Kalunga

Kalunga Custódia Wolney

Resenhas - Kalunga

Swan 04/11/2011

Bernadete, ou Berta, como costumava ser chamada, cresceu em uma comunidade Kalunga com seus pais e seu avô que sempre lhe contava histórias sobre seus antepassados que refugiavam-se no Quilombo dos Palmares. Sonhava poder lutar pelos direitos de seu povo, assim como Zumbi fizera a seu tempo.
Mas seus sonhos e as brincadeiras de crianças foram deixados para trás. Sua infância fora interrompida ao ser raptada do quintal da própria casa, e forçada a viver com índios nômades. Berta passou a ser violentada por seu raptor. Descobriu que estava grávida e conseguiu fugir.
Ao voltar para casa ela conhece Bené, que se encanta com a coragem de Berta e decide casar-se com ela e ajudar a criar seu filho. A partir de então, Berta tentar seguir sua vida tranquilamente, sem sequer desconfiar das muitas surpresas que o futuro ainda lhe reservava.

Minha opinião? A autora nos apresenta neste livro um pouco da cultura Kalunga sob a perspectiva de uma mulher forte que teve que sofrer duras penas para encontrar a felicidade. A narrativa, que é extremamente fluida, é contada em primeira pessoa por Berta. A descrição dos personagens e cenários é minuciosa [sem ser cansativa!!!], o que desperta no leitor a sensação de estar presenciando as cenas descritas. Enfim, trata-se de mais um ótimo exemplar da literatura brasileira.