* Ritmo lento em alguns momentos

**Recomendação:**

"O Iluminado" é altamente recomendado para fãs de terror, suspense e thrillers psicológicos. É um livro que te deixará com o coração na mão e te fará pensar por muito tempo.
## O Iluminado: Uma Jornada Assombrosa pelas Profundezas da Loucura

* Algumas descrições podem ser perturbadoras para leitores mais sensíveis
* Ritmo lento em alguns momentos

Maiza 06/04/2023

Iluminado
Terminei e tenho a dizer que o começo do livro achei muito maçante e parado, tanto eh que demorei meses pra continuar, mas do meio pro final fica extremamente bom então eu dou 4 estrelas, só não 5 por causa da chatisse que é o começo.

Obs: É pq a escrita do King é muito detalhada então isso torna as coisas meio lentas de acontecer porque ele descreve tudo com o máximo de palavras possíveis

Cherry 04/07/2022

Literacherry: O livro infinitamente melhor que o filme
Bem vindos ao Hotel Overlook!

Gente, que livro maravilhoso!
Eu comecei com o hype do filme e descobri que é muito, muito melhor!
A obra proporciona uma ligação tão gostosa e completa com os personagens, que conseguimos entender a complexidade e importância de cada um para a narrativa:

- Jack: o explosivo, "ex-alcoolátra" que tenta fazer o que é certo, mas suscetível a ser possuido por espirítos hotelísticos;

- Danny: uma criança de 7 anos altamente evoluída e com dons que exigem maturidade e entendimento. Um amorzinho do começo ou fim. Extremamente corajoso;

- Wendy: tenta sempre ver o lado bom do marido, mesmo sabendo de suas inúmeras falhas. Observadora, ganha muita força ao longo da história;

- Sr Hallorann: Cozinheiro do hotel, que denomina Dan como "Iluminado", assim como ele também é! Tem um coração enorme. Um dos melhores personagens.

O livro em si é repleto de momentos de suspense, tensão e muitos detalhes (alguns confesso, não faziam tanta diferença assim, mas...). Quem não curte tanta descrição, pode achar um pouco massante.
Mas em contrapartida, a ambientação é incrível, me senti dentro do Hotel.

A leitura só não transcorreu mais rápido do que eu gostaria, porque as minhas crias ficaram dodóis, mas devorei ele inteirinho, de tão gostos de ler.
A edição está linda, o cheiro está divino. O que corroborrou ainda mais para imergir ainda mais em cada página dessa obra!

Mais um livro do King que não me desapontou. Vale super a pena dar uma chance ou revalidar caso não tenha gostado!

site: https://garotacerejablog.blogspot.com/2022/07/resenha-do-livro-o-iluminado-stephen.html

Luiz Souza 31/05/2023

Hotel Assombrado
O livro conta a história de Jack um senhor professor que arranja um emprego de uma temporada no inverno no Hotel Overlook , ele vai morar no trabalho junto com sua esposa Wendy e seu filho pequeno e fofo David a princípio a missão de cuidar e fazer a manutenção do grande hotel seria uma coisa não muito complicada e até teria momentos de lazer mas tudo muda quando coisas estranhas acontece nesse lugar sombrio e bem bizarro.

Gostei bastante da história a escrita de King é bem amarrada assim como seus personagens são bens desenvolvidos.

O autor sabe descrever com maestria mas ele deve ter algum amigo que trabalha na previsão do tempo muitas cenas ela fala do vento que o vento ia pra lá pra cá kkkkk.

Ótima leitura.

Luh 29/02/2024

O iluminado
Essa história do King, com cereteza é umas das melhores. Passei seis dias envolvida com essa leitura, e foi uma espécie e terror com deslumbramento!
Amei!
Não é atoa que Stephen King é considerado um dos mestres das histórias de terror!
Paulo Leitor Cósmico 29/02/2024minha estante
Esse ainda não li

Louise.Rosado 29/02/2024minha estante
Achei bem sem graça, e olha que eu sou muito medrosa

Paulo Leitor Cósmico 29/02/2024minha estante
Melhor que King só Edgar Allan Poe e HP Lovecraft

Regina.Cadore 06/09/2023

Apenas um clássico, um bom clássico
Ao início senti uma certa dificuldade para entrar na leitura, mas logo entendi que seria assim, uma leitura lenta (era esse o objetivo), e agradeço por ter sido assim, pois conseguimos ver a evolução da perda da lucidez do Jack.
Definitivamente indico, por mais que a leitura seja lenta, quando se entra na história ela passa voando!