O Vale das Borboletas

O Vale das Borboletas Amanda Vieira

Resenhas - O vale das borboletas

Gabi 27/02/2012

História de tirar o fôlego (por vários motivos!)
Há quanto tempo eu não pegava um livro que não conseguia largar? Estava lendo a série “Os Imortais” quando chegou o livro da Amanda Vieira aqui em casa. Juro que devo ter ficado admirando a capa e a diagramação por vários minutos até que abri nas primeiras páginas e comecei a ler. Na mesma hora eu larguei tudo, fui me deitar confortavelmente na cama e li várias páginas em uma tacada só.

Mas, antes de falar sobre a história, vou ser sincera sobre o que não gostei no livro (até porque se fosse meu livro, eu iria gostar que as pessoa citassem os pontos negativos para que eu melhorasse num próximo trabalho). Não sei se é porque não leio muito os novos escritores por aí, mas não me dei muito bem com a escrita do livro. Acho que, para um livro de estreia da escritora, a história é ótima, mas senti que foi pecado na escrita. O que me pareceu é que não houve revisão do texto. Apesar de haver dois nomes de revisores nas informações sobre o livro (não sei se isso se dá por parte da escritora ou da editora, enfim), algumas frases ficaram compridas e confusas demais, e noutras eu vi que faltaram vírgulas e foram deixados assuntos diferentes na mesma sentença. Tive que, mentalmente, separar as frases para que eu entendesse o contexto. Isso me atrapalhou com o passar da história, porque parecia que, sem as frases separadinhas e organizadas, os personagens estavam falando tudo muito rápido, e às vezes eu me perdia no meio das explicações. Mas é algo que a Amanda tem a capacidade de melhorar num próximo livro, que tenho certeza de que virá, pois capacidade e imaginação é o que não falta.

A história me prendeu desde as primeiras páginas. O romance juvenil não foi algo dramático e meloso demais, e os personagens não eram chatos e cabeça dura. A Isa é bem decidida e bem corajosa, devo afirmar, o que deixou a história bem empolgante. Heitor é o cara cheio de mistérios (nada de sobrenatural, ainda bem!) que não responde às perguntas dela e a deixa de cabelos em pé. Pra ajudar, eles são primos e Isa se condena porque não pode se deixar levar pelos sentimentos que não poderia estar sentindo por ele.

O romance dá muitas reviravoltas inesperadas e você fica sem ar ao descobrir algumas coisas e dá algumas risadas quando descobre outras. Não achei cliché, pois em momento algum eu descobri como tudo iria acabar. Claro que imaginava esse final, mas nunca do jeito como tudo aconteceu.

Apesar dos problemas que tive com a leitura, não foi algo que me impediu de apreciar a bela história criada. Só acho que, com a correção dos detalhes já ditos e um pouco mais de desenvolvimento, o enredo conseguiria ser melhor explicado e as atitudes dos personagens, às vezes, poderiam ser mais pensadas, de modo que o leitor entrasse na vida dele. Porém, como eu já disse, por ser o primeiro (de muitos!) livros, ela começou com uma história de tirar o fôlego. Recomendado!
Amanda Vieira 27/02/2012minha estante
Oi Gabi, adorei sua resenha. E eu já esperava que as críticas viessem por parte da escrita. Tive alguns problemas com a revisão sim, tanto que foram feitas duas revisões por parte da editora, mas que não sanou o problema, é horrível porque quem fica mal é o autor. É claro que não estou me eximindo de toda a culpa, mas de uma parte bem considerável, e como você disse, ainda vou melhorar muito, afinal, Deus não escolhe pessoas preparadas, prepara os escolhidos.
Mas os pontos positivos que você destacou me deixaram muito feliz, pois no final das contas, é a história e essência do livro que mais importam.
Um grande abraço e obrigada pela ótima resenha

Silvia 12/11/2013minha estante
Eu amei a resenha e estou louca pelo livro, não achei em lugar nenhum onde moro.

Glaucia 15/05/2012

Resenha publicada no MIX http://www.mixliterario.com/2012/05/resenha-vale-das-borboletas-amanda.html
Maria Luisa é uma adolescente comum, que vive com seus pais e a irmã em uma pequena cidade de interior de Minas Gerais chamada Crisálida. Sua vida começa a mudar quando seu primo Heitor, que não vê desde a infância; ocasião da morte de sua querida avó, muda-se com seu tio Luiz para a cidade. Ela se vê envolvida em uma trama de romance e mistérios.

Heitor é um jovem que vive em São Paulo e após alguns ataques e invasões a sua casa, aceita a se mudar com o pai para Crisálida. Em um primeiro momento, ele não deseja viver no interior, mas tendo em vista o risco que corre, muda-se às pressas para a pacata cidade. E lá, contra tudo o que esperava, tem uma grata e encantador surpresa... A prima Isa não é mais aquela garotinha. Agora é quase uma mulher encantadora, altiva e que gosta de desafiá-lo.

O encontro de Heiro e Isa, como gosta de ser chamada, ocorre de forma ocasional. Ela não sabe que ele é seu primo, quando se vêem em uma livraria e depois ele a socorre de um pequeno acidente. Logo sente uma estranha atração por aquele estranho, e atrevido; Heitor, por sua vez, sabendo que se trata de sua prima, trata de manter o mistério e brincar um pouco com ela, deixando-a brava com aquilo.

