Assim Falava Zaratustra

Assim Falava Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

duda 02/10/2022

excelente!!
muitos não lêem filosofia por achar algo chato de entender, e pra essas pessoas eu super recomendaria esse livro. ele explica a filosofia no nosso mundo, de uma maneira simples, mas real. é excelente pra quem quer aprender os conceitos iniciais da filosofia de nietzsche, e também mergulhar em uma história rápida, mas impactante. obviamente, não é tão complexo quando o livro original do escritor, mas ninguém começa a ler pegando machado de assis logo de cara.

Iasxmiin 29/09/2022

Assim falou a humanidade
Deus está morto, ele diz isso pq não vê sentido em pegar dízimos e Deus não ajudar quem doa o dinheiro. Ele vai embora depois de descobrir que é algo que abominava, era adotado. O outro irmão dele é bom, mas depois vê que a mãe doente dele Deus não ajudou. O pai crê pq em um mundo sem esperança só resta crer, mesmo que no fundo ele não acredite no que diz as pessoas. No eterno retorno, a vida se repete e acontece tudo de novo, estão fadados a passar por tudo novamente.
Super homem é ser superior, maior que nós humanos não na força, mas no psicológico. No fim, Salomé diz que ele ainda não é o super homem e terá que reviver tudo novamente até entender e ser superior como el. Com isso, penso que algumas pessoas precisam crer em algo para poder viver, precisam estar sob regras e não conseguem viver sem alguém decidir por elas o que é certo ou errado.

Viviane 26/09/2022

...
O livro tem várias falas que nos fazem refletir muito e muda o seu pensamento , mas a linguagem é tão difícil que eu mal consigo compreender 1/3 do que eu li. Esse aqui é pra leitores de elite
Naiara 26/09/2022minha estante
tem ele em pdf? rs

Max 26/09/2022minha estante
Nietzsche não é para iniciantes... rsrs. Com um pouco de ajuda se descobre o quão grande ele é. Um dos meus favoritos! Uma dica: o livro "Quando Nietzsche chorou", uma ficção a respeito dele é um livro bem legal!

Viviane 16/11/2022minha estante
eu não sei, mas creio que sim

Khatatau 02/02/2023minha estante
Por isso q muitos dizem que antes de ler Nietzsche se deve ter uma base de conhecimento filosófico e se adapatar a essa liguagem kkkk

Max 02/02/2023minha estante
Verdade, Khatatau! Prá se chegar em algum lugar, dá-se um passo por vez...?

Clara 04/08/2022

Assim falou Zaratustra é um livro que eu considero um pouco difícil de entender, mas achei que valeu a pena o esforço.
Acredito que tenham livros mais fáceis e mais indicados para começar a ler filosofia.
Eu recomendo! O livro tem vários ensinamentos legais, como ?a mosca do mercado? e ?as três metamorfoses?.

Everton 27/07/2022

A leitura não é tão pesada quanto achei que seria, mas acredito que seja um livro para se ler refletindo sobre cada parte, ou seja, ler um pouco e dar-se um tempo para digerir e entender o que leu.

Darlene_Poetisa 17/07/2022

Há livros para ler uma vez só. Há livros para ler várias vezes ao longo da vida. Assim falou Zaratustra pertence a essa segunda categoria. Pessoalmente gosto muito da filosofia de Friedrich Nietzche – já li o Anticristo e O crepúsculo dos ídolos há anos atrás – e sei bem o quanto é uma leitura exigente e ao mesmo tempo incrível. Sendo assim, confesso: Uma única leitura de “Assim falou Zaratustra” não é suficiente para postar uma resenha completa.
O livro fala sobre a necessidade do homem em caminhar em direção a algo além de si mesmo: O super homem – Mas o que seria o tal super homem? Seria uma versão perfeita do homem que existe. O super-homem não acredita em mitos religiosos, ele tem o controle do próprio destino e não está acometido de males como a piedade, por exemplo. É nesta obra também que surge a célebre idéia de que “Deus está morto''. O homem o matou”.
O autor utiliza-se de um personagem (Zaratustra) para dar vida às suas idéias e se expressa através de uma linguagem poética e bem trabalhada.
O livro nos convida à reflexão, afinal, se realmente o homem é “uma ponte sobre o abismo em direção ao super-homem”, o que sentiria o super homem? Ele não crê em Deus, tem o controle da própria vida, não crê em além-mundos (vida após a morte, por exemplo). Sua vida é mais completa por ser assim auto-suficiente? Ou pelo contrário, o super-homem seria vazio e perdido em si mesmo? Evidente que o filósofo não nos dá essa opção: Para ele o super-homem é perfeito, um objetivo a ser atingido.
Como eu disse no início: Não é uma leitura para uma só vez. Daqui a um tempo irei ler novamente e, quem sabe, fazer maiores explanações e comentários aqui no blog. Enquanto isso fica o convite: Leiam. Vale a pena.

