Assim Falou Zaratustra

Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Viviane Correa 23/01/2023

O mangá é a forma bem resumida do livro original e fica bem fácil de entender essa obra, que se torna um pouco difícil a compreensão. Zaratustra propõe que o homem encontre o seu lugar no planeta de forma harmoniosa, porém são livres para pecar ou para praticar boas ações. Contudo serão recompensados ou punidos na vida futura conforme a sua conduta. os mandamentos principais são dizer a verdade, cumprir as promessas e não contrair dívidas. Se há punição a pessoa vive a mesma vida em loop(infinita vezes), se é recompensada ela evolui, vive uma vida diferente pelo menos foi isso que entendi.

Chimango 06/07/2021

No título "O novo Ídolo", em "Assim falava Zaratustra", Nietzsche aborda o papel crítico do Estado, esse ente criado pelas organizações políticas ao longo do tempo e que representam um povo e uma soberania.

Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, se perdem a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se – “vida”!

Olhai esses supérfluos! Roubam para si as obras dos inventores e os tesouros dos sábios; “culturas” chamam a seus furtos – e tudo se torna, neles, em doença e adversidade!

Olhai esses supérfluos! Estão sempre enfermos, vomitam fel e lhe chamam “jornal”. Devoram-se uns aos outros e não podem, sequer digerir-se.

Olhai esses supérfluos! Adquirem riquezas e, com elas, tornam-se mais pobres. Querem o poder e, para começar, a alavanca do poder, muito dinheiro – esses indigentes!

Olhai como sobem trepando, esses ágeis macacos! Sobem trepando uns por cima dos outros e atirando-se mutuamente, assim no lodo e no abismo.

Ao trono, querem todos, subir: é essa a sua loucura. Como se no trono estivesse sentada a felicidade! Muitas vezes, é o lodo que está no trono e, muitas vezes, também o trono no lodo.

Dementes, são todos eles, para mim, e macacos sobre excitados. Mau cheiro exala o seu ídolo, o monstro frio; mau cheiro exalam todos eles, esses servidores de ídolos!

Porventura, meus irmãos, quereis sufocar nas exalações de seus focinhos e de suas cobiças? Quebrai, de preferência, os vidros das janelas e pulai para o ar livre!

Fugi do mau cheiro! Fugi da idolatria dos supérfluos!
Fugi do mau cheiro! Fugi da fumaça desses sacrifícios humanos!

Também agora, ainda a terra está livre para as grandes almas. Vazios estão ainda para a solidão a um ou a dois, muitos sítios, em torno dos quais bafeja o cheiro de mares calmos.

Ainda está livre, para as grandes almas, uma vida livre. Na verdade, quem pouco possui, tanto menos pode tornar-se possuído. Louvado seja a pequena pobreza!

Onde cessa o Estado, somente ali começa o homem que não é supérfluo – ali começa o canto do necessário, essa melodia única e insubstituível.

Onde o Estado cessa – olhai para ali, meus irmãos! Não vedes o arco-íris e as pontes do super-homem?

Andre 25/10/2012

Assim falou Zaratustra

Em meio a tantas leituras de Nietzsche feitas chego mais uma vez ao fim do seu famoso Zaratustra, desta vez o vejo com outros olhos e também tenho diversos novos entendimentos sobre o mesmo.
Este é um livro extremamente profundo e sem muitos detalhes de espaço e tempo, Nietzsche se preocupa mais com os discursos aforista de Zaratustra e às vezes se confunde com o mesmo devido o abuso das metáforas.
Outra característica marcante do é sua não linearidade isso faz com que cada capitulo seja um livro dentro do mesmo, por isso tamanha dificuldade em entendê-lo por isso precisei ler e reler alguns destes para poder compreender melhor algumas partes, entendo também o motivo, o filosofo alemão não pode publica-lo completo antes de sua morte já que se tratam de três escritos diferentes e assim foi melhor juntar todos para abordar esses temas e melhor organiza-los. Temas e questionamentos esses que são a sociedade, a cultura alemã, o mundo, o homem e sua relação degradante com a natureza, religião, a existência humana e o sentido dela.
Devo admitir que o livro possui uma linguagem difícil(por isso o dicionário tem que estar em mãos ao ler),mas o mais importante antes de ler e momentaneamente apagar as predefinições sobre Nietzsche pois o livro é impar.Não concordei com algumas coisas,imagino que esse era o intuito do autor,questionar e ser questionado,Zaratustra não faz questão em parecer simpático,tem ate um ar de soberba e arrogância mas sábio como nas historia instiga demasiadas reflexões.
Mais do que nunca percebi que Nietzsche era um ser especial, não só pelos seus escritos, mas pelo modo com o que fazia,estava onde deveria esta sim, apesar de ser esquecido por muitos e desdenhado por alguns, o cenário na Alemanha na época foi propicio para florescer sua revolta e com seus contemporâneo vivendo em um estado senil ele foi um homem que viveu seu tempo recluso, mas foi a frente dele e soube analisa-lo como poucos da época.Enfim Zaratustra é e sempre será uma leitura plausível e muito relevante devido o seu formato ele pode e deveria ser usado em todos os tipos de estudos humano para quem gosta de filosofia é um prato cheio pois como disse o próprio é seu ápice.