A relação dos dois não é muito amistosa. Heitor tem o dom de irritar Isa e gosta disso. Ele parece estar sempre jogando com ela, instigando-a, desafiando para que chegue ao limite. Porém agora os dois não são mais duas crianças, como antes. Assim a atração entre eles é inevitável, ficando clara que existe mais do que uma relação de primos que vivem brigando, após o primeiro beijo que ocorre sem nenhum dos dois esperarem.

Na escola, Heitor é uma grande novidade e as meninas correm atrás dele, lutando por sua atenção. Isso deixa Isa muito brava e ciumenta, o que coloca em cheque os sentimentos que tem pelo primo. Em determinada ocasião, Isa, suas amigas Cintia e Gabi, e a irmãzinha Sophia armam um plano para descobrir se ele tem namorada, porque a dúvida está acabando com seus nervos. Só que isso a coloca em um grande perigo, pois as pessoas que caçavam o primo em São Paulo estão vigiando os dois e armam uma armadilha para capturá-los.

Em meio ao perigo, os dois aceitam que existem muito mais do que uma relação entre primos implicantes e se entregam a paixão. Mas os segredos que não sabiam, colocam essa relação em risco e agora, mais do que nunca, Heitor precisa proteger Isa desses bandidos que estão atrás de algo, que nem ele entende direito.

Bem gente, acho que falei um pouco do livro do que deveria e da relação de Heitor e Isa. Agora quero falar da a minha opinião sobre ele. Para mim, como humilde leitora e adoradora de romances, Vale das borboletas foi uma grata surpresa. Eu já tinha lido algo sobre o livro, na ocasião em que preparamos a entrevista, mas nem de longe poderia supor que era tão bom. Sabe “aquele livro”? “Aquele” que te faz ler como louca um dia inteiro? Esse se chama Vale das borboletas.

Imaginem dois jovens que vivem batendo de frente e brigando. Pois é... Heitor tira Isa completamente do sério. Ele é inteligente, sarcásticos, sabe como instigar a curiosidade dela e deixá-la completamente furiosa. Isa é toda dona de si, mas diante de Heitor perde totalmente o rumo em algumas situações. Em alguns momentos, ela entra em conflito por causa dos sentimentos. E Heitor recua, deixando-a furiosa.

O bom do livro é que a autora divide em dois pontos de vista. Cada capítulo você tem a narração de um deles, e assim, consegue compreender exatamente o que estão sentindo e o que se passar realmente. Se não fosse isso, teria vontade de matar Heitor (brincadeira).

Além da coisa do romance, existe todo um mistério envolvendo Heitor e o Vale das Borboletas. Na metade do livro eu achei que a coisa toda estava óbvia, mas ai quando começaram a acontecer, quase surtei. Sabe quando a adrenalina corre nas veias, você fica nervosa e começa a se desesperar, roendo as unhas? Foi assim que fiquei. Parte da estória pode até ser óbvia, mas a forma como a autora desenrolou tudo foi surpreendente... Apesar de quase me matar do coração.

Amanda também soube fazer uma ótima narrativa sobre o vale, e a beleza da natureza, causando um encantamento a mim. Acho que deve ter sido um grande desafio esse tipo de narrativa. Foi muito bem construída, detalhada e me fez interagir com a cena. É claro que em alguns momentos encontrei incoerências... Isso é verdade. Mas gostei tanto do livro que passei por todas elas. Isso não prejudicou em nada a minha percepção da obra.

Resumindo tudo, o livro é fantástico e não se trata apenas de um romance adolescente. Além dos mistérios e de todas essas coisas “loucas” que acontecem, temos personagens cativantes e bem construídos. Gostei muito dos pais de Isa, Clarissa e Thiago, da sua irmãzinha Sophia, do tio Luiz; pai de Heitor, e também das amigas Cintia e Gabi. É claro que existem outras personagens secundárias na trama, mas acho que esses foram os que mais cativaram. Queria muito falar sobre eles, é claro, só que estragaria toda a surpresa de vocês.

O que posso dizer, afirmar e recomendar, com toda garantia, que Vale das Borboletas é “o romance” que deixa o leitor ávido por mais e quando termina... O leitor faz biquinho porque acabou. Para ele eu dou cinco estrelinhas. Se pudesse, daria seis.

Espero que gostem!

Bjs no core.

Janaina.Rodrigues 18/02/2020

Nada como um livro leve
Esse é um daqueles livros que te prendem. Uma história de um amor entre dois adolescentes descobrindo o amor e com uma bela pitada de mistérios.
Contém uma narrativa fácil, leve e que te faz querer ler até o final rapidamente.
Recomendo!

Pat Kovacs 14/05/2012

Meu Achismo
O Vale das Borboletas é um romance juvenil, voltado para o público adolescente feminino. E é o livro de estréia de Amanda Vieira, uma mineira de Montes Claros, de apenas 23 anos. Lançado ao final de 2011 pela Editora Dracaena, que tem entrado com força no mercado editorial, tendo vários lançamentos simultâneos.

