O Livro da Filosofia

O Livro da Filosofia Clive Hill...

Resenhas - O livro da filosofia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ive Brunelli 16/10/2012

Manual inteligente, resumo competente
Quando conheci esse livro e o identifiquei como um manual de filosofia, fiquei desconfiado: afinal, pode-se categorizar a filosofia? Como enquadrar as ideias e conceitos milenares do pensamento humano em caixinhas? Como classificar o inclassificável, delimitar essências, fixar estruturas para essa área do conhecimento? Querem "objetivizar" a subjetividade? Temi que transformassem a filosofia em receitinhas de bolo, o que me soou como uma estratégia perigosa de banalização do conhecimento e, o que é pior, um jeitinho meio safado de comercializar livros.

Entretanto, o projeto editorial me pareceu muito convidativo pelo uso inovador de recursos gráficos criativos, plenos de cores, fotos e diagramas. E esse é um atributo genial do livro: em lugar de textos, puramente textos, os editores facilitaram o acesso aos mais diversos temas filosóficos promovendo o casamento entre esse ágil projeto editorial de imagens, esquemas, tabelas e... bons textos produzidos por sérios profissionais da filosofia, formados majoritariamente em universidades britânicas de renome.

Aos poucos, percebi que esse manual poderia funcionar como facilitador do acesso à filosofia para jovens e pessoas que pouco ou nada conhecem sobre o assunto.

Mas mesmo aqueles que já tiveram algum contato com a filosofia e até professores da área podem se beneficiar da obra para refletir. A maioria dos resumos e compilações encontradas no livro são bem realizados, capazes de conduzir os já iniciados à reflexão e à crítica sobre fatos da história da filosofia e sobre as contribuições de cada filósofo para essa área do conhecimento humano.

Alguns resumos são tão bem realizados que me proporcionaram reflexões que eu não tinha conseguido alcançar lendo diretamente as obras de determinados pensadores.

Compilar pode ser mesmo uma arte. O próprio resumo da história da filosofia em cada época mundo antigo, medieval, renascença, etc. é bastante eficiente. Ele nos dá uma ideia do todo sem generalizações ingênuas, sem categorizações apressadas, pelo menos na maioria das vezes. Serve como embrião para prosseguirmos em leituras mais aprofundadas sobre a filosofia. Leva à reflexão sobre a importância da filosofia em diversas áreas de conhecimento: política, linguagem, epistemologia, sociologia, ambientalismo, idealismo, entre tantas outras.

Exemplos disso: os resumos sobre Sócrates, Platão e Aristóteles, que estão na base do pensamento filosófico de todos os tempos, são pertinentes. O mesmo se pode dizer sobre Tomás de Aquino, Descartes, Hume, Hegel, Rousseau, Marx, Popper e Sartre (Resumir essa galera não é fácil!) Richard Rorty, que estudei em meu mestrado a duras penas mereceu uma compilação de seu pensamento que eu gostaria muito de ter conhecido antes, bem antes de tê-lo estudado na universidade.

Contudo, há os percalços, os momentos de pouca inspiração e cuidado, que não me deixaram classificar este livro nem como "ótimo" nem muito bom, mas apenas como bom (embora bom seja um conceito louvável para qualquer livro).

Entre as compilações menos bem-sucedidas, há as incompletas: Walter Benjamin e Herbert Marcuse, ambos da Escola de Frankfurt, tiveram apenas parte de sua produção abordada. Simone de Beauvoir mereceu abordagem competente, mas muito do que ela escreveu ficou de fora. Roland Barthes teve apenas um aspecto de sua semiologia explorado. A Arqueologia de Michel Foucault também teve apenas um de seus aspectos mencionados: praticamente nada se compilou sobre seus relevantes estudos sobre a loucura, a clínica, as prisões e a linguagem. Noam Chomsky foi citado por sua atuação na política, porém nada se falou sobre suas incursões sobre a linguística geracional, o cognitivismo e o behaviorismo, campos em que ele atuou indiscutivelmente como grande pensador. Kierkegaard, Husserl, Hannah Arendt e Emmanuel Levinas foram tão resumidos que era melhor que nem tivessem sido mencionados.

