O amor às bibliotecas

O amor às bibliotecas Jean Marie Goulemot




Resenhas - O amor às bibliotecas


3 encontrados | exibindo 1 a 3


laiane.caio 24/09/2023

Interessante
Essa é uma das minhas leituras ?obrigatórias?, das quais eu mesma me obrigo a ler, porque não fazem o gênero que gosto, mas podem me ensinar muito. Dito isto, achei o autor bem prolixo. Ele trouxe temas bem interessantes para contextualizar com o seu amor às bibliotecas, como a biblioteca de Alexandria, a ditadura na Espanha, a relação das bibliotecas durante a ocupação na segunda guerra na França, os campus acadêmicos americanos, só que ele nunca vai direto ao ponto, sempre enrola muito e deixa a leitura bem enfadonha. Apesar disso, dá para perceber que o autor, que foi professor, parece ter sido uma pessoa maravilhosa, além de muito inteligente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vivi Koenig 29/04/2012

Verdadeiramente amante das bibliotecas...
"Com o livro, a leitura é acompanhada por uma apreenssão física. Ela envolve o tato antes de solicitar o olhar. Pertenço a um mundo da sensualidade do tato, da carícia do livro."

O autor nos leva a uma viagem apaixonante por bibliotecas que ele passou a vida lendo, vivendo e observando.

"É preciso preservar bibliotecas que sejam humanas e onde seja mantido o vínculo carnal com o livro, que reúna nese ato estranho - a leitura refletiva, uma comunidade de seres lendo juntos e, contudo isolados. Que as bibliotecas permaneçam assim, lugares de vida, onde as ideias não nasçam somente entre um leitor e o seu livro, mas também da conversa em torno de uma xícara de café..."

Envolvente, histórico e apaixonante... Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR