O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Katherine27 17/04/2024

O livro em si é muito enrolado e no fim o que de fato ocorre não é tão bom e pesado como eu esperava.
Até a nota para esse livro foi baixa, porque ela não me preendeu tanto.

mah 17/04/2024

REDRUM
Gostei demais desse livro e queria muito ter dado 5 estrelas, porém houve dois pontos que me incomodaram. O primeiro foi a resolução da história, o gerente do hotel que é o sabe tudo não iria notar a questão da caldeira? ele conseguiu entrar até na mente de Dick que nem estava no hotel, tinha uma visão muito ampla de tudo que estava acontecendo, como não notaria esse detalhe que ameaçava tão gravemente o hotel? para mim ficou um pouco irreal. E parece que ele se curvou demais ao Dan, tudo bem que o garoto é forte, mas o poder do overlook deveria ser muito maior pelas descrições que tivemos durante todo o livro.
O segundo ponto foi a evolução da loucura de Jack e a forma como o hotel o corrompeu. Para mim ele só estava enlouquecendo por si só, ele já era um cara bastante problematico, e aí no final o autor quis transformá-lo em um mártir que não seria capaz de fazer nada daquilo sem a influência do hotel. Bem, não concordo com esse pressuposto. Ele seria capaz sim, óbvio q o hotel teve parte nisso, mas pela abstinência da bebida e ficar trancado com sua família o tempo todo eu acredito que ele seria capaz de fazer várias das coisas que realmente fez. Também achei meio idiota a ideia dos arbustos, não é algo que da medo em ninguém, e nem o King foi capaz de fazer isso. Como já disse nas resenhas de outros livros, as vezes os aspectos de terror que o King insere parecem muito caricatos e não me dão medo, só me irritam.
Mas chega de falar dos pontos negativos. Coisas que eu gostei no livro: o significado de REDRUM, surtei quando li essa parte, eu não estava esperando e para mim foi um grande plot twist. As cenas de tensão em que eles não sabem o que vai acontecer, o que Jack pode fazer, meu deus fiquei com um medinho viu. Como sempre vou elogiar a escrita do King, gosto como ele faz referências a outras coisas (aqui ele cita Alice no País das Maravilhas para remeter a loucura) que deixam a história mais rica. Amei a ambientação, e imaginar ficar sozinha em um hotel começa a me dar um pouco de medo.
Fiquei bem surpresa por ter tantas diferenças entre o livro e o filme. São obras distintas, mas cada uma com suas qualidades. Em geral gostei demais do livro, pegou o segundo lugar no ranking de melhores do autor, e Misery segue com o primeiro lugar (e não acho que algum livro consiga tomá-lo). Agora vou ler a continuação e espero (espero MUITO) que não me decepcione.

ecarmelim 15/04/2024

Essa foi a primeira obra que leio do stephen king, é cativante o palavriado e o sentimento que voce sente em certas frases. sobre o livro: um ótimo livro, com palavras e frases que voce precisa se concentrar bastante pra captar o significado delas. achei divertido e com uma história um tanto diferente, mas que vale a leitura! recomendo.

mimifofinho 14/04/2024

SENSACIONAL
Meu primeiro contato com The Shining foi com a adaptação de Kubrick. Depois de ler, afirmo com toda certeza que é minha obra favorita!!! The Shining consegue ser excepcional tanto no cinema quanto nas páginas.

Toda a construção do romance e a quebra de sanidade progressiva de Jack são extremamente bem construídas.

A grande diferença notável é com a construção de Jack que deixa a desejar na adaptação.
A forma como Jack é humano e extremamente sentimental, sua relação conturbada com o álcool, com o hotel e seu ego é MUITO BEM CONSTRUÍDA no livro.

Nem se fala sobre Wendy, que é tão profunda quanto Jack. Adoro como a construção dela é feita entrelinhas.

Sem falar na transição entre realidade e devaneio sendo muito sutis. OBRA DE ARTE!!!!

Cristiane Ribeiro Cazes 14/04/2024

Um clássico maravilhoso.
Nunca tinha lido e o livro é realmente melhor que o filme.
O filme é muito bom cult mas corta muita coisa e mostra um Jack louco desde o inicio.
O livro mostra como o Jack vai enlouquecendo aos poucos, como o hotel é aquelas fotos e recordações vão afetando ele.
Imperdível tem que ler.

Bianca1083 14/04/2024

Redrum
Eu já li alguns livros do King, mas o Iluminado com certeza faz jus à fama que tem e definitivamente se tornou um favorito.

O filme é ótimo, mas o livro é especial.

