Assim Falava Zaratustra

Assim Falava Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Dedê 18/03/2024

Excelente, apesar de denso e tedioso!
Essa obra do Nietzche é densa e de difícil compreensão. O autor tentou soar poético, mas acabou soando redundante, tedioso e confuso. Isso não é ruim ao todo, pois te força a ler com maior atenção, foco e dedicação, ocasionando reflexões mais profundas do que em uma leitura dinâmica.

Por proporcionar indagações vitais, Nietzche nos faz ultrapassar as limitações socialmente impostas e a moralidade tradicional, desafiando tais convenções. Ele nos faz questionar sobre crenças pessoais e nos superar, tal qual superamos boa parte da moral proveniente da religião, nos transformando em ?super-homens?.

Eu precisei reler alguns trechos mais de uma vez para os compreender, mas assim que eles entram na cabeça, fazem um barulho grandioso que abala todas as estruturas mentais.

Tell 18/03/2024

Um dos livros mais difíceis e fora da minha zona de conforto.
Zaratustra resolve sair de sua solidão na caverna, e conhecer os homens, testemunhar a chegada do Super-homem (termo que representa a quebra de valores correntes que moldam os indivíduos, a inflexão no comportamento dos homens). Nesse caminho, em especial nos sermões de Zaratustra, a teoria de Nietzsche é exposta.

É um livro que precisarei ler novamente, pois sinto que não consegui compreender ao todo o que Nietzsche quis passar e também sinto que não consegui me conectar com o livro da forma como queria.

Maíra Marques | @literamai 17/03/2024

? UMA ADAPTAÇÃO EM QUADRINHOS QUE TRAZ COMPREENSÃO AO TEXTO ORIGINAL!
? Sim, fui uma das vítimas de Nietzsche! Me atrevi a ler "Assim Falou Zaratustra" e- assim como a maior parte dos leitores que conheço- senti dificuldade em compreender e absorver grande parte do que o autor quis transmitir em seu texto, recorrendo a vídeos de outras pessoas que leram para sanar as diversas dúvidas.
Foi então que me deparei com a versão deste clássico em mangá e pensei: "Por que não?". Afinal, muitos quadrinistas e mangakás vêm realizando um trabalho incrível com adaptações literárias para atrair um público mais jovem ou que ainda não sejam leitores para esse universo. E que trabalho impecável!
Não me atraverei a tentar explicar a história original, já que para isso temos tantos textos e resenhas já escritos, a grande questão aqui é a edição em mangá: Muito bem desenvolvida e apesar dos traços em estilo mangá, a leitura segue no modo ocidental. Uma adaptação bem pensada, que consegue manter o leitor interessado.
No caso do quadrinho, Zaratustra é um bebê encontrado numa noite fria em uma cesta num beco por um Pastor e sua esposa. Eles decidem adotar a criança e cuidar como se fosse deles, no entanto, não imaginavam quantos problemas encarariam com essa iniciativa. A história começa a retratar os ciclos do homem, a fixação pela religião para "ser uma pessoa de bem" e sua hipocrisia ao terem ações tão distante às pregadas em sua fé.
O homem tem a necessidade de se agarrar a algo para TENTAR ser bom, já que sua essência é claramente egoísta. Ao contrário da obra original que Zaratustra declara seus pensamentos após 10 anos isolado numa caverna, na adaptação, a protagonista se isola após as declarações que faz e descobertas sobre sua família adotiva.
Talvez os que já apreciam a obra original acabem não contemplando tanto esse trabalho, no entanto, os curiosos irão! A edição em mangá traz a essência de Nietzsche, com liberdade para explorar o potencial da obra ao máximo! Já conheciam as edições em mangá da L&PM?

nayvnnesc 16/03/2024

"O homem é algo que deve ser superado."
"Assim falou Zaratustra" é uma obra capaz de nos fazer buscar transcender as limitações impostas pela sociedade e pela moralidade tradicional. O autor em suas outras obras sempre desafia essas convenções sociais e morais. Ele nos encoraja a questionar nossas crenças, abraçar nossa individualidade, buscar nossas próprias verdades e valores, ou seja, verdadeiramente nos superar.

No mais, foi uma leitura bem complexa e densamente simbólica, me deixou na famosa ressaca literária... ??????????

Gustavo195 11/03/2024

"Elevaste-te acima deles, mas quanto mais alto sobes, tanto mais pequeno te vêm os olhos da inveja. E ninguém é tão odiado como o que voa."

Erica 13/02/2024

Denso
É um livro denso, cheio de reflexões importantes, mas de difícil leitura, uma vez q o autor quis ser poético, o q torna a leitura mais complicada. Acredito q seja de propósito, pq aí a gente lê mais devagar e reflete melhor sobre o q está lendo, mas deixa a leitura menos dinâmica e as vezes tediosa. É bom, com certeza vou precisar reler algum dia pra compreender melhor.

Mareufq 07/02/2024

Esta é a minha manhã, meu dia alvorece: ascende, pois, ascende, ó grande meio-dia!? ? ? Assim falou Zaratustra e deixou sua caverna, ardente e forte como um sol matutino que sai de entre montanhas escuras.

Trindade 04/02/2024

A Todos e a Ninguém
O livro apresenta as ideias e a filosofia por meio de um esquema narrativo. Aqui, Zaratustra discorre sobre o super-homem, a moral, a questão cristã e outros temas pertinentes à obra de Friedrich Nietzsche. É uma obra densa e arrastada em algumas partes. Na minha opinião, a segunda parte do livro é a melhor.

Nebbastous 01/02/2024

Um livro para todos e para ninguém.
Amado, odiado, incompreendido, mal-interpretado - mas jamais ignorado. Essa é a sina não apenas do personagem principal de Assim Falou Zaratustra, mas também do próprio livro - a mais célebre obra de Friedrich Nietzsche.

