Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Dany 27/08/2013

Uma obra-prima do pensamento livre
Nietzsche era um grande inconformado com a "servilidade" dos homens e mulheres a sua volta... Mas toda sua filosofia parecia mesmo estar adiante de seu próprio tempo, tanto que hoje é um dos filósofos mias lidos e comentados, particularmente entre os jovens.

Em "Assim falou Zaratustra", ele se vale deste profeta da antiguidade para profetizar o próprio futuro. Ele desejava que o homem não se limitasse mais pelos dogmas, e que pensasse por si mesmo, livre, buscando sempre superar sua condição atual, jamais desistindo do horizonte... Isto sim é o "Super-homem", o que não tem absolutamente nada a ver com a ideia de uma "raça superior", como tentaram acusá-lo de defender (provavelmente, sem nunca terem lido muito do que escreveu).

Esta edição está entre as versões mais baratas do livro aqui na Amazon, provavelmente porque usa uma tradução de domínio público. Mas esta foi revisada e "modernizada", embora aqui e ali ainda tenham sobrado termos "que seu bisavô usava"... Em todo caso, me parece um excelente custo benefício. Além disso, você provavelmente vai ler a mesma tradução que o seu bisavô leu, e isto tem uma certa beleza por si só.

Lucas 19/10/2013

Assim Falou Zaratustra
Apresento-lhes uma das obras filosóficas obrigatórias para qualquer professor de história, filosofia e interessado nos mesmos!
Assim Falou Zaratustra é um livro de filosofia escrito pelo célebre Frederich Nietzsche.
A obra narra a trajetória de Zaratustra (criador do Zoroatrismo), um monge segregado que vive dez anos numa caverna, alimentando-se apenas do natural e filosofando.
Quando está "transbordando" em conhecimento e não consegue mais filosofar, vai as cidades pregar seus ensinamentos baseados na teoria do homem superior.
A doutrina consiste em "despertar" o homem superior. Um ser (neste caso, modo de pensar) que atravessa os limites humanos superando a razão e descrendo em qualquer algo que limite suas ações.

Minha opinião:

Adorei! O livro é esplêndido; em forma de poema e texto, Nietzsche consegue superar os limites da escrita filosófica, transmitindo mensagens mirabolantes! Recomendo a todos!

site: http://conhecimentocompactado.blogspot.com.br/2013/09/assim-falou-zaratustra-frederich.html

Marcelo 13/01/2014

Viver o eterno presente?
Por que o "homem deve ser superado"? Talvez, porque seus órgãos estejam atrofiados, o pensamento transformado um vaso, inundado por flores artificiais. Haverá ainda um novo cais? oceanos? concertos para o piano da existência? Que é preferível: jogar-se ao léu com fundamentações científicas, místicas, utilitaristas? ou simplesmente amar o destino, assim como uma criança ama o seu presente de natal, desejando que o presente retorne eternamente?

aleshinohara 09/08/2010

Celebração da vida
É um dos livros mais belos que já li. Nada descreve a vida e seus fatos de forma tão incisiva e afirmativa. Uma celebração insuperável.

Fabio Vergara 06/02/2014

Dica de leitura: Assim Falou Zaratustra (Also Sprach Zarathustra. Alemanha. 1883)
Sinopse: Após 10 anos em retiro, Zaratustra decide voltar à civilização para compartilhar seus ideais.

Nota (0-10): 8.

Pensa num... messias! Agora, pensa exatamente tudo ao contrário!! Este é Zaratustra! Em que outra obra você veria um sábio dizendo que a maior virtude é ser egoísta e desprezível? Parece loucura, mas tais ensinamentos são a busca pelo “super-homem”. Não, não está nas bancas de revista! No caso, seria a “superação do homem”. Para Nietzsche, o homem é uma mera ponte entre animais e o super-homem. Na verdade, ele dá a sensação de que o homem é ainda menor que os animais. Isso porque ele está “contaminado” por regras morais que valorizam ser menor. E aqui reside o verdadeiro intento de AFZ: a crítica ao Cristianismo! Várias passagens são paródias de ritos cristãos, como o cap. “O Despertar”, em que seus discípulos louvam um jumento! ASZ não é “redondo”, muitas passagens me pareceram dúbias. Mesmo assim, vale a leitura, vai pelo menos explodir sua cabeça! Assim resenhou Fabio Ross.

