A volta ao mundo em 80 dias

A volta ao mundo em 80 dias Júlio Verne...

Resenhas - A volta ao mundo em 80 dias

CarolDamaso 12/08/2021

Vamos de estudar para ter dinheiro para viajar o mundo que nem fizeram nesse livro
Mais um da série: a escola mandou ler, então não tem jeito! Ok, agora falando sério, esse foi mais um livro que eu li para a escola, achei um livro médio, não achei uma usina de Chernobyl, muito menos um livro espetacular (sem ofensas pra quem gosta!).
A ideia do livro em si é uma ideia muito legal, um homem rico do séc. XIX que faz uma aposta de que conseguiria viajar o mundo em 80 dias. Pras pessoas daquela época, era uma coisa de louco. Quem, me diga quem, com todos os parafusos bem encaixados, apostaria metade de sua fortuna, numa aposta que ele poderia muito bem perder? Bem, o louco que fez isso chama-se Phileas Fogg, um grande dum fleumático bipolar londrino.
Ele realmente faz a volta ao mundo em 80 dias, o que para nós parece muito, mas para as pessoas da Era Vitoriana era como um feito incrível.
Um dos melhores pontos do livro são as viagens. Eles viajam por tudo quanto é canto (com eles eu digo o Fogg e o seu criado, um xuxuzinho), seja Índia, Japão, Estados Unidos, e isso é fascinante pra mim, que tenho a vontade de viajar o mundo.
Também foi muito interessante de ver como o homem branco tratava o nativo e suas culturas, só porque se achavam mais civilizados. Na realidade, eles eram preconceituosos e desconstruíam a cultura da maioria dos povos, transformando-as em coisas temíveis, horríveis e tudo de ruim, MAIS QUEM SOMOS NÓS PRA JULGAR?

Ok ok, vamos de falar de pontos negativos:
PRIMEIRAMENTE, temos que colocar aqui uma coisa bem clara: os conflitos são solucionados na velocidade da luz de tão rápido, chega a ser até assustador as vezes. Dá a impressão de que tudo é muito fácil, a cada dificuldade que eles tem, eles resolvem em tipo, cinco segundos, como se fosse tudo um roteiro de peça sabe? Outra coisa que me ENCOMODA é essa desconstrução e construção INTERMINÁVEL do Phileas Fogg. Numa hora ele é um fleumático insensível, na outra um bravo herói que sacrífica tudo para salvar seus amigos e companheiros, na outra hora um apaixonado, e na outra volta a ser um fleumático de novo! Essa desconstrução e construção do personagem que não tem fim, pra mim só significa uma coisa: ou ele esconde muito bem os sentimentos e cria personalidades aleatórias pra cada momento necessário pra manter a pose de cavalheiro vitoriano ou ele tem tantas camadas que é quase impossível ler o personagem em suas ações, o que o torna imprevisível e fascinante ao mesmo tempo que acontece essa construção e desconstrução sem fim.
Por mais que tenham todos esses rolos, as vezes eu me pegava torcendo o tempo todo para que eles chegassem a tempo, ficando brava quando alguma coisa atrapalhava e ficando DESESPERADA quando alguma coisa dava muito errado, quando eles perdiam um navio, quando um trem parava de funcionar. No final tem uma mensagem muito bonita, que eu gostei muito, não vou negar e o desfecho final é sim muito bonitinho, eu realmente gostei bastante.
Acho que para as pessoas da época, esse livro deve ter sido um fenômeno, o que eu não me surpreenderia se realmente tivesse sido, porque para a época, era um livro incrível, que os pais liam para seus filhos na hora de dormir. Mas eu acho que pra mim não funcionou, por mais que eu não negue que em certos pontos, é sim um livro bom.

Espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!
Mariah 14/08/2021minha estante
Resenha muito bem escrita!!

Alan kleber 14/08/2021minha estante
Já leu Viagem Ao Centro da Terra? Esse é um clássico do mesmo autor. Tem também 20.000 Léguas Submarinas.

CarolDamaso 14/08/2021minha estante
@Mariah, muito obrigada, esses comentários siginificam mto pra mim!

