Assim Falou Zaratustra

Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Gley 30/11/2009

Filosofia no sentido mais estrito da palavra
Já li várias vezes, em diversas idades, e cada oportunidade me levou a reflexões completamente diferentes, principalmente sobre a vida em comunidade, o progresso humano e a tentativa eterna de sobrepujar o antecessor e avançar um passo na evolução.

O personagem título representa um tipo de ser humano pouco comum, aquele que está a uma etapa do Übermensch (ou sobre-homem), que acaba de retornar de um período de auto-exílio e planeja transmitir à sociedade da época os seus ensinamentos.

Uma das coisas mais importantes que aprendi, e transponho para toda minha experiência de vida, é a constante necessidade de raciocinar sobre tudo, não deixando o cérebro se acomodar em idéias pré-concebidas; tentar sempre se reinventar e rever os supostos erros do passado.
Diego 08/06/2021minha estante
Concordo com o último parágrafo de sua Bela resenha. Ótima colocação !!!!

Rossanna.Poltronie 04/04/2022minha estante
Zaratustra é personagem? Creio que não... É bom verificar.

Ariane 26/07/2022minha estante
Tentei ler algumas vezes e sempre desisiti, desta vez vou insistir para terminar, mas as vezes me perco no texto,

Isis 26/02/2023minha estante
brabo demais

Ariane 27/02/2023minha estante
Gley Adorei sua resenha, confesso que tentei ler 2 vezes e ainda não consegui terminar, acho que ainda não estou no momento certo. Mas desejo muito compreender melhor para poder aproveitar a leitura.

Rossanna.Poltronie 09/03/2023minha estante
Gley Zaratustra não é personagem, ele existiu.

Rossanna.Poltronie 09/03/2023minha estante
Alguém está me "ouvindo"? Estou cansada de falar sozinha aqui.

Rossanna.Poltronie 09/03/2023minha estante
Alguém está me "ouvindo"? Estou cansada de falar sozinha aqui.

Pam 06/06/2021

Assim Falou Zaratustra
Acompanhamos o personagem Zaratustra que vai de encontro ao conhecimento mais profundo sobre a humanidade, citando o Mito da Caverna(Platão), a questionamentos sobre o mundo em que vivemos.
Muito poético, metafórico e alegórico, usa termos e linguagens antigas o que provavelmente muitas pessoas não irão compreender, não sendo de fácil indicação esta leitura para quem não está acostumado com filosofia.
Aqui Nietzsche nos propõem ao não niilismo, diferente de suas outras obras, Zaratustra é a celebração do espírito. O amor pela vida.
Nos faz lembrar de obras indianas como as de Osho.
Muito densa a obra nos faz refletir, apesar de algumas ressalvas, algumas ideias apresentadas aqui já estão ultrapassadas como a diminuição da mulher e a extrema exaltação do homem.
O livro nos ensina que você mesmo faz o seu caminho.
Não é personagem

Pam 06/04/2022minha estante
eu chamo de personagem pois é derivado do ponto de vista(visão criativa) do Nietzsche. ele não é exatamente o mesmo Zaratustra que se conta da história(entende?).

Rossanna.Poltronie 06/04/2022minha estante
Entendo que ele escreveu este livro baseado no conhecimento da vida e obras ou feitos ou relatos contados sobre Zaratustra, embora tenha escrito de uma forma sarcástica e provocativa. Mas creio que os pensamentos e forma de agir de Zaratustra estão presentes nesta obra. Não é obviamente uma biografia, mas é baseado na pessoa de Zaratustra e seus ensinamentos, não vejo um personagem, somente uma forma sarcástica e provocativa de falar de um , segundo a época, profeta e/ ou sábio, discordo de você.
Mas como já respondi a outro colega e comentei em meu canal, ainda tenho muito que conhecer sobre o autor e sobre o sábio.

Rossanna.Poltronie 06/04/2022minha estante
Não conheço seu nível de conhecimento de Zaratustra nem o de Nietzsche, o meu sei que tenho que desenvolver mais. Mas como disse ele, Nietzsche o retrata desta forma, mostrando pra mim a incoerência e pretensão de uma pessoa se colocando como um profeta/ sábio, pra mim, como já disse, de forma pretensiosa, por isso a escrita é provocativa e sarcástica.

