Assim Falou Zaratustra

Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Zuarete 30/10/2022

Mudou minha vida
Não vou escrever sobre o conteúdo do livro, mas como ele mudou minha visão de mundo em um momento tão critico da minha vida:

Sim os pensamentos de Zaratustra me ajudaram a assumir os meus gostos, e a colocar a minha felicidade acima do pensamento ou critica dos outros, sei que para muitos isso pode ser banal, porém isso é muito importante para mim.

Peter.Molina 06/02/2023

O livro do famoso Deus está morto
Esse foi a primeiro livro que li de Nietzsche. Foi uma experiência difícil mas compensadora. O enredo conhecido é a respeito das andanças de Zaratustra, que viva em uma caverna, e agora vai ao encontro dos homens para dividir sua sabedoria e encontrar o Super Homem. Nessa jornada encontra vários personagens, que são tantos símbolos quanto alguém possa imaginar. O livro é escrito de forma a lembrar alguém dando ensinamentos, tem muita poesia e lirismo, além de questionar muitos dos valores conhecidos. Quem é cristão talvez possa se chocar um pouco com as falas de Zaratustra, que vão de encontro às ideias bíblicas. Mas no todo é um livro profundo, brilhante e cheio de ideias e reflexões, que podemos até discordar de algumas delas, mas são totalmente válidas. Eu li de cabo a rabo mas recomendo que se leia com calma,e que uma releitura seja quase obrigatória.

Maíra Marques | @literamai 17/03/2024

? UMA ADAPTAÇÃO EM QUADRINHOS QUE TRAZ COMPREENSÃO AO TEXTO ORIGINAL!
? Sim, fui uma das vítimas de Nietzsche! Me atrevi a ler "Assim Falou Zaratustra" e- assim como a maior parte dos leitores que conheço- senti dificuldade em compreender e absorver grande parte do que o autor quis transmitir em seu texto, recorrendo a vídeos de outras pessoas que leram para sanar as diversas dúvidas.
Foi então que me deparei com a versão deste clássico em mangá e pensei: "Por que não?". Afinal, muitos quadrinistas e mangakás vêm realizando um trabalho incrível com adaptações literárias para atrair um público mais jovem ou que ainda não sejam leitores para esse universo. E que trabalho impecável!
Não me atraverei a tentar explicar a história original, já que para isso temos tantos textos e resenhas já escritos, a grande questão aqui é a edição em mangá: Muito bem desenvolvida e apesar dos traços em estilo mangá, a leitura segue no modo ocidental. Uma adaptação bem pensada, que consegue manter o leitor interessado.
No caso do quadrinho, Zaratustra é um bebê encontrado numa noite fria em uma cesta num beco por um Pastor e sua esposa. Eles decidem adotar a criança e cuidar como se fosse deles, no entanto, não imaginavam quantos problemas encarariam com essa iniciativa. A história começa a retratar os ciclos do homem, a fixação pela religião para "ser uma pessoa de bem" e sua hipocrisia ao terem ações tão distante às pregadas em sua fé.
O homem tem a necessidade de se agarrar a algo para TENTAR ser bom, já que sua essência é claramente egoísta. Ao contrário da obra original que Zaratustra declara seus pensamentos após 10 anos isolado numa caverna, na adaptação, a protagonista se isola após as declarações que faz e descobertas sobre sua família adotiva.
Talvez os que já apreciam a obra original acabem não contemplando tanto esse trabalho, no entanto, os curiosos irão! A edição em mangá traz a essência de Nietzsche, com liberdade para explorar o potencial da obra ao máximo! Já conheciam as edições em mangá da L&PM?

Emanuel231 30/01/2024

Ótimo, porém desconfortável e difícil
Foi minha primeira experiência lendo um livro do Nietzsche que não é um resumo das filosofias dele, já conhecia muito do mesmo e das obras dele, mas admito que talvez tenha sido um erro começar por Zaratustra, é um livro incrível, mas de uma escrita extremamente difícil em que mesmo gostando você vai sofrer lendo, por ser extremamente lenta, prolixa e enigmática demais no que quer dizer, pois 90% do livro é totalmente interpretativo, entender tudo presente aqui beira o impossível, o que torna a leitura mais difícil ainda, por gerar o sentimento de estar falhando na leitura. Ademais, acredito que no final a grande maioria terá entendido o livro e sua proposta, aqui Nietzsche é extremamente preciso, com diversas falas que acredito que vão estar marcadas na nossa história para sempre, como a tão famosa frase "Deus está morto", que nada mais é do que o objetivo do escritor filósofo de declarar que nossa atual sociedade deve estabelecer seus próprios valores morais e éticos, que o homem não mais precisa de depender de Deus para que tenha seus próprios valores, tornando assim o "Super homem" de Nietzsche, aquele que busca evoluir como ser, através da busca de autoconhecimento e de seus proprios valores. Eu poderia discorrer bastante sobre, mas acredito que é válido que quem tenha o interesse no livro tire suas próprias conclusões sobre sem a interferência das minhas opiniões aqui, mas recomendo fortemente que não comecem a ler por Zaratustra e iniciem com livros mais curtos e fáceis de Nietzsche, como "Além do bem e do mal", para já ter um entendimento sobre e saber se gostou mesmo ou não.
luboni__ 30/01/2024minha estante
Mds meu primeiro livro escrito por ele ia ser esse tb, agora tô até apreensiva kkkkkkkkkkk

