O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Fagner Viana 13/04/2020

História tensa pesada, meio confuso no começo esperava mais pelo que falam do autor, primeiro livro que leio do autor

Pipuli 18/02/2022

Venha passar uma temporada no Hotel Overlook... será uma experiência inesquecível!!
Jack Torrance é professor e escritor, mas aceitou um trabalho de zelador em um hotel luxuoso no Colorado, o Hotel Overlook. Ele junto com a esposa Wendy e o filho vão passar a temporada de inverno no hotel... isolados.

Esse novo trabalho é um recomeço para a família Torrance, uma forma de abandonar os fantasmas do passado que giram em torno de problemas com álcool, acessos de fúria e fracassos. Jack pretende usar o isolamento causado pela neve para se dedicar a família e a escrita.

Mas o Hotel Overlook é o lar de forças malignas desconhecidas, e com o passar do tempo se mostram interessadas em Danny, um menino de 5 anos com uma grande iluminação. Porém o garoto se mostra mais forte do que parece e assim os espíritos se voltam para o elo mais fraco da família Torrance, Jack. E para possui-lo essas entidades irão trazer à tona coisas de seu passado, correntes que não puderam ser quebradas...

Um livro extremamente interessante, mas que para mim foi um tanto arrastado por conta da história que já era conhecida por causa do filme (mesmo eu não tendo assistido rs).

A história mostra um pouco de como os filhos, mesmo que inconscientemente, podem ser reflexos do que receberam dos pais.

A leitura para mim foi muito boa, mas poderia ter sido melhor se eu não soubesse coisas referentes ao filme, mas por outro lado foi muito legal ter uma referência clara do rosto insano do Jack “Torrance” Nicholson olhando pelo buraco na porta do banheiro!
Pablo Santos 20/02/2022minha estante
A história do filme, é uns 80% distorcida, pouca coisa igual ao livro infelizmente ?

Alana N. 03/01/2022

"Todas as eras do hotel estavam juntas agora, só faltando a atual, a Era dos Torrance. E esta estaria junto com o resto muito breve. Isso era bom. Isso era muito bom."
“O iluminado” não foi meu livro favorito do King. (Mas isso não quer dizer que ele é ruim.)
Bem, como já comentei por aqui, tenho um projeto pessoal de ler, pelo menos, um livro do autor por ano. (E como ele tem uma explosão de livros lançados, tenho conteúdo até o fim dos meus tempos.) Então, obviamente, o livro de 2021 foi essa belezinha e as expectativas estavam no TALO.
Muita gente favorita esse livro, quase todo mundo elogia e tudo mais, então, como estava bem fraca para leituras, achei que ele seria a melhor opção para tentar cumprir essa meta comigo mesma. Mas foi um grande balde de água fria. (Foi por muito pouco que não deixei o livro na metade e faltou menos ainda para não conseguir termina-lo em 2021. Tanto que o terminei no dia 30/12. Basicamente aos quarenta e cinco do segundo tempo.)
Mas o que não me agradou?
Para ser sincera, foi, principalmente, a história em si. O livro começa bem, se estabelece de forma satisfatória, nos introduz na família Torrance bem rápido, mas no corpo do livro, entre o meio e o fim, a coisa não sai do lugar, fica chovendo no molhado, só desempacando nas últimas cinquenta páginas. (E ainda assim não desempacou muito não.)
Só que com “empacado” não quero dizer que a trama não ia para algum lugar, mas sim que algumas situações eram repetidas tantas vezes que a leitura travava. Por exemplo: um personagem vê uma coisa em um corredor. Ao invés de, na próxima cena, a coisa ir além disso, quando o personagem voltava ao corredor ele fazia a mesma coisa que da vez anterior, o que faz com que sejam duas partes basicamente iguais. E as vezes essa repetição acontecia mais de duas vezes, o que transformava o todo em algo maçante.
Já disse por aqui mais de uma vez que gosto da escrita usual do King. Gosto em como ele se demora nos dando detalhes e como esmiúça os traços de personalidade de seus personagens. E, oficialmente, esses foram os pontos altos que me impediram de abandonar a leitura. Mas, mesmo gostando dessas características do autor, o problema citado não deixou de ser um problema, pelo menos para mim.
Como é uma leitura que muita gente ama ou tem curiosidade, não vou dar spoilers, nem me aprofundar sobre. Posso dizer que não foi uma experiencia ruim, mas também não foi das melhores, principalmente se tratando do King. Outros livros dele me empolgaram infinitamente mais e espero que a leitura de 2022 seja muito melhor.
Se alguém me perguntar se concordo com o hype em cima da obra, com certeza vou dizer que não, mas também não seria capaz de dizer que a mesma é ruim ou coisa semelhante. Não me agradou. Ponto.
(Nunca assisti a famosa adaptação dessa belezinha, porque queria me guardar para a obra, então não tenho como analisar a respeito. Vi, pelas internet da vida, que a produção do Kubrick não é completamente fiel, e justamente por isso o King não gostou, mas acredito que se for assistir alguma coisa, vai ser ela.)
Helena 03/01/2022minha estante
quais outros do King vc gostou?