Meu Achismo:

Maria Luisa, ou Isa, como a personagem faz questão de ser chamada, é uma típica adolescente de classe média, delicada e insegura, com uma vidinha normal, mas boa: pai diretor da escola onde estuda, mãe moderninha, irmãzinha Índigo e um tio rico que mora no casarão logo ao lado. E esse tio rico tem um filho lindo, morando em São Paulo – ou, melhor dizendo, sobrevivendo em São Paulo, já que o rapaz tem sido vítima constante de perseguições misteriosas.

A boa notícia que Isa recebe, logo pela manhã, é que o seu adorável primo, que não vê há 10 anos, está de regresso à Crisálida, uma cidadezinha serrana do interior de Minas Gerais. E Isa, óbvio, acha isso detestável, pois ela só tem lembranças constrangedoras do convívio com o primo, com quem viveu junto até os 7 anos, no sítio de sua falecida avó. O moleque, magrela e implicante, era um verdadeiro algoz para a menina.

Heitor é o primo de regresso. Outrora moleque implicante, ele se tornou um rapaz lindo e agradável. Mas algo obscuro em sua história o faz ser perseguido por homens de preto e salvo por uma bela mulher num carrão. E 3 vezes é um número suficiente para fazer o mais teimoso dos seres humanos abandonar suas convicções e buscar refúgio num lugar distante e pacato.

E foi o que Heitor fez, recebido com uma festa em que quase compareceu toda a população de Crisálida – menos sua prima Isa, por quem ele estava cheio de curiosidade para reencontrar.

Abandonando a própria festa de boas vindas, o rapaz vai em busca da menina, acabando por encontrá-la na livraria da cidade. Ele sabia que a garota atrapalhada e assustada, que procurava por um livro infantil, era ela, mas não o inverso. Então Heitor resolve jogar um pouquinho, tornando a situação entre eles mais excitante pelo ar misterioso que o rapaz parece gostar de causar (em sua prima, ao menos).

Mas há, verdadeiramente, um mistério envolvendo a vida de Heitor, que ele próprio não sabe do que se trata. E é algo relativo ao seu passado, à sua família, às suas origens. E esse mistério envolve um famoso pintor local e uma fortuna desaparecida.

Aventura, mistério, paisagens paradisíacas, um romance belo e puro que será vivido meio que às escondidas, entre Heitor e Isa – que não são, na realidade, o que acreditam ser um do outro.

Achismo Final:

Amanda Vieira é uma pedra preciosa ainda em lapidação, que precisa passar pelas “águas de rolagem” dos anos que lhe trarão vivências, experiências e maturidade. Então poderá empregar, em suas futuras obras – que, certamente, haverá muitas! – dando a elas mais riqueza e refinamento.

O ponto negativo fica mesmo é para a Editora Dracaena, que não prestou a sua melhor assistência à obra. Existem muitos problemas com pontuação que afetam a construção de algumas frases e parágrafos. Há frases iniciadas sem letra maiúscula e o bobo equívoco de confundir “prólogo” com “prefácio”. São erros pequenos, facilmente corrigidos por uma revisão atenta, e algumas frases poderiam ser reconstruídas com a assistência do editor. Isso faz parecer que, embora conste nomes de editor e revisores na ficha técnica do livro, o mesmo não passou realmente por uma revisão e edição atentas.

Carol 01/02/2013

O Vale das Borboletas - Amanda Vieira
Finalmente um livro que conseguiu destruir o meu preconceito bobo com tramas que se passam no Brasil.

O livro começa com a nossa protagonista Maria Luisa, Isa de preferência, que aguarda a chegada de seu primo Heitor em Crisálida. Heitor por sua vez está saindo de São Paulo, motivado pelos diversos atentados sofridos, mais de 3 assaltos em pouco tempo.
O que nem Isa ou Heitor esperavam, é que depois de tantos anos sem se ver algo surgiria entre eles... Não só o fogo de uma paixão, mas também os mistérios do Vale das Borboletas, que parecem uni-los e também separa-los cada vez mais.
Ok, não vou dizer que o livro é perfeito. Percebi grandes dificuldades da autora na hora de formar diálogos naturais, a coisa toda parecia meio forçada. Os clichês também estavam presentes, mas isso foi uma coisa que eu gostei, meio que deixou uma obra totalmente nova mais familiar para mim.
A estória se passa em Minas Gerais e foi realmente gostoso descobrir um pouco mais de lá somente pelo livro.
O ritmo muda diversas vezes. Primeiro estamos em um suspense implacável e logo depois somos surpreendidos por momentos de pura inocência e romance; e então, o suspense volta. Adorei isso, não deixa o livro cansativo e nos faz querer ler mais.
Uma coisa que me chamou bastante atenção, foi que o pico/clímax da obra não estava no fim, mas sim na metade do livro, deixando para o final, momentos não menos empolgantes, mas um pouco mais leves. Com certeza uma ótima jogada.
Outro ponto interessante e realmente bom, é o fato de o livro ser narrado em primeira pessoa, não só por um dos personagens. Mas pelos dois protagonistas. É ótimo saber o que se passa pela cabeça dos dois e eu fiquei admirada por ainda assim a autora conseguir manter um mistério ao redor do mocinho!
Confesso que comecei achando o amor do casal principal meio infantil, mas então me aprofundei mais e entendi melhor o que sentiam um pelo outro. As brincadeiras e os ciúmes bobos... tudo isso compunha o cenário de um casal jovem apaixonado, sem malicia ou pontos tensos, uma estória leve e gostosa de se ler.
Recomendo muitíssimo, os erros de digitação foram bem poucos e para uma estréia, o livro foi ótimo! Com certeza aguardo mais romances dessa autora maravilhosa que é a Amanda!