@Alan kleber, sim! Já li os dois, um amigo meu levou na escola a uns dois anos atrás e eu li MUITO rápido e gostei bastante, são livros realmente muito boms

CarolDamaso 14/08/2021minha estante
*bons

Giii!!! 04/11/2021

Pq esse livro eh prfto
Quando eu ouvi pela primeira vez o fato de ter que ler para a escola, nas férias ainda por cima, eu não tinha gostado nem um pouco. Porém assim que comecei eu simplesmente não consegui parar, terminei em alguns dias, a história me prendeu de um jeito, com um plot twist no final que de fechou com chave de ouro.
O livro é basicamente uma história em que o principal é um homem muito rico e que faz uma aposta valendo muito dinheiro com seus consagrados. Se ele desse a volta ao mundo em 80 dias ele levaria o dinheiro, caso contrário ele pagaria a eles. Em seu percurso um detetive faz de tudo para interromper sua viagem, pois houve um mal entendido e tudo indica que ele seria um assassino altamente procurado pelo mundo.
O homem e seu fiel ?mordomo? (que ele considera amigo) passam diversas aventuras ao tentar fazer essa viagem inesquecível.
Esse é o meu livro favorito e tenho certeza de que vc irá gostar tbm!
Bele 18/11/2021minha estante
aii q vontade de lerr, principalmente por ser do Julio Vernee

Giii!!! 18/11/2021minha estante
Julio verne eh incrível!!!!!! AKAKAKAKAAK

Amanda 31/12/2021

Decepcionante
Esperava uma coisa e recebi outra completamente diferente, o livro só ficou interessante bem no final, foi muito complicado pra ler, a linguagem foi bem complexa pra mim.
Bia 16/01/2022minha estante
mds, eu achei a msm coisa.

Leandro F 15/01/2012

No século 19 parecia impossível dar a volta ao mundo em 80 dias, mas Philleas Fogg não achava isso e juntamente com seu criado Passepartout partiram da Inglaterra com uma aposta de 20 mil libras. Durante a viagem são perseguidos por Fix, um detetive contratado por um banco que acabava de ser assaltado e Mr. Fogg era suspeito. Na Índia o getleman conhece o amor de sua vida, Mrs. Aouda. Conforme a viagem, Fix até mudou de opinião sobre seu suposto ladrão. Então, depois de enfrentarem os mais diversos perigos, surpresas e imprevistos, conseguiram chegar a Londres 80 dias depois com um passaporte cheio de vistos do mundo inteiro. Philleas Fog acaba se casando com Mrs. Aouda e o livro termina com uma pergunta:
"Mas afinal? O que tinha ganho neste deslocamento? O que alcançara com esta viagem?
Nada, diriam? Nada, vá lá, a não ser uma sedutora mulher, que — por mais inverosímil que possa parecer — o tornou o mais feliz dos homens!
Na verdade, não faríamos, por menos que isso, a Volta ao Mundo?"

Flor de Lis 18/02/2012

Resenha: A volta ao mundo em 80 dias
O livro conta a trajetória de Fíleas Fogg, um inglês muito rico e sereno, que tinha uma rotina calma e impecável, mas apesar disso era um homem muito misterioso, pois ninguém sabia a procedência de sua riqueza . Ele tinha um novo criado, que sempre quis um senhor sereno e com uma rotina sem surpresas , porém Fura - Vidas , o criado, é surpreendido quando seu senhor chega e diz para ele arrumar suas malas pois dariam a volta ao redor do mundo em 80 dias.
Seu senhor teve essa ideia depois de ouvir os Cavaleiros do Clube comentarem que era um absurdo uma matéria do jornal, que dizia que podia se dar uma volta ao redor do mundo em 80 dias. Então ele resolveu desafiar os Cavaleiros falando que apostava vinte mil libras que conseguiria dar a volta ao redor do mundo em 80 dias.
Dias antes da partida de Fileas e seu criado, houve um roubo de cinquenta mil dólares, e o detive que cuida do caso está convencido de que o ladão foi Fileas, pois que outro motivo ele teria pra sair às presas da cidade?
Quando o detive encontra Fileas ele tenta ora atrasar, ora adiantar sua viagem pra que ele possa desvendar esse mistério e provar que Fileas é culpado.
E é nesse contexto que a viagem se dá, com várias surpresas e aventuras pelo caminho. Compondo esta maravilhosa obra da literatura que é A Volta ao Mundo em 80 Dias.

Isis Sakura 16/06/2012

Fantástico!
O livro é cativante, possui um encantamento que não se vê hoje nos livros. Os personagens são ótimos, o enredo é envolvente e, a cada página, me sentia cada vez mais dentro da história!! Cada trecho (mesmo no onibus), sorria sozinha!! Livro muito delicioso, e o final, ahh o final!! Genial!!! Apesar de imaginar que isso iria acontecer, a explicação foi fantástica... muito boa e surpreendente! Amei! É um livro para guardar no coração!

