Os Arquivos de Sherlock Holmes

Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Os Arquivos de Sherlock Holmes

hdnlin 28/03/2024

Elementar...
"Os Arquivos de Sherlock Holmes" é uma coleção de contos de mistério escritos por Sir Arthur Conan Doyle, que foram originalmente publicados entre 1921 e 1927. Este livro é uma adição valiosa à série de histórias protagonizadas pelo famoso detetive Sherlock Holmes e seu fiel companheiro Dr. Watson.

Uma das principais qualidades deste livro é a habilidade de Conan Doyle em criar tramas intricadas e cativantes que desafiam tanto os personagens quanto os leitores a resolverem os enigmas apresentados. Cada conto é uma pequena peça de quebra-cabeça que gradualmente se encaixa até revelar a solução, mantendo o leitor intrigado e envolvido até o final.

Além disso, a relação entre Sherlock Holmes e Dr. Watson continua sendo um dos pontos mais fortes da série. A dinâmica entre o detetive brilhante e analítico e seu amigo leal e narrador das histórias adiciona uma camada de profundidade emocional e humanidade às narrativas, tornando os personagens mais próximos e realistas para o leitor.

No entanto, é importante notar que, por ser uma coleção de contos, a qualidade das histórias pode variar. Alguns contos podem ser mais envolventes e emocionantes do que outros, o que pode levar a uma experiência de leitura um tanto desigual em termos de intensidade e impacto emocional.

Apesar disso, "Os Arquivos de Sherlock Holmes" é uma leitura recomendada para fãs de mistério e suspense, bem como para aqueles que apreciam a inteligência afiada e a astúcia do detetive mais famoso da literatura. É uma obra que continua a encantar e intrigar leitores de todas as idades, mantendo viva a lenda de Sherlock Holmes como um dos grandes ícones da literatura detectivesca.

Beatriz 19/03/2024

Apego pessoal
Esse foi o último presente que minha vó me deu, foi difícil terminá-lo, não queria desapegar dele! Andava para todo o lado com ele e lia somente umas 10 páginas por mês. Consegui terminar este ano e os contos são muito bons e intrigantes

ariel.php 25/01/2024

Os arquivos de Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle
“Os arquivos de Sherlock Holmes”, coletânea de contos escritos por Sir Arthur Doyle, marca a aposentadoria do detetive mais famoso do mundo. Em doze histórias envolventes, Holmes desvenda desde acidentes a golpes, revelando as causas dos comportamentos mais intrigantes da Inglaterra e, eventualmente, servindo até como conselheiro amoroso.

No entanto, a atratividade da obra não deve-se somente à criatividade dos enigmas, mas também à estrutura padrão das investigações. Isto pois o detetive apresenta uma incrível capacidade de dedução, mas sempre aguarda até o desfecho da narrativa para expor o raciocínio, utilizando a fuga da leviandade como desculpa para sustentar o mistério. Essa abordagem permite que o leitor se aproxime do protagonista ao compreender como esse enxerga o mundo descrito, em geral, pelo fiel Watson.

Diante disso, apesar de ser baseada numa coletânea publicada há quase um século, a leitura de “Os arquivos de Sherlock Holmes” segue cativante e confortável. Recomendo a leitura.

sousasnandas 24/12/2023

Sherlock holmes
Eu acho que eu não daria conta de ser detetive kkkk pq na primeira pista difícil eu com certeza iria desistir,

Kianne 03/09/2023

Amoo
"Os Arquivos de Sherlock Holmes" é uma coleção de contos exemplares que mostram a genialidade e astúcia do famoso detetive Sherlock Holmes. Cada história é um mistério intrigante, com resoluções surpreendentes. A dinâmica entre Holmes e Watson, a ambientação vitoriana e a habilidade de Conan Doyle em criar enredos envolventes são pontos fortes da obra. Um livro obrigatório para os amantes de mistério e suspense.

DeniseSC 17/08/2023

As últimas histórias
Esse livro foi a raspa do tacho sobre Sherlock Holmes, um compilado com contos de diferentes épocas e com temas muito diferentes para mostrar toda a perspicácia de Holmes.
Percebi que fui lendo devagar para não me despedir dessa dupla, depois de 9 livros e centenas de contos não estou pronta para dizer a deus.
Imagino que o mesmo aconteceu com os leitores que acompanharam o lançamento na época, principalmente pela apreensão de não saber qual seria o último.
Nesta coletânea final temos pela primeira vez 2 contos contados pela pena de Sherlock Holmes, que nos permite ter um vislumbre mais profundo dos seus métodos, mas sem perder o mistério final.
Outra coisa que permeou os livros e me era interessante, eram as pistas sobre a vida dos dois além dos casos, os anos que Watson estava casado, em que voltou a exercer a medicina, a aposentadoria de Holmes e as visitas de Watson.
Além disso os contos no começo dos anos 1900 temos a presença de fotografias, telefone e carros.
Dei 3,5 de nota porque infelizmente alguns contos foram muito curtos e poderiam ter sido melhor desenvolvidos.
Levarei Watson e Holmes como bons amigos e com histórias ótimas para distrair, recomendo a todos que gostem de literatura clássica e uma boa investigação
Pedro 18/08/2023minha estante
Comprei o box da obra completa. Já estou salivando...kkkkkk

