Das Coisas Nascem Coisas

Das Coisas Nascem Coisas Bruno Munari
Bruno Munari
Bruno Munari




Resenhas - Das Coisas Nascem Coisas


10 encontrados | exibindo 1 a 10


Carol 20/04/2021

Interessante
Depois da metade do livro começa a ficar um pouco repetitivo mas a primeira metade é excelente. O autor explica e se expressa muito bem e as ilustrações super ajuda a entender o seu ponto de vista.
comentários(0)comente



LeoCarreira 17/08/2015

Um dos primeiros que tive que ler na faculdade
Excelente livro. Segue uma linha antiga de conceito de projetos, porém, ainda sendo uma linha largamente utilizada hoje. Através de alguns cases, o leitor vai entender como os problemas se apresentam e como o designer pensa nas soluções através de metodologias de projeto bem delimitadas.
comentários(0)comente



tatiakane 22/02/2010

das coisas nascem coisas foi de longe uma baita ajuda para minha monografia de término de curso, pois abriu meus olhos em relação a metodologia, sem falar do capítulo sobre biônica que ajudou tremendamente.
comentários(0)comente



Clara1924 21/02/2024

Bruno tava irritadissimo com um rico qnd escreveu isso aqui
"luxo é uma manifestação grosseira da riqueza"
"luxo é a manifestação da estupidez"
"luxo é uma necessidade para muitas pessoas que querem ter um sentimento de domínio sobre os outros"
"naturalmente, o luxo está ligado à arrogância e a um falso sentido de autoridade"

enfim, gosto da didática que ele traz, do método, dos exemplos e das ideias dele
recomendo pra qualquer pessoa que se interesse pela área
comentários(0)comente



Yuukura 16/09/2018

Das Coisas Nascem Coisas: A Metodologia Projetual de Bruno Munari
"Das Coisas Nascem Coisas, obra sobre metodologia projetual do italiano Bruno Munari (1907–1998), apresenta em 388 páginas uma variedade de curiosidades, problemas, soluções e exemplos práticos, evidenciando a simplicidade de todo e qualquer problema quando se domina os conceitos, técnicas e procedimentos para sua resolução, além de destacar o design como uma peça fundamental em diversos campos e áreas de atuação, como a produção industrial.

De personalidade altamente investigativa e alto poder de síntese, Munari possuía uma maneira muito própria de projetar, subvertendo o sentido das coisas e transformando a ironia num método científico de trabalho. Desta maneira, o próprio livro reflete diretamente essa característica, dividindo o conteúdo metodologicamente em partes, mas que se conectam durante todo texto. De leitura fluida e bastante didática, apresenta uma organização um tanto quanto original em relação ao conteúdo e o modo como é disposto: diferentes fontes tipográficas e em tamanhos diversos para títulos, subtítulos, conteúdo e legendas, além de muitas representações visuais em fotos, desenhos técnicos de projetos, desenhos artísticos, fotomontagens, imagens de sistema gráfico de comunicação visual e esquemas. Trata-se de um texto que induz o pensamento crítico e incentiva a construção de novos conhecimentos."

(Resenha completa no blog)

site: https://medium.com/deadlines/das-coisas-nascem-coisa-739d059f36af
comentários(0)comente



Ricardo.Borges 03/05/2022

Problema => solução
O capítulo que trata sobre a necessidade que surge como um problema de design e, logo, melhora a vida do usuário, merece um destaque.
comentários(0)comente



Lis 03/11/2022

A metodologia de projetos além da criatividade
Segundo a leitura, é possível perceber a importância que Bruno Munari dá ao fator de que, para projetar, não se deve apenas ter boas ideias como solução do problema, mas utilizar métodos que te ajudem a analisar e compreender o problema (e seus sub-problemas), facilitando o acesso a elementos que possam ajudar a solucioná-lo.

É importante dizer que a criatividade não é a principal pilar da metodologia, ela com certeza está inclusa no processo de solução mas em etapas a frente. O foco é encontrar um caminho mais prático e viável para o real problema, assim sendo possível amealhar tempo e esforço, resultando assim numa solução coerente
assim, trazendo, por fim, ao problema e suas necessidades (invés de tentar encaixar uma ideia "vazia" mas criativa ao seu projeto, uma que não solucionará o real problema).

Com esse pensamento, Munari nos apresenta dois tipos de método:
> artístico romântico, para àqueles que querem imediatamente encontrar uma solução criativa e inovadora para o problema.
> bom método, que irá seguir uma sequência de métodos que auxiliará a encontrar solução viável, relevante, prática e inovadora ao problema.

Sobre este último, sabendo da existência da sequência de ferramentas que serão utilizadas, são elas:
- Elencar e definir o problema;
- Encontrar os componentes do problema;
- Coleta de dados;
- Análise dos dados;
e então, só então, entra a criatividade (não a ideia final);
assim, trazendo, por fim, >a solução do problema<
comentários(0)comente



rafa 28/02/2023

Pensamento projetual
É um livro que apresenta o processo criativo e projetual de Bruno Munari, isso da muito subsídio de como podemos esquematizar os problemas que envolvem um projeto, além disso, há exemplificações da aplicação dessa metodologia durante o livro, porém, acaba sendo repetitivo em certo ponto, o que torna a leitura cansativa.

Bruno Munari tem um pensamento cartesiano e por isso preza tanto por esquematizar e deglutir os pormenores, até chegar a uma síntese, acredito que essa metodologia é aplicável demais em termos de design industrial e dentro de um pensamento ocidental, porém, é uma metodologia que perde enfoque quando tratamos de problemas que vão pra além do industrial e envolvem culturas-saberes tradicionais.

É um livro que te dá embasamento em projeto, porém aquela coisa.. tem o recorte de um autor com uma identidade europeia ocidental e que estava associado ao regime fascista.
comentários(0)comente



vw2n3 09/09/2023

Vamos fingir que eu li tudo certinho, para contabilizar no skoob
num geral gostei, fala muito sobre o método de munari (obviamente) e as etapas de seu método, a importância de um método em qualquer serviço de design e exemplos de como aplicar.
comentários(0)comente



Paola 26/04/2024

...
Li esse livro por indicação da minha professora de Fundamentos do Design (estou na universidade).

Se você estuda design você vai ouvir falar de Munari, pois seu método é usado em diversas áreas.

Em seu livro Munari explica cada uma das partes desse método assim como a sua importância. Logo em seguida dá diversos exemplos com diversos projetos em que participou e aplicou esse método. No final ele também fala um pouco sobre algumas práticas do design.

Apesar de ter 370 páginas, o livro pode ser lido em uma tarde, principalmente porque as letras são grandes e muitas páginas são apenas imagens.

Apesar de Munari não fazer uma análise profunda dos porquês do design ele deixa claro que acredita que o designer serve para melhorar as coisas e não para enfeita-las ou torna-las "luxuosas" (palavra que pelo jeito ele odeia).

No geral explica que deve-se olhar um problema por todos os ângulos e considerar todos os sentidos humanos que se relacionam com ele; por exemplo, em um restaurante deve-se pensar na acústica, para que o barulho de uma mesa não seja problema para outra, o que normalmente não acontece.

É um livro bem básico e fácil de entender, porém algumas partes parecem desnecessárias (como os textos sobre moldes no final).

Importante para quem vai trabalhar com o método de Munari.
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10