O Soldado da Luz

O Soldado da Luz T C Santana

Resenhas - O Soldado da Luz

Josy-chan 09/12/2011

Em suma é: gostei. De verdade!
Certa vez li uma resenha, escrita, aliás, pela colega de profissão Maria Catalina Terrassa, que a literatura fantástica estavacada vez mais fraca. A nobre colega citava Harry Potter como o último livro escrito dentro do gênero como realmente bom.

Admito, eu não concordei com a afirmação, pois havia lido Escapismo de Rafaela Rocha há poucos meses e ainda estava sobre o torpor da paixão por seus personagens. Além disso, eu detestei Harry Potter (prevejo tijolos sendo atirados contra minha pessoa). Bom, e completando, porque eu adoro o gênero fantasia (fã de Tolkien forever!).

Então, vamos fazer cálculos?
Fantasia + (outra coisa que amo) autores nacionais, = a: Josy feliz!

Oh sim, adoro autores nacionais.

Especialmente aqueles pouco conhecidos. Por quê? Talvez porque eles me lembrem de autores que, ainda no anonimato, criavam historias perfeitas. Não sei... Mas muitas vezes a fama atrapalha o talento. Lógico, muitos mantiveram o talento, mas dos meus autores da adolescência que ainda escrevem, poucos mantiveram o nível.

E dentro desse ínterim e tentativa de resenha, eu me vejo lendo O SOLDADO DA LUZ de TC Santana. Um bom livro de fantasia. Leram direito? Um bom livro de fantasia nacional.

Narrado em primeira pessoa, o livro conta a história de Elden, primeiro comandante do rei, e de Estriges, uma amiga de infância que o mesmo salvou da morte.

LEIA O RESTANTE AKI: http://fic-lovers.blogspot.com/2011/12/resenha-o-soldado-da-luz-de-thiago.html

Sergio Carmach 21/11/2011

Elden, importante comandante da guarda real, retorna de uma viagem e descobre que Estriges, uma amiga de infância, foi acusada de bruxaria e está presa no castelo aguardando a execução. Na cela, a moça confessa a Elden ter mesmo poderes de magia, mas diz que os usa para o bem. Ela seria uma bruxa da luz e ele, segundo a acusada, um soldado da luz. Mesmo sabendo que será considerado um traidor, Elden a liberta após ter uma visão, na qual homens e bruxos perversos se enfrentam ferozmente. Já a sós com Estriges na floresta, o soldado da luz descobre que é o único com poderes para impedir a volta de Esbat, o mais malévolo e poderoso dos bruxos, exilado em um mundo esquecido há mil anos. Se falhar, os homens serão destruídos. Para cumprir essa missão, Elden precisará achar a espada de Crã e, com ela, matar o herdeiro de Esbat em um ritual. Mas quem seria esse herdeiro? Onde estaria a espada, que também é cobiçada pelos bruxos das trevas? E a aventura para salvar o mundo começa...

O Soldado da Luz - com sua história repleta de elementos míticos, magia e seres inspirados em lendas de povos antigos - é um romance de literatura fantástica. A trama central é a jornada de Elden por cidades e outros lugares do reino, onde ele se confronta com gigantes, espíritos, escorpiões, lobisomens e um vasto elenco de criaturas além da imaginação. Nesse caminho cheio de ação, o soldado da luz também é fustigado por visões, algumas perturbadoras e nas quais ele não pode acreditar.

Um ponto bastante interessante do livro é a narrativa em primeira pessoa, feita pelo próprio Elden, o que dá ao leitor a perspectiva do herói. Assim, ao invés de percebermos a história sob o ponto de vista de um narrador distante, temos a impressão de interagir com os acontecimentos e sentir com mais força as emoções vividas pelos personagens. Estes, aliás, surgem sem parar. Elden, após se perder de Estriges, vai fazendo novos amigos, como Lilith, uma híbrida de elfo e duende, Darlimth, filho de um caçador de bruxos, Prizis, um cavalo alado, entre muitos outros.

É impossível não comparar a busca de Elden em O Soldado da Luz com a busca de Perseu pela Medusa em Fúria de Titãs. Mas a jornada criada por Thiago transcorre com mais dinamismo e possui maior riqueza de detalhes e acontecimentos. Enquanto seres míticos brotam de todos os lados e personagens são pouco a pouco acrescentados, a trama vai se tornando cada vez mais intrincada. As três batalhas do livro, por sua vez, são narradas em ritmo vertiginoso e remetem à grandiloquência do supercombate travado em O Retorno do Rei (da trilogia O Senhor dos Anéis).

Mas o livro não é só ação. Em meio a tanta energia, o leitor pode sentir o sabor de outros ingredientes, essenciais a um bom romance. Assim, vivencia sentimentos de paixão, perdão, fraternidade, perseverança... E, ao final, revelações inesperadas tornam o desfecho surpreendente.

