Assim Falava Zaratustra

Assim Falava Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Sofidajaca 31/12/2023

Um mago, um monge ou um super homem?
Assim falou Zaratustra é a obra prima desse filósofo e trata de temas polêmicos, desde negação aos deuses, às crenças, ao estado e a tudo que nos prende nessa realidade materialista. O principal conceito trabalhado é o de super homem, aquele que literalmente vive livre das amarras sociais que nos impedem de existir como seres pensantes.
Mesmo sabendo que Nietzche não gostava de Sócrates, é impossível ler e não relacionar o próprio Zaratustra com ele, um homem com muito a dizer e ninguém para escutar. O caminho percorrido, os delírios apresentados pelo personagem ao longo de sua trajetória, que mais parece um auto conhecimento, são de alguma forma lindos.
Simplesmente um livro genial, mas não serei cética de adorar tudo sem minha própria crítica, porque em muitos momentos o autor se mostra extremista e preconceituoso. Se isso fazia parte de um personagem pessimista não me cabe julgar, ainda sim reconheço esses momentos falhos.
Um dos melhores, ou um dos que mais me ensinou esse ano. Recomendo a todos.
Um trechinho q me marcou: "precisamente o mínimo, da forma mais leve e imperceptível, o sussuro de um lagarto, uma respiração, um átimo, um piscar de olhos - as pequenas coisas é que fazem a melhor felicidade. Silêncio!"...?

@adriana_ lerlivros 23/12/2023

Primeira vez lendo Nietzsche
?Assim falou Zaratustra? conta a história de um sábio persa que se exilou nas montanhas e lá permaneceu por 10 anos. Este porém cansa de sua própria solidão e sabedoria e volta à cidade a fim de encontrar companheiros que queiram aprender e elevar-se.
Esta obra torna-se muito mais complexa por conter muitas camadas para o entendimento; recheada de referências, simbolismos, metáforas, parábolas e críticas. E como se não bastasse, misturado a isso está os termos nietzschianos, como por exemplo o ?além-do-homem? e o ?eterno retorno?. ?Assim falou Zaratustra? possui um subtítulo bastante conveniente: ?Um livro para todos e para ninguém?, um livro disposto a te tirar da zona de conforto intelectual, ele não te entrega nada de bandeija.
O fato de não estar familiarizada com os pensamentos de Nietzsche tornou a minha leitura mais exaustiva, o pouco que absorvi foi sobre o termo ?Übermensh? (além-do-homem) e que o desejo de Zaratustra é levar os homens a este nível de sabedoria - inspirá-los sobre a importância de superar a si mesmo, superar seus defeitos e limites.

Bi Bueno 22/12/2023

Assim falou aparatastes
Tenho uma sobrinha leitora que me enche de orgulho. Outro dia fui na casa dela e ela me mostrou clássicos no formato de quadrinhos. Tive que dar um confere. Achei bem legal pra que a gurizada tenha o primeiro contato e já se familiarize com os conceitos desses autores.

Paula 19/12/2023

Ritmo de estudo
Extremamente densa a leitura, como já era de se esperar. Profundo, metafórico e por muitas vezes confuso rs. Não sou da área da filosofia e isso fez com que eu conseguisse absorver uma pequena parte da leitura, apenas. Mas vale muito a pena pra quem quer se aventurar em cria complexos e filosóficos. O ritmo de leitura é lento, o tempo todo precisa voltar no glossário pra entender a r gerência de certos termos e definições, enfim, um bom livro pra quem quer se desafiar e sair da zona de conforto

Alice 22/11/2023

Pense antes de ler
É um livro de difícil compreensão e de leitura cansativa, sem determinação as pessoas podem acabar desistindo dele. Não é um livro sobre Deus e sim sobre a prepotência humana. Não me asseguro de ter entendido a obra completamente, e quem sabe, uma Alice do futuro faça a releitura e responda questões minhas de agora.

Giovane 22/11/2023

Assim Falou Zaratustra??

Obra de difícil compreensão, escrito entre 1883 e 1885, não é um livro sobre Deus, e sim! Sobre a potência humana, narra as andanças e ensinamentos de Zaratustra, a mistura de um filósofo pré socrático e um profeta bíblico.
Aos 30 anos, Zaratustra deixa sua aldeia e vai para a montanha, e fica por dez anos gozando de sua solidão(reflexão)e seu espírito,até que se cansou de sua sabedoria, e um dia ao nascer do sol disse que gostaria de doar e distribui-la e para isso deveria descer as profundezas ( deixou ) as montanhas e retornou à aldeia.
Perigrinou por varias cidades, vilarejos entoando seus aforismos , visão de mundo , adágios e suas previsões, uma das reflexões muito interessante contida na obra é a :"Saga de amadurecimento humano" , Zaratustra explica as três metamorfoses do espírito; o seu primeiro discurso explica como o espírito transforma em camelo, como esse camelo se transforma em leão e por fim como o leão precisa se transformar em uma criança, o camelo seria as pessoas subservientes, que se submete ao mando do outro, que aceita a carga de firma serviu e covarde e precisa transformar em leão , que é um revolucionário, um destruidor de valores, rompe com os grilhões sofrido pelo camelo, mas Zaratustra explica que o leão deveria se transformar em uma criança, pois a criança é inocência pura um eterno recomeço o que é o caminho para o qual para o espírito humano deve rumar. Esse é um dos discursos. Com certeza quer ler não irá se arrepender.