Rossanna.Poltronie 06/04/2022minha estante
Até porque entendo que seria uma falta de ética de um filósofo escrever ao no sentido de tornar uma figura importante da história em uma narrativa criativa sem ter como base pensamentos de Zaratustra. Não enxergo visão criativa e sim um chamado a reflexão dos que se colocam como sábios e profetas em nossa sociedade, serão eles realmente sábios e profetas, escolhidos para isso? Escolhidos por quem. Enfim ele relatou que se colocou nesta posição e Nietzsche mostra o quão humano ele é. Um ser cheio de preconceito etc.
Tanto um quanto outro devem ser estudados com mais profundidade. É o que pretendo fazer.
Inclusive se você tiver alguma dica de leituras sobre eles que possa me indicar agradeço. ???

Pam 08/04/2022minha estante
entendi seu ponto. ah sim essa forma sarcástica e provocativa é a marca do Nietzsche, tem em todas as obras dele, não sei se tu já leu outros livros dele? ele tem esse estilo cínico e questionador, esse lance de desconstruir as coisas, de colocar o leitor na parede sabe? alguns até se sentem desconfortáveis com isso, não sei se é seu caso, talvez eu recomendaria Aristóteles e Platão que já é outra vibe mais tradicional dentro da filosofia.

Viviane 26/09/2022

...
O livro tem várias falas que nos fazem refletir muito e muda o seu pensamento , mas a linguagem é tão difícil que eu mal consigo compreender 1/3 do que eu li. Esse aqui é pra leitores de elite
Naiara 26/09/2022minha estante
tem ele em pdf? rs

Max 26/09/2022minha estante
Nietzsche não é para iniciantes... rsrs. Com um pouco de ajuda se descobre o quão grande ele é. Um dos meus favoritos! Uma dica: o livro "Quando Nietzsche chorou", uma ficção a respeito dele é um livro bem legal!

Viviane 16/11/2022minha estante
eu não sei, mas creio que sim

Khatatau 02/02/2023minha estante
Por isso q muitos dizem que antes de ler Nietzsche se deve ter uma base de conhecimento filosófico e se adapatar a essa liguagem kkkk

Max 02/02/2023minha estante
Verdade, Khatatau! Prá se chegar em algum lugar, dá-se um passo por vez...?

Dan 06/05/2019

De aurora em aurora veio a mim uma nova verdade
Não há palavras pra descrever o alto grau de complexidade dessa obra e os desígnios do profeta persa sonhado por Nietzsche.

A obstinação de Zaratustra não é possível de conceber com os vossos sentidos porque toda sua pregação revolucionária e emancipadora excede nossa condição enquanto seres humanos, indíviduos e espécie.

Talvez o mais coerente de se afirmar - longe de qualquer presunção incutida em toda obra - seja mesmo o desafio que é, vencermos a nós mesmos e sermos senhores de nossas próprias escolhas. Não tenho dúvidas de que esse tratado pretende afastar muitos do rebanho e buscar elevação, mas, se por um momento de maior vontade e sacrifício entrarmos no experimento dos conceitos de zaratustra, não saberemos mais quem foi o homem, JÁ DEIXAMOS DE SE-LO.
Sheila Lima 04/08/2019minha estante
Procure na internet o Pdf do Seminário de Jung sobre Zarathustra.
No olhar brilhante e mente tão erudita de Jung, o brilho do Zara será profundamente mais intenso para você.

Dan 05/08/2019minha estante
zara não tem brilho, somente transgressão e pretensão kkkkkkkkk

Sheila Lima 05/08/2019minha estante
Melhor arquétipo da vida toda hahaha

Rossanna.Poltronie 04/04/2022

Decepcionada
Li esperando algo completamente diferente, independente da sua época e costumes, cultura etc. Na minha humilde opinião, um sábio medíocre como tantos outros, ou melhor, um pseudo sábio, excluí pessoas ao que ele alega ser sabedoria, ou seja priva pessoas de sua sabedoria, especialmente as mulheres, independente da época em que tudo ocorreu, é repugnante sua forma de enxergar o papel da mulher na sociedade, não vou me estender mais , pois pra mim é irrelevante sua posição como sábio. Não fez diferença, só me causou repulsa esta leitura, que quase desisti de terminar. Mas ainda assim tenho curiosidade de ler outras obras do autor. Vou falar mais sobre o que senti lendo está obra no meu canal no YouTube: Meu Amigo Chamado LIVRO.
Rodrigo.Alves 04/04/2022minha estante
Não se deixe enganar! Nietzsche acompanhava de perto a luta feminista e apoiava sim! O modo que escreve é provocativo justamente para causar repulsa e reflexão. Tive muito que correr atrás para entender essas peculiaridades!

Rossanna.Poltronie 04/04/2022minha estante
Sim, no vídeo que postei no meu canal disse que precisava conhecer mais este filósofo e também a história de Zaratustra, mas se a intenção dele era causar repulsa ele conseguiu ??????????????, quase não terminei o livro. E realmente preciso ler mais obras dele.