E, imperdoável mesmo, foi a completa exclusão de Claude Lévi-Strauss e Mikhail Bakhtin. Lamentáveis omissões na obra.

No fim do livro, há ainda duas compilações extras:

1) Um glossário sobre palavras-chave da filosofia, definindo idealismo, filosofia analítica, dualismo, fenomenologia, etc. Verbetes filosóficos que nos servem como um norte, um referencial terminológico que ajuda os não-iniciados a entender rapidamente esses conceitos.

2) Uma seção denominada Outros Pensadores, mas essa achei ruim: trata-se do resumo do resumo do resumo. E, aí sim, resumos pobres, que pouco ou nada contribuem para o entendimento das obras e vidas de determinados filósofos. Sem falar que gente graúda, como Frege, Comte, Bachelard, Althusser, Morin e Deleuze foram reduzidos a poucas linhas insossas. Félix Guattari mereceu uma rápida menção dentro da caixinha de Gilles Deleuze. Isso, também, muito lamentável.

Então, embora competente, o livro é apenas um manual. Não vai fazer de você um especialista. Não é um manual burocrático, meramente categorizador, mas, mesmo assim, um manual. Sério, abrangente, um bom referencial. Inovador, colorido, ágil, muito simpático.

Ao tratar da importância das grandes ideias de todos os tempos, ele também nos propicia pensar sobre as nossas próprias ideias, sobre o nosso lugar no mundo, sobre nossas vidas cotidianas, nossas opções, nossos destinos. E, por isso, fiquei extremamente agradecido a esse livro pelos momentos de reflexão que me proporcionou. Serviu como iniciador de um processo reflexivo que pretendo aprofundar.
André 20/12/2013minha estante
Se o manual gerou uma resenha sofisticada como esta já aumentou o meu interesse..

Marcel 31/03/2014minha estante
Sua resenha foi bastante relevante. Tive a certeza que fiz bem em comprá-lo.

A minha intenção é iniciar-me no assunto e imaginei que o livro me daria uma noção interessante, de forma mais geral. Para um principiante, acredito ser a leitura recomendada, após ler as suas impressões sobre a obra.

Juliana 03/03/2015minha estante
Acabamos de comprar e sua resenha ampliou meu interesse pela leitura.

Nelson.Franca 16/09/2015minha estante
Obrigado pela bela e bem escrita resenha, ajudou bastante.

Cristian 24/12/2017minha estante
Excelente resenha. Não tinha dado relevância para a obra pelos mesmos motivos dados por você no início da resenha. Você me convenceu a lê-lo. Obrigado por compartilhares sua experiência de leitura conosco.

Paulo Silas 30/03/2012

Excelente! Magnífico! Altamente recomendável!

A obra traz a história da filosofia, explanando sobre os conceitos e abordagens de temas e escolas que surgiram desde a metafísica de Tales de Mileto até a filosofia contemporânea.

Com uma linguagem bastante clara e conceitos apesentados em textos e "tabelas", o livro apresenta a filosofia em linhas do tempo com os principais acontecimentos e temas abordados pelos grandes pensadores.

Uma grande obra!

Nataly 18/12/2023

Filosofia de uma forma simples
Quando falamos em Filosofia é normal as pessoas revirarem os olhos ou suspirarem de aborrecimento com o assunto, mas esse livro prova que a Filosofia pode ser muito interessante.

Com diversas imagens, cores, linguagem simples, porém didática e sem textos extensos e cansativos, a Filosofia é explicada de uma maneira que qualquer pessoa possa entender.

Eu nunca fui a maior fã da Filosofia, entretanto consegui compreender os conceitos filosóficos e relacioná-los com assuntos atuais. Para quem for fazer ENEM, esse livro é um prato cheio de repertórios.

