Assim Falou Zaratustra

Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Gley 30/11/2009

Filosofia no sentido mais estrito da palavra
Já li várias vezes, em diversas idades, e cada oportunidade me levou a reflexões completamente diferentes, principalmente sobre a vida em comunidade, o progresso humano e a tentativa eterna de sobrepujar o antecessor e avançar um passo na evolução.

O personagem título representa um tipo de ser humano pouco comum, aquele que está a uma etapa do Übermensch (ou sobre-homem), que acaba de retornar de um período de auto-exílio e planeja transmitir à sociedade da época os seus ensinamentos.

Uma das coisas mais importantes que aprendi, e transponho para toda minha experiência de vida, é a constante necessidade de raciocinar sobre tudo, não deixando o cérebro se acomodar em idéias pré-concebidas; tentar sempre se reinventar e rever os supostos erros do passado.
Diego 08/06/2021minha estante
Concordo com o último parágrafo de sua Bela resenha. Ótima colocação !!!!

Rossanna.Poltronie 04/04/2022minha estante
Zaratustra é personagem? Creio que não... É bom verificar.

Ariane 26/07/2022minha estante
Tentei ler algumas vezes e sempre desisiti, desta vez vou insistir para terminar, mas as vezes me perco no texto,

Isis 26/02/2023minha estante
brabo demais

Ariane 27/02/2023minha estante
Gley Adorei sua resenha, confesso que tentei ler 2 vezes e ainda não consegui terminar, acho que ainda não estou no momento certo. Mas desejo muito compreender melhor para poder aproveitar a leitura.

Rossanna.Poltronie 09/03/2023minha estante
Gley Zaratustra não é personagem, ele existiu.

Rossanna.Poltronie 09/03/2023minha estante
Alguém está me "ouvindo"? Estou cansada de falar sozinha aqui.

Rossanna.Poltronie 09/03/2023minha estante
Alguém está me "ouvindo"? Estou cansada de falar sozinha aqui.

TheBoy 05/10/2020

Essencial para qualquer estudante de filosofia. Palavras provocadoras e trazem reflexão! A moral debatida por Nietzsche é especial, pois é essencialmente corajosa, desafia as hipocrisias da sociedade da época. No inicio a leitura pode ser dificil pra quem n conhece esse autor ou outros do gênero. Vale lembrar que muita coisa aí é metafórica.

Matheus 06/03/2021

A lei do Eterno Retorno
A coleção de mangás da L&pm é sem dúvida uma coleção de títulos que valem a pena de se ler e deleitar, Assim falou Zaratustra (original) é um livro para todos e ao mesmo tempo pra ninguém.
O que mais surpreende nesse título é a proposta de se fazer uma introdução ao livro e explicar como e porque Zaratustra inicia sua narrativa na caverna, a lei do Eterno Retorno, o porquê de Deus está morto e a superação de si como busca do super homem. Traços de desenho muito bonitos numa pegada gótica e meio laranja mecânica (kkkkk) vale a pena.

JH 09/05/2012

Quando tomei pela primeira vez um exemplar de Nietzsche para ler, acreditava estar embarcando num mundo de profunda depressão, considerando a história do filósofo e também o tema ateísta, que me aspirava à solidão humana. Me surpreendi, contudo, já nas primeiras páginas de Assim Falava Zaratustra (primeiro livro, do autor, que cheguei a concluir), com o otimismo e a positividade de suas palavras.

Não se tratava de um compêndio sombrio de idéias sobre como a vida é, em sua essência, vazia, e que desfiava provas e fatos contra a existência de Deus e do mundo espiritual.
Não.
Assim Falava Zaratustra busca, sim, quicar a espiritualidade e as crenças no além para a parte mais recôndita em que algo que não existe pode ir parar. Mas, ao invés de deixar um buraco de bicho-de-pé no lugar, preenche a falta de Deus não com abandono, mas com a mensagem tão positiva de que o homem está no centro de suas capacidades - e de suas possibilidades.
Vale lembrar ainda, que Deus não está no centro daquilo contra o que Zaratustra/Nietzsche lutava. Seu ranger de dentes é mais vasto que isso: a ideia de Deus apenas faz parte de um jogo moral traçado, através dos tempos, pela própria humanidade, para construir uma imagem de homem a ser seguida que, de tão desconexa de sua natureza, as pessoas nunca podem alcançar, restando-lhes lançar-se em culpas e frustrações.

Zaratustra/Nietzsche vem lançar uma pedra neste espelho retorcido, para estilhaçar todos os preconceitos, falácias e auto-comiserações que impedem a plenitude do animal humano. Inicia por contrastar o servilismo e obediência do camelo (que representa a situação de cada pessoa nascida em uma comunidade pronta e condicionada às regras de convívio e tradição) com a força do leão, retaliador de velhas ideias, afrontador dos ditadores, gerador do pensamento vivo.

