Cordeluna Élia Barceló

Resenhas - Cordeluna

sofia 28/02/2024

Cordeluna
Vai ler o livro no começo pensando sobre ser algo bobo ou ate futil, ate começar a entrar na cabeça da personagem e chorar por dupla time line

Laura1512 05/07/2023

Oq o livro se trata
O livro ?Cordeluna? mescla duas histórias ocorridas no intervalo de mil anos. Uma das histórias se passa no século XI e conta a história de amor do casal Sancho, um guerreiro do El Cid e Guiomar, uma condessa. A história deles teve muitos obstáculos, afinal, há uma grande diferença social entre eles e dona Brianda, madrasta de Guiomar também acabou se apaixonando por Sancho. Quando Brianda descobre que o guerreiro estava apaixonado por sua enteada ela fica furiosa e com a ajuda de um feiticeiro joga uma maldição em cima do casal Sancho.
A outra história se passa nos dias atuais e nela conhecemos outro casal, Sérgio e Glória. Eles se conheceram em meio ao um grupo de jovens que está hospedado em um mosteiro ensaiando para interpretar a peça El Cid. Os dois se apaixonam a primeira vista e sentem uma atração que eles mesmo não conseguem explicar, só que assim como no passado, eles também tem um obstáculo no caminho e ela se chama Bárbara, uma das professoras que está ajudando o grupo nos ensaios e que está louca por Sérgio e que ao perceber que ele não quer nada com ela e está se envolvendo com Glória fica enfurecida.
Cordeluna é uma espada que Sancho ganhou de seu pai, porém, essa espada tem uma certa magia que ao ler o livro vocês vão descobrindo se ela é boa ou ruim, ou quem sabe as duas coisas.
O livro é um pouco previsível, mas nem por isso ele deixa de ser bom, pra quem gosta de histórias de amor, com certeza vai adorar esse livro. No começo achei meio cansativo, difícil de fluir, mas depois acabei me envolvendo e gostei.

Le.aabreu 12/07/2022

Confusão
O livro é muito bom, embora teve várias partes q fiquei confusa de quem estava falando ou em que ano se passava. O livro me prendeu muito, por mais que n fosse o único foco do livro, o romance e as amizades formam muito bem desenvolvidos o que deixou mil vezes melhor.

Heidi Gisele Borges 05/10/2021

"Cordeluna, a espada dos nossos antepassados. Tem esse nome por causa deste emblema gravado na lâmina, vês? Um coração e uma lua que se sobrepõem. E a empunhadura tem uma pedra tão especial que parece feita do próprio coração da lua”.

Primeiramente o que chama a atenção neste volume é a parte gráfica. Toda a diagramação é apresentada num estilo mais antigo, as letras são um pouco maiores, as ilustrações parecem ter saído de um livro de outra época, as iniciais dos capítulos são em azul, assim como os desenhos.

Cordeluna (Editora Biruta, 310 páginas R$40) ganhou o prêmio Edebé de Literatura Juvenil, e conta a história em duas épocas. É uma história juvenil de amor, ou amores em dois tempos. No tempo atual um grupo de estudantes vai até um mosteiro antigo na zona de Burgos para montar uma peça de teatro contando a história que se passa no século XI.

“Eu também tenho medo, Glória, e eu mesma não sei por quê. Unicamente tenho a intuição de que há coisas que ficaram incompletas no passado que agora têm uma nova oportunidade”.

Enquanto isso, o livro se alterna entre os capítulos que contam os acontecimentos de agora e do passado, há mais de mil anos.

“Foi uma noite de festa e alegria geral. Depois veio essa história de que faltava dinheiro, de que dom Rodrigo tinha embolsado; o rei ficou furioso e deu a ordem de expulsão. Nove dias para sair de Castela”.

“Estás desterrado, não é mais do quem um pobre morto de fome sem qualquer direito. Mão podes cortejar uma donzela nobre, enchendo-te de ilusões”.