Cynara.Maira 21/06/2022

Eu achei essa coletanea interessante e óbvio que ela não é completa, mas fiquei incomodada com certas questões. Ao longo do livro inteiro houveram 6 mulheres como figuras principais e apenas uma delas teve mais do que uma página de informações. Isso me incomodou porque mesmo que existam muitos filósofos no mundo e infelizmente a gente sabe que a maioria foram e são homens ainda é assustador como mesmo no período contemporâneo praticamente só citou-se uma mulher quando o foco era feminismo e da maneira mais rasa possível. Estou tão incomodada com isso que não ligo do tamanho do período que eu escrevi kkkk. Isso tudo sendo dito, o livro consegue explicar alguns conceitos complexos de maneira simples, o que gostei bastante, e houve um claro empenho pra facilitar o entendimento. Porém mesmo assim, ainda percebi momentos de silenciamentos bem óbvios em alguns teóricos e as questões sobre raça e imperialismo só foram citadas pra dizer que não teve. É um livro mais branco e liberal do que eu esperava pensando que a versão do feminismo buscou ser mais inclusivo. Valeu a leitura mesmo assim, aprendi bastante sobre homens brancos cis heteros que pelo menos eram inteligentes kkkk
Giovana 13/01/2024minha estante
Pesei o mesmo!!

10/10/2022

Um livro bom pra quem gosta de filosofia
O livro é bem dividido, um resumo interessante para quem gosta de filosofia mas nada muito aprofundado. Mas ele cumpre bem o papel dele em passar conhecimento de maneira simples fazendo com que seja uma leitura agradável.

Danilo Moreira 12/03/2023

Filosofia, em especial, a Ocidental
Trata-se de um panorama dos principais filósofos do mundo Ocidental, as vezes trazendo alguns nomes relevantes de outras partes do planeta, como da China.

Destaque para uma presença de maior de filósofas somente a partir do século XX, e isso, ao meu ver, por si só já provoca reflexões sobre a desigualdade de gênero nas profissões, incluindo a filosofia.

Assim como outros da coleção "As grandes ideias de todos os tempos", o livro vem recheado de elementos gráficos atrativos que auxiliam no entendimento dos conceitos e teorias.

É um bom livro de partida para quem quer ter um contato inicial com a filosofia.

Vitor530 01/04/2023

Livro maravilhoso serve mais como um manual da filosofia, pro caso de vc só querer ver algo rapidinho de algum autor, do que um aprofundamento de todos os autores, mesmo assim ainda consegue se bastante denso sobre as obras e pensamentos. E apesar de ter só 350 páginas a letra é pequena e leva uns 30 minutos pra ler 4 páginas. Leitura foda demais.

LaraF 17/10/2012

Pros fãs de filosofia é um resumão sobre as ideias e obras de diversos filósofos divididos cronologicamente, com links para filósofos que os influenciaram ou foram influenciados. Um bom livro para quem é curioso e quer conhecer um pouco de varias ideias filosóficas.

Caroline Gurgel 20/03/2020

Ótimo guia, excelente para despertar nosso interesse pelo tema
O Livro da Filosofia, voltado para o leitor comum, não especializado, nos traz um panorama sobre o tema, traçando uma linha cronológica dos maiores pensadores desde o Mundo Antigo até meados do século XX. De cada filósofo, apresenta um pequeno resumo sobre sua contribuição para a filosofia.

Claro, não dá para aprender filosofia com este livro, mas é um ótimo guia para situar o leitor leigo no tema.

O livro faz parte de uma coleção com diversos temas, como Literatura, Negócios, Economia e Mitologia. Uma boa opção para despertar nosso interesse por conhecimento.

site: instagram.com/historiasdepapel_

Lu Reis 24/02/2023

“Com linguagem simples e acessível, O LIVRO DA FILOSOFIA é ricamente composto por infográficos, ilustrações e textos atraentes. A obra é fundamental e envolvente tanto para curiosos no assunto quanto para os estudantes mais entusiasmados. O título faz parte da coleção best-seller As grandes ideias de todos os tempos que tem mais de 20 títulos publicados pela Globo Livros e assuntos tão diversos como mitologia, ciência, psicologia, economia, sociologia e história, entre tantos outros.

O livro da filosofia explora citações clássicas de grandes pensadores, linhas do tempo com os principais acontecimentos históricos de cada período, diagramas que simplificam teorias complexas e ilustrações espirituosas que brincam com nossas ideias acerca das ideias.”

Rodrigo 23/02/2021

O livro é exatamente como promete ser, um ótimo compilado dos principais filósofos e suas idéias principais. Muito bem escrito e extremamente direto.