sky_polaris 13/03/2023

Sherlock Holmes simplesmente
Desde da minha pré adolescência fui fascinada pelo detetive e seu fiel escudeiro Watson, ler mini contos sobre coisas que se passaram entre um livro e outro me deixa com um quentinho no coração, ainda mais com os capítulos do Sherlock, que John Watson não me entenda mal, mas e interessante ler como o nosso querido Holmes vê as coisas na investigação

leaoliterario 28/06/2022

?Sou cérebro, Watson. O resto de mim é mero apêndice do meu cérebro. Portanto, é o cérebro que devo considerar.?

Denise.Ritti 09/06/2022

Ótima seleção de contos
Contos intrigantes, menos conhecidos mas não menos interessantes. Para quem gosta do famoso detetive, não vai se decepcionar

Deh 18/05/2022

Finalmente o fim
Acabei o nono e último livro de SH e não tenho muito a acrescentar ao que já disse sobre os outros livros, é maravilhoso! Esse último volume tem uma espécie de carta de Arthur Conan Doyle no começo noticiando o fim do personagem pra valer dessa vez, admito que fiquei meio emocionada, li SH por anos e agora tenho a coleção completa de contos, acabou, terminei.
Esses últimos contos valorizaram demais (como sempre) o intelecto de Holmes, foi um ótimo final pra essa era. Holmes é, e sempre vai ser, um dos meus personagens favoritos da vida.

Thatiane.Andrade 04/02/2022

Bait
A quem interessar, são os mesmo contos da coletânea "Histórias de Sherlock Holmes", portanto se já tiver lido um, não precisa ler o outro, apesar dos títulos de alguns contos serem diferentes.

Dominic nic nic 25/01/2022

Não vai ser fácil se despedir de Sherlock e John depois de quase seis anos de leitura do canônico... Mas terminamos com chave de ouro. Mesmo que todos concordem (eu inclusa) que o conto relatando a aposentadoria de Holmes no "Memórias de Sherlock Holmes" combinaria melhor no fim aqui dos arquivos, não dá para se ignorar também a ordem dos contos publicados (e de como o pobre Conan Doyle tentou se despedir de Holmes umas mil vezes kk). Os contos continuam com a mesma fórmula, onde para muitos pode ser um defeito, mas eu creio que é o charme de todos eles, tal como um episódio de Chaves que rimos sempre das mesmas piadas, aqui nos surpreendemos com os novos mistérios resolvidos. Se não pelo apego a essa saga que me fez favoritar, os dois contos do ponto de vista de Sherlock valeram pelo livro inteiro e são sensacionais! Enfim, eu diria adeus Holmes, mas com toda certeza ainda teremos releituras das melhores aventuras por aí...
Obs: johnlock totalmente canônico platonicamente

Stella.Arndt 17/05/2021

Gostei bastante do livro. A divisão das histórias é maravilhosa e a leitura é bastante rápida.
Nunca havia lido nada do autor e confesso que curti bastante a narrativa por ele empregada.

meninaloris 23/03/2021

Depois de tantas histórias é difícil inovar, principalmente quando o modelo que você criou faz tanto sucesso assim. Acho que quase todos os contos desse livro seguem a mesma fórmula que o autor usa nos outros livros e não é que sejam ruins, só não me empolgaram e não trazem nada de novo pro Sherlock Holmes que já conhecemos.
Os melhores contos pra mim foram aqueles narrados pelo próprio Holmes, os quais trazem uma voz diferente e um tipo de narração distinta da do Watson. Penso que se você gostou dos outros livros de contos, não se decepcionará com este, se não se importar com o mesmo padrão de história sendo repetido de conto em conto.

Aurea31 27/12/2016

Os arquivos de Sherlock Holmes escritos por Sir Arthur Conan Doyle é um livro contado como várias crônicas. Investigações vividas por Sherlock e seu melhor amigo Dr. Watson. As crônicas são narradas por este último e uma única é narrada por seu personagem principal, o famoso detetive. Juntos, eles desvendam curiosos, grandes e perigosos mistérios, em sua maioria crimes e assassinatos. Eu achei um livro muito bem escrito, interessante e que nos faz trabalhar bastante o raciocínio lógico, para juntar os fatos e achar o culpado dos crimes. Super recomendo a leitura.