Os personagens descobrem que estão destinados a viver o amor impedido de outra época. O livro é dividido em pequenas partes alternadas entre passado e presente, e que deixam mais clara a ideia da história que, apesar de não ter me prendido muito até pela mudança de tempo que acontece a todo momento, é indicada para quem curte histórias de amores impossíveis.

“Todas as armas são feitas para matar, Sancho. A escolha é sua”.
___
IG: @heidi_borges

site: http://www.becodonunca.com.br/

Ivy 13/11/2020

Cordeluna
Uma das mais felizes surpresas juvenis que encontrei esse ano, um lindo conto de fadas ambientado na história espanhola. Cordeluna nos apresenta uma nova faceta da história do guerreiro Sancho e do eterno amor de sua vida. E eu que tenho raizes espanholas fiquei encantada com a narrativa. Um sopro de ar fresco para todas as idades.

mara sop 25/02/2019

Um amor, uma maldição e uma espada mística...

Durante a época de El Cid, no século XI, o jovem guerreiro Sancho desperta o interesse da poderosa Dona Brianda, ao mesmo tempo em que se apaixona por sua enteada, a delicada Dona Guiomar. Um amor proibido devido às posições sociais que ambos ocupavam. Dona Brianda, sentindo-se rejeitada pelo belo cavaleiro, aceita um pacto com um poderoso feiticeiro aonde o jovem casal acaba amaldiçoado.
Mil anos depois, Sérgio e Glória se encontram num mosteiro milenar para as filmagens de um projeto teatral sobre El Cid, e uma força muito estranha faz com que de alguma forma se reconheçam. Porém o jovem casal terá que enfrentar o antagonismo de Bárbara, uma das professoras do projeto que tem uma fixação por Sérgio. Será que a maldição será quebrada?
Esse liro me foi recomendado por uma amiga que divide comigo a paixão por Romeu e Julieta, e ela me disse que eu simplesmente precisava ler esse livro. Comprei sem pensar duas vezes, mas demorei anos pra conseguir pegar e ler de verdade. E até agora me pergunto porque demorei tanto. Eu simplesmente amei o livro, que mistura amor, misticismo, mistério e aventura. Uma super pedida pra quem quer um livro que mecha com as nossas estruturas durante a leitura.

site: https://goo.gl/5T2xwi

Driely Meira 11/08/2016

Diferente e interessante
Glória não imaginou que seria selecionada para participar de um projeto de teatro sobre El Cid, um cavalheiro espanhol que vivera na Idade Média, e muito menos que se apaixonaria durante a viagem, para total surpresa e espanto da menina. Junto com outros adolescentes, Glória passaria suas férias vivendo num mosteiro como se realmente estivesse no século XI, sem internet, sem tecnologia, sem roupas normais. E é lá que ela conhece Sérgio, que, ao vê-la, sente como se a conhecesse há anos, e o mesmo acontece com Glória. Por que será?

Voltando mil anos, durante a Idade Média, conhecemos Sancho, um cavalheiro cristão espanhol que lutava em nome de Rodrigo Diaz, também conhecido como El Cid. Seguindo seu senhor para onde quer que fosse, Sancho acaba sendo exilado juntamente com El Cid pelo rei Alfonso, rei de Castela e de Leão. Acusado de roubo, El Cid fora exilado, mas, assim que saiu das terras de Alfonso, começou a conquistar outros lugares, juntamente com os vários homens leais que o seguiram.

Sancho pensou que nunca, em toda sua vida, tinha visto uma imagem tão bela e, independentemente de sua vontade, sentiu que seu coração voada para junto daquela donzela desconhecida. Gostaria de aproximar-se, dobrar o joelho à sua frente e oferecer-lhe sua espada. Para sempre. – página 81

Sancho acaba tendo uma história de amor com Guiomar, uma moça nobre que, por coincidência, é enteada de uma das “amantes” de Sancho, uma mulher fria que não aceitava ser passada para trás. Mas o amor de Sancho e Guiomar era tão puro que eles ignoraram todas as etiquetas da época, a moça pouco se importava com o fato de que Sancho era pobre, e deixaram de lado também Brianda, a viúva que não queria casar-se de forma alguma, pois perderia suas terras, que passariam, mais uma vez, a serem governadas por um homem.