Alana N. 03/01/2022minha estante
"A espera de um milagre", que é simplesmente PERFEITO. "Sob a redoma" e "It", que são muito bons.

Helena 03/01/2022minha estante
a adaptação de a espera de um milagre é incrível tbm! se não tiver visto o filme vejaa

Dan 04/01/2022minha estante
Já vou colocar esse a sob redoma na minha lista, parece ser bem bacana

ste 22/12/2021

Absolutamente incrível
Devorei esse livro em pouquíssimos dias/horas de leitura.

Sempre tive receio de ler esse, pois me falavam que era um livro parado e confuso de entender, mas na verdade não é nada disso. A leitura desse livro é frenética e consegui ver o salto gigantesco na escrito do Stephen King com esse livro.

Em "O Iluminado", apesar de não ser tão terror quanto pensei, o autor consegue entrar na nossa mente e nos fazer sentir raiva, frustração, agonia e todas as emoções vivenciadas pelos personagens.

Esse livro é de um brilhantismo inimaginável, me deixou ainda mais ansiosa para ler outros livros do King.
pdr 22/12/2021minha estante
deu até vontade de ler

ste 22/12/2021minha estante
leiaaa

Maíra Marques 26/04/2021

Estou lendo King em ordem cronológica e é muito interessante ver as nuances em sua escrita, os pontos em comum (personagem escritor e uma criança desempenhando um papel-chave, como em Salem) e o crescimento em relação aos pontos altos da história (bem mais do que em nos dois primeiros livros). Sei que muitos consideram esse um dos melhores livros do autor, particularmente gostei mais de Salem (personagens e enredo). Recomendo.

Leitora Baixa Renda 21/07/2022

Entregou tudo
Nessa história vamos conhecer a Wendy, ela é muito amorosa e está sempre tentando enxergar o melhor nas pessoas.

O Danny, menino iluminado de 5 anos, que é com certeza meu personagem preferido.

E o Jack, que em certo momento da história surta e tenta matar todo mundo.

Eles se mudam por uma temporada no Hotel Overlook, que é mais um personagem bem construído na história, e coisas estranhas começam a acontecer com essa família. Além disso também tem o fato deles estarem presos pela neve e a pressão da caldeira estar aumentando...

"Danny ficou imóvel. Não havia lugar para onde ele pudesse correr onde o Overlook não estivesse."
Alexandre.Atanasov 24/07/2022minha estante
Muito bom!

literaliza 14/12/2022

Surpreendente!
Esse foi o primeiro livro que eu li de Stephen King e já quero aproveitar a emoção de alguém que terminou a leitura pra falar sobre ??
Estou me perguntando o porquê de eu nunca ter lido nenhuma obra desse cara, sempre fiquei com um certo ?medinho? por ser (cagona) pra coisas que envolve o psicológico da gente, porém o stephen faz isso de uma forma genial, que te envolve e prende.
De início, achei a escrita bem arrastada, é característica do autor ser um pouco detalhista demais, e nesse livro, ele é? porém, conforme fui lendo, percebi que cada detalhe que ele mencionara tinha sido extremamente importante pra entender o desenvolvimento do personagem Jacky.
Jacky é casado com Wendy, e eles tem um filho que é o Danny, com 5 anos de idade. Ele é o ?Iluminado?.
Jacky é meio doido das ideias, bebe muito e se descontrola. Nisso acaba perdendo o seu emprego.
Nessa trama toda aí, um velho amigo beberrão de Jacky decide oferecer um emprego pra ele como zelador de um antigo hotel no meio do nada, num local que neva bastante no inverno e fica sem acesso a civilização (kkk)
Bom, Jacky aceita o emprego e com o objetivo de mudar de vida com a família, eles se mudam para o hotel no meio do nada.
O filho Danny começa a ver umas parada muito louca no hotel, e tudo vai se manifestando muito pior com o passar dos dias naquele lugar.
O Jacky por ser o mais fraco das ideia é o mais afetado pelo que seja lá que habitava no hotel, e fica muito doido, vendo coisas, ouvindo coisas, chapadasso.
Me lembrou muito a animação ?A casa monstro? kkkk ? mas a história aqui não termina com o final feliz.
A continuação desse livro é ?Dr sono? que com certeza, irei ler.

Nicolas Rodeghiero 14/04/2023

Bem-vindo ao Hotel Overlook
Fazia um bom tempo que eu queria ler esse livro, antes mesmo de eu começar a desenvolver meu hábito de leitura (por isso que me segurei pra não assistir o filme até hoje), e ao terminar percebi que valeu a pena esperar até o momento certo.

É impressionante como a cada livro do Stephen King que eu leio, mesmo que ainda sejam poucos, tenho mais certeza de que ele é meu autor favorito. A maneira como ele nos apresenta e desenvolve os personagens (principalmente as crianças, que dom), desenrola a trama e nos deixa ansiosos nos momentos mais precisos, ao meu ver, até então, é único.

