Así habló Zaratustra

Así habló Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Gabi 08/01/2023

O tradutor dessa edição, Paulo César de Souza explica a origem do personagem Zaratustra, segundo ele, o personagem se baseia numa personalidade histórica, da qual, porém, sabe-se muito pouco. Zaratustra ou Zoroastro ? seu nome grego ? viveu em algum momento entre os séculos XII e VI a.C., na Pérsia, atual Irã. A ele se atribui uma concepção do universo em que o mal ou a escuridão se acha em perene conflito com o bem ou a luz, doutrina que depois seria registrada no Zend-Avesta. Divido em quatro partes, eu iniciei o livro em um bom ritmo e estava gostando da narrativa, mas a partir da terceira parte a leitura acabou ficando cansativa para mim, por isso a nota.

caiocorrea_art 05/01/2023

de gênio e louco, todo mundo tem um pouco
Assim Falou Zaratustra, um livro do filósofo alemão do século XIX, Friedrich Nietzsche.
Dizem que de gênio e louco, todo mundo tem um pouco, não é?!
Mas para Nietzsche parece que isso se amplificou à centésima potência. O bichinho ficou louco sim, mas era um gênio danado.
Vamos ao livro.
Zaratustra é um sábio que morava isolado em sua morada na montanha. Tinha lá seus seguidores e uma vida pautada em autoconhecimento.
Até que ele resolveu descer para passar o que tinha aprendido em seus anos de (auto)estudo para a rapaziada que vivia suas vidas cotidianas.
Mas Zaratustra não era um sábio do tipo ?zen?, tranquilão e na boa. Ele era contestador, controverso, questionador.
Dele vem as frases polêmicas ?Deus morreu? e ?quem botou Deus na cabeça dos humanos foi o Diabo? (ou algo desse tipo). Ele também vai contra muito do que a cultura judaico-cristã prega onde o que importa é o pós-vida e que o corpo não importa, e sim a alma.
Zarinha (já tô íntimo dele) diz que o corpo é a grande ponte, a vida daqui é o nosso caminho mais importante. O que virá depois não importa.
Até aí parece lindo, né?!
Pois bem, durante sua andança e suas descobertas ele mesmo começa a se contestar, a se questionar. Começa a rever sua forma de encarar a vida e suas atitudes.
Isso tudo sem contar a escrita absurdamente rebuscada, metafórica e às vezes até confusa que Nietzsche exprime suas ideias. Daquelas que às vezes eu lia a mesma página umas 3 vezes e mesmo assim não tinha certeza se tinha entendido o que ele quiser dizer.
É um livro grande, denso, cansativo.
Mas também é um livro que irá te tirar do lugar comum e trazer reflexões muito interessantes.
Passei um tempo lendo esse livro, por isso a intimidade que estou de Zazá.
Confia, fé no esforço e vai!
Livre-se

Lucas Ferreira 22/12/2022

Sem pé nem cabeça
Leitura interessante, em alguns momentos tu consegue fazer uma leitura perfeita e parece até atual, principalmente quanto aos vizinhos hahaha
Por outro lado, em alguns momentos Nietzsche dá uma viajada e tu se perde na leitura 😅

Cleberson 21/12/2022

Para quem gosta de temas fortes
Por ser um livro antigo a sua escrita pode não atrair leitores mais joviais, mais pessoas que adoram filosofia iram adorar.
Não tem como não sentir realista as falas e os textos expressos, é tudo muito reflexivo e até certo ponto meio poético.

Teste de leitura 21/12/2022

Realmente para ninguém
Zaratustra tem um modelo ideal de super-homem que muito embora "prega" para todos o modo de vida como essa figura deveria ser, ao se deparar com semelhantes ignora neles algo importante como a alteridade, sendo então super-homem em formação (?) De toda sorte a obra foi escrita em diversas frações o que permite um melhor entendimento sobre cada bloco de ensinamento que Zaratustra buscou passar a seus discípulos (ou nem tanto assim). Há algumas partes que se mostra muito cristão e com valores muito parecidos, em outros pontos diverge totalmente e isso me deixou um tanto quanto confuso (preciso ler crepúsculo dos ídolos e ecce homo para melhor avaliar essa parte).
Tem partes ironicas e que simplesmente se encaixam com a atualidade. Principalmente quando ele fala dos vizinhos, gente o ensinamento sobre os vizinhos é muito interessante.

Marlon 21/12/2022

Livro cheio de ensinamentos, filosofias e uma grande margem de coisas para se refletir. Livro bom para as pessoas que querem algo mais pensar

Lize 19/12/2022

Lembrei...
Que prometi uma resenha desse livro, mas aparentemente não sou boa cumpridora de promessas, também não sou boa com resenhas. Só leiam!