mayoko 19/04/2024

Julio vernee!!
Segundo livro do Júlio que eu li, ja tinha tentado ler esse uma vez mas não cheguei a terminar. achei muito fofo e bem escrito, também achei legal que na tradução pro português o nome dos três "principais" ficaram começando com a letra F (fileas fogg, fix e faz-tudo) isso deixou engraçado e confuso, mas não gerou grandes problemas, no mais achei o livro espetacular, não tão bom quanto vinte mil leguas submarinas mas ainda assim mto divertido

Pedro 07/05/2012

A APOSTA
“A volta ao mundo em 80 dias” escrito por Julio Verne tem muita aventura e revira voltas.
O livro conta a história de Fileas Fogg:um inglês metódico (fazia todos os dias as mesmas coisas do mesmo jeito no mesmo lugar).
Um dia, conversando com alguns amigos do clube, Fogg a-posta metade de sua fortuna (20 mil libras) que conseguirá sair de Londres no dia 2/10/1872 e voltar no dia 21/12/1872 (80 dias, 1920 horas, 115200 minutos...).
Então no mesmo dia saem ele e seu faz tudo (recém contratado) em busca de conseguir dar a volta ao mundo em 80 dias. E a partir daí passam por aventuras inimagináveis.
Recomendações- Recomendo este livro a leitores que gos-tam de livros de aventura e que usam muito sua imaginação. Não recomendo a versão que li, pois é uma versão resumida e os fatos aconteçam muito rápido.

Allan Pereira 13/07/2012

Leve, Aventureiro e Empolgante!!
É incrível como Verne só tem obras excelentes. A segunda obra dele que eu leio e fico impressionado. "A Volta ao Mundo em 80 dias" me prendeu de forma leve, pelas aventuras, a parte cientifica, a perseguição policial e as confusões do criado. Uma outra ponto da obra que gostei bastante foi da amizade e a lealdade mostrada pelo criado Fura-Vidas pelo seu amo Fileas Fogg. É uma obra que recomendo a todos.

alice 23/12/2012

adorei este livro, é incrível como a gene pode viajar pelo mundo todo sem sair de casa, além disso, ele possui muita aventura e um pouco de suspense. Recomendo.

Cacá 12/01/2013

A leitura é feita de forma rápida. Imprevisível. É indicado para todas as idades com sua excelente história, aventura.

G. X. Vitoriano 20/05/2013

Inúmeros clássicos da ficção se tornam clássicos não apenas pela originalidade frente a seu tempo, mas, sobretudo, pela ousadia de empreender uma trama baseada em hipóteses que futuramente podem soar ridículas. É o caso da obra-prima de Júlio Verne, escrita em 1873, A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, uma das primeiras que inspirariam milhares de livros e filmes de entretenimento consumidos pela posteridade.

Mas qual o atrativo de tal aventura terrestre, se um avião pode circundar o globo em menos de 72 horas? A verdade é que, 200 anos depois do lançamento da ficção, não deixa de ser incrível a saga de Phileas Fog, um inglês que apostou altas quantias em dinheiro para vencer o desafio de percorrer o mundo em dois meses e meio – um abuso para os cálculos da época.

Acompanhado de seu dócil criado, o francês Jean Passepartout, o apostador atravessa oceanos a navios a vapor, estradas a trem, selvas a pé e até em um elefante. Tudo cronometricamente planejado para que, em 80 dias, Phileas Fog esteja novamente em seu ponto de partida, Londres, ao encontro de seus desafiantes. Mas como toda boa aventura, o inglês encontra uma série de empecilhos que provocam o atraso da viagem. E como se a história tivesse bem menos que 200 anos, os ingredientes de qualquer filme de ação convencional podem ser encontrados na obra de Júlio Verne: a mocinha, na pele de uma jovem indiana, é salva pelo herói – o personagem principal – que a livra de ser morta, em plena viagem, por tribos religiosas nas selvas orientais.

Para encontrar a qualidade ímpar do livro, é preciso se despojar de qualquer esperança hiper-realista, e, naturalmente, considerar o contexto social em que foi escrita a ficção: é claro que Verne não dispensa pitadas de romantismo logo nos momentos quando tudo parece perdido. Em outras palavras, nada que a sorte extrema ou o dinheiro inesgotável não resolvam, seja uma ajuda inesperada e improvável que cai do céu, seja um suborno que convence qualquer personagem a adiantar a viagem do inglês – neste ponto, o ser humano prova que é universal. Quem não gosta de histórias que abusam da sorte, no entanto, pode se decepcionar.