Mas o romance entre Sancho e Guiomar acaba não tendo um felizes para sempre, e, amaldiçoados, eles não conseguem ficar juntos. Mil anos depois, Sérgio e Glória começam a sentir e ver coisas estranhas enquanto ensaiam para o teatro, e as coisas começam a ficar estranhas e assustadoras. Estaria alguém tentando se comunicar com os dois? E por que Bárbara, a professora deles, parecia odiar Glória com todas as forças, pelo fato de a menina estar tão próxima de Sérgio?

A narração intercala entre a história de Sancho/Guiomar e Sérgio/Glória, então as duas acontecem ao mesmo tempo, mas, ainda assim, o livro é bem previsível, apesar de conter alguns mistérios e maldições aqui e ali. Achei interessante o fato de a autora mesclar as narrações e “reencarnar” alguns personagens, parece que a nossa torcida para que o casal fique junto no final só aumenta com isso.

“Sei que parece idiota e novelesco, mas sim, eu a amo de um jeito que antes eu teria rido. E nem mesmo sei muito bem por quê. Quase não nos conhecemos e, no entanto, é como se tivesse passado toda a minha vida procurando por ela. ” – página 224

Gostei do cenário das histórias também, e os personagens secundários tiveram grande importância na história, principalmente os vilões e os amigos dos quatro personagens principais. Sem contar que o livro tem uma carga histórica enorme e incrível: as guerras e batalhas cristãs contra os muçulmanos na Espanha, a Reconquista Espanhola, a vida de El Cid (mesmo que ele não seja o protagonista), etc. É um livro incrível e que vale muito a pena ser lido. Sem contar que a editora mega caprichou na edição: está linda!

A escrita da autora é simples e flui rapidamente, mesmo com alguns nomes estranhos e a linguagem formal usada pelos personagens do século XI. Também gostei de ver as relações de amizade no livro, e fica bem claro que, sem a ajuda dos amigos, nem Sancho, Guiomar, Glória ou Sérgio estariam vivos ou ficariam juntos, no caso dos dois primeiros.

Como encontrar-se com alguém que só existe na própria imaginação, como ver na vida real a figura de um sonho, como recuperar algo enormemente valioso que se achava perdido para sempre, como... como apaixonar-se, simplesmente? – página 46

Enfim, tirando o fato de ser um pouco previsível em alguns pontos, o livro está impecável. Ainda não tinha lido nada da Élia, mas já me tornei uma fã, e estou doida para conhecer mais histórias da autora, que, pelo o que consta na sinopse, é conhecida como Dama Negra da literatura espanhola, principalmente por combinar bruxaria, maldições, romance e história em seus livros.

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Fêh Zenatto 03/04/2016

Resenha por Fêh Zenatto - Blog Coisa e tal
ASPECTOS FÍSICOS
Vamos novamente chover no molhado com a diagramação incrível dos livros da Editora Biruta. A capa de Cordeluna tem esse brasão com a espada que tem tudo a ver com a história e também tem esse desenho no tom de azul que deixa um aspecto mais antigo.
As páginas iniciais do livro e algumas no seu interior tem detalhes sempre em tons de azul - como imitando pergaminho ou um brasão. As páginas não têm maiores detalhes mas o tipo e tamanho da fonte, as margens e o espaçamento são ótimos.

HISTÓRIA
A história do livro pula entre duas épocas para contar duas histórias diferentes mas interligadas. No passado, vamos conhecer Sancho, um cavaleiro, e Guiomar, filha de um nobre já falecido. Durante o desenrolar do livro, veremos como eles se conheceram e como se passou a sua história de amor. Ao mesmo tempo, no presente, vamos acompanhar um grupo de teatro formado no Espanha que passará um tempo ensaiando em um antigo mosteiro para encenar uma peça e, entre os muitos adolescentes do grupo, conheceremos a história de Sérgio e Glória.