João Pedro 08/07/2022

O essencial de Nietzsche
?O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-Homem: uma corda sobre um abismo; perigosa travessia, perigoso caminhar; perigoso olhar para trás, perigoso tremer e parar.?

Um livro imprescindível para compreender o pensamento nietzscheano. Nele, encontram-se os principais conceitos e ideias apresentados pelo autor: Übermensch, eterno retorno, a morte de Deus, o último homem e a amizade como valor máximo.

Se desconsiderarmos a misoginia, os colapsos mentais randômicos do autor e o fato de sua obra ter sido publicada ainda incompleta, é um ótimo livro

Gabriel Honorato 19/06/2022

Para começar
Se você pretende começar a ler livros de filosofia eu recomendo esse esse pra começar.
Ele não é cansativo como outros livros de filosofia, tem um toque de romance (um livro narrativo).
Ademais ele concentra toda a filosofia de Nietzsche de forma direta e resumida.
Nietzsche fez tudo quando escreveu Assim falou Zaratustra.

Matheus.Viga 18/06/2022

⭐⭐⭐⭐⭐❤️
Foi sensacional embarcar nessa viagem com Zaratustra. Acredito que de 100% que o livro tem a oferecer, eu absorvi uns 30% apenas. Vou precisar de mínimo mais duas releituras.
No decorrer da leitura foram altos e baixos, algumas partes penei pra ler e outras já fluíram numa boa, mas o livro como um tudo é magistral. Com certeza, a cada releitura a percepção só tende a melhorar.
Uma das partes que mais gostei foi a "Conversa com os Reis" e toda a simbologia envolvida nela.

"Ó Zaratustra, eis aqui a cidade grande: aqui nada tens a procurar e tudo tens a perder".
"E por mais que os maus também possam causar danos: o dano dos bons é o dano mais danoso".

Marina 16/06/2022

Resumo das minhas partes favoritas
Bom, demorei mais de 2 meses para ler esse livro, pois ele possui uma linguagem complexa e necessita de uma leitura lenta e efetiva.
Então, com muito ardor e trabalho vou resumir as muitas partes que eu achei interessante na leitura

A primeira parte que eu achei deveras interessante foi na página 15, parágrafo 2 e 3. Nesse pedaço é contada a opinião de zaratrusta quanto a do santo, que dedicava sua vida ao amor de Deus, enquanto Zaratrusta dedicava sua vida ao amor a Terra, é comparado a fidelidade divina com a terrena e que o maior pecado não seria mais blasfemar contra Deus e sim contra a Terra, dar mais valor ao sentido da terra.
Essa linha de pensamento é repetida várias vezes nos próximos capítulos, e começa aqui os primeiros conceitos do Além Homem.

Na página 58 no primeiro parágrafo é onde zaratrusta define os pastores, pessoas que espalham uma doutrina religiosa como "Predicadores da Morte". Para zaratrusta essas pessoas pregam a renúncia da vida, totalmente contrário a sua doutrina que é o Além Homem que se apega a vida.
Na página seguinte, 59, nos parágrafos 9 e 10, exprime a revolta de zaratrusta contra as leis impostas por eles, pois já que é pregado não ter amor a vida, por que então não torna a vida do seu próximo intolerável? Seria mais fácil no pensamento de zaratrusta. "Mas eles querem libertar-se da vida. Que lhes importa atar os outros a ela estreitamente, com suas cadeias e seus presentes?"

Na página 60 reforça ainda mais esse pensamento, que a vida eterna para Zaratrusta é o mesmo que a morte e que as pessoas que a pregam, devem passar depressa, pois ele não suporta tais.

Duas páginas seguintes, 62, é pautado que uma guerra fez mais coisas estranhas que o amor ao próximo, que não é preciso da piedade e sim da bravura, uma pessoa valente é melhor que uma pessoa piedosa. "A boa guerra santifica qualquer causa."

