Das Coisas Nascem Coisas

Bruno Munari

Resenhas - Das Coisas Nascem Coisas

Carol 20/04/2021

Interessante
Depois da metade do livro começa a ficar um pouco repetitivo mas a primeira metade é excelente. O autor explica e se expressa muito bem e as ilustrações super ajuda a entender o seu ponto de vista.

LeoCarreira 17/08/2015

Um dos primeiros que tive que ler na faculdade
Excelente livro. Segue uma linha antiga de conceito de projetos, porém, ainda sendo uma linha largamente utilizada hoje. Através de alguns cases, o leitor vai entender como os problemas se apresentam e como o designer pensa nas soluções através de metodologias de projeto bem delimitadas.

tatiakane 22/02/2010

das coisas nascem coisas foi de longe uma baita ajuda para minha monografia de término de curso, pois abriu meus olhos em relação a metodologia, sem falar do capítulo sobre biônica que ajudou tremendamente.

Clara1924 21/02/2024

Bruno tava irritadissimo com um rico qnd escreveu isso aqui
"luxo é uma manifestação grosseira da riqueza"
"luxo é a manifestação da estupidez"
"luxo é uma necessidade para muitas pessoas que querem ter um sentimento de domínio sobre os outros"
"naturalmente, o luxo está ligado à arrogância e a um falso sentido de autoridade"

enfim, gosto da didática que ele traz, do método, dos exemplos e das ideias dele
recomendo pra qualquer pessoa que se interesse pela área

Yuukura 16/09/2018

Das Coisas Nascem Coisas: A Metodologia Projetual de Bruno Munari
"Das Coisas Nascem Coisas, obra sobre metodologia projetual do italiano Bruno Munari (1907–1998), apresenta em 388 páginas uma variedade de curiosidades, problemas, soluções e exemplos práticos, evidenciando a simplicidade de todo e qualquer problema quando se domina os conceitos, técnicas e procedimentos para sua resolução, além de destacar o design como uma peça fundamental em diversos campos e áreas de atuação, como a produção industrial.

De personalidade altamente investigativa e alto poder de síntese, Munari possuía uma maneira muito própria de projetar, subvertendo o sentido das coisas e transformando a ironia num método científico de trabalho. Desta maneira, o próprio livro reflete diretamente essa característica, dividindo o conteúdo metodologicamente em partes, mas que se conectam durante todo texto. De leitura fluida e bastante didática, apresenta uma organização um tanto quanto original em relação ao conteúdo e o modo como é disposto: diferentes fontes tipográficas e em tamanhos diversos para títulos, subtítulos, conteúdo e legendas, além de muitas representações visuais em fotos, desenhos técnicos de projetos, desenhos artísticos, fotomontagens, imagens de sistema gráfico de comunicação visual e esquemas. Trata-se de um texto que induz o pensamento crítico e incentiva a construção de novos conhecimentos."

(Resenha completa no blog)

site: https://medium.com/deadlines/das-coisas-nascem-coisa-739d059f36af

Ricardo.Borges 03/05/2022

Problema => solução
O capítulo que trata sobre a necessidade que surge como um problema de design e, logo, melhora a vida do usuário, merece um destaque.

Lis 03/11/2022

A metodologia de projetos além da criatividade
Segundo a leitura, é possível perceber a importância que Bruno Munari dá ao fator de que, para projetar, não se deve apenas ter boas ideias como solução do problema, mas utilizar métodos que te ajudem a analisar e compreender o problema (e seus sub-problemas), facilitando o acesso a elementos que possam ajudar a solucioná-lo.

É importante dizer que a criatividade não é a principal pilar da metodologia, ela com certeza está inclusa no processo de solução mas em etapas a frente. O foco é encontrar um caminho mais prático e viável para o real problema, assim sendo possível amealhar tempo e esforço, resultando assim numa solução coerente
assim, trazendo, por fim, ao problema e suas necessidades (invés de tentar encaixar uma ideia "vazia" mas criativa ao seu projeto, uma que não solucionará o real problema).

Com esse pensamento, Munari nos apresenta dois tipos de método:
> artístico romântico, para àqueles que querem imediatamente encontrar uma solução criativa e inovadora para o problema.
> bom método, que irá seguir uma sequência de métodos que auxiliará a encontrar solução viável, relevante, prática e inovadora ao problema.

Sobre este último, sabendo da existência da sequência de ferramentas que serão utilizadas, são elas:
- Elencar e definir o problema;
- Encontrar os componentes do problema;
- Coleta de dados;
- Análise dos dados;
e então, só então, entra a criatividade (não a ideia final);
assim, trazendo, por fim, >a solução do problema<

rafa 28/02/2023

Pensamento projetual
É um livro que apresenta o processo criativo e projetual de Bruno Munari, isso da muito subsídio de como podemos esquematizar os problemas que envolvem um projeto, além disso, há exemplificações da aplicação dessa metodologia durante o livro, porém, acaba sendo repetitivo em certo ponto, o que torna a leitura cansativa.

Bruno Munari tem um pensamento cartesiano e por isso preza tanto por esquematizar e deglutir os pormenores, até chegar a uma síntese, acredito que essa metodologia é aplicável demais em termos de design industrial e dentro de um pensamento ocidental, porém, é uma metodologia que perde enfoque quando tratamos de problemas que vão pra além do industrial e envolvem culturas-saberes tradicionais.

É um livro que te dá embasamento em projeto, porém aquela coisa.. tem o recorte de um autor com uma identidade europeia ocidental e que estava associado ao regime fascista.

vw2n3 09/09/2023

Vamos fingir que eu li tudo certinho, para contabilizar no skoob
num geral gostei, fala muito sobre o método de munari (obviamente) e as etapas de seu método, a importância de um método em qualquer serviço de design e exemplos de como aplicar.