OPINIÃO
O livro tem 312 páginas mas não tem capítulos; toda a divisão é feita apenas por pequenos espaços maiores entre os parágrafos mas isso não incomoda porque os trechos são curtos e rápidos.
Sempre gostei muito de livros que contam histórias do passado e, em Cordeluna, eu ficava sempre muito ansiosa para ler a parte de Sancho e Guiomar que foi a que realmente me encantou. Tudo parece mais puro, mais real e mais difícil também durante uma guerra.

A história é extremamente ágil e a forma como a autora intercalou os trechos de passado e presente foi muito interessante porque os eventos estão extremamente interligados. O que acontecia no passado também acontecia no presente, apesar de não ser a mesma situação, o fato se repetia nos dias atuais e era muito legal perceber a semelhança.

Para todas as idades, o livro tem uma linguagem simples, sem trechos impróprios - apesar de ter alguns até assustadores. Gostei muito do modo como tudo foi amarrado no final; final esse que, por sinal, é extremamente movimentado, deixando-nos ansiosos para descobrir todo o desenrolar. Nos extras, ainda há um texto explicando o contexto histórico em que o livro se passa, inclusive com mapas da região mostrando o domínio por diferentes povos.

Cordeluna me conquistou por ser um livro com uma temática simples - mostrar que uma história de amor pode ultrapassar barreiras de tempo - mas que foi muito bem desenvolvida e tornou-se cativante. Apesar de longo, em nenhum momento, o livro é chato ou monótono porque correm duas histórias paralelas e movimentadas por ele.
Mais que aprovado, mais que indicado!

site: http://www.blogcoisaetal.com/2016/04/cordelunaeliabarcelo.html#.VwGg4fkrLIU

Fernanda 27/11/2015

Resenha: Cordeluna
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/11/resenha-cordeluna-elia-barcelo-editora.html

Ka Wozniak 25/08/2015

Cordeluna é um livro dividido em duas épocas, começando no século XI e paralelamente, nos dias atuais. Ambos tendo local na Espanha.

No primeiro tempo, temos Sancho, rapaz dedicado a servir seu senhor, Dom Rodrigo, que foi expulso de sua morada por uma denúncia (falsa) de traição ao Rei. Dom Rodrigo intimado a sair de Burgo, leva consigo seus soldados mais fiéis, dentre eles, Sancho, que antes de partir, recebe de seu pai uma espada mais que especial, Cordeluna, passada de geração para geração, recebida de presente de um mouro.

Antes de sua partida para o deserto, Sancho envolveu-se com Brianda, a senhora viúva de Peñalba, porém recusou sua proposta de ser seu companheiro, o que a deixou muito desgostosa.

Já na época atual, temos um grupo de jovens atores, dentre eles Glória, Sérgio, Andrés e Sibila e o diretor Bernardino e sua ajudante Barbara. Eles irão remontar a história do século XI de Dom Vivar, Sancho e a história da época. Os ensaios são em Burgo, num antigo mosteiro, onde eles irão experimentar o mundo sem a tecnologia e suas facilidades. E durante esse tempo que passam no mosteiro, algumas coisas estranhas começam a acontecer e eles irão descobrir o verdadeiro mistério por trás da espada e no passado de Sancho.

A divisão de tempos na narração não se dá logo de cara, as cenas dos personagens atuais começam a aparecer alguns capítulos depois do início, e apesar dessa divisão, a autora conseguiu deixar bem específico cada qual, sem haver nenhuma confusão. Com uma escrita mais clássica, ela conseguiu levar ao leitor toda a tensão e loucura dos personagens. Posso dizer que em certos momentos fiquei com tanto medo dos sentimentos deles, que não tinha coragem de avançar na leitura.