"- É fácil ter o beijo de um homem, o difícil é ter seu coração e possuir seus pensamentos!- ele disse, enfim, atendendo ao meu urgente pedido.
E nos beijamos, mais uma vez, nos entregando a esses delírios do coração que faz tudo parecer que acontece pela primeira vez." Página 234, capítulo 28
Jen. 24/05/2013minha estante
Não tenho bem preconceito, mas nunca achei que pudessem se comparar com literatura estrangeira! Realmente a sinopse me chamou a atenção e realmente sai de tudo que conheço brasileiro.

Obrigada pela resenha, fiquei mais interessada ainda de ler.

Gleize Costa 29/04/2013

Minha Sincera Opinião Sobre Este Livro...
Não sou crítica literária e nem tenho a pretensão de fazer uma resenha sobre este livro. Na verdade, eu queria deixar registrado aqui apenas a minha sincera opinião de leitora a respeito de “O Vale das Borboletas”.

Num belo dia, enquanto eu estava visitando o site da Editora Dracaena, deparei-me com uma chamada sobre este livro. No mesmo instante, fiquei fascinada pela capa. Logo após o impacto inicial, parei para ler a sinopse e, então, fiquei ainda mais encantada. Não resisti, e acabei comprando o livro através do site. Fiquei ansiosa, contando os dias para o livro chegar e poder tê-lo em minhas mãos!

Depois de oito dias de uma espera angustiante, o livro finalmente chegou e fiquei muito emocionada quando abri o envelope e pude pegá-lo e olhá-lo bem de pertinho...

Eu sempre fui uma viciada em livros, uma verdadeira leitora compulsiva, mas, O Vale das Borboletas era um livro que eu queria demorar para ler, apenas para ter o prazer de poder degustá-lo bem devagar... Era como se eu estivesse saboreando um doce muito gostoso e quisesse prolongar o prazer que ele estava me proporcionando.

A trama que a Amanda Vieira criou foi algo que realmente me surpreendeu, uma trama simplesmente espetacular. Enquanto lia o livro, a sensação que eu tinha era de que estava assistindo a um desses filmes americanos, cheios de suspense e aventura.

A narrativa da Amanda é imensamente gostosa, envolvente e muito romântica. Como não se apaixonar por esse livro? Simplesmente impossível...

Não tenho nem palavras para descrever a admiração que tenho por essa autora tão talentosa, a quem tive o prazer de poder conhecer posteriormente pelo Facebook. Além de linda, ela é extremamente doce e simpática, um grande ser humano.

Bem, como havia dito, essa é apenas a minha opinião de leitora. Já faz mais de um ano que li este livro e já havia passado da hora de descrever as minhas impressões sobre ele, as quais foram tão positivas!

www.gleizecosta.com
Amanda Vieira 01/05/2013minha estante
Oi amiga linda!
Obrigada por todo carinho e apoio
que você sempre me dá.
Sempre fico encantada com tudo que você
diz do meu livro.
Um forte abraço :))))

Gleize Costa 01/05/2013minha estante
Amanda, tenho muito carinho e admiração por você.
E sempre terei! :)

Jen. 24/05/2013minha estante
O melhor de ler livros de autores brasileiros? Poder ver os comentários deles em sua resenha! *-*
Estou super interessada em ler! \o/ Obrigada pela resenha.