Talvez a mais densa obra da filosofia, o Zaratustra de Nietzsche desde sua publicação original em 1883 foi considerado completamente fora de seu tempo.

É um livro absolutamente complexo, lindo, incrível, e acima de tudo genial: Assim Falou Zaratustra vai mudar a sua concepção de moral, vida e morte, existência e muito mais.

Sem dúvida a melhor leitura da minha vida, e assim provavelmente vai permanecer.

A densidade e riqueza de nuances da obra é impressionante, cada página contém algo indispensável, a experiência de ler esta obra é a de se aventurar em um mar fractal de infinitas alusões e metáforas, de infinitas frases impactantes e de infinitos simbolismos e significados.

Para aqueles que tiveram a coragem de ler esta obra de braços e mente aberta, parabéns: o caminho é tortuoso e nada fácil. Cada discurso merece sua própria vida de contemplação, cada pormenor merece sua própria infinidade de reflexão.

Assim Falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém.

Emanuel231 30/01/2024

Ótimo, porém desconfortável e difícil
Foi minha primeira experiência lendo um livro do Nietzsche que não é um resumo das filosofias dele, já conhecia muito do mesmo e das obras dele, mas admito que talvez tenha sido um erro começar por Zaratustra, é um livro incrível, mas de uma escrita extremamente difícil em que mesmo gostando você vai sofrer lendo, por ser extremamente lenta, prolixa e enigmática demais no que quer dizer, pois 90% do livro é totalmente interpretativo, entender tudo presente aqui beira o impossível, o que torna a leitura mais difícil ainda, por gerar o sentimento de estar falhando na leitura. Ademais, acredito que no final a grande maioria terá entendido o livro e sua proposta, aqui Nietzsche é extremamente preciso, com diversas falas que acredito que vão estar marcadas na nossa história para sempre, como a tão famosa frase "Deus está morto", que nada mais é do que o objetivo do escritor filósofo de declarar que nossa atual sociedade deve estabelecer seus próprios valores morais e éticos, que o homem não mais precisa de depender de Deus para que tenha seus próprios valores, tornando assim o "Super homem" de Nietzsche, aquele que busca evoluir como ser, através da busca de autoconhecimento e de seus proprios valores. Eu poderia discorrer bastante sobre, mas acredito que é válido que quem tenha o interesse no livro tire suas próprias conclusões sobre sem a interferência das minhas opiniões aqui, mas recomendo fortemente que não comecem a ler por Zaratustra e iniciem com livros mais curtos e fáceis de Nietzsche, como "Além do bem e do mal", para já ter um entendimento sobre e saber se gostou mesmo ou não.
luboni__ 30/01/2024minha estante
Mds meu primeiro livro escrito por ele ia ser esse tb, agora tô até apreensiva kkkkkkkkkkk

Renata Martins 02/02/2024minha estante
Terminei hj. E foi meu primeiro livro lido dele. Realmente, não foi nada fácil. E vc descreveu muito bem como eu me senti lendo: fracassando... lendo palavras soltas sem entender quase nada do que ele escreve. A parte menos difícil de entender é realmente a última.

mariaonacross 28/01/2024

"Assim Falava Zaratustra" é uma obra filosófica que reflete a tentativa de Nietzsche de se expressar poeticamente. Nietzsche demonstrou em alguns momentos na obra uma sátira ao Evangelho, subvertendo conceitos cristãos e propondo uma nova visão de valores e moralidade. O livro se torna um exercício de interpretação, pois é uma leitura mais difícil em comparação aos demais livros do autor, aqui Nietzsche usa metáforas para expor concepções tradicionais sobre ética e espiritualidade. É uma obra complexa, onde na trajetória de Zaratustra está introduzida de forma profunda os conceitos-chave do autor, como o Super-Homem, o eterno retorno e a morte de Deus.

lenacohen 28/01/2024

De fato, um livro para todos e para ninguém.
Foi o meu primeiro contato com o famigerado Nietzsche, com certeza uma leitura complexa e desafiadora, mas também muito boa.
Cheia de camadas e metáforas, gostei.

Guilherme 21/01/2024

Abram caminho ao super homem!
Nessa, que foi , provavelmente, a leitura mais complexa de toda a minha vida, o filósofo Friedrich Nietzsche explica, mediante narrativas, sua filosofia, que consiste na busca pela superação dos limites mentais, morais e comportamentais do ser humano atual, lapidado e enfraquecido por dogmas religiosos e obscurantismo.
Essa superação deve surgir da busca consciente por evolução, abraçando as dores e o sofrimento, moldando-os, subjugando-os e, por fim, os superando mediante o uso da razão em concordância com a Grande Razão - o corpo.
Através de tais ações, bem e mal tornar-se-iam conceitos obsoletos, inúteis para aquele que os transcendeu, o Super Homem. Então, chegaria, enfim, para toda a humanidade, o Grande Meio-dia.
Cat Lu 21/01/2024minha estante
se eu já não entendi nada só na resenha, imagina o livro

Guilherme 21/01/2024minha estante
Foi mal, não deveria ter ido longe a ponto de usa mesóclise

Luci 04/01/2024

Não entendi nada
Muito confuso, talvez seja por ser meu primeiro livro dele, mas eu entendi pouquíssima coisa, talvez o problema seja que no mangá é bem resumido, mas não consegui entender o eterno retorno, as pessoas morrem e vivem a vida de novo? Parece que ele tá de falando do espíritos
Nebbastous 10/01/2024minha estante
Leia o verdadeiro, o mangá de nada serve para compreender a filosofia.