Lucas.Oliveira 25/05/2023

Filosofia
Esse é um livro pra quem quer ter a mente mais aberta, conta sobre alguns filosofos e sobre cada pensamento.
Isa Bougainvillea 25/05/2023minha estante
Meu sonho é ler essa coleção todinha. Parece que amplia seus horizontes.

Lucas.Oliveira 25/05/2023minha estante
Sim iszy, eu pretendo ler os outros da coleção tbm, mas tem coisas que bugam o cérebro tbm kkk, pq as vezes eles entram em um paradoxo. começa com esse se tu nao começou ainda ...

Lu Kraemer 31/08/2013

O Livro da Filosofia é muito bom para iniciantes da filosofia (como eu). Não é para ser lido como um livro normal de literatura, com começo, meio e fim, é para ser usado como uma enciclopédia, quando você tem dúvida sobre um filósofo, você abre o livro e ele está lá!
Tem uma ótima divisão: em épocas. Por exemplo, começa no Mundo Antigo, de 700 a.C. até 350 d.C.. Todo início de “época” vem com uma introdução, fazendo uma contextualização com a época e o filósofo correspondente, o que aconteceu: guerras, nascimentos de grandes nomes, morte de grandes nomes. É muito fácil de entender.

As épocas são: Mundo Antigo, como já falei, O Mundo Medieval, de 250 d.C. até 1500 d.C., A Renascença e a Idade da Razão, de 1500 até 1750, A Era da Revolução, de 1750 até 1900, O Mundo Moderno, de 1900 até 1950, Filosofia Contemporânea, de 1950 até os dias atuais. Ou seja, ele engloba de Tales de Mileto, Sócrates, Santo Tomás de Aquino, Descartes, Hume, Kant, Hegel, Marx, até Nietzsche, Sartre e Foucault, entre inúmeros outros filósofos, são 107 filósofos com até 6 páginas próprias, todas esquematizadas e de fácil entendimento, e mais filósofos listados e resumidos em 10 páginas ao final.

Todos os filósofos têm suas principais frases ou filosofias como título. Por exemplo, em Maquiavel a frase introdutória é “Os fins justificam os meios”, em Rousseau é “O homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado”, em Marx é “A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história da luta de classes”.

O livro foi elaborado por vários estudiosos da matéria, como Will Buckingham, Douglas Burnham, Clive Hill, Peter J. King, John Marenbon e Markus Weeks, foi produzido pela editora Dorling Kindersley, mas editado e comercializado no Brasil pela editora Globo.

site: http://gimmeflowers.blogspot.com.br/2013/08/resenha-2-o-livro-da-filosofia.html

Arthurcm 28/07/2021

Ótimo resumo
O livro é brilhante no que se propõe a fazer: um resumo das principais ideias filosóficas da humanidade.
Embora conciso, é possível captar a ideia central da tese de cada pensador e entender suas afirmações a partir de cada frase, contexto e visão.
O livro é estruturado de uma forma que se pode pesquisar rapidamente sobre o autor ou sobre sua obra e as principais ideias dela, mas também trás um resumo de como o autor descreveu seu pensamento, muitas vezes em obras que não são interpretadas corretamente devido a frases fora de contexto.
Uma bela obra para entender o básico da filosofia sem recorrer a obras muito profundas, pois os resumos são muito bem feitos!

Bebeto 26/08/2021

Proposta cumprida
Um livro que recebe o apelido de manual da filosofia, um título que soa prepotente, pois a filosofia é uma arte complexa. Mas creio que o apelido em si seja pela proposta, que ao meu ver é ser um livro que te apresentará a linha do tempo da filosofia, com seus respectivos autores e obras.
Com gráficos, imagens, colorações, mapas mentais (de premissas, idéias), se tornam livro de entendimento para jovens também, daí o fato de ser uma proposta de iniciação ao meu ver. Além de também de nada ser aprofundado de uma maneira complexa.
Usando um pouco de figura de linguagem digo, é como se fosse um menu de apresentação, traz uma ideia central e a desenvolve, caso tenha interesse, você acabará indo buscar sobre a obra ou autor por conta.

1 | 2 | 3 | 4 | 5