E é este apelo à animalidade, ou melhor, à naturalidade do pensamento humano, que torna Assim Falava Zaratustra um livro tão especial para mim.
Pois Nietzsche era um filósofo poeta. Suas obras não são teses científicas, cheias de dados e silogismos. Seus textos são repletos de metáforas e de um ritmo poético, às vezes até satírico. No cerne desta escrita, reside aquele apelo à vida silvestre; a alegoria da montanha nevada, da águia, do leão, da serpente, da caminhada... Daquilo que contrasta com os antros fechados, abafados e escuros que são as casas de oração, os salões dos eruditos, as tumbas dos mortos.

Enfim, através de suas metáforas, é possível aludir os argumentos e críticas racionais ao quadro formado pelas nossas sensações em relação ao mundo que nos cerca.

Pessoalmente, posso afirmar que o livro me foi um preenchedor de conceitos. Durante a leitura (dificultosa, devo confessar), parecia-me libertar aquelas quimeras que se esperneavam em meu interior, aquelas sensações mal articuladas, que então encontravam eco e forma nas palavras do autor. E nada melhor para dominar as feras do que desacorrentá-las primeiro.

Mas Assim Falava Zaratustra é uma obra complexa, alvo de atenção de diversos estudiosos durante todos esses anos. Contém algo que eu não poderia captar com minha primeira impressão. Faltou-me, por exemplo, quase que completamente qualquer entendimento sobre a ideia do Eterno Retorno das coisas. Sendo um conceito cosmogônico, acredito ser esta a parte mais complexa da obra nietzscheana.

Sandra.Pogalski 30/07/2021

Livro denso, difícil, mas com inúmeras reflexões para se avaliar. O livro lembra as passagens do Evangelho, já é a segunda vez que leio esse livro e ainda sinto que vou precisar ler outra vez.

Vini 18/11/2020

Demorei mais de 2 meses para ler. Nunca fiquei tanto tempo com um livro. Extremamente difícil. Algumas coisas eu consegui absorver, outras não. Vale a pena a leitura pelo conhecimento. Quero voltar a ler futuramente quando estiver com a leitura mais madura.
MoreiraBerto 18/11/2020minha estante
N sei se vc leu, mas o recomendado pra quem tá começando nietzsche é ler primeiro o Crepúsculo dos Ídolos, pq é mais tranquilo e é mais fácil de entender o pensamento do autor. O próprio nietzsche descreveu assim. Da uma chance dps, vale a pena!

Diego Piu 02/11/2022

Apesar de conhecer o título, nunca li uma sinopse sequer de Assim Falou Zaratustra! Mas ouvia relatos de quem amou ou odiou sem justificar, apenas com esse veredito! Quando vi essa versão em magá numa promoção, pensei: bora lá verificar se eu vou amar ou odiar...

Resultado: preciso da versão cursiva pra ontem! Quero conferir palavra por palavra!

Viviane 26/09/2022

...
O livro tem várias falas que nos fazem refletir muito e muda o seu pensamento , mas a linguagem é tão difícil que eu mal consigo compreender 1/3 do que eu li. Esse aqui é pra leitores de elite
Naiara 26/09/2022minha estante
tem ele em pdf? rs

Max 26/09/2022minha estante
Nietzsche não é para iniciantes... rsrs. Com um pouco de ajuda se descobre o quão grande ele é. Um dos meus favoritos! Uma dica: o livro "Quando Nietzsche chorou", uma ficção a respeito dele é um livro bem legal!

Viviane 16/11/2022minha estante
eu não sei, mas creio que sim

Khatatau 02/02/2023minha estante
Por isso q muitos dizem que antes de ler Nietzsche se deve ter uma base de conhecimento filosófico e se adapatar a essa liguagem kkkk

Max 02/02/2023minha estante
Verdade, Khatatau! Prá se chegar em algum lugar, dá-se um passo por vez...?

Francisco240 25/05/2022

Muito boa filosofia
Um livro repleto de reflexões e posições filosóficas.
Nietzsche vem nessa obra explanar sobre sua filosofia e se explica de quê forma o homem assassinou friamente Deus.
O livro é repleto de reflexões a cada parágrafo muito bem escrito, porém ele e um pouco prolixo em suas paródias.

João Paulo 19/02/2020

Dante Alighieri deve ter se orgulhado
Antes de começar a leitura, li algumas resenhas. Resultado: li com medo, mas um medo que se confirmou. O texto está longe de ser fácil, mas quando as coisas se encaixam há, acreditem, uma explosão no cérebro. É fantástico.

Houve trechos em que me senti intelectualmente diminuído porque nada fazia sentido, mas noutros trechos aquilo que parecia tão difícil fez algum sentido. A conclusão é que cada um traz para si aquilo com que se identifica, sobretudo numa obra filosófica.