Renata Martins 02/02/2024minha estante
Terminei hj. E foi meu primeiro livro lido dele. Realmente, não foi nada fácil. E vc descreveu muito bem como eu me senti lendo: fracassando... lendo palavras soltas sem entender quase nada do que ele escreve. A parte menos difícil de entender é realmente a última.

Rodrigo.Alves 20/11/2021

Elefante Colorido
Depois de muito esforço consegui terminar o livro que estava desgraçando a minha cabeça. Não sei nem se posso ser pretensioso a ponto de dar uma nota. Apenas para acompanhar o livro tive que recorrer a muita leitura adicional e frequente releitura. A visão dionistica que Nietzsche (aprendi a escrever sem precisar colar) das trivialidades humana e o constante ataque a valores cristãos e ocidentais de forma bem perniciosa e provocativa em busca do "superhomem" ou além-homem nos obriga a repensar falsa humildade ou pseudo bondades humanas como muleta ao próprio ego.
Rossanna.Poltronie 16/01/2022minha estante
Entendo que a leitura é muito mais difícil para quem segue alguma religião e já tem pensamentos muito enraizados, no caso, falo de cristianismo. Mas será que este Cristo que o poder Romano se apropriou e moldou é o verdadeiro Cristo, quero dizer, Jesus não deixou nada escrito de próprio punho. E depois da apropriação do poder Romano houve muita perseguição e destruição de escritos contrários a igreja Romana. Então vejo em Zaratustra um "sábio" sarcástico. Mas necessário.

Rossanna.Poltronie 04/04/2022minha estante
Sarcástico na percepção do autor

Rodrigo.Alves 04/04/2022minha estante
Realmente a obra de Nietzsche não serve para ninguém preso por nenhum dogma ( um dos passos para se alcançar o superhomem aliás). No entanto, se tiver a oportunidade de ler Ecce Homo, ele deixa explícito que a sua ojeriza é institucional e contra o fundamentalismo.

Joyce 19/05/2020

ler Nietzsche é necessário pra vida!!
Que experiência prazerosa e complexa que foi essa leitura, quando eu pensava que estava começando a entender Zaratustra, percebia que não tinha entendido nada... Zaratustra é uma das pessoas que com certeza eu gostaria de bater um papo hahah.
Nietzsche é magnífico, a cada página sentia que meu cérebro ia explodir, sem palavras.

Levileu 14/01/2022

O livro e a bíblia
Em "assim falou Zaratustra" somos apresentado a Zaratustra, ou Zoroastro. Esse alter ego de Nietzsche isola-se do mundo e passa por um processo de autoconhecimento. Anos depois, por necessidade inexorável de anunciar o que pensara nos dias de seu "refúgio", o personagem decide descer de sua caverna na montanha para dirigir palavras aos moradores do lugar. Afirma em praça pública (percebi uma referência a Sócrates ) que o homem é algo que deve ser superado.

"O super-homem é o sentido da terra" Zaratustra promete, então, ensinar a doutrina do super-homem. Pede-lhes também, que permaneçam fiéis a terra, não acreditando em nada exterior a ela.

Percebo nas falas do personagem grande crítica ao cristianismo, pois tais prometem ganhos para além da terra. Chama esses de desprezadores da vida, pois se adoecem para corresponder aos padrões dominadores que têm no consumo um fim em si mesmo. "Atribui mais valor às entranhas do imprescrutavel doq ao sentido da terra".

Niet mostra que a forma que o cristianismo trata o conceito "Deus" faz com que a vida se torne vazia. O super-homem cria, então, seus próprios valores, não se adequando aos valores impostos pela sociedade. O livro atribui a essência da vida ao palpável, ao real, ao terreno.

O interessante é que Salomão também se encontrou nesse estado. Vemos isso em (Eclesiastes 3:19) "O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido!"; "Por isso considerei os mortos, mais felizes do que os vivos, pois estes ainda têm que viver!" (Eclesiastes 4:2) Portando, Salomão encontra essa esperança, cuja Nietzsche nega totalmente.

Mesmo não concordando com Nietzsche, nesse começo de livro ele passa uma pegada totalmente coerente. Enfim.. Essa foi minha resenha, obrigado quem leu até aqui heart
Levileu 07/04/2022minha estante
sim, o nome Zaratustra faz referência ao profesta Zoroastro, uma das religiões mais antigas da sociedade. Porém, no contexto do livro ele é o alter-ego do Nietzche; não falo isso com base em uma pagina da wiki, que nem do livro é, mas me baseio em artigos científicos [https://periodicos.ufes.br/estudosnietzsche/article/view/21602].