Nandearah 07/08/2014

Quem nunca ouviu falar do livro Assim Falou Zaratustra? Quem nunca ouviu falar de Nietzsche? Acho que se você já tem um pouco de convívio com livros - ou um bom professor de filosofia - e uma lista de futuras obras a serem lidas, de certo sabe do que estou falando. Comecei a ler esse livro por obrigação (faculdade, seminário, escolher um filósofo e uma obra, essas coisas todas que vocês acham que terminam no Ensino Médio) e nunca um livro me tirou tanto da zona de conforto quanto esse. Então, antes que prossiga, deixe-me alertá-lo sobre uma coisa: Nietzsche é extremamente contra o cristianismo - apesar de ter sido criado em uma família de protestantes - e não acredita em Deus (não só não acredita como condena quem o faz, o que torna a obra muito agressiva). Sobre a história? Vem comigo.

O livro é dividido em quatro partes: Preâmbulo de Zaratustra e Discursos de Zaratustra (que competem a primeira parte); Segunda Parte; Terceira Parte e Quarta Parte. Apesar de não haver tanta diferença na escrita de uma parte para outra, Nietzsche não as escreveu seguidamente (parte Você Sabia? do post): há intervalo de um seis meses entre a primeira parte e a segunda e de um ano entre a terceira e a quarta parte. E não só isso: a primeira e a segunda parte, por exemplo, foram escritas em apenas dez dias. Tipo... Haja criatividade!

A história começa narrando a ida de Zaratustra para a montanha com o intuito de aproveitar o seu espírito e a sua solidão. E assim o fez durante dez anos. Decorrido esse tempo, porém, o protagonista crê que tem muita sabedoria e que precisa compartilhá-lha com os homens. Para tal, decide voltar à cidade e dividir com os outros tudo o que aprendeu durante os anos em que ficara isolado. Enquanto descia das montanhas, deparou-se com um velho que o interrogou a cerca dos motivos que o levariam a voltar para a cidade. Zaratustra respondeu com uma frase simples: "amo os homens". O sábio diz que ele também amava os homens e que por isso teve de recolher-se em sua solidão; e disse, ainda, que agora amava somente a Deus. Ou seja, o sábio tenta convencê-lo de que ir aos homens levar a tal sabedoria não era o melhor caminho, que ali - na montanhas - ele teria um maior contato com Deus, que os homens pouco valorizavam o que sábios como eles tinham a oferecer. Zaratustra concordou, riu com o velho sábio e seguiu o seu caminho. Quando viu-se sozinho, porém, indagou-se: "Será possível que este santo ancião ainda não tenha ouvido no seu bosque que Deus já morreu?"

Houve sempre uma rixa entre cristãos e o
Nietzsche. [ironia] Algo pouco notável e
sem motivo, não é mesmo? [/ironia]
Essa foi a primeira frase que realmente me chocou. Que Nietzsche não era cristão? Ok, já sabia. Que não acreditava em Deus? Ok, me contaram. Que seria tão direto assim? Ainda no século XIX, período no qual a obra foi escrita e publicada? Pessoas, isso foi um verdadeiro choque pra mim. Mas não parou por aí - ainda bem, porque adoro ser surpreendida. Ao chegar na cidade, Zaratustra vai à praça pública e diz ao povo: "Eu vos anuncio o Super-homem". Explicar o que é Super-homem, juro, não é spoiler: ele é a superação do homem pelo próprio homem, não a superação do homem através de uma criação do homem (aqui, o lindo do Nietzsche se refere a Deus). Agora, sim, o resto é não só difícil de explicar como extremamente desconexo de se falar sem que eu solte um spoiler (e pouco provável que eu vá conseguir falar algo ao ponto de você entender sem ler... Deixemos isso pra lá, né?)

A linguagem de Nietzsche é difícil, sim, mas isso não torna a obra a coisa mais impossível de ser lida de toda a face da Terra. O livro vai dar um nó no seu cérebro e você provavelmente ficará puto da vida - ainda mais se abrir o livro com a mente fechada e deixar que dogmas religiosos interfiram no seu ver sobre a obra -, mas, ao fim da leitura, você verá várias pequenas coisas de formas distintas e quem sabe abraçará ainda mais a sua crença (ou deixará de crer nela, vai saber). O livro traz uma bomba de informações sobre coisas que você provavelmente parou pra analisar, mas não muito: pessoas que desprezam o corpo, castidade e amor ao próximo são exemplos disso. É um livro perfeito pra quem está com vontade de ler algo totalmente novo.

site: ternatormenta.blogspot.com

Alexandre 14/08/2014

O Deus morto
Livro difícil de ler, e algumas coisas passaram batido mesmo.