Ana Luiza 29/02/2012

Bonito, engraçado e super educado. Uma garota pode querer mais de um garoto? Sim, ela pode desejar que ele não fosse seu primo.
Romance, suspense e misterio recheiam as páginas de O Vale das Borboletas de Amanda Viera da Editora Dracaena.
Quando Isa começa a perceber que Heitor a deixa irritada, mas também com as pernas moles e com o coração acelerado, a garota se vê num dilema, afinal ele é seu primo. Para as famílias modernas das grandes cidades até que isso não seria um grande problema, mas para uma pequena cidade do interior um relacionamento amoroso entre primos seria um escândalo. E seria totalmente errado. Apesar de sua mente (e o resto do mundo) dizer que é errado, Isa não consegue evitar se sentir atraída por Heitor.
Quando sua proximidade de Heitor começa a ficar mais forte, Isa começa a perceber que ele está correndo sério perigo e ela resolve se arriscar para ajuda-lo, mas o garoto insiste em tentar protege-la, o que só gera conflitos entre os dois e os faz perder tempo. Um acontecimento mega importante pode definir o futuro do (quase) casal, mas também pode acabar com a vida dos dois. Outros personagens se envolvem nessa aventura perigosa, novos fatos e personagens surgem e o mistério que cerca a vida de Heitor (e agora de Isa) está ao mesmo tempo mais perto e mais distante de se resolver.
O Vale das Borboletas é um romance cheio de reviravoltas ao mesmo tempo surpreendente e previsível. Enquanto a autora nos surpreende com todo o mistério ligado as origens de Heitor e ao lindo Vale das Borboletas, a autora deixou a desejar na hora de construir o romance entre Heitor e Isa. A questão é que o romance entre os dois é obvio, dramático e meloso. Essa coisa de atração fatal entre duas pessoas que não podem ficar juntas, para mim já está cansativa.
A narração do livro é feita por Heitor e principalmente Isa, e problema se encontra exatamente aqui. Em alguns momentos achei que a narração ficou inadequada para a idade dos personagens, assim como algumas falas e detalhes do livros. Outra coisa que observei é que a Amanda escreve de forma bem objetiva, mas há horas em que parecesse que estão faltando algumas informações. Também achei que a autora pulou de uma cena para outra muito rapidamente, o que às vezes confunde quem está lendo.
O Vale das Borboletas é o livro perfeito para quem gosta de romance com pitadas de suspense e mistério. Apesar de ter me estranhado com a narração às vezes, não pude deixar de me apaixonar com a capa do livro e de curtir bastante a historia.
A autora disse na entrevista que concedeu para o blog que O Vale das Borboletas poderia virar uma série, mas na minha opinião a historia está ótima do jeito que está, e uma continuação não surpreenderia tanto quanto esse livro. A Amanda tem muito potencial e acho que ela deve investir nas historias de mistério e suspense, que não precisam necessariamente de romance. Também não ficaria surpresa se ela lançasse uma romance de época ou algo similar.

Jessica Oliveira 13/03/2012

Uma estória fascinante!
O Vale das Borboletas é uma estória fascinante, cheia de mistérios e aventuras com personagens maduros e uma narrativa objetiva. A estória se passa em Crisálida uma cidade do interior de Minas Gerais. O nome do livro é devido ao vale das borboletas, cachoeira que está situada em São Thomé das Letras-MG. A autora descreve com tanta precisão de detalhes que nos transmite a sensação de estarmos dentro da estória.
Para quem pensa que esse é apenas mais um livro de romance adolescente está completamente enganado. O enredo gira em torno dos mistério envolvendo Heitor e não dá muito enfoque para o romance propriamente dito, o que para mim foi um fator positivo pois assim a estória teve mais ação e se destacou dos outros livros do gênero.Os personagens me cativaram por serem maduros para suas idades, o que não ocorre em livros adolescentes. Talvez por se tratar mais de uma aventura do que romance o enredo não ficou naquele típico clichê adolescente onde se dá um enfoque maior para os "dramas".
A narração é dividida entre Isa e Heitor o que no início da leitura me foi um pouco estranho mas ao decorrer da estória acabei me acostumando e se tornou um ponto a favor pois mostra os dois lados da estória. Uma coisa que me deixou chateada foi a revisão, pois muitos erros ortográficos não foram corrigidos.
A cada página que lia a autora conseguiu me surpreender pois não conseguia adivinhar o que viria a seguir, algo muito raro de acontecer por que na maioria dos livros que li de cara já sabia o rumo que a estória iria tomar. Para um primeiro livro a Amanda Vieira está de parabéns pois O Vale das Borboletas conseguiu superar minhas expectativas, espero que seus próximos livros sejam tão surpreendente quanto este.
Com toda certeza recomendo!

Silvia 29/04/2012

O Vale das Borboletas
Um bom livro, mais indicado ao público juvenil. Achei o livro "doce" gostoso de ler, romance, aventura e você se diverte com as confusões amorosas de Isa e Heitor. Acho que a autora Amanda Vieira, está no caminho certo e acredito no talento brasileiro, venho percebendo o amadurecimento literário dos nossos jovens escritores. O que eles precisam é do apoio de nós os leitores. E eu apoio e quero ver novos autores surgindo em nosso País.
Um beijo e parabéns Amanda foi uma honra ler o seu livro. :-)
Telma 21/05/2012minha estante
Eu senti vontade de ler esse livro, justamente por ser a escritora uma brasileira. Penso que, por vezes, valorizamos demais os escritores estrangeiros quando temos, por aqui, muita gente boa. Obrigada pela resenha, Silvia. Foi através dela que tomei conhecimento da escritora.

