Assim Falou Zaratustra

Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Dan 06/05/2019

De aurora em aurora veio a mim uma nova verdade
Não há palavras pra descrever o alto grau de complexidade dessa obra e os desígnios do profeta persa sonhado por Nietzsche.

A obstinação de Zaratustra não é possível de conceber com os vossos sentidos porque toda sua pregação revolucionária e emancipadora excede nossa condição enquanto seres humanos, indíviduos e espécie.

Talvez o mais coerente de se afirmar - longe de qualquer presunção incutida em toda obra - seja mesmo o desafio que é, vencermos a nós mesmos e sermos senhores de nossas próprias escolhas. Não tenho dúvidas de que esse tratado pretende afastar muitos do rebanho e buscar elevação, mas, se por um momento de maior vontade e sacrifício entrarmos no experimento dos conceitos de zaratustra, não saberemos mais quem foi o homem, JÁ DEIXAMOS DE SE-LO.
Sheila Lima 04/08/2019minha estante
Procure na internet o Pdf do Seminário de Jung sobre Zarathustra.
No olhar brilhante e mente tão erudita de Jung, o brilho do Zara será profundamente mais intenso para você.

Dan 05/08/2019minha estante
zara não tem brilho, somente transgressão e pretensão kkkkkkkkk

Sheila Lima 05/08/2019minha estante
Melhor arquétipo da vida toda hahaha

Marselle Urman 02/12/2010

Ainda não
Desde a primeira página percebe-se que não é uma leitura fácil.

Eu, já tendo lido alguns calhamaços filosóficos de peso, tentei prosseguir com este livro por três vezes.

Em nenhuma delas tive êxito em achar o caminho, em começar a ter esse "enlightment" tão proclamado deste livro.

Talvez não seja meu momento; talvez eu precise amadurecer mais antes de encarar este leão de novo, mas por hora esta tarefa é muito hercúlea, não me motiva.
Bruno Oliveira 07/01/2014minha estante
Procure os livros da Scarlett Marton, ela tem umas boas introduções ao Nietzsche. É difícil mesmo e requer um bom tempo de reflexão, mas não é impossível, com um bom guia você consegue acompanhar.

Carlos Patricio 08/11/2015minha estante
q pena, marselle :/ tente de novo!

Valério 23/03/2016

Deprimente
De Nietzsche, não li muita coisa. Li "Humano, demasiado humano" volume 1, depois li "O Anticristo", depois li "Humano, demasiado humano", volume 2.
Achei "O Anticristo" infantil, pueril. Fiz a resenha, que está exposta aqui no Skoob. Gostei de "Humano, demasiado humano", volume 1. Já o volume 2, Nietzsche fala mais de artes que de filosofia (e, se compramos o livro de um filósofo, adivinhe sobre o que gostaríamos de ler..)
Assim, resolvi ler mais um de seus livros mais famosos. Afinal, o oba oba em cima do autor é gigante. E minha decepção, até então, era enorme.
Seria minha última chance. Afinal, não vou enaltecer um autor apenas para parecer culto ou inteligente (como muitos fazem)
Nietzsche, ele próprio, afirma que sua obra deve ser contestada. E não apenas seguida sem questionamentos.
Tomo novamente a dianteira, em meio ao mar de elogios. Me perdoem os que gostam.
Mas temos novamente um livro ruim.
Nietzsche critica demais os cristãos. Não é muito chegado em religião.
Mas, ao ler "Assim falou Zaratustra", vemos que ele parece querer criar uma religião própria, a sobrepor o cristianismo. Escreve com linguagem rebuscada e cria um "líder", com lições e ensinamentos profundos (há controvérsias).
Zaratustra é o mais sábio, é quem detém a verdade.
A mim, parece piegas. Prefiro autores que escrevam a sério suas ideias do que com uma história muito mal contada.
Tenta imprimir lirismo nas falas. Mas Nietzsche, como todos sabem, é extremamente racional (até além do ponto, na minha opinião. As emoções devem ter seu lugar em nossas vidas).
Como racionalista, obviamente fracassou miseravelmente em querer escrever frases de efeito, que tocariam o leitor. Um racionalista escreve com precisão, mas não com sentimento.
Neste livro, Nietzsche escreve como uma galinha querendo ser pato. Não sabe nadar, morre afogado.
Dei quatro oportunidades a Nietzsche.
Não quero ofender nenhum fã dele (já vi, pela minha resenha de Anticristo, que as pessoas se doem se falamos mal de seu ídolo, como se todos fossem obrigados a venerar Nietzsche).
Mas, se você for um desses fãs, por favor, me indique um livro do autor que seja filosófico sem papagaiadas como em "O anticristo" e "Assim falou Zaratustra".
No primeiro, ele critica um comportamento. No segundo, parece querer fundar um movimento que se assemelha ao que criticou no primeiro.

Acredito que Nietzsche seja muito melhor do que essa obra. Mas não tenho mais paciência para buscar, com tantos bons autores por aí.
Gilvan L. 16/03/2018minha estante
Sou fã, mas gostei mto da sua resenha. Acho que Nietzsche errou ao tornar Zaratustra como o portador da verdade, as vezes fica muito forçado e pouco convincente. Mas é bom lembrar que esse livro é melhor entendido por quem já conhece ao menos um pouco sobre o que Nietzsche diz sobre o além homem, etc. Também gostaria de comentar que para Nietzsche a filosofia a arte e a mitologia nunca deveriam ter se separado, então essa obra é uma tentativa de construir conhecimento ao modo dos pre socráticos que ele tanto admira.