Preambulo de Zaratustra
Pag 30
“Amigo — respondeu Zaratustra — palavra de honra que tudo isso de que falas não existe, não há diabo nem inferno. A tua alma ainda há de morrer mais depressa do que o teu corpo; nada temas”.
O homem olhou receoso. “Se dizes a verdade — respondeu — nada perco ao perder a vida. Não passo de uma besta que foi ensinada a dançar a poder de pancadas e de fome”.
“Não — disse Zaratustra — fizeste do perigo o teu ofício, coisa que não é para desprezar.
Agora por causa do teu ofício sucumbes e atendendo a isso vou enterrar-te por minha própria mão”.
O moribundo já não respondeu, mas moveu a mão como se procurasse a de Zaratustra para lhe agradecer.

Tati 31/01/2013

À frente!
Já naquele tempo, Zaratustra estava à frente do seu século. Atualmente, ele continua...

Gabi 08/01/2023

O tradutor dessa edição, Paulo César de Souza explica a origem do personagem Zaratustra, segundo ele, o personagem se baseia numa personalidade histórica, da qual, porém, sabe-se muito pouco. Zaratustra ou Zoroastro ? seu nome grego ? viveu em algum momento entre os séculos XII e VI a.C., na Pérsia, atual Irã. A ele se atribui uma concepção do universo em que o mal ou a escuridão se acha em perene conflito com o bem ou a luz, doutrina que depois seria registrada no Zend-Avesta. Divido em quatro partes, eu iniciei o livro em um bom ritmo e estava gostando da narrativa, mas a partir da terceira parte a leitura acabou ficando cansativa para mim, por isso a nota.

Paulo Silas 05/02/2014

Nesta obra, escrita numa linguagem ao estilo bíblico, Nietzsche descreve a história e ensinamentos do lendário sábio Zaratustra, utilizando-se da narrativa para apresentar a sua filosofia.
Na medida em que Zaratustra segue o seu caminho de sabedoria, apresenta os seus ensinamentos aos que vem em seu encontro numa linguagem poética.

A filosofia do super-homem é esmiuçada nesta obra. Para Nietzsche, os valores e virtudes arraigados na sociedade necessitam ser transpassados, vez que se tratam de óbice para que o homem possa viver de maneira plena de fato. Assim, a moral cristã é atacada pelo autor, combatendo o que se entende por bem e mal (cuja definição é muito subjetiva, relativizando-se conforme o povo), virtude, moral e valores.
A questão do Eterno Retorno também é abordada na obra, quando o autor sustenta que tudo volta a si mesmo, a vida e o sofrimento são cíclicos, pois, se houvesse uma finalidade ou objetivo maior direcionando algo, tal fim já teria sido alcançado.
Enfim, é necessário que o homem supere a si mesmo (já que o homem seria mera ponte entre o animal e o super-homem), desprendendo-se dos valores arraigados em sua cultura, para que possa viver plenamente, quando, somente deste modo, poderá se tornar um super-homem.

Recomendo!

Fabio Vergara 06/02/2014

Dica de leitura: Assim Falou Zaratustra (Also Sprach Zarathustra. Alemanha. 1883)
Sinopse: Após 10 anos em retiro, Zaratustra decide voltar à civilização para compartilhar seus ideais.

Nota (0-10): 8.

Pensa num... messias! Agora, pensa exatamente tudo ao contrário!! Este é Zaratustra! Em que outra obra você veria um sábio dizendo que a maior virtude é ser egoísta e desprezível? Parece loucura, mas tais ensinamentos são a busca pelo “super-homem”. Não, não está nas bancas de revista! No caso, seria a “superação do homem”. Para Nietzsche, o homem é uma mera ponte entre animais e o super-homem. Na verdade, ele dá a sensação de que o homem é ainda menor que os animais. Isso porque ele está “contaminado” por regras morais que valorizam ser menor. E aqui reside o verdadeiro intento de AFZ: a crítica ao Cristianismo! Várias passagens são paródias de ritos cristãos, como o cap. “O Despertar”, em que seus discípulos louvam um jumento! ASZ não é “redondo”, muitas passagens me pareceram dúbias. Mesmo assim, vale a leitura, vai pelo menos explodir sua cabeça! Assim resenhou Fabio Ross.