TriBooks 01/07/2012

Resenha TriBooks - "O Vale das Borboletas" de Amanda Vieira
O "Vale das Borboletas" de Amanda Viera é um livro fofo com uma história altamente criativa. Um romance com uma aventura engajada em um enredo que vai te levando até um final com todas as respostas para as possíveis perguntas que você venha a ter.
Heitor anda sofrendo perseguições em São Paulo – BR, e é quando ele se muda para Crisálida, uma cidade no interior de Minas Gerais – BR, que acaba se encontrando depois de tantos anos com Isa. Mas ele não sabe que indo para Crisálida achará as respostas que tanto quer, e também seu inimigo. Aos poucos, uma história muito maior do passado de Heitor vai se envolvendo delicadamente no romance que Heitor e Isa vivem, se transformando em algo bem maior que pudessemos esperar.
A história é narrada tanto no ponto de vista de Isa como no de Heitor. A trama da história que envolve um pintor e sua herança perdida é interessantíssima, mas em alguns pontos poderiam ter sido um pouco mais desenvolvidos, como no primeiro clímax do sequestro e no segundo clímax da história. Desenvolvidos que eu digo é como se as palavras voassem para chegar no final do clímax, enquanto poderiam ter sido mais descritos tanto o lugar quanto os momentos. Já o último clímax que responde todas as perguntas isso não acontece, consegui visualizar as cenas, os momentos e os personagens com clareza.
Um ponto que eu amei na história foi a cidade e sua descrição. Crisálida foi descrita como a cidade de interior rodeada de vegetação, cavernas e cachoeiras. Com certeza entrou para minha lista de cidades fictícias para se viver (A-ham, a primeira é Hogsmeade!) Mas o mais incrível mesmo é o enredo com o pintor. Eu sei...sei que já falei, mas é porque eu achei muito criativo mesmo. Quando o primeiro clímax se fecha o primeiro pensamento que vem é “hum, a autora não conseguiu fechar todas as respostas da história”, mas aí o segundo e o terceiro clímax acontecem e seu queixo cai! Todos os fios soltos acabam se encontrando e nós vão sendo formados, até que todas suas perguntas são respondidas.
Amanda escreve uma história de um romance com uma aventura e um enredo admirável. E eu preciso falar aqui que esse livro é prova de que realmente existe um lugar aqui em Ribeirão Preto - BR que na descida o carro sobe - isso mesmo você leu certo - e que isso não é coisa da minha cabeça. Certo não é? Não é coisa da minha cabeça mesmo não é?

Cynthia 03/08/2012

O Vale das Borboletas - Amanda Vieira
O Vale das Borboletas é um achado da natureza, que encanta com a sua beleza e a atração que exerce sobre diversas borboletas que enfeitam essa magnífica paisagem natural localizada na cidade de Crisálida, interior de Minas Gerais. No entanto, apesar de ser uma cidade pequena, ela é coberta de mistérios que envolvem um suposto tesouro escondido e, principalmente, pessoas dispostas a tudo para colocar a mão nessa fortuna. Arthur Botelho foi um renomado pintor da cidade e tinha as borboletas como sua marca registrada, porém, após sua morte em um trágico acidente de carro, ninguém mais soube onde estava sua fortuna, se é que ela realmente existia.

De alguma forma que nem eles mesmos sabem, Heitor e Maria Luisa, ou melhor, só Isa, estão envolvidos nessa história dos pés à cabeça. Os dois jovens se conhecem desde a infância, no entanto, após o seu falecimento, a família se distanciou e eles só voltaram a manter contato durante a adolescência quando, após diversos assaltos e perseguições, Heitor decide se mudar de São Paulo em busca da tranquilidade oferecida pela pequena cidade mineira. Apesar de ainda serem novos, nenhum dos dois mantém a mesma aparência de criança que tinham quando compartilhavam risadas anos atrás. A relação dos dois começa com as implicâncias juvenis e segue alguns passos adiante, quando percebem que o que sentem um pelo outro vai além de um simples sentimento fraternal.

(+) Leia mais em: http://ninanoespelho.blogspot.com.br/2012/08/o-vale-das-borboletas-amanda-vieira.html

Thalita 15/01/2013

Surpreendente.
Assim que vi o título fiquei logo interessada, adoro borboletas, a arte da capa fez apenas aumentar a minha vontade de ler. Quando finalmente o tive em mãos, fiquei muito contente e iniciei a leitura imediatamente.

A história me surpreendeu bastante, apesar de já saber que o livro tinha um 'Q' de mistério, achava que o foco da narrativa era a história da Isa com o Heitor, mas fui surpreendia ao perceber que não era esse o foco em si, que a história era muito maior do que eu imaginava e o mistério que a envolvia era muito delicioso.

Isa e Heitor são primos, mas a muitos anos não se veem e quando se reencontram acontece um verdadeiro choque, pois ambos estão muito diferentes, não são mais aquelas criancinhas bobas de anos atrás. Com o passar dos dias, e o aumento do contato entre eles, Isa começa a perceber que sente algo mais por Heitor e que talvez ele também sinta algo além de amizade por ela, então ela decide investigar Heitor, tentar descobrir o que ele sente por ela e qual foto existe numa medalinha que ele leva para todos os lugares.

Essa poderia ser apenas mais uma história de amor entre primos ou amor adolescente, mas não é, Heitor vem sofrendo misteriosas agressões e ataques por isso decide mudar para o interior, estava a procura de calma e tranquilidade, mas os ataques continuam acontecendo, então ele decide ir atrás do seu passado para descobrir o porque disso e quanto mais ele avança mais vamos entrando em uma grande aventura cheia de mistério.

Como já disse anteriormente, o livro foi uma verdadeira surpresa para mim, gostei muito da leitura. A história foi muito bem arquitetada, a mistura de mistério e paixão que a Amanda fez foi de deixar qualquer um boquiaberto.

O livro apresenta algumas falhas de revisão, o que me deixou bastante triste, a história é muito boa, mas o 'mal trato' que a editora fez foi incomodo, chega até a atrapalhar um pouco a leitura, mas nada grave. Acho, e espero, que na próxima edição do livro os erros já viram corrigidos.