Em "O Iluminado" somos apresentados à família Torrance (Jack, Wendy e Danny) e ao próprio Hotel Overlook, sendo ele a estrela do show. Sinceramente, o ritmo inicial da história é bem lento, mas já havia sido alertado sobre isso, então segui em frente sem dificuldade, e acabei percebendo que isso é um dos fatores que torna a obra tão incrível. Entretanto, quando o ritmo começa acelerar, ele não para mais. Com o tempo vamos descobrindo os problemas e traumas de cada um dos integrantes da família, mais sobre a história do hotel, e coisas cada vez mais bizarras começam a acontecer, nos fazendo questionar nossa sanidade ao mesmo tempo que os personagens questionam suas próprias.

Minha expectativa estava altíssima, pois tudo que ouvi até hoje tanto sobre o livro quanto sobre o filme (que pretendo assistir em breve) foram elogios e críticas positivas. E ao concluir a leitura posso afirmar que não fui decepcionado de maneira alguma, pelo contrário, me senti surpreendido pela riqueza de detalhes em cada uma das cenas.

Recomendo a todos que buscam uma boa experiência com terror e suspense, pois já se tornou um dos meus livros favoritos do gênero.

"O Overlook ficava à vontade com os mortos."

Mila.Maluka 03/03/2022

Me Decepcionei
Esperava mais conteúdo e menos enrolação. Sei que Stephen King escreve muito melhor. Recomendo que leiam A Hora do Vampiro ou O Cemitério, porque este livro aqui é péssimo. Não sei como chegou a ser considerado um clássico!
Albatroz2 11/03/2022minha estante
Eu também não sei.

@emmzzzly 19/06/2022

eu genuinamente acredito que esse livro é uma obra-prima
a experiência de ler esse livro - o dinamismo dele, o jeito que as palavras lidas parecem gritar e como o texto assume forma visual, imediatamente assim que você lê - é uma coisa que eu não sentia lendo livro nenhum desde que li o perfume do patrick suskind e mesmo assim aquele livro não tinha 1/3 da construção de tensão e da escolha precisa de palavras que esse livro tem.

eu tô honestamente chocada. esse livro que eu tenho é uma edição bem antiga e ele já está com todos os cadernos soltos, as últimas 40 folhas estão soltas e ele ta basicamente se desfazendo. e eu garanto que assim que eu encontrar uma edição comentada eu vou comprar porque não tenho dúvidas de que vou ler isso muitas outras vezes ainda. recomendo demais.

Daiana.Maia 07/12/2023

King o mestre do terror
Ele faz jus ao título! É o segundo livro que leio do autor e é nítido seu domínio da linguagem, raro em livros desse gênero e mais visto em clássicos, enfim, esse domínio foi se perdendo ao longo dos anos e hoje vemos muitos livros fracos em sua narrativa, mas com King isso não acontece!! Seus personagens são muito bem construídos, a narrativa intercalando vários pontos de vista permite ao leitor avaliar de vários ângulos e "tomar seus partidos", e o mais importante é o mistério que envolve a trama.
Não é um livro tão fácil e rápido de ler, mas vale a pena.

mariana 22/01/2021

tirem as máscaras!
no geral a história é boa. gosto muito do jeito que o King constrói seus personagens e transforma um hotel ou até mesmo uma cidade em um grande personagem à parte. para mim, no entanto, a leitura acabou sendo arrastada e cansativa. depois da metade do livro eu só queria terminar de uma vez.

Marcos 08/11/2020

Final intenso
Na minha opinião, os livros do king tenho um começo sempre parado... mas do meio para o final a história fica cheia de surpresas com um desfecho incrível!
Lucas 22/01/2021minha estante
Concordo plenamente. Do nada, você se vê preso no livro

Fabianna1 01/06/2022minha estante
Meu maior erro que assisti o filme, mês passado e agora que tô lendo o livro, perde meio que a essência, mas tive essa sensação de ser parado o início tb

Marcos 01/06/2022minha estante
Fabianna, se você estiver gostando da história, segue com a leitura, o livro tem diferenças demais do filme, inclusive o final é diferente? talvez você se surpreenda ? (espero não ter dado spoilers indiretos Kkkkkkkk)

Fabianna1 01/06/2022minha estante
Vou continuar lendo sim, pq o filme nunca é fiel ao livro, livro que comprei no sebo em 2012 agora que tô lendo kkkkkkk, deu spoiler não

Marcos 01/06/2022minha estante
Livro em sebo sempre é especial ? só vai kkkkkkkk acho que você vai gostar

Jeni 09/09/2022minha estante
Simm!!! Penso o mesmo

Marcos 09/09/2022minha estante
Eu vi que está lendo Jeni ????

Naty Barros 04/11/2021

A história é boa, a escrita também, lógico, mas é ligeiramente mais lento do qe eu imaginava. Descrições muito longas e, com isso, o suspense ia esfriando.

Luana.Padilha 14/12/2022

Tenso
Devorei o livro querendo saber todo seu desenrolar! Esse autor é sem palavras! Mas o filme não tem nem comparação talvez pelo ano que foi feito! Não assistam o filme; leiam o livro não tem comparação