Assim Falava Zaratustra

Assim Falava Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Jussara 04/03/2023

Encontrando o seu lugar
Um livro que inspira transformações, propondo que o homem encontre o seu lugar no mundo, praticando boas ações, errando para acertar.
Falar a verdade sempre.

Erika.Reis 28/02/2023

Necessário
Não é um livro fácil e creio que deixei muita coisa passar, mas vale a pena a experiência de leitura. Acredito que esse seja aquele tipo de livro que você precisa ler várias vezes na vida para conseguir compreender por completo.

@stoppajoao 17/02/2023

UM LIVRO PARA TODOS E PARA NINGUÉM!!
?Assim falou Zaratustra? talvez seja o livro mais importante de Nietzsche, pelo menos ele assim o diz em ?Ecce homo?. É também uma obra ?para todos e para ninguém? porque ao mesmo tempo em que é escrito muito diferentemente dos livros convencionais de filosofia, é de uma profundidade absoluta, exigindo muito cuidado na interpretação. O livro trata de temas que estão presentes em toda a sua obra, mas estão aqui escritos de forma musical, poética quase mística, com parábolas, cantos e imagens rebuscadas. Ou seja, todos podem ler (e muitos leem) mas pouquíssimos podem entender.
Em sua época, o orientalismo estava muito presente na Europa (vide Schopenhauer) e Nietzsche teve contato com a lenda de Zoroastro, profeta persa, que viveu entre os séc. XII e VI a.C.. Na concepção da filosofia de Zoroastro, o bem e o mal são forças que lutam entre si, ou seja, ele foi um dos primeiros inventores da moral, e responsável por levá-la ao plano metafísico, universal. Sendo assim, Nietzsche o escolhe para redimir-se.
A primeira parte da obra nasceu em fevereiro de 1883 e foi escrita em apenas dez dias, em um momento de profundo sofrimento para Nietzsche; em julho, mais dez dias são necessários para nascer a segunda parte; assim também foi em janeiro de 1884 para a conclusão da terceira parte e finalmente, um ano depois, mais dez dias para a quarta parte que teve de ser custeada pelo próprio autor (o editor se recusava a imprimi-la, preferia folhetos anti-semitas e religiosos).

Jothamon 12/02/2023

O que é a vida
Uma leitura difícil na qual Zaratustra adquire o conhecimento, aos poucos, sobre a natureza humana bem como tudo a que prende.
O texto possui uma linguagem extremamente formal, tornando o andamento um pouco lento, mas isso não diminui o teor do livro.
Durante sua vida, o personagem passa por várias provações, nas quais aprende mais e procura passar seu conhecimento adiante.
Além disso, sempre tenta mostrar o que nos torna grandes ou pequenos, mas a natureza humana não é simples.
Uma leitura sobre a mente humana e sobre os desejos de cada um.
Eremita. Memória. Tempo. Verdade. Mentira.

Peter.Molina 06/02/2023

O livro do famoso Deus está morto
Esse foi a primeiro livro que li de Nietzsche. Foi uma experiência difícil mas compensadora. O enredo conhecido é a respeito das andanças de Zaratustra, que viva em uma caverna, e agora vai ao encontro dos homens para dividir sua sabedoria e encontrar o Super Homem. Nessa jornada encontra vários personagens, que são tantos símbolos quanto alguém possa imaginar. O livro é escrito de forma a lembrar alguém dando ensinamentos, tem muita poesia e lirismo, além de questionar muitos dos valores conhecidos. Quem é cristão talvez possa se chocar um pouco com as falas de Zaratustra, que vão de encontro às ideias bíblicas. Mas no todo é um livro profundo, brilhante e cheio de ideias e reflexões, que podemos até discordar de algumas delas, mas são totalmente válidas. Eu li de cabo a rabo mas recomendo que se leia com calma,e que uma releitura seja quase obrigatória.

ferbrito__ 31/01/2023

É um livro bom é do tipo que você tem de ler mais de uma vez pra conseguir absorver todo o conhecimento que ele te traz. Porém é meio repetitivo e fica maçante em alguns momentos. Gostei bastante mas não tenho certeza se leria novamente. Daqui uns anos talvez

Emilly1245 31/01/2023

Horrivel
FINALMENTE acabei, socorro, demorou demais esse, ate agora sem entender, parecia que estava lendo a biblia, porém sempre soube que Nietzsche era ateu, então não entendi nada

Ana 30/01/2023

Obra e autor
Vida e obra do autor são misturadas nesta edição em mangá. Não sei se pelo pouco espaço disponível ou pela dificuldade de compreensão dos textos de Nietzsche, fato é que fiquei confusa e achei pouco elucidativa a exposição do pensamento nietzschiano. Por isso, não acho que esta edição cumpre com seu papel, apesar de encantar pela beleza dos traços dos artistas envolvidos no projeto gráfico.

