A volta ao mundo em 80 dias

A volta ao mundo em 80 dias Júlio Verne...

Resenhas - A volta ao mundo em 80 dias

Marcos 22/05/2021

Primeiro contato com Júlio Verne e me senti como dentro da viagem que Fileas Fogg e seu escudeiro fazem pelo mundo. A frieza e a confiança do personagem em finalizar a aposta é surpreendente.
Nota 7,5/10

Joshua 30/04/2012

Júlio Verne acerta mais uma vez, nos presenteando com uma leitura espetacular!
Do consagrado autor, Júlio Verne, que escreveu inúmeras obras de ficção científica, e todas elas foram prestigiadas em todo o mundo, A Volta ao Mundo em 80 Dias possui o mesmo resultado, característico da escrita do autor: uma leitura espetacular!

Tudo começa como cavalheiro Fíleas Fogg, homem bem metódico quanto ao tempo, que faz tudo conometrado, que faz parte do Clube Reformador de Londres, onde joga com outros amigos e passa o tempo, pra depois voltar para sua casa, pontualmente.
Quando Fogg e seus amigos, no meio de uma conversa, fazem uma aposta sobre que Fíleas conseguisse, dentro de 80 dias, dar a volta ao mundo e chegar pontualmente no Clube. Caso contrário, teria que pagar 20 mil libras! Fíleas, todo confiante, parte em viagem junto ao seu fiel empregado, João Faz-Tudo. Quando pegam o primeiro navio iniciando a viagem, um detetive os persegue por todo o caminho, alegando que Fíleas Fogg era um bandido que roubara, exatamente em um banco, 20 mil libras!

Um ponto que quero ressaltar: Verne de alguma forma não perde o ritmo da história, que se desenrola sem impedimento e já te prende na primeira página. Eu já tive a oportunidade de ler outras obras do autor, e em todas elas, sempre tive o prazer de dizer: esse é um ótimo livro!

No decorrer da viagem - com o detetive Fix Finge indo logo atrás - os dois personagens se metem em muitas aventuras em muitas terras desconhecidas, conhecem pessoa um tanto amigáveis e outras um tanto traiçoeiras. A aventura dá uma reviravolta, quando Fogg decide salvar, em território indiano, a vida de uma bela mulher que será sacrificada a um deus, em um ritual. Faz-Tudo que tem destaque nesta parte, salvando a moça Aúda. Logo os três - com o detetive atrás - continuam a viagem, e mais reviravoltas acontecem. O tempo - 80 dias - está se esgotando rapidamente, e gastar um minuto poderá trazer drásticas consequências.

Eu simplesmente nem tenho palavras para descrever A Volta ao Mundo em 80 Dias. E no final, a verdade sempre esteve diante de nossos olhos e nem nos ligávamos nesse ponto. É claro que quem já teve aulas de geografia vai entender bem a explicação de Verne no final, mas o que é legal, é que tudo faz sentido em todo o tempo! Pode ser meio estranho você entender agora, mas quando ler o livro, tudo vai ficar claro.

Os personagens são bem construídos e possuem personalidade. Fíleas Fogg chega até ser sombrio, em nenhum momento da viagem quando passava por certos perigos ele deixava transparecer medo ou tristeza, ou qualquer outro sentimento. Sempre estava com uma expressão forte e decidida, e nunca se deixava abalar pelos imprevistos da viagem.
Quanto a João Faz-Tudo, o criado de Fogg, é um alívio cômico para a série, na verdade, muitas vezes é ele que se mete em encrencas, mas sabemos que tem um bom coração e fidelidade ao seu patrão. Não mede esforços para ajudar Fogg na viagem, e quando salvou Aúda do sacrifício humano, provou ainda mais o seu puro caráter!
Sobre Aúda, quase não possui uma fala no livro. Sempre calada, pouco se sabe sobre ele, apenas que ficou viúva de um velho príncipe, e logo depois levada a um sacrifício humano em honra ao deus hindu, Cali. Faz-Tudo a salva por pouco, e no decorrer da viagem parece se interessar por Fíleas. Apenas no final "ouvimos" sua voz, mas mesmo assim, acho que ela poderia ser um pouco mais explorada.
E como antagonista, o detetive inglês Fix Finge se "junta" ao grupo na viagem ao volta ao mundo em 80 dias, e querendo logo prender o "ladrão", que presumi ser Fogg, faz de tudo para pega-lo, até se disfarça de amigo, armando uma cilada para o cavalheiro. No final, tudo se resolve... mas é claro, tudo tem seu preço!

Enfim, uma ótima leitura que recomendo a todos! Sinceramente, Júlio Verne sempre acerta!

alice 23/12/2012

adorei este livro, é incrível como a gene pode viajar pelo mundo todo sem sair de casa, além disso, ele possui muita aventura e um pouco de suspense. Recomendo.

Vanessa 20/12/2020

Intrigante e envolvente sob medida
Júlio Verne consegue fazer você se sentir parte da história. É uma história cheia de surpresas e reviravoltas. Muito bom mesmo!

Brunna.Urbanski 03/01/2021

Nada de mais
Achei o livro igual o personagem, nem bom nem ruim, apenas neutro.

sara 11/01/2022

A volta ao mundo em 80 dias
Não deixa de ser um clássico! Porém, não sei se devido a edição e tradução, achei a leitura cansativa. História boa porém deixa a desejar no quesito "cativante".