Para finalizar, eu recomendo a história para todos aqueles fãs de um bom mistério com uma pitada de romance ;).

Bela Lima 02/07/2016

O Vale das Borboletas se saiu muito bem em relação ao mistério, o mesmo não pode ser dito do romance
O livro começa com a protagonista pulando de um penhasco, um ótimo prefácio sem duvida (isso me lembra Crepúsculo), se não estivesse escrito prólogo no livro. O primeiro capitulo, antes disso tudo acontecer, começa quando Isa descobre que seu primo Heitor, aquele que a perturbava bastante quando era criança, vai se mudar para sua cidade, a pequena Crisálida, uma cidade do interior mineiro.

Maria Luisa, Isa como gosta de ser chamada, não vê Heitor desde que a avó deles morreu e ele se mudou para São Paulo, quando ainda eram pequenos. Depois de uma festa de boas vindas que não pode ir, Isa encontra um garoto que agita seu coração na livraria e a faz perder o equilíbrio, o que ela não imaginava era que esse garoto era seu primo. Ok, isso é bem clichê...

Heitor apenas aceitou o convite do pai para se mudar, pois está sendo constantemente atacado por pessoas misteriosas em São Paulo e isso parece ter relação com o medalhão que ele tem. Lá ele encontra sua prima e todas aquelas brigas de crianças finalmente se revela amor.

O romance da historia foi fraco, não vi nenhum desenvolvimento dos personagens quanto a isso. Isa sente atração por Heitor e logo depois isso já é amor, ela nega porque eles são primos (não que eu veja algum problema), acontecem muitas coisas e eles terminam juntos. Clichê.

"Não é fácil saber o que você tem que fazer quando o tempo é seu mais novo inimigo. Ninguém pensa no valor de um segundo até que sua vida dependa disso, ou pior, quando alguém que você ama está sendo tirado de você cedo demais."

Não leio muito livros brasileiros (uma certa desilusão literária que compartilho com muitos), principalmente em relação ao cenário, é decepcionante na maioria das vezes, mas achei o livro da Amanda magnífico quanto a isso.

O Vale das Borboletas se saiu muito bem em relação ao mistério, não esperei pelo desenrolar dos acontecimentos. Eu não sabia o que esperar no começo, não entendi nada, fui resolvendo os mistérios junto dos personagens e isso é muito bom. Eu recomendaria esse livro pelo mistério, não pelo romance, para mim o romance foi bem fraco.

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2016/07/resenha-o-vale-das-borboletas.html

MILA 26/03/2012

O Vale das Borboletas é uma história apaixonante, me apaixonei por todos os personagens, a leitura é leve e contagiante, eu peguei o livro para ler e quando o soltava ainda pensava em Heitor e Isa.
Não vi pontos negativos, não me permiti ver, li o livro em apenas 3 dias e quando acabou ficou com gostinho de quero mais...
A história se passa em Crisálida, uma cidade no interior de Minas Gerais, (fiquei morrendo de vontade de conhecer..)
Quando Heitor se muda para cidade afim de escapar das perseguições que estava sofrendo, ele reencontra sua prima Isa, como eles não se vêem a muitos anos, Isa não se lembra da fisionomia de Heitor, e ele se aproveita da situação para implicar e mexer com ela, ele tem o poder de mexer com ela, em todos os “sentidos”, ele a deixa irritada mais Tb com o coração mole, pernas bambas, a paixão que acomete os dois é arrebatadora, amor proibido ou não?
Como lutar com o que o nosso coração quer?
E porque Heitor tem o poder de fazer ela se sentir tão boba perto dele?
Será que as pessoas notam como eu me sinto em relação a ele?
São várias perguntas que vc só vai descobrir, se ler o livro...

“Eu não vi quando Heitor se aproximou e colou seus lábios nos meus. Quando percebi, já estava sendo beijada com tanta doçura que não pensei em mais nada, somente me entreguei ao seu abraço e deixei o movimento suave envolver minha boca. Ele passou a mão em meu cabelo e depois desceu delicadamente até meu pescoço. Eu queria, ou melhor, eu precisava parar de beijá-lo, mais tudo o que mais desejava era que ele não me deixasse fazer isso. Senti o sangue fervilhando em minhas veias, artérias, meu coração derretia com tanto calor e parecia não caber mais em meu peito. As mãos de Heitor começavam a percorrer freneticamente os meus ombros, minha cintura, levando-me para mais perto de seu corpo. O contato me fez estremecer e minha respiração estava alta demais. “

O mistério que envolve Heitor e o Vale das Borboletas tem a pitada certa para te deixar cada vez mais curioso e saber mais...
A história é imprevisível, você nunca vai saber o que esta prestes a acontecer, são surpresas do inicio ao fim.
A narrativa foi dividida por Isa e Heitor o que eu adorei, pois senti o que cada personagem estava sentindo e pensando, também posso dizer, que foi muito bem narrado e dividido.. A autora está de parabéns!!
Eu recomendo o Vale das Borboletas e quero muito este livro para mim, pois li ele por intermédio de booktour, meu primeiro booktour!! \o/ E foi um sucesso!!!

