O PORQUÊ DA VIDA

O PORQUÊ DA VIDA Léon Denis

Resenhas - O Porquê da Vida

Reginato 18/08/2023

O Porquê da Vida
O homem é ignorante dos seus destinos, semelhante ao viajante que percorre maquinalmente a sua rota, sem conhecer o ponto de partida nem o de chegada, além de não saber o motivo de sua jornada, resultando, sem dúvida, o esta sempre disposto a parar diante do menor obstáculo e a perder tempo sem cuidar do alvo que deve atingir.

Os que agem desta forma, em geral, são aqueles que acreditam que a vida se encerra no tumulo. Para estes não há diferença entre fazer o bem ou o mal. A crença no nada, ao mesmo tempo, em que arruína toda a sanção moral, deixa de resolver o problema da igualdade das existências na parte que toca à diversidade das faculdades, das aptidões, das situações, do mérito.

Este raciocínio nos direciona a buscar um maior esclarecimento com um maior rigor juntamente à luz da razão que é sem dúvida aquela que devemos usar como um farol a nos guiar pelas trevas da ignorância. Podemos dizer que na natureza não existe pergunta sem resposta assim como não existe efeito sem causa.

Essa obra é dividida em 03 partes:

Primeira há uma explicação de Leon Dénis acerca de temas caros ao Espiritismo, a exemplo da reencarnação, vidas sucessivas, etc.;

Segunda parte são cartas reais do século XIX anteriores a Codificação Espírita (1857) escritas por Laváter a uma monarca russa, missivas que já continham praticamente a essência do Espiritismo; por fim temos um conto com o tema espírita de funda acerca do amor entre duas almas na Itália. Recomendado principalmente para os espíritas
Ricardo GERSTNER 31/03/2024minha estante
Leon Denis nos trás muitas reflexões, a leitura é essencial, após discorrer os assuntos ao longo dos capítulo, compreendemos no fechamento da obra que por mais difícil que pareça, devemos agradecer tudo que nos sucede neste orbe.

Eiden 08/08/2022

Com cartas e histórias e muitas informações Léon nos traz páginas belíssimas de aprendizado e que com certeza nos tornam um pouquinho melhor após terminar o livro.

Dani 18/07/2022

?Que fizeste da vida? E ele responderá: Lutei, sofri, amei, ensinei o bem, a verdade, a justiça, dei a meus irmãos o exemplo da correção, da doçura; aliviei os que sofriam, consolei os que choravam. Contudo, que o Eterno me julgue, pois estou em suas mãos!??.p.39.

Essa foi a primeira obra que peguei do autor, e confesso me surpreendi.
Uma forma de nos questionarmos sobre religião, vida, morte e sobre o que estou fazendo da minha vida, o que estou transformando e quais pessoas busco influenciar.
Pôde-se ler como estudo ou apenas um capítulo para se trabalhar em si. Super indico.
Resenha no canal do Instagram @carmim.diálogos

eduanton 13/04/2022

Livro bom, faz um apanhado geral sobre o princípios espiritas. Esperava um livro mais filosófico, mas achei que foi mais científico. Não encontrei capítulo que discorriam mais profundamente sobre o sentido da vida, mas certamente vale a pena ler.

dia 10/04/2022

O porquê da vida
Uma obra rápida de ser lida, "O porquê da vida" nos traz reflexões sobre a vida, a morte e seus porquês, assim como as razões da existência humana.
Badbad 25/06/2022minha estante
Leon Denis um dos grandes vultos do Espiritismo,em mais uma obra fantástica..sendo o grande discípulo de kardec...

Julio.Jose 03/09/2021

03 obras em uma só - Filosofia Espírita
Primeira obra que leio desse filósofo do Espiritismo e com certeza buscarei outras.

Assim como Kardec, Dénis tem uma palavra extremamente clara, objetiva e fluida, em que pese a complexidade e abstração dos pensamentos acerca da Espiritualidade e Espiritismo.

Essa obra é dividida em 03 partes: na primeira há uma explicação de Leon Dénis acerca de temas caros ao Espiritimo a exemplo da reencarnação, vidas sucessivas etc; na segunda parte são cartas reais do século XIX anteriores a Codificação Espírita (1857) escritas por Laváter a uma monarca russa, missivas que já continham praticamente a essência do Espiritismo; por fim temos um conto com o tema espírita de funda acerca do amor entre duas almas na Itália. Recomendado principalmente para os espíritas.

Clarissa 29/08/2020

Hshdjfjkensnsnsnansbsbsbsnsndjdkgldkwjsndndjfkdkdkfmcmdmsksmdnd

Thayana.Fernandes 02/05/2020

Fala sobre a doutrina espírita
Leon Denis fez um resumo nesse livro sobre o que os espíritas acreditam, como sendo o mundo espiritual, e da importância de vivermos aqui e das nossas experiências.

Hester1 24/02/2019

livro de cabeceira, para ser relido inúmeras vezes.

Volnei 23/07/2017

O porquê da vida
Esta obra nos traz uma reflexão sobre os muitos porquês da vida e nos leva a algumas questões e ao mesmo tempo respostas para as mesma de uma forma lógica e racional . De acordo com o autor o homem é ignorante dos seus destinos, semelhante ao viajante que percorre maquinalmente a sua rota, sem conhecer o ponto de partida nem o de chegada, alem de não saber o motivo de sua jornada, o que resulta, sem duvida, o esta sempre disposto a parar diante do menor obstáculo e a perder tempo sem cuidar do alvo que deve atingir.Os que agem desta forma em geral são aqueles que acreditam que a vida se encerra no tumulo. Para estes não há diferença entre fazer o bem ou o mal . A crença no nada, ao mesmo tempo em que arruína toda a sanção moral, deixa de resolver o problema da igualdade das existências na parte que toca à diversidade das faculdades , das aptidões, das situações, do mérito. Todo este raciocínio nos direciona a buscar um maior esclarecimento com um maior rigor juntamente à luz da razão que é sem duvida aquela que devemos usar como um farol a nos guiar pelas trevas da ignorância. Podemos dizer que na natureza não existe pergunta sem resposta assim como não existe efeito sem causa. Seguindo o mesmo raciocínio podemos dizer para aqueles que acreditam que toda a criação é obra do acaso, a partir do momento que aceitamos essa premissa podemos dizer que se o acaso cria, logo ele é criador , logo deixa de ser acaso, passando a ser criador. Assim o que uns chamam de acaso, nós chamamos de Deus.Um ser de difícil compreensão mas não por sua complexidade mas sim por nossa ignorância pois pretender rebaixar Deus pelos intentos do homem equivale a dizer que o Monte Branco e o Himalaia podem ser abalados pelo sopro de um mosquito. A verdade paira radiosa e deslumbrante muito acima das obscuridades teológicas."

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Geógrafo da Alma (Poeta) 23/04/2009

É uma leitura muito agradável e elucidativa. O livro traz com simplicidade aspectos de grande importância na visão espírita e é uma daquelas obras para serem lidas inúmeras vezes.