Luis.Fernando 16/02/2023minha estante
Nietzsche feminista? Sério, quem acredita nisso tem sérias dificuldades de encarar o que Nietzsche escreveu. Sendo leitores modernos, simplesmente não conseguem lidar com o caráter antimoderno de muitas formulações de seu pensamento. Pois é justamente contra a "modernidade" decadente (para ele) que Nietzsche se coloca.

Rodrigo.Alves 20/11/2021

Elefante Colorido
Depois de muito esforço consegui terminar o livro que estava desgraçando a minha cabeça. Não sei nem se posso ser pretensioso a ponto de dar uma nota. Apenas para acompanhar o livro tive que recorrer a muita leitura adicional e frequente releitura. A visão dionistica que Nietzsche (aprendi a escrever sem precisar colar) das trivialidades humana e o constante ataque a valores cristãos e ocidentais de forma bem perniciosa e provocativa em busca do "superhomem" ou além-homem nos obriga a repensar falsa humildade ou pseudo bondades humanas como muleta ao próprio ego.
Rossanna.Poltronie 16/01/2022minha estante
Entendo que a leitura é muito mais difícil para quem segue alguma religião e já tem pensamentos muito enraizados, no caso, falo de cristianismo. Mas será que este Cristo que o poder Romano se apropriou e moldou é o verdadeiro Cristo, quero dizer, Jesus não deixou nada escrito de próprio punho. E depois da apropriação do poder Romano houve muita perseguição e destruição de escritos contrários a igreja Romana. Então vejo em Zaratustra um "sábio" sarcástico. Mas necessário.

Rossanna.Poltronie 04/04/2022minha estante
Sarcástico na percepção do autor

Rodrigo.Alves 04/04/2022minha estante
Realmente a obra de Nietzsche não serve para ninguém preso por nenhum dogma ( um dos passos para se alcançar o superhomem aliás). No entanto, se tiver a oportunidade de ler Ecce Homo, ele deixa explícito que a sua ojeriza é institucional e contra o fundamentalismo.

Natasha.Maia 28/01/2021

ainda não entendi Zaratustra
É uma leitura extremamente difícil e sem dúvidas foi a que passei mais tempo me dedicando. Me senti perdida em muitas partes, encontrada em outras e simplesmente admirada em outras.
Eu esperava um pouco mais pelo que me foi dito, visto que foi um presente, mas, eu sinto que irei revisita-lo em algum momento para colocar todos os pingos nos i?s.
Celsin 29/01/2021minha estante
Também li e não entendi, vou reler depois que ler as obras mais importantes dele! ?

Lara.LeAo 02/02/2021minha estante
"um livro para todos e para ninguém"

Natasha.Maia 17/02/2021minha estante
Também quero ler outras obras dele!

bequinha 27/04/2022

e o burro zurrava IA
kkkkkkkk a vdd é que deve ter sido um livro de comédia, e eu não entendi o humor dele! uma leitura que fui tragando beeem aos poucos, algumas partes faziam sentido, algumas frases isoladas de contexto foram interessantes, mas sinceramente achei a maioria loucura & loucura
ana clara 30/12/2022minha estante
faz melhor

