Vaginas

Vaginas dra. Carol Livoti...

Resenhas - Vaginas

deborajournal 02/03/2016

Esclarecedor!
Tive primeiras impressões após de ler os três primeiros capítulos. A primeira é que os médicos brasileiros não fazem um exame realmente completo em seus pacientes. Segundo, provavelmente eu não tenha variado tanto assim de médicos (na verdade, médicas), em minhas experiências, para poder julgar que os ginecologistas americanos dão mais atenção à áreas que não estão exatamente ligadas à ginecologia mas têm realmente haver com hormônios.

Há diversos assuntos abordados, entre eles métodos contraceptivos, bactérias, DST's a que mais me chocou, enojou e quase me fez largar a leitura, abortos. A autora residia (não sei se ainda reside) nos EUA no tempo da publicação do livro, onde o aborto é legalizado desde a resolução jurídica do caso Roe versus Eade. Lá existem dois tipos de procedimentos, o médico e o cirúrgico, onde o primeiro pode levar ao segundo, dependendo das condições "médicas" em que estas mulheres se submetem.
Não tenho como definir como me senti lendo como é feito o procedimento cirúrgico, por mais que a Dra Livoti tenha dito que a descrição dela pareça pior do que realmente é. Não julgo as questões que levam uma mulher a procurar uma clínica ou um cubículo para fazer um aborto, aqui ou nos EUA, ilegal ou não, eu não concordo. Nunca faria do meu maior sonho um pesadelo.

Falando em bebês, se você pretende ter um, há uma infinidade de definições as quais as mulheres desconhecem mesmo depois de terem passado por uma gestação, então seria interessante ler sobre, neste livro.
Dias prováveis de ovulação, idades com maiores e menores probabilidades de fertilidade, recomendações do obstetra para pré-concepção, exames para comparação do pedigree das famílias, como doenças e problemas genéticos em potencial que poderiam afetar o bebê, anormalidades cromossômiais, o que acontece e o que evitar em cada trimestre da gravidez até o parto.

Fala-se também dos sintomas, perigos, tratamentos e sorte das mulheres na menopausa. Osteoporose, estrogênio, câncer de mama, exercicios de kegel (para fortalecer os músculos que fecham a uretra), fertilização in vitro, fibroídes, hipertensão induzida, endometriose, câncer no colo do útero, infecções vaginais virais e bacterianas, entre outros muitos assuntos.

Houve capítulos em que me diverti com as conversas de mãe e filha, entre outros assuntos que me entediaram, talvez porque o tema me interessasse menos e/ou porque neles houvesse um termo técnico de médico que me desprendeu do entendimento total.
No final do livro há um índice em ordem alfabética que me parece muito útil. Quando houver alguma necessidade de busca específica, o tema descrito estará facilmente acessível.

site: predilecaoliteraria.blogspot.com.br

Karina 22/03/2009

Adorei!
Muitíssimo esclarecedor para leigas. Adorei!