Jussara 04/03/2023

Encontrando o seu lugar
Um livro que inspira transformações, propondo que o homem encontre o seu lugar no mundo, praticando boas ações, errando para acertar.
Falar a verdade sempre.

Capitu 10/03/2019

Clássicos são sempre difíceis, esse é meu primeiro de filosofia, entre metáforas e linguagens de difícil compreensão, o que chama atenção é a morte de deus, e a busca pelo super herói, enqnto Nietzsche fala pela boca de Zaratustra aos que encontra pela eterna jornada

Dan 06/05/2019

De aurora em aurora veio a mim uma nova verdade
Não há palavras pra descrever o alto grau de complexidade dessa obra e os desígnios do profeta persa sonhado por Nietzsche.

A obstinação de Zaratustra não é possível de conceber com os vossos sentidos porque toda sua pregação revolucionária e emancipadora excede nossa condição enquanto seres humanos, indíviduos e espécie.

Talvez o mais coerente de se afirmar - longe de qualquer presunção incutida em toda obra - seja mesmo o desafio que é, vencermos a nós mesmos e sermos senhores de nossas próprias escolhas. Não tenho dúvidas de que esse tratado pretende afastar muitos do rebanho e buscar elevação, mas, se por um momento de maior vontade e sacrifício entrarmos no experimento dos conceitos de zaratustra, não saberemos mais quem foi o homem, JÁ DEIXAMOS DE SE-LO.
Sheila Lima 04/08/2019minha estante
Procure na internet o Pdf do Seminário de Jung sobre Zarathustra.
No olhar brilhante e mente tão erudita de Jung, o brilho do Zara será profundamente mais intenso para você.

Dan 05/08/2019minha estante
zara não tem brilho, somente transgressão e pretensão kkkkkkkkk

Sheila Lima 05/08/2019minha estante
Melhor arquétipo da vida toda hahaha

Luciano Luíz 29/01/2020

Li há alguns anos e resolvi reler. Abaixo minha resenha antiga:

ASSIM FALAVA ZARATUSTRA, do maior filósofo de todos os tempos, NIETZSCHE.
O mais sábio homem que já andou entre nós.
A busca desenfreada pelo Super-Homem (ou se preferirem, Além do Homem. Uma tradução mais próxima), onde o ser humano encontraria tudo o que fosse necessário para a mudança completa.
O homem que pensa.
O homem que age.
Que renuncia à tolice.
Que usa do raciocínio para com o bem-estar de outros homens.
Fazer o bem acima de tudo.
Preparar-se para enfrentar o mal a todo e qualquer custo.
Afastar-se das crendices e estar além do que o ser humano é.
O alemão nos mostra de forma precisa, o que seria alguém que está no nível superior.
Que não se encontra na ignorância.
Ter a alma, o conhecimento, e a humanidade sempre à postos.
Isso é estar além.
O próprio NIETZSCHE era único.
E ainda hoje, raros são os homens que já conseguiram chegar onde ele explana neste livro fenomenal.
No início, é uma leitura fácil, mas depois, mostra-se altamente complexa, e por isso, requer muita atenção do leitor. Pois o pensar nesta obra é fundamental.

Nota: 10

Depois de reler consegui ir mais além no pensamento do autor e sua personagem. O Eterno Retorno é algo que está muito além do próprio ser humano do século 21. Nietzsche conseguia ver isso. Podia olhar lá de adiante e seguir de volta como se viajasse no tempo e espaço. Seu olhar era algo até mesmo físico. Talvez o Eterno Retorno não aconteça com o Super-Homem (ou Homem Superior, Ser Humano Superior), mas com pessoas relacionadas a poder compreender melhor o ser que habita esse canto da galáxia e assim venham de um amanhã distante para observar secretamente sua sombra que se perdeu ao longo da existência.
Zaratustra continua eterno.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Taina.Potiguara 31/03/2020

Prepare-se!
Mergulhar no mundo de Zaratustra é se despir de tudo que você acreditou saber ou entender - compreender também.
Respire fundo. Muito fundo!

Cleberson 21/12/2022

Para quem gosta de temas fortes
Por ser um livro antigo a sua escrita pode não atrair leitores mais joviais, mais pessoas que adoram filosofia iram adorar.
Não tem como não sentir realista as falas e os textos expressos, é tudo muito reflexivo e até certo ponto meio poético.

Chico 18/05/2020

Resenha:
Bom livro, faz questionar a humanidade enquanto sociedade e como ela se destrói.
Pelo meu ponto de vista, o livro aborda a libertação do personagem principal e a mudança de seus ideais em conjunto com o apodrecimento da sociedade.