Basicamente o livro fala de uma maneira revoltada e com muitas parábolas da relação do homem com Deus e a busca pelo "homem superior" que seria o próprio homem que encara suas virtudes e fraquezas para vencer e si próprio.

Consegue de forma incrível desmistificar falsas virtudes do homem e da sociedade.

Condena desde o começo os homens que rejeitam a terra como hipócritas, pois tudo que se vive é da terra e nada mais, ficam esperando uma utopia de um paraíso eterno, de felicidade eterna e infinita.

Mostra a vida como uma ponte, um meio, e que o fim é o fim nada alem, que o homem superior pode ser eterno através de suas virtudes e criações.

Acho que é isso, é bom ótimo livro, e que certamente terei que ler de novo.

Shirlei.Stachin 24/09/2014

Assim Falou Zaratustra
Zaratustra fica isolado em sua montanha por muito tempo, quando volta quer compartilhar com as pessoas suas verdades mais profundas: "Deus está morto" e "o homem deve ser superado".

Antonio 26/11/2014

Vivo como Deus nunca esteve
Nietzsche, o injusto culpado pelo assassinato de Deus. Não é em Assim Falou Zaratustra que ele disserta sobre este fato, mas cita-o incansavelmente como referência.
O livro inicia quando o profeta Zaratustra desce da montanha onde estava retirado para falar ao povo que estava no mercado. O povo não quer ouvi-lo, e Zaratustra segue na busca por si mesmo e pelo super-homem.

Alessandra 12/03/2011

Inesgotável
Lido, relido sempre e redescoberto a cada leitura.

"Deus está morto" e "o homem deve ser superado", por exemplo, nos levam a refletir e avocar a responsabilidade pelas próprias escolhas e ações.

O livro é adoravelmente incômodo, poético e complexo. Mexe com sentimentos profundos, crenças, ideologias, dogmas...

A edição que tenho conta com dois apêndices escritos pela irmã do autor, Elisabeth Föster Nietzsche, e ajudam a compreender os motivos e o contexto em que a obra foi escrita.

Um dos meus livros preferidos.

NelM4n 17/06/2015

Sempre tente superar a si e aos seus antepassados.
Um dos livros de Nietzsche que mais gostei de ler. Apesar da leitura um pouco difícil e de bastante abstração é bem divertida. Muitos pensam que pela história de vida do autor e de seu ateísmo seus livros são preenchidos por depressão e discursos antireligiosos. Recomendo fortemente este livro para os que pensam assim. A ideia principal trata sobre como não podemos nos contentar com continurar a ser do jeito que somos para todo o sempre e vai fazendo críticas ao modo como os humanos construíram sua sociedade de uma maneira que dificulta sua própria evolução. Claro que o livro em muitas partes fala da religiosidade e tem uma pegada um tanto mística, mas simplesmente mostra como a religiosidade é desnecessária na vida dos homens. O ser humano deve ser o centro de tudo em uma constante mudança para o melhor, se desligando das cosias fúteis e focando no que realmente importa, a vida enquanto existente.

Sanoli 17/10/2015

Em uma frase...
Deus está morto visualmente!
Visite nosso blog para ler a resenha :)
Assim Falou Zaratustra - F. Nietzsche

site: http://surteipostei.blogspot.com/2015/10/assim-falou-zaratustra-f-nietzsche.html

Pzambe 26/01/2011

Zaratustra
Resumidamente é a história de um filósofo persa que sai de sua caverna (Nietzsche aí faz uma crítica a platão)para desvendar diversas questões da vida ( política, religião, sociedade). Ao meu ver Zaratustra prega suas idéias como fez jesus quando veio a terra!vale a pena ler o melhor livro do autor para mim

joedson 15/12/2010

ASSIM FALAVA ZARATUSTRA
da mente desceu seu monte
do último pro super
sobre o abismo a ponte