Gisele Carmona 03/01/2012

A guerra vai começar!! Escolha o seu lado.
Elden, o comandante da guarda real, vê seu mundo virar de cabeça para baixo depois que reencontra Estriges, sua amiga de infância.
A garota é acusada de bruxaria e solicita a ajuda de Elden para escapar da morte certa e cumprir o seu destino.
Ao salvá-la, o soldado é apresentado a um mundo que não conhecia repleto de criaturas mágicas. Um mundo que estava debaixo do nariz dele o tempo todo, mas que por puro ceticismo não conseguia enxergar.
Revelações vão acontecendo e Elden percebe que seu destino está diretamente ligado ao de um poderoso mago maligno, Esbat, que está preso em uma dimensão paralela e quer a todo custo voltar.
Cabe ao nosso soldado impedir que Esbat retorne, ou então a vida de todos correrá perigo.
O livro está recheado de muita criatividade, personagens fantásticos, bruxas, magos, elementos da natureza, batalhas épicas e um final muito surpreendente.
Uma boa pedida para os fãs do gênero.
Parabéns T C Santana pelo trabalho.

Cat 27/01/2012

Um Livro Literalmente Mágico
Mais um livro para a minha coleção de favoritos.
Quem vê as minhas resenhas vai pensar que eu só elogio livros, que nunca desço o cacete (Desculpa!), mas o que eu posso fazer se eu só encontro livros incríveis.

Já tinha visto outras resenhas para "O Soldado da Luz" e todos não pouparam elogios. Fiquei semanas me corroendo por dentro para ler o livro e agora que li... Meu Deus!

A história vai te envolvendo e quando você percebe... acaba. Tanto que li em uma hora. Oitenta páginas (e-book) não deu nem para "encher as cáries".

Logo no início vemos o heroí, Elden retornando para casa, mal chega e descobre que sua amiga de infância foi condenada a fogueira por bruxaria.
Elden vai ao encontro de Estriges em sua cela. Ele não acredita que Estriges seja uma bruxa. Então, ele só tem a confirmação de que as acusações são verdadeiras, como também descobre que ele é um Soldado da Luz, designado a proteger Estriges e impedir a volta do líder dos bruxos das trevas, Esbat.

Durante todo o livro vemos Elden em uma peregrinação por várias cidades mágicas em busca de aliados para derrotar os bruxos das trevas. Em meio a essas viagens Elden passa por testes, que colocam em dúvida se ele realmente é o escolhido e também a lealdade daqueles que o seguem.

O livro tem um toque, ou melhor vários toques de J. R. R. Tolken, com criaturas mágicas, castelos, lutas e cavaleiros.

Apesar do livro ter poucas páginas, acho que o autor escreveu o suficiente.
Se eu tivesse que analisar o livro como leitora, provavelmente diria "Faz uma continuação" "Ficou faltando detalhes". Mas isso era antes. Hoje já não sou apenas leitora, também me arrisco como escritora.
E se o Thiago imaginou seu livro apenas com um volume, temos que nos conformar. Pois é mil vezes melhor ter um único volume do que uma sequência que detone o livro.

Enfim, recomendo, pois você gastará a melhor uma hora da sua vida.

Suellen-san 21/05/2012

Bem é difícil resenhar um livro que me mostrou inúmeras emoções, mas vou tentar se justa e verdadeira.

A capa é bastante chamativa. E ilustra bem a trama, muitas vezes me vi pegando observando a imagem e vendo os personagens na leitura. A trama é bem dosada, pois começa com aquela conversa fiada, ou seja, aquelas explicações que todo mundo deve saber do enredo até entrar no clímax. Isso foi bom porque eu estava achando que a trama ia andar devagar, mas não.

Os erros gramaticais e afins... Talvez não tenham aparecido erros gritantes, mas fiquei triste com as falas. Tinha hora que eu não sabia quem estava falando. E às vezes os pensamentos e as falas se encontravam e quase viajei legal.

Os personagens me deixaram apaixonada não só o soldado da luz – o jovem Elden – que estava tão perdido quando eu na trama e me surpreendeu com o seu final. Quando os secundários e Lilith – claro – ela apareceu do nada me fazendo ri muito. Adorei-a. Só lendo o livro para entender. Agora Estriges, ela magoou o meu coração. Eu não vou contar porque ela me magoou só lendo mesmo para entender tudo que não expliquei dos personagens.

O final... Ai me deixou sem entender nada. Ai! Como assim isso aconteceu? Parei e pensei como Elden e as revelações de sua real vida e talvez tenha compreendido tudo ou quase uns 45%. Sou um pouco lerda, mas talvez venha aquele estalo e eu compreenda tudo.

Agora as criaturas, as batalhas, a fantasia e o resto não citado ou citado deram uma alegria enorme. Não me arrependi de ter comprado o livro e lido sem medo de ser feliz.

Apesar do final, mas isso é algo aparte.

Talvez não tenha mencionado que a história é contada na visão do soldado da luz e isso me fez ver que o final ficou um pouco confuso. Mas umas duas frases me deixaram meio que com a pulga atrás da orelha se terminou mesmo ali a história dele. Contudo creio que vale a pena ler o livro.

Deixou você tirar as suas próprias conclusões. Beijos e até...