A forma como conseguimos nos conectar com os personagens do livro através dos que eles estão pensando (intencionalmente ou não) faz toda a diferença para a leitura. Você consegue sentir o medo dos personagens, mas também consegue sentir todas as emoções evocadas pelo hotel e por seus hóspedes.

10/10

Mr. Jonas 13/04/2024

REDRUM
Segundo fontes a escrita da história se baseou na estadia do autor no Stanley Hotel em 1974. A história se concentra em um hotel ?aparentemente? mal-assombrado que atormenta a família Torrance, durante seu fechamento no inverno, local que na verdade é o emprego temporário do pai, Jack - que por problemas financeiros opta por ser zelador do Hotel Overlook.
Wendy e Danny, sua esposa e filho, vão acompanhá-lo no que deveria ser um período de férias e diversão solitária. Mas, por causa do dom ?iluminado? de Danny, algo que permite que ele veja, ouça e entenda coisas além da compreensão normal, a família descobre que o hotel tem uma história macabra e viva, pronta e determinada para afetá-los até a morte.

Maria 13/04/2024

Eu amei o final desse livro! E por ser King, isso já é um baita elogio. Achei o "meio" desse livro muito lento e denso, e não vi tannnta necessidade disso. Mas eu gostei bastante do livro!?
Hiago48 13/04/2024minha estante
Vale a pena?

Maria 14/04/2024minha estante
com certeza! mas vai com tempo e calma, sem pressa

Carolina Sales 13/04/2024

Gostei da história, mas acho que talvez a tradução que li não funcionou muito bem para mim, não me senti conectada com a história e o livro foi bem arrastado para mim. Mas creio q tenha sido a tradução.

Fcomics 12/04/2024

O Hotel Overlook é diferenciado pela sua localização e pelo seu histórico de hóspedes que já passaram por lá. Mas uma sombra maligna vive nas entranhas do hotel.

Jack aceita a proposta de emprego como zelador do hotel e se muda com a esposa Wendy e seu filho Danny.

Danny, uma criança iluminada sente que há algo de errado com o hotel e seu pai é a vítima escolhida para castigar ambos.

Stephen King mostra a fragilidade humana em meio a um terror psicológico que vai te prender do início ao fim na leitura.

Aqui, só o mais forte sobrevive.

MasQueTau 11/04/2024

Um hotelzinho bem de boa!
Jack Torrance recebe uma proposta de emprego para ser zelador de um hotel antigo, e isso faz com que todos os problemas que a família vem passando, aos poucos se resolvam. Será?

O início do livro é bem característico do autor, sempre lento, mas conforme a história vai acontecendo, a gente consegue ver a evolução dos personagens, como eles eram e como cada um vai sendo afetado pelo hotel, fazendo com que tudo seja questionável, e no final, tudo se encaixa perfeitamente. O modo como King descreve a fragilidade humana é muito preciso.

Gostei muito desse livro, porque ele não é apenas um livro de terror, mas sim um terror psicológico, que mexe muito com a nossa imaginação.

Com certeza é um livro deve ser lido.
Recomendo muito!!!

aninhacaroles_ 10/04/2024

Um dos melhores livros que já li
Sem palavras. Depois de 4 anos de faculdade, onde eu só lia artigos científicos, resolvi me aventurar novamente no universo da leitura por prazer e não poderia ter escolhido um livro melhor para iniciar essa fase.
As descrições minuciosas, eventos que ocorreram no início do livro que se encaixam com perfeitamente com o final, os acontecimentos sobrenaturais tão bem formulados que trazem uma atmosfera tão boa e angustiante ao mesmo tempo.
A loucura de Jack é desenvolvida aos poucos com maestria, com sinais pequenos aparecendo de cada vez, e não algo exagerado e repentino.
O Iluminado de Kubrick é maravilhoso, um dos meus filmes de terror prediletos, mas quando você lê o livro, você compreende o porquê Stephen King não gosta, e eu infelizmente concordo com ele. O filme não traz tantos acontecimentos sobrenaturais no hotel, e na minha opinião esse é o ponto chave para o livro ser extraordinário. É decepcionante também o quanto Danny é esquecido na maior parte do filme enquanto no livro você se apaixona pela criança maravilhosa e forte que ele é.
Stephen King, aqui você foi luz.

Thais 10/04/2024

Cansativo
Livro bom, claro!
Porém algumas coisas se prolongaram demais. Se tornaram cansativas.
Gostei mais das partes finais com mais ação

Yasmin1609 10/04/2024

Achei o livro interessante. A princípio demorei pra me prender a história, mas conforme a trama se desenrolava eu me interessei pelo livro. O que mais me cativou foi que o Stephen King detalhou perfeitamente os personagens. Além disso, a medida que a gente vai lendo mais sobre o Overlook o terror se intensifica e o coração bate cada vez mais rápido.