Somente no começo da leitura fiquei um pouco confusa por causa dos nomes muito parecidos dos personagens no século XI. A narrativa faz você mergulhar profundamente em cada capítulo, e ficar ansioso(a) pelo próximo. Não costumo ler muitos livros com escrita mais clássica pela minha própria dificuldade de entender e me aprofundar na leitura, mas com Cordeluna não tive esse problema, fui bem envolvida e gostei bastante na maneira como a autora desenrolou a estória.

Nessa leitura encontramos sentimentos de luxúria, amor verdadeiro que ultrapassa a eternidade, ódio descompassado e que leva a loucura, muito sofrimento mas também muita regeneração.

Agradeço a Editora Biruta pela oportunidade de participar do BT e ler esse livro, um estilo diferente do que estou acostumada e que me agradou muito.

Thunder Wave 24/08/2015

Na idade média, conhecemos Sancho, um jovem dedicado, cavalheiro de El Cid. Sancho se apaixona por Guiomar, uma jovem Condessa e enteada de Brianda, que cultivava certo interesse em Sancho. Quando Brianda descobre o relacionamento amoroso entre Guiomar e Sancho, o casal acaba sofrendo com sua ira.

Paralelamente, nos tempos atuais, somos apresentados a um grupo de teatro que está encenando uma peça sobre a vida de El Cid. Os jovens atores saem em um tipo de treino mais intensivo, onde ficam alguns dias hospedados em um mosteiro. Nesse grupo, entre outros personagens que são importantes no enredo mas não irei mencionar aqui, estão Gloria e Sérgio, que começam a sentir uma ligação amorosa rapidamente. Porém, Sergio teve um ‘momento’ com Bárbara, uma das monitoras do grupo, antes de ir ao mosteiro e agora a mesma tem um grande interesse no garoto.

Dá pra ver como as duas épocas se encaixam? Até mesmo as iniciais dos personagens da idade média são iguais aos do presente. E não para por aí, conforme vamos desenvolvendo na leitura vemos mais semelhanças entre as duas histórias. Achei a escolha da escrita muito boa, vamos conhecendo tudo que aconteceu no passado enquanto vemos as semelhanças no presente. Essa narrativa me agradou muito.

Além da ótima narrativa, Cordeluna acertou na maldição. Nada ali é muito exagerando e nem mesmo muito mistificado. Quase toda a dose de magia fica para a espada, Cordeluna, que é cravada com Pedras da Lua, dando a ela um brilho azul que exerce uma grande influencia em que a usa. Cordeluna é dada à Sancho logo no inicio do livro.

Mesmo acertando nesses pontos, Cordeluna não conseguiu me prender completamente. Não possui defeitos aparentes na história, mas por ser um romance juvenil, acabou caindo na rotina em alguns momentos, fazendo o ritmo cair um pouco.

A magia do livro não está só na espada, está também nos detalhes. Mesmo que a premissa te agrade, os pequenos detalhes que juntam as duas épocas irão te agradar. Cordeluna pode não ser o melhor livro que irá ler esse ano, mas é uma leitura está mais do que recomendada!

Veja Mais no Link

site: http://thunderwave.com.br/resenha-cordeluna-elia-barcelo/

Naty__ 04/08/2015

Quando soube que receberia Cordeluna para ler, fiquei parecendo criança com o brinquedo mais desejado que pudesse existir. Estava desejando o livro há muito tempo e confesso que imaginei que não fosse lê-lo tão cedo. Sorte que o meu pessimismo é menor do que a realidade e, quando menos imaginei, estava com a obra em mãos.

O século é XI, estamos na Espanha e vamos conhecer o nobre guerreiro Sancho, filho mais velho de uma grande família. Ele está disposto a seguir o seu senhor a todo custo. Seu pai o apoia em sua missão de ir, com dom Rodrigo, onde for preciso. Qualidade Sancho tem muitas e é um dos personagens que mais agradam o leitor.