bequinha 30/12/2022minha estante
KAKAKAKAKAKAJSJSJSJAKAKJAAJKAAKAKAKKAAKKA

Valério 23/03/2016

Deprimente
De Nietzsche, não li muita coisa. Li "Humano, demasiado humano" volume 1, depois li "O Anticristo", depois li "Humano, demasiado humano", volume 2.
Achei "O Anticristo" infantil, pueril. Fiz a resenha, que está exposta aqui no Skoob. Gostei de "Humano, demasiado humano", volume 1. Já o volume 2, Nietzsche fala mais de artes que de filosofia (e, se compramos o livro de um filósofo, adivinhe sobre o que gostaríamos de ler..)
Assim, resolvi ler mais um de seus livros mais famosos. Afinal, o oba oba em cima do autor é gigante. E minha decepção, até então, era enorme.
Seria minha última chance. Afinal, não vou enaltecer um autor apenas para parecer culto ou inteligente (como muitos fazem)
Nietzsche, ele próprio, afirma que sua obra deve ser contestada. E não apenas seguida sem questionamentos.
Tomo novamente a dianteira, em meio ao mar de elogios. Me perdoem os que gostam.
Mas temos novamente um livro ruim.
Nietzsche critica demais os cristãos. Não é muito chegado em religião.
Mas, ao ler "Assim falou Zaratustra", vemos que ele parece querer criar uma religião própria, a sobrepor o cristianismo. Escreve com linguagem rebuscada e cria um "líder", com lições e ensinamentos profundos (há controvérsias).
Zaratustra é o mais sábio, é quem detém a verdade.
A mim, parece piegas. Prefiro autores que escrevam a sério suas ideias do que com uma história muito mal contada.
Tenta imprimir lirismo nas falas. Mas Nietzsche, como todos sabem, é extremamente racional (até além do ponto, na minha opinião. As emoções devem ter seu lugar em nossas vidas).
Como racionalista, obviamente fracassou miseravelmente em querer escrever frases de efeito, que tocariam o leitor. Um racionalista escreve com precisão, mas não com sentimento.
Neste livro, Nietzsche escreve como uma galinha querendo ser pato. Não sabe nadar, morre afogado.
Dei quatro oportunidades a Nietzsche.
Não quero ofender nenhum fã dele (já vi, pela minha resenha de Anticristo, que as pessoas se doem se falamos mal de seu ídolo, como se todos fossem obrigados a venerar Nietzsche).
Mas, se você for um desses fãs, por favor, me indique um livro do autor que seja filosófico sem papagaiadas como em "O anticristo" e "Assim falou Zaratustra".
No primeiro, ele critica um comportamento. No segundo, parece querer fundar um movimento que se assemelha ao que criticou no primeiro.

Acredito que Nietzsche seja muito melhor do que essa obra. Mas não tenho mais paciência para buscar, com tantos bons autores por aí.
Gilvan L. 16/03/2018minha estante
Sou fã, mas gostei mto da sua resenha. Acho que Nietzsche errou ao tornar Zaratustra como o portador da verdade, as vezes fica muito forçado e pouco convincente. Mas é bom lembrar que esse livro é melhor entendido por quem já conhece ao menos um pouco sobre o que Nietzsche diz sobre o além homem, etc. Também gostaria de comentar que para Nietzsche a filosofia a arte e a mitologia nunca deveriam ter se separado, então essa obra é uma tentativa de construir conhecimento ao modo dos pre socráticos que ele tanto admira.

Mateus.Henrique 20/04/2018minha estante
Chamou Nietzsche de racionalista, dá pra ver que não entendeu nada que leu, apenas passou os olhos por cima das letras.

Malice 25/01/2009

Um porre!
Leitura tremendamente pesada, eivada de citações complexas à filosofia, complexa e definitivamente para iniciados. Não recomendo a quem, como eu, gostaria de conhecer um pouco sobre o pensamento de Nietzsche.
Dourado 05/05/2013minha estante
Zaratustra é só pra quem já leu outros livros do Nietzsche. Eu pessoalmente recomendo: ''Para além do bem e do mal'' e ''O Crepúsculo dos Ídolos''.

Malice 05/05/2013minha estante
Grato Dourado, deve ser este o caminho para o pensamento de Nietzsche.

Gustavo.Martins 12/02/2022

Falou assim Zaratustra.
O livro tem uma carga prsada de filosofia e não é uma obra introdutória. Descobri depois outros títulos do autor que mereciam ter sido lido antes, como Gaia ciência ou a Genealogia da moral. Não deixou de ser uma leitura proveitosa e reflexiva, e aumentou meu interesse por estudar filosofia, essa arte de viver.

Zaratustra é um sábio e eremita que desce de sua montanha e caverna para ensinar sua sabedoria aos homens, falar da morte de Deus e da busca pelo super-homem ou além-do-homem. Sendo um texto que vai contra os dogmas do cristianismo, o leitor cristão deve estar preparado para a leitura, para não se ferir e para não ferir o texto do filósofo.

Foi uma leitura acidentada. Não entendi a maior parte das parábolas, canções, pensamentos, e discursos. Mas aquilo que entendi me fez perceber o quão importante é esta obra. Gostei muito, preciso de preparo e de outras releituras para avaliar melhor e entender de verdade.

P.S.: a nota que dei aqui não significa nada. Como disse, preciso avaliar melhor no futuro.