Mateus.Henrique 20/04/2018minha estante
Chamou Nietzsche de racionalista, dá pra ver que não entendeu nada que leu, apenas passou os olhos por cima das letras.

Malice 25/01/2009

Um porre!
Leitura tremendamente pesada, eivada de citações complexas à filosofia, complexa e definitivamente para iniciados. Não recomendo a quem, como eu, gostaria de conhecer um pouco sobre o pensamento de Nietzsche.
Dourado 05/05/2013minha estante
Zaratustra é só pra quem já leu outros livros do Nietzsche. Eu pessoalmente recomendo: ''Para além do bem e do mal'' e ''O Crepúsculo dos Ídolos''.

Malice 05/05/2013minha estante
Grato Dourado, deve ser este o caminho para o pensamento de Nietzsche.

henrique lengler 21/02/2018

Um livro Incrível!
É um livro grandioso, que merece ser lido diversas vezes.

Mesmo àqueles que são religiosos, o livro tem grande valor, pois traz
uma reflexão sobre o ser humano em si.

O livro mudou minha vida, ao ler ele, e ao associar as ideias de Nietzsche com
ideias minhas, consegui aprimorar minha visão de ideal e minhas ideias sobre
a existência, a vida, etc.

Se você está lendo pela primeira vez, entenda que o livro é difícil mesmo, que
tem partes que você não vai entender nada. O autor algumas vezes fala duas
coisas contraditórias na mesma página. E quase toda a ideia do livro é passada
de maneira indireta, portanto você precisa saber extrair as ideias dos textos.
Fazer u

É um excente livro, além das belas ideias e das sacadas geniais, é um belo poema.
Marcela Ferreira 06/03/2018minha estante
undefined

Jr Gameleira 28/01/2011

Apenas um simples comentário:

Abandonei por motivos superiores, mas pretendo voltar a ler.
Duda Ribeiro 01/06/2015minha estante
bela resenha

Nandprogger 28/04/2011

Um dos melhores livros da humanidade
O que me chama a atenção em Nietzsche é que a questão religiosa não é pertidarista, científica ou racional; mas uma questão existencial . Ele não está preucupado em não provar que Deus existe. A poética do zaratustra é belíssima e marcante > Acredito que Nietzsche nos obriga a viver e nos fera para nos curar
Nandprogger 28/04/2011minha estante
gostei

Sergio A. 01/02/2017

Complexo
Um excelente livro, embora muito complexo. Necessita de longas reflexões para assimilar o que esta escrito e mais ainda para o que está nas entrelinhas. Essencial, embora deva ser lido no momento certo...
rafaelluz 17/02/2017minha estante
Ja comecei e larguei duas vezes

Ro 15/07/2015

buscando a filosofia
É um livro interessante desafiador, complicado, tem que ser digerido página por página, pois o autor se faz de difícil. Recomendo a leitura. Eu vejo no Zaratustra um profeta como a Jesus, já que Nietzsche é considerado um ateu, seu personagem tem muitas familiaridades com Cristo.
Guga 13/10/2015minha estante
Nietzsche apenas se deu ao trabalho de criticar Jesus usando uma fala parecida, como se quem disse-se: Jesus convençeu a muitos pelo modo de falar e pelos acontecimentos que lhe ocorrerão. Mas no fim a idéia é o extremo oposto à de Jesus.

Nefelibata 22/01/2015

O Melhor
O livro é feito com pequenas "parábolas" ou estorias curtas sobre zarathustra,
mostrando a visão do filosofo em varias situacoes simples até as mais absurdas
e como ele reflete e se comporta em relação a elas e ao mundo. De longe o
melhor dele que ja li.
idreus 13/02/2017minha estante
Excelente livro. Estou relendo agora aplicando a prática de estudos de Pierludgi Piazzi: Lendo e escrevendo.

Egídio Pizarro 03/03/2013

Penei pra terminar de ler
Talvez por não ter muita familiaridade com a filosofia, nem com as ideias de Nietzsche, achei esse livro muito maçante. Não me prendeu em nenhum momento e eu demorei mais de 2 meses para terminar, sem reter uma única frase nele contida.

Quem sabe se eu relê-lo, daqui uns 25 anos, eu consiga compreender a ideia que Nietzsche colocou nele.
Jeni 02/02/2017minha estante
undefined

Alessandra 12/03/2011

Inesgotável
Lido, relido sempre e redescoberto a cada leitura.

"Deus está morto" e "o homem deve ser superado", por exemplo, nos levam a refletir e avocar a responsabilidade pelas próprias escolhas e ações.

O livro é adoravelmente incômodo, poético e complexo. Mexe com sentimentos profundos, crenças, ideologias, dogmas...

A edição que tenho conta com dois apêndices escritos pela irmã do autor, Elisabeth Föster Nietzsche, e ajudam a compreender os motivos e o contexto em que a obra foi escrita.

Um dos meus livros preferidos.

Flor 29/05/2016

Minha PaixãoNietzsche!
Minha coleção de Friedrich Nietzsche está em plena ascensão! Sou apaixonada por suas obras, sua retórica, a forma como seus questionamentos e dilemas existenciais nos afeta, nos "co-move", e nos faz transcender espaços, derrubando fronteiras do imaginário e quebrando paradigmas!
Ler Nietzsche é transidir concepções.. ?

joedson 15/12/2010

ASSIM FALAVA ZARATUSTRA
da mente desceu seu monte
do último pro super
sobre o abismo a ponte