Obrigada Amanda pela oportunidade de conhecer
O Vale das Borboletas!! ^^

Books Friends & News 08/03/2012

Romântico e Misterioso

Me apaixonei pelo livro O Vale das Borboletas confesso que foi pela capa, estava atrás de alguns livros de autores nacionais para fazer um post de divulgação de algum livro que me interessasse, e através do livro Não deixe o sol brilhar em mim no qual fiz resenha no blog (clique aqui) entrei no site da editora Dracaena, descobri muitos títulos interessantes entre esses O Vale das Borboletas que foi amor a primeira vista, mas pela capa rsrsrs.

Depois li a sinopse e quis então um relacionamento sério rsrsrs, fui pesquisar mais informações do livro, encontrei o blog da autora, queridíssima Amanda Vieira, e fique entusiasmada por saber que o nome do livro é um lugar que existe em Minas Gerais, e a autora no livro faz uma descrição tão rica em detalhes do vale, que sinceramente deu vontade de pegar uma passagem e ir correndo para lá, pelas fotos que pude ver é realmente lindíssimo.

Logo no início do livro tem um prefácio com um trecho que está contido na narrativa, e o que faz pensar que talvez tenha haver com anjos, já imaginei toda uma história de anjos caídos aquela historinha de sempre, mas ainda bem não era nada disso, e sim uma narrativa inicialmente empolgante, que te prende até você descobrir todo o mistério que envolve os personagens principais.

E por falar em personagens, existem dois principais, Heitor e Maria Luisa (desculpe, Isa, vocês vão entender quando lerem o livro), a autora dividiu as narrativas dos personagens, cada capítulo era narrado ou por Heitor ou por Isa, achei interessante a divisão, já que somente outro livro que li assim foi Calafrio da Maggie Stiefvater, gosto porque você tem as visões dos personagens bem esclarecidas.

Em relação a personalidade e o envolvimento dos personagens, a autora usou diálogos divertidos, românticos sem ser piegas, tanto Heitor quanto Isa são personagens com bastante personalidade, e por isso as vezes algumas atitudes ou até decisões não condiz com a idade dos personagens no livro, não digo que adolescentes não tenham atitudes, mas achei maturidade e independência demais dos personagens, sendo eles colegiais.

O romance do livro tem a ingenuidade, (se é que ainda existe entre adolescentes ou somente em livros rsrsrs) a insegurança, o descobrimento da relação, da sensualidade, porém sem erotismo, apenas um romance juvenil, além do fator deles serem primos o que dificultou inicialmente o romance, mas acho que a autora poderia trabalhar melhor ou aprofundar um pouco o desenrolar desses sentimentos, apesar de serem amigos de infância faltou algumas explicações, mas nada que prejudique a história do casal.

Continuando com os personagens, com certeza as meninas que lerem o livro irão cair de amores pelo Heitor, além de gatinho, é um perfeito cavalheiro, romântico e sedutor, apesar da Isa ter a grande parte da narrativa, o mistério da história gira em torno mais de Heitor do que Isa.

E por falar no mistério, a narrativa é assim do inicio ao fim, confunde e o leitor acaba pensando que é algo sobrenatural, tenho certeza que foi intenção da autora, fazer essa confusão, mas realmente tem uma excelente trama, desde a primeira vez que Heitor até o final, e várias informações, desencontros e suspense envolvendo a solução do problema.

O personagem Heitor sofre alguns atentados, nem todos são narrados no livro, apenas a autora deixa subtendido, porém quando ele se muda para cidade de Isa em decorrência desse eventos, e mesmo assim continua acontecendo, o mistério de certa forma é simples, mas a autora consegue desenvolve-lo muito bem, somente dando a resposta no final do livro.

Um aspecto que me chamou atenção, e não é uma crítica e sim uma observação, e acho que é uma questão regional, e isso é muito interessante nos livros de autores nacionais, tem pessoas que não gostam, mas eu não sou uma delas, é como a autora se refere aos pais dos personagens, na maior parte das vezes era pelo nome e não pela denominação “mãe” ou “pai”, tanto que na primeira cena do livro, demorei a entender que a Denise fosse mãe biológica.

Conclusão: A autora sobre devolver bem a história do romance, com os impedimentos por serem primos além de toda a trama de atentados e mistério, além da divisão da narrativa que achei muito interessante, mas vou fazer uma pequena crítica, tinha momentos e já digo foram poucos, mas ocorreram, que não entendiam alguns parágrafos, tinha que reler de novo, isso sempre acontece nesses livros que são traduzidos, porém livros nacionais são raros mas acontecem também, e sei que pode não ser culpa da autora, quase sempre é um problema de revisão que tentam modificar alguns frases e estragam a essência do parágrafo.

Eu super recomendo esse livro, para adolescentes que querem ler um lindo romance juvenil, muito romance sem ser adocicado, com personagens cativantes, e uma trama de suspense e mistério do início ao fim, e realmente ele é um lindo presente tanto pelo exterior, mas muito mais pelo conteúdo do livro para meninas que ainda não descobriram o maravilhoso mundo literário.

Para conferir a resenha completa com as citações ilustrativas e ainda participar do sorteio do livro autografado com marcadores válido até dia 31/03/12 acessem --->http://www.guardiadameianoite.com.br/2012/03/resenha-sorteio-o-vale-das-borboletas.html