Dany.Pellegrine 05/06/2022

To tão feliz, esse livro me prendeu mt, fico bobinha de conseguir terminar um livro tão bom desses e ter uma sensação tão boa. Confesso que não esperava esse final, me surpreendeu bastante, recomendo mt!

Leandro F 15/01/2012

No século 19 parecia impossível dar a volta ao mundo em 80 dias, mas Philleas Fogg não achava isso e juntamente com seu criado Passepartout partiram da Inglaterra com uma aposta de 20 mil libras. Durante a viagem são perseguidos por Fix, um detetive contratado por um banco que acabava de ser assaltado e Mr. Fogg era suspeito. Na Índia o getleman conhece o amor de sua vida, Mrs. Aouda. Conforme a viagem, Fix até mudou de opinião sobre seu suposto ladrão. Então, depois de enfrentarem os mais diversos perigos, surpresas e imprevistos, conseguiram chegar a Londres 80 dias depois com um passaporte cheio de vistos do mundo inteiro. Philleas Fog acaba se casando com Mrs. Aouda e o livro termina com uma pergunta:
"Mas afinal? O que tinha ganho neste deslocamento? O que alcançara com esta viagem?
Nada, diriam? Nada, vá lá, a não ser uma sedutora mulher, que — por mais inverosímil que possa parecer — o tornou o mais feliz dos homens!
Na verdade, não faríamos, por menos que isso, a Volta ao Mundo?"

guipvr 31/01/2021

Recomendado
Acredito que esse livro seja um clássico da ficção, e a forma que se faziam histórias mudou após seu sucesso. Tenho essa impressão.

Gostei bastante da história, é muito instigante. Não sou lá uma pessoa tão chegada em histórias de aventura, mas ainda assim achei essa muito boa. O final também é bom, não vibrei taaanto porque já tava um pouco cansado de ler o livro, pra ser sincero.

Passepartout é muito engraçado, inclusive, meu personagem favorito.

Valeu a leitura como um todo.
(E estou muito feliz que consegui ler 5 livros em um mês pela primeira vez!)

Carol 03/10/2012

Um leitura saborosa.
Sou apaixonada por esse livro, que é uma bela obra de Julio Verne! A história é muito gostosa de ser lida, as aventuras vividas pelos personagens são divertidíssimas,capazes até te tirar algumas risadas do leitor, graças ao fato da diferença de personalidades da dupla protagonista, que fica evidente durante o livro todo. Enquanto Phileas (ou Fíleas) Fogg faz o tipão esquisito e reservado, seu criado Passepartout é animado e falante.
Recomendo a todos esse maravilhoso livro!

Pontes 14/01/2022

Li quando era bem pequeno. Mas do mesmo jeito foi uma leitura muito importante e divertida. O livro fez com que eu me tornasse um grande sonhador criativo

Michelle.Linhares 30/04/2020

Intetessante
Um livro que fala sobre curiosidades de vários países e tem uma trama curiosa e levemente engraçada. É interessante vale apena.

val 11/03/2022

legal !
então o livro é muito bom gostei muito dos personagens e da trama mas acho que por eu ter sido obrigada a ler pra o colégio acho que tirou um pouco da graça da leitura

Paulo Sousa 08/10/2020

Leitura 44/2020 [Lista #1001livros]
A volta ao mundo em 80 dias [1873]
Orig. Le tour du monde en quatre-vingt jours
JúlioVerne (França, 1828-1905)
L&PM, 2011, 256 p.
_____________________________
?Phileas Fogg ganhara sua aposta: ele perfizera em oitenta dias aquela viagem ao redor do mundo! Para isso, empregara todos os meios de transporte, navios, trens, carruagens, escuna, barco cargueiro, trenó, elefante... O excêntrico cavalheiro demonstrara nesse empreendimento suas incríveis qualidades, seu sangue-frio e seu rigor. Mas... e daí? O que ele ganhara, afinal, com essas locomoções? O que lhe rendera a tal viagem? Nada, alguém dirá? Nada, é verdade, a não ser uma mulher encantadora, uma mulher que - por mais inverossímil que isto possa parecer - fez dele o mais venturoso dos homens! Verdade seja dita: não faríamos, por menos que isso, a Volta ao Mundo?? (pág 218).
Esta novela do escritor francês Jules Verne o levou, definitivamente, à fama. À época de sua publicação, segunda metade do século XIX, vendeu mais de 100 mil exemplares, vindo a ser traduzido para vários idiomas, um feito inédito! Trata-se de uma epopeia repleta de incidentes e eventos canhestros a cujas adversidades, são friamente transpostas por um rico e excêntrico inglês, Phileas Fogg, que aposta toda sua fortuna no clube ao qual é filiado, que consegue dar uma volta pelo globo em exatos 80 dias.
O livro é muito mais uma obra de ficção juvenil, ali para os idos dos 15, 16 anos de idade, perfeito para introduzir os nossos jovens cada vez mais alienados virtuais ao mundo da boa literatura, sendo uma boa porta de entrada mesmo. Como diversão, cabe por ser uma leitura bem dinâmica e fluída, dado algumas passagens onde Flogg e seu fiel escudeiro ?Chavemestra? se debatem com seitas hindus violentas, palhaços japoneses e índios americanos, a fim de cumprirem a aposta aceita pelo ilustre cavalheiro britânico. Do que: é mais um (ou menos) da enorme lista 1001 a que me pus a percorrer. Todos (incluo aí o Fogg) temos nossas estranhas obsessões.... Paciência.