Na página 67 é aprofundado a questão que as melhores coisas no mundo não valem nada sem alguém que as represente. "Os grandes homens chama o povo a esses atores." Aqui levanta um outro questionamento, não importa o que seja bom, o que importa é quem o representa, pois é assim que se tira interesse do público.

Na página 69, parágrafo 9, associa o perdão a um castigo, que não há perdão para o indivíduo e somente para suas faltas. Ou seja, o ser continua o mesmo o que muda é a escolha de esquecer a ação ou não, enquanto ele se ilude no perdão completo.

Preciso pontuar o capítulo "Do amigo"

Na página 73, parágrafo 5, é uma das minhas frases favoritas, "Nossa fé nos outros revela aquilo em que desejaríamos crer em nós." Já é auto explicativa, não tenho o que pontuar, uma das únicas partes que concordo com o velho da cabeça branca, mister Zaratrusta.

A página seguinte, 74, tem uma frase sólida e penetrante, dá para meditar por dias nesse pensamento: "Há os que não podem quebrar suas próprias cadeias, e contudo, para seus amigos, são salvadores." A prova viva da diferença entre as pessoas, da singularidade, as vezes o que te machucou pode curar outros e o que te curou pode curar outros também. Importante é ajudar.

A outra frase que marquei é: "A camaradagem existe; possa também surgir a amizade!
Lembrando que a camaradagem nada mais é que o ato de ser gentil e ajudar seu próximo, enquanto a amizade é mais profunda, necessitando de laços sociais entre os amigos.

Saindo do capítulo "o amigo" temos a página 81, parágrafo 8: "Livre, chamas a ti? Teu pensamento soberano eu quero ouvir e não que escapaste de um jugo."
Aqui vemos a impaciência de zaratrusta contra a história das pessoas, ele não quer saber o que elas passaram, mas sim o que elas aprenderam com isso.

Na página 89, parágrafo 4: " É mais nobre condenar-se à injustiça que reinvidicar seu direito, sobretudo quando se tem razão. Mas é preciso ser bastante rico para tal." O Interessantíssimo dessa frase é o ponto que zaratrusta chega para exprimir a diferença entre classes, não sendo esse o assunto principal, tudo é questão de interpretação. Em outro ponto de vista, a frase pode ser interpretada em relação que pessoas de baixo escalão estão submetidas a injustiça, pois elas não podem fazer nada contra, porém eles estão sempre lá para tentar e acabam piorando e sendo vistos de uma forma "desonrosa". Uma pessoa rica (tanto espiritual como monetariamente) não liga para direitos perdidos, eles fazem o direito deles, enquanto a mais pobre (tanto espiritualmente como monetariamente,) tende a lutar por direitos, pois são as únicas coisas que lhe restam.

Na página 90, no último parágrafo, zaratrusta fala sobre o que seria um casamento. Nada mais seria senão respeito recíproco, em que o foco dos dois é criar algo que ninguém nunca criou. Além de serem diferentes e unidos.

Na página 94, a frase: "É preciso deixar-se comer no momento em que vos começam a tomar gosto. Bem o sabem os que querem ser amados muito tempo." Pensando nessa abordagem, podemos interpretar como: pessoas que querem ser por muito tempo amadas, não podem estar sempre em contato, pois podem acabar tornando-se "enjoadas", assim como quando você come a mesma comida sempre e enjoa logo depois. Ou também como: se a pessoa gostar demais da comida, ela vai querer comer sempre, então ser amado nesse caso seria a mesma coisa que ser usado.

A página 98, parágrafo 7, zaratrusta expressa que nossa espécie está direcionada para a evolução, mas o que regride tudo é o nosso individualismo, que afeta de forma exponencial nosso desenvolvimento.

Na página 100, penúltimo parágrafo: "Médico, cura a ti mesmo; assim curarás também ao teu enfermo. Que a melhor assistência do enfermo seja ver, com seus próprios olhos, um homem que curou a si mesmo." A linha de raciocínio aqui exige vários pontos de entendimento, no meu ponto de vista, eu poderia entender que o enfermo ao ver o médico curando a si mesmo, teria essa inspiração e passaria também a cuidar mais de si e curar suas próprias enfermidades, tanto em âmbito fisico como intelectual.

Nas frases a seguir encontrei assuntos controversos e hipocrisia da parte de zaratrusta, mas algunas partes eu concordo e acho muito cômicas.