Will 19/07/2021

"Vai para tua solidão com minhas lágrimas, meu irmão"
O melhor livro que já li. Simples assim. Certamente o que melhor me chacoalhou por dentro. Nem irei me demorar sobre o que se trata a história, pois nem sei se tenho essa capacidade, mas o que posso adiantar é que cada um que ler esse livro, será arrebatado de alguma maneira. Creio que seja muito difícil alguém passar incólume por essa leitura. Alcançaste a verdade cedo demais, sr. Nietzsche, e por isso parabenizo-o, agradeço e lamento.

Bruno 21/01/2013

"O homem deve ser superado"
Este livro mudou a minha vida.
Num mundo em que a compaixão é supervalorizada, o contentamento e a ignorância são os segredos da felicidade, "bem-aventurados" são "os que choram", os que esperam sentados a ajuda de deus ou do estado, convém ouvir algo diferente. Zaratustra, o ímpio, expõe a hipocrisia do sacerdote, dos falsos intelectuais sem se denominar a salvação desta condição pois não há caminhos fáceis para o super-homem, só com sofrimento e esforço o ser humano pode se superar. Escrito de maneira incrível, por isso espero ler este livro novamente em alemão.
Considero uma leitura obrigatória para todo aquele que não quer pertencer às massas engodadas pela religião e pela "sabedoria" popular considerada tão bonita em nossos dias, em detrimento da ciência e da racionalidade.

Alexandre 14/08/2014

O Deus morto
Livro difícil de ler, e algumas coisas passaram batido mesmo.

Basicamente o livro fala de uma maneira revoltada e com muitas parábolas da relação do homem com Deus e a busca pelo "homem superior" que seria o próprio homem que encara suas virtudes e fraquezas para vencer e si próprio.

Consegue de forma incrível desmistificar falsas virtudes do homem e da sociedade.

Condena desde o começo os homens que rejeitam a terra como hipócritas, pois tudo que se vive é da terra e nada mais, ficam esperando uma utopia de um paraíso eterno, de felicidade eterna e infinita.

Mostra a vida como uma ponte, um meio, e que o fim é o fim nada alem, que o homem superior pode ser eterno através de suas virtudes e criações.

Acho que é isso, é bom ótimo livro, e que certamente terei que ler de novo.

Gabriel Honorato 19/06/2022

Para começar
Se você pretende começar a ler livros de filosofia eu recomendo esse esse pra começar.
Ele não é cansativo como outros livros de filosofia, tem um toque de romance (um livro narrativo).
Ademais ele concentra toda a filosofia de Nietzsche de forma direta e resumida.
Nietzsche fez tudo quando escreveu Assim falou Zaratustra.

RobsonGrangeiro 28/06/2017

Recomendo ler novamente!
Se não leu, talvez seja o momento para se pensar se deve realmente lê-lo e se está no seu momento de ler este livro. Muitos o abandonam, talvez por ser o primeiro contato com o autor e Nietzsche não é tão fácil para a grande maioria. Talvez, seguir conhecendo a obra do autor em outras amostras seria o melhor caminho para decidir lê-lo no momento certo.
Se já leu, sabe que o que mencionei o ajudaria na primeira vez que decidiu ler este livro. Embora tenha lido, talvez possa dizer que o compreendeu? Se compreendeu, o fez totalmente? Ainda, seria está a intenção do autor? Incrível como a leitura deste livro nos faz pensar se realmente o lemos. Porque a sensação de ter deixado algo passar te acompanha desde o início até a última parte. Faz de você um visitante recorrente. Já que ler uma vez pode ou é difícil e ler apenas uma vez não é suficiente.
Em uma resenha espera-se a impressão que o leitor teve ao ler a obra. Mas, resenhar este aqui, (me perdoem os demais) seria um exercício de pedantismo. Não há o que dizer, embora você possa contar a pequena história das aventuras e desventuras de Zaratustra. E isso o autor o faz, melhor ou pior, quem sabe. Mas o livro não se trata disso. Trata de questões que apenas ao leitor é possível acompanhar, desde que muito atento. Questões tão particulares que te fazem pensar em que época foi escrito este livro. Resenhar algo que só é possível de se cumprir ao ler, pois o livro só existe se você o leu, é algo que foge as mãos mais hábeis.
Leia e veja o motivo de ter que reler e reler.

André 03/11/2020

Zaratustra
Uns dos livros mais importantes de Nietzsche. O livro de extrema dificuldade de compreensão, aconselho a leitura de outros livros do autor antes deste. Uma crítica aos valores ocidentais, o livro mostra uma recusa dos valores e ideais do homem moderno.