A lenda do cavaleiro sem cabeça

A lenda do cavaleiro sem cabeça Washington Irving

Resenhas - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

Everton 06/03/2023

Ainda que o conto original do Cavaleiro sem Cabeça não siga à risca o filme que tanto nos lembramos, foi interessante conhecer a versão original.

Grupo SOS Pub. 22/02/2023

Conhecendo: "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e outros contos", de Washington Irving
Os escritos de Irving nos remetem àquelas conversas de aldeia em volta da fogueira ou perto da lareira de uma cozinha. São contos de tradição oral, regados pelo sobrenatural e que chegam aos nossos ouvidos pela narrativa do historiador Diedrich Knickerbocker.
O que achei mais interessante é o fato de que ele não presenciou nenhum dos acontecimentos. São histórias que ficou sabendo através de suas viagens, conversando com moradores e visitantes dos diferentes cenários das narrativas. O único protagonista que conheceu pessoalmente foi Rip Van Winkle, como registrou em suas anotações (página 119).

site: https://sospub.blogspot.com/2020/10/conhecendo-lenda-do-cavaleiro-sem.html

Grazi 21/02/2023

Esperava mais do conto que dar nome ao livro ( Sleepy hollow), mas mesmo com essa pequena desilusão, o livro é muito bom. Não sei se imaginei, mas me parece a mesma linha que Edgar Alan Poe usou em seus contos, única diferença ? que nos contos de Washington Irving, temos certeza se é um caso sobrenatural. Me lembrou também o clima das histórias de Charles Dickens. A escrita do autor é fluida, ótimo trabalho de tradução da editora Wish.

Beatriz 20/02/2023

Interessante
Me interessei pela história por já ter assistido ao filme, e ambos são completamente diferentes. O conto é menos sombrio, mas muito instigante e sobrenatural à sua maneira.

InfinitaTBR- Jana 18/02/2023

Histórias boas para assustar meninos maluvidos.?
Ostei do livro no geral, mas sem dúvidas ?A lenda do cavaleiro sem cabeça? é o melhor de todos os contos. Medo? Senti. ?

Eu sou totalmente apaixonada pelo filme de Tim Burton e na minha inocência, achava que o livro e o filme era fidedignos, mas não. No livro, o personagem de Ichabod Crane não é divertido como na telona. O Ichabod de Johnny Depp, meio medroso e tal, não tem a mesma malícia do Ichabod de papel. No livro, o personagem é sombrio, interesseiro e apesar de tudo, fascinante.

Tem uma cena de perseguição que? fechei o Kindle e fui meditar para tentar dormir. ? Parece até aquelas histórias meio m@cabras do interior.

Além disso, essa edição é muito bonita com ilustrações dos livros antigos.

Moura51 17/02/2023

Vianjando para Sleepy Hollow
Totalmente diferente do filme o livro te supreende com um final inesperado. Você realmente entra na historia e ver -se no vilarejo de Slleepy Hollow respirando o ar frio de uma aldeia cheia de mistérios.

Rebeca257 09/02/2023

Extremamente chato
É um conto totalmente sem pé nem cabeça, muito chato e com um final sem nenhuma emoção. Ainda não vi o filme mas acredito que nada seja pior do que o livro. Não recomendo e não entendo por que é considerado um clássico. Eu jurava que ia gostar, que decepção

Anah.Paula 26/01/2023

A lenda do cavaleiro sem cabeça
Confesso que comprei o livro por causa do filme que me interessou muito, porém fiquei decepcionada com a forma como o conto foi retratado. Senti falta de um desenvolvimento maior da história que pra mim parecia ser mais focada no desejo do protagonista por comida do que no conto de terror em si.

Oscar.Valeriano 25/01/2023

Ichabod
Irving, nos mostra um pouco de como o sobrenatural do séc 19, o cavaleiro sem cabeça, uma história já retratada em filmes e desenhos, mas ainda é envolvente, bem como os demais contos do livro, uma boa leitura.

Mirelle10 19/01/2023

Péssimo
Geralmente não gosto de dar notas ruins, mas esse livro é péssimo!!! Não consegui tirar nada de bom. Tanto pela escrita (longas e longas descrições que não levam a lugar algum) quanto pela história em si (sem ápice, sem sentindo e com um final péssimo para completar). Ao que me parece o autor gastou tempo enrolando nas descrições e esqueceu de desenvolver a história. Seria mais fácil ter escrito um livro descrevendo paisagens e lugares.
A única vantagem é que pelo menos é curto, mas não compensa perder esse tempo.
Não entendi o porquê esse livro tornou-se um clássico.

Perdida_nas_Estrelas 17/01/2023

Leiam sem expectativas!
É um conto aparentemente despretensioso acerca de uma vila pequena e seus moradores, o autor coloca ênfase na vida de um professor que se apaixona por uma moça de família rica, suas intenções não eram as melhores nem as piores, e é isso que é interessante na minha opinião. O conto traz uma visão cinza das personagens, ou seja, ninguém é bom de todo, tão pouco mau. Se você espera um terror, não vai obtê-lo, mas o enredo trata sobre lendas regionais e também traz descrições muito boas de paisagens daquela determinada localidade.
Eu li sem expectativas e gostei, apenas; não achei incrível e não achei ruim. Havia visto alguns comentários de pessoas esperando algo a ver com o filme do Tim Burton, mas não esperem isso, não só para essa leitura mas para todas as outras, é melhor não ter muitas expectativas

Dani Sousa - @eulieulerei 06/01/2023

Acho que esperava mais...
Não sei acho que fui com muita expectativas ler esse livro e esperava algo que eu não encontrei, ou talvez li ele no momento errado, não só sei que não deu match e acabou sendo um leitura cansativa ????? demorei uma eternidade para acabar....

Monica 04/01/2023

Tem uma escrita fluída e a linguagem simples me agradou bastante, mas fiquei um pouco decepcionada. Criei grandes expectativas por conta do filme, que é um dos meus favoritos, e me deparei com uma história vaga que não explora quase nada da lenda que é título do conto. O cavaleiro só aparece no final durante uma perseguição e o restante são inúmeras descrições desnecessárias de cenários, vestimentas e o protagonista frustrado em tentar conquistar uma moça. As últimas páginas são muito boas e a ambientação de terror excelente, só que não salva tanta enrolação que não agrega em nada no enredo.

Recomendo para quem estiver curioso, é una leitura rápida e tranquila, mas não crie expectativa.

Victoria (Vic) 02/01/2023

Conto completamente sem graça???? Prometeu tudo e não entregou nada. Normalmente sempre entendo o porquê de clássicos virarem clássicos mas nesse conto estarei devendo. Talvez foi só a ideia que foi muito legal, mas a execução, ao meu ver, deixou a desejar. Espero que as adaptações cinematográficas sejam melhores. Mas fico feliz que finalmente li esse livro que estava encalhado na minha estante há anos! :)

Paula A. C. 30/12/2022

Ótimo livro de contos, com narrativas memoráveis de horror e mistério. Gostei de conhecer o conto que inspirou o filme.