Na página 110, parágrafo 3: "Mas há de abrir-se inteiramente meu coração, meus amigos; se existissem deuses, como suportaria eu não ser um deus! Logo não há deuses." O jeito que zaratrusta afirma que a existência de Deus é uma conjectura é um jeito diferenciado, mas ok, né? ?.

Na página 115, parágrafo 8: " É difícil viver com os homens, por que é difícil calar-se." Concordo, só concordo. A minha relação com minha irmã é a prova viva disso.

Na página 131, parágrafo 5: "Não desejo que me misturem, que me confundam com pregadores da igualdade. Pois a justiça me diz, a mim, que os homens não são iguais." Os homens não são iguais, Zaratrusta repete esse fato mais uma vez, em um dos parágrafos anteriores foi retratado a diferença entre direitos de pessoas com dinheiro e sem, porém não é só a situação financeira que é julgada, mas todos os homens tem ambições e necessidades diferentes, ninguém pode ser julgado de maneira igual, somente por orifícios iguais.
Para completar, na página 165, último parágrafo, zaratustra fala que os homens não são iguais e o que ele quer, os homens não tem o direito de querer.

Na páginas 248, parágrafo 3, nessa frase Zaratrusta confirma a afirmação de Thomas Hobbes, "O homem é o lobo do homem", o que teria de mais pesado para o homem carregar se não ele mesmo? Nessa caminhada coisas demasiadas estranhas são postas em suas costas e ele leva até o fim. Eu consigo ver isso como auto sabotação, o próprio homem torna seu caminho complicado.

Na página 250, parágrafo 4, quem quer aprender a voar, deve aprender a andar primeiro, a dominar tudo relacionado a terra, "não se aprende a voar ao primeiro alçar das asas!". Eu considero aqui como um "comece lento, mas comece bem", domine tudo que você pode antes de chegar no próximo estágio, assim você estará cheio de experiências úteis quando se deparar com alguma situação nova.

A parte final desse livro é muito intrigante e curiosa, pois Zaratrusta reuniu "amigos" para compartilhar a doutrina do Além Homem e conseguiu mais do que isso, conseguiu ajuda para desvendar sua dúvida no começo do livro; "O que seria a felicidade?". Zaratrusta achou felicidade na sua amizade, sentimento que só tinha encontrado no Além Homem, e finalmente sua doutrina estava madura, era o que faltava para ele, e então foi embora saltitante para longe da caverna.

(Lembrando que tudo aqui é minha interpretação e eu quero muito saber o que as outras pessoas que leram entenderam desse final.)

Dudu 04/06/2022

Ser para si mesmo a própria medida
Ler Zaratustra exige um pouco de conhecimento dos temas filosóficos. Pensar sobre o texto é fazer o caminho para dentro de si próprio. Uma maravilhosa narrativa que que vai lhe guiar a reflexões e lhe fazer pensar sobre o processo da vida.
Zaratustra, após muitos anos recluso e solitário nas montanhas, retorna com intuito de iluminar os homens, mas, antes é alertado pelo sábio que se encontrava e o no bosque ao pé da montanha. Ao reconhece-lo o sábio disse em tom de alerta

" Naquele tempo leva tuas cinzas para o monte: agora queres levar teu fogo para o vale, não temes o castigo para o incendiário? ".

Ao presenciar a morte do equilibrista, decorrente a uma queda, após o moribundo diz; a muito tempo sabia que no demônios me levaria, ao que de pronto, Zaratustra respondeu " que nada disso existe" o equilibrista toma então ciência da falta de significado "Niilismo " ( termo não utilizado até essa parte do livro), então ele diz:

" Se falas a verdade, então nada perco, ao perder a vida. Não sou muito mais, que um animal que ensinaram a dançar, com golpes de bastão e pequenos nacos de comida".

Ao encontrar o sábio, Zaratustra ouve suas afirmações sobre a forma de manter-se bem é em harmonia com si e com os demais, o sábio direciona como alguma ações nos darão um sono tranquilo. Zaratustra faz troça é diz;

" Vejo claramente o que antes buscavam as pessoas, ao buscar professores da virtude. buscavam o bom sono, e virtudes opiáceas para ele. "

Nazrat 01/06/2022

Primeiras impressões
Este foi o meu primeiro contato direto com um escrito de Nietzsche. Fiquei impressionado pela forma da escrita, ainda que muitos trechos ainda não tenha entendimento do que se passava ao certo, mas conseguia ver lampejos de seus pensamentos (tão referenciados em obras posteriores) no decorrer das alegorias pelas quais estavam entremeados.