Deixando de lado a aventura quase fantástica em volta do planeta, a graça do livro encontra-se exactamente na sua curiosa arquitectura, que não passa de uma alegre brincadeira matemática, do início ao fim. Levando-se em conta as limitações da época, a baixa velocidade dos trens e navios do século XIX torna a aventura mais electrizante – tamanha lentidão que os tempos modernos destruiriam sem esforço: qualquer tentativa de vencer o espaço antes do tempo em nosso século é prontamente atendida pela velocidade do avião, esse estraga-prazer. Não podemos nos dar ao luxo de percorrer o globo em 80 dias e virarmos heróis. Mas o personagem de Júlio Verne pode. Reside o espírito de um clássico.

O que você acha de alguém que, no tempo em que viveu, previu coisas como a televisão, o submarino e as viagens ao espaço? Vidente? Profeta? Eu o chamo de escritor. Isso mesmo, escritor. Foi exatamente o que Júlio Verne fez. Você já deve ouvido falar dele, em seus livros escolares, o célebre autor e precursor da ficção científica. Certa vez ouvi falar dele, em um livro de português, que trazia um trecho de uma outra obra famosa; 20 Mil Léguas Submarinas, que tambem e otima.

De todos os grandes autores de ficção científica, poucos foram mais precisos e acertaram tanto quanto o escritor francês Júlio Verne ou Jules Verne, seu nome original. Nascido em 1828, ele veio a falecer em 1905 com 77 anos. No livro o mais próximo da China em que os aventureiros estiveram, foi sua passagem por Hong Kong, a província rebelde, e num navio chamado O China.

Fui fascinado por seu modo de escrita, que já no século XIX fazia sucesso. Agora imagine você, lançando um novo gênero literário, você esperaria tamanho sucesso? E esta é a introdução da resenha de um livro que te faz pensar se a Física, a Química e muitos outros estudos não poderiam explicar fatos que, para nós seriam totalmente irreais. E foi na biblioteca escassa do meu colégio que eu achei um exemplar deste livro, traduzido e adaptado por ninguém menos que Walcyr Carrasco.

Confesso que no começo, eu não estava me dando muito bem com o livro. Até que a história se desenrolasse, eu protelei muito para avançar na leitura do livro. Mas depois a estória ficou interessante e eu deixei a preguiça de lado.

O livro se trata da aventura de Fíleas Fogg, um inglês muito sereno e pontual, que levava uma vida extremamente pacata e regrada, sem família. Tinha hora para se barbear, para ler o jornal, para ir ao Clube Reformador de Londres, para voltar e tudo o mais. Ninguém sabia ao certo quem ele era, de onde veio e muito menos como ele tinha acumulado sua fortuna.

Na noite de 02 de outubro de 1872, os cavalheiros do Clube estavam comentando sobre o absurdo que era o jornal afirmar que era possível dar a volta ao mundo em 80 dias. Fíleas Fogg foi além e apostou vinte mil libras que conseguiria fazer tal proeza, e que estaria de volta, ali no Clube, no dia 21 de dezembro, às 20h45, exatos 80 dias depois. O que o inglês disse fez com que todos se espantassem e começassem a fazer suas apostas.

Fura-Vidas era o mais novo criado do calmíssimo inglês. O moço, que era francês, estava em busca de um senhor que fosse exatamente como Fíleas: bem sereno, que tivesse a vida sem muitos acontecimentos... Mas é surpreendido quando o seu amo chega em casa avisando que eles estavam de partida. De partida! Era tudo o que Fura-Vidas não queria, mas não havia muito que fazer. Teve pouquíssimo tempo para arrumar as malas, para que então o amo e o criado pudessem entrar na primeira parte da viagem. Fura-Vidas lembrou-se de levar tudo, menos de desligar o gás do seu quarto, que ficaria ligado pelos próximos 80 dias. Seu amo deixou bem claro que Fura-Vidas teria uma conta bem gorda para pagar quando eles retornassem.

É aconselhável, para que a leitura deste livro seja mais interessante e profunda, que o leitor tenha uma visão global do planisfério terrestre, que possua alguns conceitos básicos de geografia, principalmente na compreensão de coordenadas.

O tradicional romance de Julio Verne é, na verdade, um clássico sobre o que move viagens e viajantes. A Volta ao Mundo em 80 Dias, embora publicada em 1873, segue sendo uma ficção apaixonante em que Verne mostra sua imaginação genial.

Mas havia um problema poucos dias antes, cinquenta e cinco mil libras haviam sido roubadas do banco de Londres. Fix, o detetive que se encarregou desta missão, e arduamente personagem do livro, acreditava cegamente que Fíleas era o ladrão. Afinal, que outra razão teria este homem para sair às pressas da cidade? O policial começa a segui-los, ora tentando atrasá-los, ora adiantá-los.

Entre atrasos e imprevistos na viagem, os acontecimentos vão se desenrolando de forma interessante, que resultam neste ótimo livro que é A Volta ao Mundo em 80 Dias.