JezielH 11/11/2023

Zaratustra, O profeta do super homem
Li pela primeira vez "Assim falava Zaratustra" alguns anos atrás, não lembrava muito da leitura, apenas alguns trechos isolados, mas lembro que ele foi o meu primeiro contato com Nietzsche, e foi péssimo.
Confirmando a minha visão pré estabelecida, Nietzsche é louco e escreveu um livro mais louco ainda.
Até que resolvi dar uma segunda chance, dessa vez livre de qualquer preconceito. Comecei por "Ecce Homo", depois "O anticristo" e agora Zaratustra novamente. E foi uma leitura completamente diferente da anterior, o profeta louco que se livrou de todas as amarras, livre de tudo aquilo que nos prende tenta nos passar a visão do mundo que ele enxerga, ele é o homem livre das amarras da caverna.
Os dois principais temas abordados no livro foram o Super Homem e o eterno retorno, temas que já tinha ouvido falar sobre antes, mas que deu pra ter uma melhor noção depois da leitura,
Acho importante filtrar bem tudo o que Nietzsche fala, parte de mim ainda não o entende completamente. Mas de qualquer modo não quero me tornar o último homem.

Angelica75 09/11/2023

Desafio.
Momentos e passagens impactantes? Sim! Momentos que eu boiei totalmente? Também. Mas gosto do desafio. Enxerguei o "super-homem" como aquele que abraça a plena existência, que livra-se de pensamentos servis e que busca sempre fazer aquilo que de fato se identifica para ter prazer constante na vida.
São 4 partes: na primeira Zaratrusta desce da montanha para compartilhar sua sabedoria e ensinamentos, na seunda aborda o conceito de "super-homem" e a "vontade de poder", poder intenso de transcender as normas da sociedade. Terceira parte achei a mais confusa, entram em cena "o camelo, o leão e a criança", percebi como uma jornada de autotransformação. Na quarta e última parte, Nietzche argumenta que os indivíduos devem viver cada momento intensamente e criar significado nas próprias vidas.

Luiz Roberto 20/10/2023

O homem deve ser superado[...]O homem superior, o super homem.

A ideia do eterno retorno é, sem dúvidas, encantador. Vive de tal forma a querer que aquele instante nunca acabe.

foxtaezz 25/09/2023

4,2
Bem mais fácil de ler doq eu esperava.
um livro mt bom q pra mim só se perde um pouco na quarta parte, as duas primeiras são as melhores.
ai eu seria uma discípula de zaratustra

Camila :3 23/09/2023

Mesmo tendo um problema com mangás, por conta de ler eles muito depressa e as vezes acabar não prestando atenção o suficiente, gostei muito desse e da mensagem que ele passa. A morte de um deus por aqueles que o criaram é uma filosofia muito interessante que te faz pensar como o ser humano pode ser egoísta; eles criam, usam e abusam e quendo não vêem mais necessidade naquilo eles descartam, seja isso um objeto ou uma divindade.
Gostei do mangá e ele me deixou interessada em ler o livro real para ter uma experiência mais completa.
Nebbastous 10/01/2024minha estante
Leia o verdadeiro, o mangá não serve de absolutamente nada para compreender a filosofia.

sière 11/09/2023

O Eterno Retorno
Uau, que loucura? Nietzsche era mesmo louco. Falaria mais sobre mas simplesmente não tenho o que falar, só que aproveitei muito a leitura e achei genial a adaptação de clássicos em mangá!
Nebbastous 10/01/2024minha estante
Leia o verdadeiro, o mangá de nada serve para compreender a filosofia.

FabioMartineli 10/09/2023

"Adquirir o direito a novos valores - eis a mais terrível aquisição para um espírito resistente e reverente."
Narrativa alegórica e cheia de contrapontos de suas outras obras, de uma forma personificada nos personagens.
Sugiro após a leitura de outras obras de Nietzsche, pois há referências práticas de seus fundamentos.

Paulo 02/08/2023

E Assim, Eu Falo
Em síntese, o melhor à se fazer é se distanciar de tudo e de todos. Só a solidão é libertadora.
Cheio de bons conselhos e frases marcantes e mais atual que o esperado, principalmente aquela parte sobre os famosos (nossos tik tokers e blogueiros).
Talvez, se eu não pensasse sobre isso já, fosse mais impactante. Mas é sempre legal reforçar a certeza de estar no caminho certo.