Fogo-fátuo

Fogo-fátuo Patrícia Melo

Resenhas - FOGO-FÁTUO

@jana450 29/12/2021

Uma ótima surpresa
Senti medo como se estivesse dentro de cada um dos acontecimentos. Gostei muito de ter lido. Perfeito

Flavinha 23/06/2022

Uma leitura boa, mas não tão instigante quanto estava esperando. Uma leitura rápida e dinâmica. Vale a leitura.

Literatura Policial 19/02/2015

Patrícia Melo e o Pauli-Crime
São 02:15 do segundo dia de dezembro de 2014. Fechei há uma hora Fogo-Fátuo, livro novo de Patricia Melo, primeira-dama do policial nacional. Se no início a trama me deixava perdido, no final proporcionou um gosto de quero-mais na ponta da língua. Antecipo desde já o veredito desse texto: o scandi-crime chegou ao Brasil.

É importante notar que Patricia já tem outros livros policiais, mas sempre rejeitou o rótulo de “autora policial”. E eu concordo. Mas agora, nesse novo romance, a coisa muda de figura. Numa estratégia ousada, a Rocco, lar onde PM impera, publica um autêntico scandi-crime tupiniquim com detetive, assassinato, autor descoberto no final e uma dose quase letal de violência e crítica social, além dos infinitos plot-twists característicos do gênero nórdico.

Leia a opinião sobre Fogo-Fátuo no literaturapolicial.com

site: http://literaturapolicial.com/2014/12/08/patricia-melo-e-o-pauli-crime/

Eder Ribeiro 28/06/2017

Simplesmente decepcionante
Por pouco não abandonei o livro. Somente na segunda parte (o livro é dividido em três partes) empolguei um pouco, mas me decepcionei no decorrer da leitura. Todas as personagens do livro não te cativa, a escrita é recheada de clichês e, por mais que seja ficcional, a história é inverrossimel. Simplesmente decepcionante.

Pedro 25/11/2022

Ótima obra
Para quem curte histórias policiais, creio que esse livro é uma ótima indicação para quem quer se aventurar por obras brasileiras do gênero. Azucena é uma protagonista cativante e convincente em suas atitudes, além de conduzir a investigação muito bem, num balanço geral. Os coadjuvantes também te envolvem na trama e todos os panos de fundo da obra (a falsidade do mundo da fama, a corrupção do sistema policial etc) são bem explorados. Enfim, mais um livro que li dessa autora e que gostei muito. Creio que Patrícia Melo não tem toda a fama que merece, ela devia sim ser muito mais conhecida e popular entre leitores brasileiros.

Erick 19/02/2023

Bom.
Não é tudo aquilo para um suspense, mas cumpre o que propõe. Achei o final meio aberto, como se a autora colocasse uma deixa para continuação, que imagino que não irá acontecer.

Mariana 25/08/2023

Mas quem raio estava ligando?
Boa história, uma ponta solta irritante, mas no geral eu gostei. A investigação não é intensa, não tem correria e nem traz uma narrativa técnica. Oscila entre trabalho e vida pessoal. A parte da vida pessoal não me pegou tanto, poderia ser mais envolvente. A reviravolta na história é brutal, mas não na descrição, o que reduz o impacto no leitor ( falando em comparação da brutalidade de Raphael Montes, por exemplo). Então se encaixa em uma boa leitura de investigação que estômagos mais sensíveis sofrerão pouco. Mas sempre vale deixar o alerta de gatilho para violência física e sexual.

Racestari 28/12/2014

Irrita
A superficialidade da autora, no que tange às idiossincrasias das nossas polícias é irritante. Tudo bem que é ficção, mas o que surge é fantasia, com opiniões toscas e concepções pueris sobre uma realidade inventada mas que leva a crer ser a real.

Tami 30/06/2017

é... não foi bem o que eu esperava
Me decepcionou um pouco a resolução do caso,acho muito simples e sem aquele plot twist que eu estava esperando ter.

Leonardo 24/02/2019

Boa leitura do gênero
O livro é uma boa leitura do gênero. Com um estilo mais próximo da realidade, os investigadores do livro diferente de outros do estilo não descobrem os fatos, mais trombam neles do que possuem algum tipo habilidade especial de investigação. E isso não é negativo ao livro, afinal na vida real as investigações funcionam mais assim do que como é descrito na maioria dos livros. A leitura é rápida, mesmo nas partes de enrolação, que todos os livros possuem para preencher o livro, a leitura é interessante e rápida. Destaca-se ainda a protagonista ser mulher, raridade no gênero policial.

Flavinha499 23/07/2019

Ótimo livro ,com ótimas passagens ,desenrolar fluindo ,sem muitas enrolaçoes.
Bem pitoresco.

Luciana de Gnone 12/04/2022

Trama bem construída
Adorei a essência da protagonista. Adoro mulheres detetives, fortes, determinadas e cheias de questões pessoais a serem resolvidas.