De muito longe ?A Divina Comédia? é a obra mais indigesta que já li, apesar do brilhantismo que deixa aquela sensação de continuar vivenciando a obra, mesmo depois de terminar a leitura. E digo, sem medo de errar, que ?Assim Falava Zaratustra? não fica muito atrás em vários trechos.

Como desafio, vale muito a leitura. É um aprendizado.

Marina 15/01/2021

Antes de tudo, uma apologia à vida
Peguei esse livro pra ler pela primeira vez há 5 anos, mas foi agora que consegui ler tudo. A linguagem é difícil e é preciso manter o foco pra não se perder nas inúmeras narrativas dentro da história principal. O conteúdo é muito denso, além de ser cheio de metáforas e alegorias.

Zaratustra, o personagem principal, é um homem solitário, que tem poucos amigos e seguidores a quem busca orientar com suas doutrinas. Seus ensinamentos se dividem em 4 eixos:

(1) A crítica à moralidade cristã, considerada repressora e hipócrita. Aqui ele comenta como os homens defendem uma moral que não praticam, e se tornam piores ao tentar fingir ser algo que não são.

(2) O ?espírito senhoril?, com o elogio à virilidade e a coragem do homem que quer ser senhor, mandar, dominar, submeter e criar.

(3) O anuncio do ?Super Homem?, como aquele que vai superar o homem como o homem teria superado o macaco. O Super Homem seria esse homem que viveria livre da moralidade do ?rebanho? e faria sua própria felicidade.

(4) A ideia do eterno retorno, ou o tempo circular em que tudo se repete: ?porque toda a alegria quer eternidade?. O sentido da vida tem que ser criado na própria vida, e pra quem ama a vida o eterno retorno seria uma dádiva, não um fardo.

Ao contrário do que se diz sobre Nietzsche, em assim falava Zaratustra ele se mostra tudo menos pessimista. Seu amor pela vida é absoluto, ainda que muitas vezes peque por romantizar excessivamente as ideias de virilidade, masculinidade, nobreza, guerras e poder.

Ele se mostra tão apaixonado por esses ideais masculinos que volta e meia precisamos nos lembrar durante a leitura de que ele, muitas vezes, está errado. E tudo bem, porque ele não se pretende certo o tempo todo.

Se por um lado ele trata de forma agressiva e problemática todos os que fogem desses ideais de virilidade, como as mulheres, os deficientes, os velhos, os feios, por outro lado, quando Zaratustra de fato se encontra com esses suas ações são majoritariamente respeitosas e amigáveis.

Ainda que eu discorde em grande parte dos caminhos apresentados por Zaratustra, ele mesmo afirma que seu objetivo não é apresentar um manual com a forma certa de viver, mas ensinar que se ?quebrem as tábuas? de moralidade e se crie o próprio caminho. É contagiante o amor completo à vida que sentimos em Zaratustra.
Diego 02/05/2021minha estante
ótima resenha !!!

Jothamon 12/02/2023

O que é a vida
Uma leitura difícil na qual Zaratustra adquire o conhecimento, aos poucos, sobre a natureza humana bem como tudo a que prende.
O texto possui uma linguagem extremamente formal, tornando o andamento um pouco lento, mas isso não diminui o teor do livro.
Durante sua vida, o personagem passa por várias provações, nas quais aprende mais e procura passar seu conhecimento adiante.
Além disso, sempre tenta mostrar o que nos torna grandes ou pequenos, mas a natureza humana não é simples.
Uma leitura sobre a mente humana e sobre os desejos de cada um.
Eremita. Memória. Tempo. Verdade. Mentira.

Lucas 11/04/2022

Um livro muito bom e complexo ao mesmo tempo. Representa diversos valores que podem ser adaptados pros tempos modernos. Com certeza lerei de novo no futuro para ter novas interpretações sobre a obra.

Lucas Lobo 19/03/2023

Sou analfabeto
Me senti um analfabeto lendo Nietzsche, porém consegui compreender algumas coisas. Será necessário uma nova leitura e assistir conteúdos sobre essa obra para que eu venha a compreender tudo.

Jéssi Lima 29/09/2021

Espetacular
Eu conseguiiiiiiiii, uhuuuu.
Gente, ler este livro para mim era uma meta de vidaaaa, e eu só iria sossegar enquanto eu terminasse, foi um presente de um amigo distante, e me lembro muito bem quando ele me presenteou eu disse que só iria ler quando eu estivesse preparada, e enfim a hora chegou, me senti preparada para absorver e disposta para assim fazer jus a essa leitura. Confesso que me deparei com muitas situações na qual eu não estava conseguindo identificar onde a leitura queria me levar, mas é questão de costume e adaptação também, me senti submersa em um universo novo para mim, fiquei feliz por ter finalizado, sensação de dever cumprido! ??