P.S.: eu li enquanto tinha um TCC para fazer e concurso da Petrobras para estudar. Não tinha hora pior. Vou ficar umas semanas sem ler nada rsrs.
Rossanna.Poltronie 04/04/2022minha estante
O autor no final do livro fala de seu irmão querer escrever mais sobre Zaratustra, então creio que este livro se fez devido aos manuscritos de seu irmão, que segundo ele queria escrever a 4°,5°, 6° parte do livro sobre Zaratustra, e também comenta sobre a tristeza da falta de compreensão das pessoas sobre Zaratustra

cachorro chupetão 10/07/2023

Didático
Confesso que não entendi nada além dos conceitos referenciados, não li a obra original. Mas conciliei a leitura com "o anticristo", também de Nietzsche.
Rahul0 28/10/2023minha estante
Lê o original , talvez antes vc pode assistir alguns videos sobre , cabeça de geléia ?

cachorro chupetão 28/10/2023minha estante
eu não, boatos que você não consegue parar

Emanuel231 30/01/2024

Ótimo, porém desconfortável e difícil
Foi minha primeira experiência lendo um livro do Nietzsche que não é um resumo das filosofias dele, já conhecia muito do mesmo e das obras dele, mas admito que talvez tenha sido um erro começar por Zaratustra, é um livro incrível, mas de uma escrita extremamente difícil em que mesmo gostando você vai sofrer lendo, por ser extremamente lenta, prolixa e enigmática demais no que quer dizer, pois 90% do livro é totalmente interpretativo, entender tudo presente aqui beira o impossível, o que torna a leitura mais difícil ainda, por gerar o sentimento de estar falhando na leitura. Ademais, acredito que no final a grande maioria terá entendido o livro e sua proposta, aqui Nietzsche é extremamente preciso, com diversas falas que acredito que vão estar marcadas na nossa história para sempre, como a tão famosa frase "Deus está morto", que nada mais é do que o objetivo do escritor filósofo de declarar que nossa atual sociedade deve estabelecer seus próprios valores morais e éticos, que o homem não mais precisa de depender de Deus para que tenha seus próprios valores, tornando assim o "Super homem" de Nietzsche, aquele que busca evoluir como ser, através da busca de autoconhecimento e de seus proprios valores. Eu poderia discorrer bastante sobre, mas acredito que é válido que quem tenha o interesse no livro tire suas próprias conclusões sobre sem a interferência das minhas opiniões aqui, mas recomendo fortemente que não comecem a ler por Zaratustra e iniciem com livros mais curtos e fáceis de Nietzsche, como "Além do bem e do mal", para já ter um entendimento sobre e saber se gostou mesmo ou não.
luboni__ 30/01/2024minha estante
Mds meu primeiro livro escrito por ele ia ser esse tb, agora tô até apreensiva kkkkkkkkkkk

Renata Martins 02/02/2024minha estante
Terminei hj. E foi meu primeiro livro lido dele. Realmente, não foi nada fácil. E vc descreveu muito bem como eu me senti lendo: fracassando... lendo palavras soltas sem entender quase nada do que ele escreve. A parte menos difícil de entender é realmente a última.

Guilherme 21/01/2024

Abram caminho ao super homem!
Nessa, que foi , provavelmente, a leitura mais complexa de toda a minha vida, o filósofo Friedrich Nietzsche explica, mediante narrativas, sua filosofia, que consiste na busca pela superação dos limites mentais, morais e comportamentais do ser humano atual, lapidado e enfraquecido por dogmas religiosos e obscurantismo.
Essa superação deve surgir da busca consciente por evolução, abraçando as dores e o sofrimento, moldando-os, subjugando-os e, por fim, os superando mediante o uso da razão em concordância com a Grande Razão - o corpo.
Através de tais ações, bem e mal tornar-se-iam conceitos obsoletos, inúteis para aquele que os transcendeu, o Super Homem. Então, chegaria, enfim, para toda a humanidade, o Grande Meio-dia.
Cat Lu 21/01/2024minha estante
se eu já não entendi nada só na resenha, imagina o livro

Guilherme 21/01/2024minha estante
Foi mal, não deveria ter ido longe a ponto de usa mesóclise

Marselle Urman 02/12/2010

Ainda não
Desde a primeira página percebe-se que não é uma leitura fácil.

Eu, já tendo lido alguns calhamaços filosóficos de peso, tentei prosseguir com este livro por três vezes.

Em nenhuma delas tive êxito em achar o caminho, em começar a ter esse "enlightment" tão proclamado deste livro.

Talvez não seja meu momento; talvez eu precise amadurecer mais antes de encarar este leão de novo, mas por hora esta tarefa é muito hercúlea, não me motiva.
Bruno Oliveira 07/01/2014minha estante
Procure os livros da Scarlett Marton, ela tem umas boas introduções ao Nietzsche. É difícil mesmo e requer um bom tempo de reflexão, mas não é impossível, com um bom guia você consegue acompanhar.

Carlos Patricio 08/11/2015minha estante
q pena, marselle :/ tente de novo!