MonstrosAlados 26/01/2023

Livro para outros
"Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém" já prenuncia em seu título completo que não se trata de uma leitura fácil. O estilo de Nietzsche é interessante, mas muitas das ideias tratadas são bastante nebulosas - ao menos para quem não tem um profundo conhecimento filosófico, que é o meu caso.
As partes que mais me interessaram no livro foram os poemas, apesar de Zaratustra não gostar de poetas. (Zaratustra também não gosta de gatos, e tem opiniões ruins sobre as mulheres. Fiquei bem incomodado).
Imagino que numa releitura, acompanhada de um estudo, eu aproveite mais o conteúdo do livro.

Gus Von Toteles 25/01/2023

Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém
Talvez o livro mais importante do filósofo Nietzsche seja uma obra mais literária do que filosófica.

No filme As I Was Moving Ahead Occasionally I Saw Brief Glimpses of Beauty, do cineasta Jonas Mekas, onde, em uma das cenas, os amigos do cineasta debatem como analisar a obra de Nietzsche, um deles expõe a ideia de que deve ser lida a partir da percepção literária. Até então, nenhuma das obras de Nietzsche que li correspondia a essa visão, porém, agora vejo que Assim Falou Zaratustra lança luz sobre esse Nietzsche literário, distanciando-se das demais obras do autor e até mesmo de outros livros do mesmo gênero.

O livro conta a jornada de um sábio que, após trinta anos de isolamento em uma montanha, decide voltar a viver entre os homens e a espalhar ensinamentos. Os discursos de Zaratustra apresentam uma crítica à sociedade ocidental, predominantemente cristã, onde Nietzsche apresenta uma resposta à questão filosófica anteriormente colocada por Dostoiévski "Se Deus não existe, tudo é permitido". Adicionalmente, Zaratustra apresenta também uma resposta à morte de Deus, criando o conceito de Übermensch, que seria um homem elevado em sua moral que virá após a queda do cristianismo como antítese do niilismo.

Ao ser analisada de forma literária, esta história que tinha que ser complicada, torna-se mais leve, porque de facto Nietzsche quis passar como se fosse uma canção onde todos podemos aprender a dançar, pois em Ecce homo Nietzsche já dizia "talvez se possa ver o Zaratustra inteiro como música".

Viviane Correa 23/01/2023

O mangá é a forma bem resumida do livro original e fica bem fácil de entender essa obra, que se torna um pouco difícil a compreensão. Zaratustra propõe que o homem encontre o seu lugar no planeta de forma harmoniosa, porém são livres para pecar ou para praticar boas ações. Contudo serão recompensados ou punidos na vida futura conforme a sua conduta. os mandamentos principais são dizer a verdade, cumprir as promessas e não contrair dívidas. Se há punição a pessoa vive a mesma vida em loop(infinita vezes), se é recompensada ela evolui, vive uma vida diferente pelo menos foi isso que entendi.

Hunter One 16/01/2023

Complexo e reflexivo
É preciso tempo para processar a complexidade de Nietzsche neste livro. Rodeado de ambiguidade, metáforas e uma linguagem rebuscada, é uma obra-prima que desafia nossa visão sobre a vida e que nunca envelhece.

Sandriane.Nunes 16/01/2023

Sensacional
Quem vê o abismo, mas com olhos de águia, quem com garras de águia agarra o abismo! Esse sim é valente!

Ñ ÑолÑко по ÑÑÑÑки 12/01/2023

"Terá Zaratustra o direito de se assustar com uma sombra?

"Acabo por acreditar que ela tem as pernas mais compridas que as minhas."

Assim falava Zaratustra rindo com vontade."

Michael 10/01/2023

Incrível adaptação!! Lembro da primeira vez que li com 11 anos e como fez meu interesse em filosofia aumentar, recomendo muito pra quem quer começar a ler Nietzsche e outros filósofos.