Cântico de Natal  (Clássicos Ilustrados)

Cântico de Natal (Clássicos Ilustrados) Charles Dickens

Resenhas - Cântico de Natal - Os Carrilhões

BloodLucy 28/08/2013

"Aproveite o dia ou morra se arrependendo do tempo que perdeu"
O livro Um Cântico de Natal é um ótimo livro. Passa uma linda mensagem e ensina que não se pode viver sozinho na amargura achando que não dependemos de ninguém, pois, independente de quão forte você seja, sempre haverá algo que não vai saber fazer, mas que talvez outro alguém saiba.
Enquanto lia o livro pensei que, entre tantas mensagens, uma delas lembrava exatamente um trecho da música Seize The Day do Avenged Sevenfold: "Aproveite o dia ou morra se arrependendo do tempo que perdeu", que é exatamente o que o Fantasma de Marley diz à Scrooge uma noite antes da visita dos três Fantasmas, que mostram ao velho a mesma coisa: que se ele não mudar quem ele é hoje, amanhã pode ser tarde demais.
O livro é lindo! Amei. A única coisa que eu não gostei, minha opinião, não me esfolem viva por isso, foi que a escrita é um pouco chata, pois prefiro uma linguagem menos formal. Mas isso não diminui a beleza que o livro possui.

Ana 19/04/2012

Um conto de Natal

Cântico de Natal é um clássico da literatura inglesa e mundial. Influenciou filmes, gibis, desenhos animados e até outros livros. O personagem principal desta história é Scrooge, um senhor sovina e de coração duro. Scrooge não liga para o Natal e nem para ninguém. Nada o comove: nem as misérias alheias, nem o sofrimento, o frio, e nem mesmo as alegrias. Vive em seu mundo, só preocupando-se com os seus negócios e sua riqueza. Não tem amigos, ignora a família, mas não sente-se solitário.

Em Cântico de Natal, Dickens mostra um pouco das relações de trabalho no século XIX.

Beatriz 28/03/2012

A demora pra ler esse livro não passou de falta de tempo mesmo, porque as duas histórias são maravilhosas e trazem lições valiosas pra vida. Particularmente gostei mais da primeira, o entendimento foi mais fácil e teve mais a ver com o Natal em si, com o Espírito Natalino e o fato desta data nos lembrar sempre de nossas ações, das promessas pro Ano Novo e das reuniões em família pra celebrar o aniversário do nosso Criador. Dickens descreve tudo perfeitamente e adorei a biografia que vem junto no final, contando um pouco da vida - nem sempre glamourosa - do autor. Só acho que eles deveriam ter mencionado Little Dorrit... Querendo ou não, o pai dele vivia na prisão de Marshalsea, e foi a inspiração tirada por ele pra escrever essa obra. De qualquer maneira, me apaixonei por tudo e mal posso esperar pra ler outro livro dele!

naniedias 24/12/2011

Cântico de Natal / Os Carrilhões, de Charles Dickens
O livro contém duas novelas do autor Charles Dickens: Cântico de Natal e Os Carrilhões.
Cântico de Natal
Ebenezer Scrooge é um velho homem de negócios muito rico. Apesar de ser bem sucedido, não usa o seu dinheiro nem em proveito próprio nem dos demais. Não tem amigos e é odiado por todos - por ser um sovina mau-humorado. Mas sua principal característica é odiar o Natal.
Enquanto todos comemoram essa data tão bonita, Scrooge não se contagia e continua ranzinza como sempre.
Até que em um Natal específico, sete anos após a morte de seu sócio, ele é visitado por um fantasma. O fantasma de seu sócio morto há tantos anos. A aparição o avisa que ele será visitado por outros três fantasmas: o fantasma do natal passado, o fantasma do natal presente e o fantasma do natal futuro.
Esses três seres fantásticos irão mostrar a Scrooge coisas que ele nunca notou e irão transformá-lo para sempre.
Os Carrilhões
Trotty é um garoto de recados. Na véspera de ano novo está, como sempre, à espera de trabalho - aos pés dos sinos, onde ele sempre fica.
Até que sua filha, Meg, chega com uma refeição maravilhosa e um anúncio inesperado: ela e o namorado, Richard, irião se casar no dia seguinte. Mas eis que três figuras da alta classe chegam e se põem a humilhar Trotty, sua filha e seu futuro genro, até que eles quase se sintam culpados por existirem.

O que eu achei do livro:
Cântico de Natal foi escrito porque Charles Dickens precisava de dinheiro. Felizmente, o livro foi um sucesso e vendeu muito, dando ao seu autor o que ele precisava e abrindo espaço para mais outras quatro histórias que iriam compôr os "Livros de Natal" de Charles Dickens. São cinco histórias com um forte caráter de crítica social. Nessa edição da Martin Claret somos contemplados com as duas primeiras histórias: Cânticos de Natal e Os Carrilhões. Ainda fazem parte dos "Livros de Natal" as histórias The Cricket on the Heart (O Grilo no Coração), The Battle of Life (A Batalha da Vida) e The Haunted Man (O Homem Assombrado).
Eu só pude ler as duas primeiras histórias, contidas nessa edição, mas quero muito ter o prazer de ler as outras três. Se elas foram só um pouquinho tão boas quanto essas duas, serão maravilhosas!
Entretanto, já deixo aqui o aviso: enquanto Cântico de Natal é uma história mais leve, com uma escrita bem simples e um ritmo bem dinâmico, Os Carrilhões já é uma históira mais lenta e pesada, embora seja também muito interessante! A crítica de Dickens, presente nas duas histórias, embora tenha sido dirigida à sociedade inglesa do final do século XIX, continua atual.
Se você também é contaminado pela essa energia de Natal nessa época do ano, esse é um livro que você precisa ler! Irá se encantar com duas lindas histórias, que além de uma mensagem maravilhosa, ainda contém árduas críticas, que devem ser refletidas.

PS: Eu não pude resistir a reler esse livro! Quase o peguei no mês passado, mas daí pensei: o que seria mais legal do que postar no Natal uma resenha de um livro de Natal? Nada! Então, de propósito, eu deixei para ler esse livro em Dezembro.

PS2: Vocês sabiam que o famoso personagem da Disney, Tio Patinhas, foi baseado em Ebenezer Scrooge?

PS3: Você pode até não ter lido a novela de Dickens, mas certamente já se depararam com filmes, desenhos, tirinhas e outras coisas baseadas nessa história! É impressionante como essa história se difundiu e é mencionada por todo lado durante a época de Natal!

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 5/7

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com