Guiomar é uma bela sonhadora, acredita piamente no amor e nos benefícios que ele pode lhe proporcionar. Seu pai faleceu e desde então ela passa os seus dias com sua madrasta muito ciumenta e que esconde diversos segredos. A jovem donzela deseja um casamento em que o amor seja o centro, não o que as outras moças pensam e desejam. Ela não ambiciona riqueza, relacionamento de aparência e nem tampouco um homem para dizer à sociedade que o tem. Ela quer alguém que possa fazê-la sentir um sentimento verdadeiro e eterno.

Algo que não é nada inesperado acontece, claro, ambos se encontram. Alguns ousariam chamar de amor à primeira vista. Sancho se encantou por aquela imagem que viu e sentiu seu coração voando para junto daquela donzela que, até então, ele nunca tinha visto. Em contrapartida, Guiomar o observava como se fosse um arcanjo. Ninguém precisava dizer, mas, no fundo, ela sabia que ele era o homem que ela tanto sonhou.

Como nem tudo tem o seu lado perfeito, mil anos atrás essa história doce e envolvente de amor é interrompida por culpa de uma maldição. Esse poder foi tão grande e maligno que por diversas gerações conseguiu dominar os espíritos. E, acreditem se quiserem, os apaixonados eram “condenados” a esperar para reencontrar o amor, mas a consequência era apenas a ganância do ódio.

A obra não retrata apenas um romance com uma história medieval, ela é composta de fantasia, maldade, bruxaria, religião e tenho certeza que agradará diversos tipos de leitores. Élia envolveu diversos temas para cativar vários gostos. Sem contar que Cordeluna recebeu o prêmio de Edebé de Literatura Juvenil.

Como muitos já estão cansados de saber, não sou fã de romances. Pelo contrário, tenho até repúdio de livros melosos. Porém, o que me fez desejar esse livro é o diferencial que a autora conseguiu me passar apenas com a sinopse, um estilo medieval que logo cativa qualquer um. Fiquei mais curiosa ainda quando vi a capa e o cuidado da editora Biruta com a diagramação. Foi impossível não desejar ler até mesmo pela aparência. Há quem goste ou não, mas, sendo sincera, eu julgo pela capa.

A história foi ótima e a autora consegue envolver e prender o leitor, porém, fiquei desejando e esperando por mais livro, mais história, mais ação e, quando percebi, tinha chegado ao final sem ter esses “mais”. O fato é que o enredo é muito bem criado, mas ouso dizer que a estética do livro, no final, acabou por me arrebatar muito mais do que o seu conteúdo propriamente dito. Não foi uma leitura ruim, pelo contrário, foi uma leitura boa demais e me encantei por isso. Porém, acredito que me apaixonei mais pelo frasco do que pela fragrância.
Danielle Almeida 04/08/2015minha estante
Parece ótimo! A gente lê tanta coisa ambientada na Inglaterra ou na França, é bom sair desses locais um pouco. E eu tbm me encanto pela aparência, rs.

Naty__ 04/08/2015minha estante
Verdade, Dilly, é bom mudar um pouco. Realmente... E a capa deste livro é belíssima.

Eduarda Rozemberg 12/11/2016minha estante
Já fiquei interessada só pela capa, mas o enredo então.... Queria muito conhecer um livro que tem uma ambientação nos séculos mais antigos, e por você ter gostado, parece ser uma boa.

Rossana Batista 19/01/2017minha estante
Eu gosto de livros passados em séculos anteriores. Interessante que ele consegue reunir vários gêneros e conseguir lidar muito bem com toda a história que se passa. Parece bom!

Lana Wesley 20/01/2017minha estante
Será que só eu não consigo ler livros que se ambientam, e passam em outra época, por mais legal que seja sair da nossa zona de conforto, ainda sim para mim, e uma leitura que não flui, muito pelo contrário. Quem sabe futuramente dou uma chance a essa leitura, porém no momento não me despertou interesse.

Marta 24/01/2017minha estante
Nossa fiquei mega curiosa para ler esse livro!! Não conhecia mais a história é bem instigante!!
Beijoss