Maria 12/12/2022

Não tenho o que falar desse livro, ao terminar ele me enchi de lágrimas. Sempre será meu livro preferido do nietzsche e pra mim ele é muito necessário as pessoas lerem, embora ele tenha uma escrita difícil.
E um dos grandes ensinamentos que aprendi lendo esse livro é que: "Pode demorar o tempo que for pra você decidir o que você quer da vida, depois que decidir não recue anti nenhum pretexto, pois o mundo tentará te dissuadir" Não é uma frase que vc acha no livro, é o ensinamento de toda história do Zaratustra. E essa é uma frase que eu levo no meu coração pra vida toda. Espero que um dia vcs lêem ele e tenha a mesma sensação que eu tenho, eu amo demais.

Diego Piu 02/11/2022

Apesar de conhecer o título, nunca li uma sinopse sequer de Assim Falou Zaratustra! Mas ouvia relatos de quem amou ou odiou sem justificar, apenas com esse veredito! Quando vi essa versão em magá numa promoção, pensei: bora lá verificar se eu vou amar ou odiar...

Resultado: preciso da versão cursiva pra ontem! Quero conferir palavra por palavra!

Zuarete 30/10/2022

Mudou minha vida
Não vou escrever sobre o conteúdo do livro, mas como ele mudou minha visão de mundo em um momento tão critico da minha vida:

Sim os pensamentos de Zaratustra me ajudaram a assumir os meus gostos, e a colocar a minha felicidade acima do pensamento ou critica dos outros, sei que para muitos isso pode ser banal, porém isso é muito importante para mim.

Julia.Miquelini 21/10/2022

Assim falou Zaratrusta
?não existe nada disso de que falas: não há diabo e nem inferno. Tua alma morrerá ainda mais rápido do que teu corpo: não temas mais nada!?

Foi difícil a leitura, um pouco demorada, muito pesada. mas foi boa, muitas reflexões.

hlvrcralc 20/10/2022

simples e pouco aprofundado
"diga-me, Zara... quem, num momento de dúvida e desilusão... não se agarraria, ainda que inconscientemente, à mão que lhe oferece perdão e salvação...? quem, diante da morte, não almejaria um paraíso, mesmo sem saber se ele existe?"

antes de tudo: não li a obra original, apenas essa adaptação. então não sei dizer quanto à fidedignidade em relação a isso.
é bem curto, li em uma manhã (e com bastante calma). fala sobre a visão das pessoas de diferentes realidades sobre Deus e a religião/igreja. uma parte logo no início que ressalta bem isso é em uma das primeiras revoltas do Zara, quando ele encontra as crianças pobres e elas demonstram sua falta de conhecimento religioso + pensamento focado no valor material do crucifixo, também entendendo a religião como algo válido para conseguir "esmolas".

de início, já tive muita raiva do Zaratustra e morri de dó do Alex. sobre o pai deles, eu realmente o vejo como uma boa pessoa, apesar dele ser bem impositor às vezes (sem desculpabilizar o Zara pela forma que ele toma as atitudes), mas isso poderia ser pensado como algo parte do contexto da época. por muito tempo, continuei tendo compaixão pelo Alex, que continuou demonstrando ser bom mesmo depois de tanta coisa que o Zaratustra o fez.

não é uma leitura parada, na real, tem uns mini plots aí que não são grande coisa mas acontecem.
um probleminha que eu achei é que, querendo ou não, as atitudes do Zara só fazem reforçar ainda mais os estereótipos sobre os ateus na sociedade.

por muitas vezes, não entendi absolutamente nada do que estava acontecendo, mas as coisas logo se explicam (apesar de continuarem meio confusas). o Alex teve uma evolução bem estranha por causa de todos os fatores que o levaram por esse caminho e de fato eu não esperava como o pai "acabaria com isso tudo" (de novo e de novo...) dessa forma. achei BEM bizarro e no sense.

sobre a mulher esquisita, eu não entendi muito bem a intenção de representação do que ela seria ali. não peguei a metáfora, mas de fato deve ter algum simbolismo por trás.

achei o final bem bizarro também, mas entendi a analogia como algo relacionado às reencarnações? acho que o mangá não tem tanto aprofundamento dos conceitos e isso dificultou um pouco as coisas. talvez seja uma experiência melhor pra quem leu a obra original.

Ramon 16/10/2022

...
"Aos trinta anos de idade, Zaratustra deixou sua pátria e o lago de sua pátria e foi para as montanhas"

lacklusterstarchild 05/10/2022

A modern, quick and entertaining nieztshean tale
Ok so i finished this book in one sitting while being mid-way through the original work and while this can be read as its stand-alone story? i don?t think it makes justuce to its source. While presenting ideals crafted by Nieztsche, it doesn?t set itself up to be 1% of the manuscript which i think makes this manga a safe and easy introduction to nieztsche?s dense philosophy as well as its own tale with its own merits.

Speaking of which, there are plenty: from the fact the author(s) chose a woman (a figure Nieztsche diminishes frequently in the original piece) to be Zara?s main influence on him changing paths to the plot twists - it was, overall a very fun and clariflying experience.